Olho "Inchado"


hermosilha

Recommended Posts

Boas pessoal

 

Hoje ao chegar a casa deparei-me com o meu betta (dualtail) muito sossegado no fundo do aquario. Após uma segunda olhadela reparei que tinha o olho esquerdo muito "inchado" e esbranquissado, digo inchado para não dizer a sair da órbita. O que é certo é que o bicho não me parece nada bem. A questão é saber se se trata de alguma doença, acidente ou até uma luta (provavelmente com o ancistrus), e se é possivel tratar.

 

Não consigo tirar fotos :(

 

 

Desde já agradeço a vossa disponibilidade

 

 

 

 

SETUP:

Aqua: 35lts uteis

Filtro: Eheim 2211 com ceramicas

Areão: Pro-soil da aquatic nature

CO2: Caseiro

 

FAUNA:

Neons

Coridoras Paleatus e Panda

Kuhli

Ancistrus

Ampulária dourada

 

FLORA:

Vários pés de egeria najas

Anubia aplicada em casca de coco

Feto de Java aplicado em tronco

Criptocorine Ondulata Brown

 

TESTES:

Temp. +/- 26.º

pH entre 6.5 e 7

Amónia 0

Editado por hermosilha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, recentemente tb tive uma femea betta com o olho inchado, cá vai o que fiz.

 

Isolei a femea num cubo sozinha (no teu caso poe um recipiente a flutuar no teu aqua), coloquei um pouco de sal (meia colher de chá), uma folha de amendoeira e fiz um tratamento com esha 2000 (em pequena quantidade).

Fiz TPA de 50% do recipiente 30 minutos após cada administração do esha 2000.

 

Em 5 dias ficou cmo nova !

 

Vai ficando atento ao apetite dele e às fezes.

assbettaportugal-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK sHaDe,

 

Agora as perguntas de rookie:

 

1- Essa quantidade de sal é para quantos litros?

 

2- O tratamento com o eSha2000 é durante quanto tempo?

 

3- Tenho o Betta num balde pequeno, não é necessário nenhum de "vegetação/decoração"?

 

4- A "doença" será pop-eye?

 

Desculpa as perguntas, mas como disse sou rookie. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

1 - Para mim a quantidade é a olho, meia colher de chá para cada 5L

 

2 - Tratamento do esha 2000 como vem nas instruções, não me lembro agora de cor.

 

3 - Uma vegetação é bom, para ele dormir mais perto da superfície da agua, mas so coisas NATURAIS, nada artificial.

 

4 - É muito provável que sim, seja Pop-Eye

 

Força, vai perguntando, se o ppl souber vai responder com certeza :)

assbettaportugal-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite ,

 

1-O sal que deve colocar na agua é uma colher de chá para 20 L, evita assim fungos e bacterias.

 

2- Tratamentos com químicos apenas aconselho em último caso, isso pode baixar o seu sitema imunitario , aconselho -o sim a baixar o nível da água e colocar uma folha de amendoeira, e ir verificando a evolução.

 

3- O aquario mínimo para um Betta deveria de ser de pelo menos 5L , sendo o ideal 10 L, com plantas , tais como anúbias , fetos de java e troncos.

 

4- Muito posivelmente sim , as fotos ajudavam bastante na identificação , no entanto passe no forum wwww.bettaportugal.com , onde se pode familiarizar mais com esse tipo de doença, entre outros assuntos

 

Espero ter ajudado e que ele recupere rápido ;)

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não mistures medicamentos de marcas diferentes.

 

Leva o tratamento com esha 2000 até ao fim, se não houver melhorias, entao sim tenta o bactopur (eles são muito semelhantes).

assbettaportugal-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

sHaDe quando dizes "até ao fim" refereste aos três dias conforme indicado nas instruções?

 

Hoje reparei que o betta tem um pequeno inchaço no corpo na zona da barbatana caudal no lado oposto ao do olho doente e, parece ter o corpo um pouco descolorado.

 

Serão outros sintomas de doença????????????

Editado por hermosilha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

sHaDe quando dizes "até ao fim" refereste aos três dias conforme indicado nas instruções?

Sim

Hoje reparei que o betta tem um pequeno inchaço no corpo na zona da barbatana caudal no lado oposto ao do olho doente e, parece ter o corpo um pouco descolorado.

 

Serão outros sintomas de doença????????????

Normalmente não

 

Quando dizes para estar atento ás fezes, ao que te referes exactamente?

Cor e aspecto, basicamente se é fora do normal, tipo sacos vazios, sem as fezes lá dentro.

assbettaportugal-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites

 

Após o tratamento com o sal, folha de amendoeira e eSHa2000, não verifiquei grandes alterações ao nivel do olho, por isso resolvi dar inicio ao tratamento com o Sera Baktopur, vamos ver o que dá.

 

O que é curioso é que o bicho hoje fez um ninho (penso eu), será sinal de melhorias, ou apenas instinto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente o ninho é sinal de saúde, mas tb ja vi 1 betta à beira da morte a fazer ninho.

A boa noticia para ti é que sobreviveu.

 

Vai tentando, aconselho-te a fazer MUITAS TPA's (tipo 2 ou 3 por dia), mas isto é concelho pessoal, por uma experiência pessoal, bem sucedida.

assbettaportugal-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai tentando, aconselho-te a fazer MUITAS TPA's (tipo 2 ou 3 por dia), mas isto é concelho pessoal, por uma experiência pessoal, bem sucedida.

 

 

Mesmo com o Baktopur a actuar?

É que as instruções dizem para colocar o produto um dia e não colocar no segundo e voltar a colocar no terceiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças que nesse aquario não tens filtragem quimica, por isso o quimico do medicamento acaba por ficar muito concentrado.

 

Ja me morreu um peixe devido a isso, daí eu aconselhar as TPAs.

Mas não há nada como a experiencia propria !

Boa sorte e vai actualizando o post para ver se consegues as melhorias.

assbettaportugal-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Após quase uma semana a tratar o betta, não vejo qualquer sinal de melhora relativa ao olho. Quanto ao comportamento parece-me normal apesar de estar mais parado do que era habitual.

Hoje coloquei a ultima dose de Baktopur e vou esperar dois ou três dias para ver se há alguma melhoria ou agravamento.

 

Agora deixo umas perguntas:

1.ª O que pode acontecer ao olho no caso de não melhorar?

2.ª Rebentar?

3.ª Caso rebente existe algum perigo de contaminação da água?

4.ª Caso não aconteça nada devo repetir o tratamento?

 

 

Obrigado pela ajuda!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites pessoal,

 

Acabou o tratamento com o Baktopur e para ser sincero apenas noto o olho um pouco menos esbranquiçado e menos saliente. Agora não sei se devo repetir o tratamento ou aguardar mais uns dias, uma vez que a nivel comportamental penso que esteja bem.

 

Assim sendo, aceito sugestões/dicas, etc....

Obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Após quase uma semana a tratar o betta, não vejo qualquer sinal de melhora relativa ao olho. Quanto ao comportamento parece-me normal apesar de estar mais parado do que era habitual.

Hoje coloquei a ultima dose de Baktopur e vou esperar dois ou três dias para ver se há alguma melhoria ou agravamento.

 

Agora deixo umas perguntas:

1.ª O que pode acontecer ao olho no caso de não melhorar?

Cair, tenho um peixe so com 1 olho, nada uma beca torto, mas é saudavel !

2.ª Rebentar?

Sim,pode ele sobreviver, ou morrer.

3.ª Caso rebente existe algum perigo de contaminação da água?

Não sei

4.ª Caso não aconteça nada devo repetir o tratamento?

Aposta nas TPA's diárias, é o meu concelho !

 

Obrigado pela ajuda!!!!

----------------------------------------------

Boas noites pessoal,

 

Acabou o tratamento com o Baktopur e para ser sincero apenas noto o olho um pouco menos esbranquiçado e menos saliente. Agora não sei se devo repetir o tratamento ou aguardar mais uns dias, uma vez que a nivel comportamental penso que esteja bem.

 

Assim sendo, aceito sugestões/dicas, etc....

Obrigado a todos

 

Espera uns dias fazendo so TPA's, sal e folha de amendoeira da india, e vê como a coisa evolui

assbettaportugal-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia pessoal

 

Após 12 dias de "internamento" eis que chegou a hora da reintrodução no aqua comunitário. Aparentemente curado, vou hoje transferir o betta do "aquário hospital" (balde) para o comunitário. Espero que a nova adaptação corra bem. Queria deixar os meus agradecimentos a todos os que se disponibilizaram em ajudar e tiveram a paciência necessária para satisfazer as dúvidas de um rookie.

 

Deixo o tratamento que fiz esperando que seja util a alguém no futuro.

 

 

Dia 1:

- Detecção do betta com o olho saliente e baço (esbranquiçado), isolamento do peixe em espaço diferente;

- Colocção do presente post (passo importantissimo na obtenção de ajuda);

- Inicio do tratamento com o eSHa2000 (conforme as instruções do produto), com a introdução de uma infima quantidade de sal na água

 

 

Dia 2:

- Continuação do tratamento com o eSHa2000, sal e cerca de três TPAs diárias à razão de cerca de 25% a 30%

 

Dia 3:

- Ultimo dia de tratamento com o eSHa2000, sal e cerca de três TPAs diárias à razão de cerca de 25% a 30%.

 

Dia 4:

- Não foram detectados nenhuns sinais de melhoria, pelo que o tratamento continuou basicamente com as TPAs e sal

 

Dia 5:

- Inicio do tratamento com o Sera Baktopur (conforme instruções do produto), a mantendo as TPAs deixando de usar sal

 

Dia 6:

- Apenas TPAs

 

Dia 7:

- Continuação do tratamento com o Sera Baktopur, e TPAs

 

Dia 8:

- O olho voltou ao normal apesar de ainda estar um pouco baço (esbranquiçado), continuação das TPAs

 

Dia 9:

- Apenas TPAs

 

Dia 10:

- Novo tratamento com o Sera Baktopur mas com a dose reduzida a metade, e TPAs

 

Dia 11:

- Apenas TPAs

 

Dia 12:

- Ultimo dia de tratamento com o Sera Baktopur e TPAs.

 

Comigo o tratamento foi assim e consegui recuperar o betta, alias, este foi o primeiro peixe que onsegui recuperar em situção de doença. Não quer dizer que seja o melhor ou mais eficaz, mas felizmente resultou, apesar de ter o peixe num balde, sem termostato, e sem filtro. A única coisa que tinha no balde eram algumas folhas de feto de java que tinha podado no dia em que detectei a doença e que se mantiveram até hoje, o facto de ter efectuado todas as TPAs com água engarrafada com um pH de 6.7.

 

Agora que reparo quase chego à conclusão que a recuperação foi um golpe de sorte. Ainda assim não consigo disfarçar o meu contentamento por tudo ter corrido bem.

Como já referi espero que este tópico venha a ser util a alguém com um problema similar.

 

No caso de havr alguma contrariedade actualizo.

 

 

 

Mais uma vez deixo o meu agradecimento a todos os que disponibilizaram a sua ajuda em especial ao sHaDe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sempre bom ouvir boas noticias :)

 

Agora so falta uma foto do teu betta a 100% :)

 

 

A 100% não direi, talvez na volta dos 99%.

Como já não consigo tirar nenhuma foto que se aproveite por estar no aqua maior, deixo um pequeno video.

 

 

Video (desculpem ser assim mas não sei postar o video directo)

Editado por hermosilha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais