FF's REEF


Mega

Recommended Posts

Boas!

Muito bom!

 

Essa área técnica também está muito porreira! Tens ai tudo ou praticamente tudo a bombar.

Esse refrigerador é muito porreiro e nem faz muito barulho (pelo menos os que eu vi não faziam...).

 

Por fim esses leds são muito porreiros... Também quero ver se para o ano se conseguir vender a minha calha se vou meter tb um sistema de leds (da LightLed).

 

Parabéns está tudo muito bom!

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

 

Obrigado pelos comentários Paulo.

Na área técnica acho que está tudo e a tua MP40 fica um espectáculo.

Vou começar agora a introduzir sps para ver a evolução.

Abraço

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 71
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas!

Fazes bem!

 

Eu ainda ando a terminar o dito ciclo (que demora para caraças...) e só lá mais para a frente me vou aventurar nos sps... Para já é alguns corais moles e lps.

 

Obrigado e um abraço,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas palavras Paulo,

 

Agora é preciso paciência e tempo para tudo seguir o ciclo normal.

 

Os LEDS demonstram ter todos os requisitos necessários, vou começar a introduzir sps para ver a evolução e vou postar fotos dos mesmos.

 

Em relação à áera técnica só faltava mesmo a tua antiga MP40. Agora está perfeito.

 

Cumps

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Boas,

 

Verifico que estás a fazer o balling light.

 

Aconselhas a introdução de elementos 'trace'? Já agora, onde é que adquiriste as 'garrafas' onde colocas os elementos balling light? São de 1,5l?

 

Obrigado

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Eu utilizo o método balling light da FAUNA MARIN, o que já de si tem "trace elements".

 

No entanto estou a adicionar os Trace Elements solution (ZEOspur2) da korallen zucht. Este último utilizado como eles sugerem tem como propósito reduzir a quantidade de zooxantelas e promover as cores. "Just that". Se é realmente necessário? acho que não.

 

As garrafas comprei no continente na área dos recipientes de plástico para a cozinha. Existem de 2L e 1L.

Cumps

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, ja reparei que tas a usar o Balling light como eu e também usas trace elements da KoralZuch que eu também deito no entanto reparei que deitas uns Trace diferentes dos meu, ja que a Koral Zuch tem muitos produtos nessa gama. Eu tou a deitos os

Korallen Zucht Trace Element Complex 500ml:

You will find the manifold diversity of important minerals in our Trace Element Complex.

 

Especially for stony corals, extremely growth enhancing. Do not use in combination with the ZEOvit system.

 

If you want a Trace Element Solution for the ZEOvit system please use therefore balanced ZEOspur 2.

 

 

3 ml per 200 Liter / 50 gallons daily

 

No entanto estou a dosear somente 2ml por dia (num aquário de 130 gallon +/-) porque também tenho os trace da Fauna Marin.

No entanto estes trace é para quem não usa o metodo de Zeovit. tas a fazer o metodo completo ou tas a usar os Trace do Zeovit por algum motivo em especial. E que dosagens por litro tas a fazer?

 

Para alem disso tas a deitar mais algum produto em especial?

 

Também vi que doseias Ozono tal como eu. tas a dosear quanto? Eu neste momento tou em 50mg e 7h + 7h por dia. A quanto costumas ter o ORP para alem do Ca, MG, KH?

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos,

Vamos por partes:

 

1. O sistema base é constituído por biopearls. Há quem defenda que o sistema Zeovit deve ser apenas utilizado com zeolites, mas existe por esse mundo fora muitos a defenderem que pode ser utilizado com biopearls com resultados igualmente bons e mais baratos. O objectivo é reduzir os nutrientes para valores indetectáveis. (Já estão), à semelhança dos zeolites.

 

2. Os trace elements que enunciaste adiciono para um aquario de 700L 1 ml dia sim dia não.

 

3. Estou a fazer o método base completo (Zeobac / Zeofood7 / Zeostart / carvão activado e Amino Acid High concentrate). Doseio conforme indicado para aquários com poucos nutrientes, excepto o Zeobac que reduzi para 20% das dosagens recomendadas.

Até à data resultados bastantes satisfatórios sem zeolites e com biopearls.

 

4. Não doseio Ozono, aliás não é recomendado para quem usa produtos zeovit. O display de redox foi utilizado em tempos para um reactor de nitratos.

 

 

Nunca esquecer que cada aquário é um sistema com vida própria e o que serve para mim poderá não servir para outro.

Espero em breve postar novas fotos para verem a evolução dos sps.

 

 

Cumps

Editado por Mega
657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... tenho aqui só algumas questões

 

3. Estou a fazer o método base completo (Zeobac / Zeofood7 / Zeostart / carvão activado e Amino Acid High concentrate). Doseio conforme indicado para aquários com poucos nutrientes, excepto o Zeobac que reduzi para 20% das dosagens recomendadas.

Até à data resultados bastantes satisfatórios sem zeolites e com biopearls.

 

Alguma razão para adicionares Zeostart num aquário já com uma fonte de carbono (as pellets)? Não estás a repetir procedimentos?

 

No entanto estou a adicionar os Trace Elements solution (ZEOspur2) da korallen zucht. Este último utilizado como eles sugerem tem como propósito reduzir a quantidade de zooxantelas e promover as cores. "Just that". Se é realmente necessário? acho que não.

 

O ZEOspur2 funciona muito bem em corais que estavam muito habituados a ambientes de altos nutrientes (principalmente nitratos)... essas são os corais que mesmo com um mínimo de nitratos no sistema conseguem manter a zooxantela, não fazendo a transição para um sistema de ULNS em que a base é a alimentação através dos pólipos e não das zooxantelas. Eu tenho um coral assim, que apesar de ter NO3=0 e PO=0, ele mantém-se escurecido. No entanto ele vai acabar por reduzir as zooxantelas e habituar-se à alimentação (já começou aliás)... com ZEOspur2 essa transição seria mais rápida.

 

Onde este aditivo é bom é nos aquário que não conseguem chegar a 0 de nitratos...

 

Na minha opinião, se for possivel chegar a 0 de nitratos deve-se esperar que os corais façam a transição... e só depois utilizar esse aditivo para remover as que ainda se encontram nos corais "preguiçosoS"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

No que concerne às tuas questões vou responder por partes:

100% de razão quando dizes que ao adicionar Zeostart estou a repetir procedimentos, uma vez que é carbono no estado líquido e que as bio pearls por si só já o têm. No entanto importa lembrar que no sistema não existem apenas bactérias nas bio pearls mas também na rocha viva, etc, que necessitam de ser alimentadas.

No entanto estou a utilizar metade da dosagem de biopearls para permitir uma adaptação gradual dos corais à ausência de nutrientes. A verdade é que passados 3 meses os nitratos continuavam no 15-20 ppm, só após a adição de Zeostar estes começaram a baixar para valores indetectáveis. Agora durante algum período vou começar a reduzir a dosagem de Zeostart até uma dosagem mínima e aumentar o volume de biopearls, mantendo os parâmetros actuais.

Em relação ao Zeospur2 confesso que comecei a adicionar há relativamente pouco tempo e ainda não notei diferenças significativas. A tua informação foi bastante útil e sendo assim vou parar a adição e esperar mais algum tempo para retomar.

Cumps

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente esses focos são fenomenais! Gostava de ver isso melhor! Parece que o nivel de luz é excelente! E o consumo tb!

O aqua estão interessante! Os meus parabens!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado pelos incentivos.

 

Torres e Alberto depois podemos combinar para verem ao vivo.

 

Os LEDS estão montados à experiência, com material do que será uma futura empresa nacional de iluminação LED para aquariofilia com canhões, PAR38, calhas e lampadas T8.

 

De momento tenho 4 canhões de 50W com lente 60º; 2*14000ºK e 2*royal blue 470nm com valores de PAR e Lumens exceptionais com bons crescimentos em sps.

 

Estou a aguardar os reflectores e mais um canhão de 50W de 10000ºK e quatro PAR38 15W 2*(10000ºK, red 660nm, blue 470nm); 2*(12000ºK, purple 380nm).

 

Assim que os tiver ponho fotos da iluminação e corais.

 

Cumps

 

Filipe Valente

Editado por Mega
657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa noite,

 

Depois de algum tempo ausente, volto com algumas novidade. Umas boas, outras más...

 

Efectuado parte do upgrade em iluminação descrito no post anterior.

 

Introdução de alguns sps e com muita pena minha morte de 4 grandes acroporas devido a praga de planárias e ao tratamento...

 

Bem mas continuando aqui vão algumas fotos:

 

DSC02467.jpg

 

DSC02473.jpg

 

DSC02502.jpg

 

DSC02501.jpg

 

DSC02500.jpg

 

DSC02499.jpg

DSC02471.jpg

 

 

DSC02496.jpg

 

DSC02440-1.jpg

 

DSC02481.jpgDSC02497.jpg

 

DSC02484.jpg

 

DSC02482.jpg

 

 

DSC02478.jpg

 

DSC02463.jpg

 

DSC02451.jpg

 

DSC02445.jpg

 

DSC02444.jpg

 

DSC02442.jpg

 

 

DSC02422.jpg

 

Espero que gostem.

 

Cumps

Editado por Mega
657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está excelente! E sem duvida que essa iluminação irá dar muito que falar! Os consumos vs eficácia é de verás extraordinário!

De qualquer forma, o que são e para que servem esses focus mais pequenos?

Abraço!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários.

 

Sérgio os focus mais pequenos (não são tão pequenos quanto isso) são as famosas lâmpadas PAR38. Nada mais que uma lâmpada parabólica com 15 leds de 110 lm/W. Nestas lâmpadas a ideia é reproduzir algum espectro de luz que os canhões não têm.

 

Os canhões são de 14000ºK e azul 540nm. As lâmpadas PAR 38 uma é tricolor com (pure white 6500ºK, red 660nm, blue 470nm) e a outra é bicolor com (cool white 10000ºK, purple 380nm).

 

 

Segue abaixo algumas imagens,

 

 

Tricolor

 

DSC02506.jpg

 

 

Bicolor

DSC02507.jpg

 

 

DSC02508.jpg

 

 

 

 

 

DSC02509.jpg

 

 

O resultado é fantástico apenas com 15W cada um.

 

Cumprimentos

Editado por Mega
657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Antes de mais dar-te os parabéns pela o aquário...eu gosto bastante, muito clean e com ar muito saudável.

 

Acredito que qd avançaste para um sistema de LEDs tenhas feito algumas contas, por isso aqui vai uma questão, em quanto tempo pensas ter o retorno do investimento relativamente ao sistema de Leds VS uma calha de iluminação normal (T5)?

(com tudo o que isso implica, leds têm custo de aquisição mais caro, mas mais durabilidade e mais maior poupança energética versus calha normal, mais barata, mas com maior gasto energético, e troca de lampadas pelo menos uma vez por ano)

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário.

 

Os LEDS estão montados à experiência, com material do que será uma futura empresa nacional de iluminação LED para aquariofilia com canhões e lâmpadas PAR38.

Tudo o que disseste faz sentido, mas ainda não fiz contas uma vez que este equipamento está aqui praticamente a custo zero, como tal essas contas só poderão ser feitas após saber o preço unitário de cada peça.

 

No entanto algumas das pesquisas que já fiz dentro desta gama de produtos de outras marcas, rondam os 800 € por canhão.

Para um aqua como o meu com 5 canhões de 50W ficaria em 4000 €. Uma calha ATI 8x80W ronda os 800€ sem lâmpadas. Se contabilizar-mos as lâmpadas ficará em +/- 1000 €.

 

Consumo:

  • 5 canhões LED 50W=250W
  • Calha T5 8x80W +ventilação+balastros=+/-700W
  • Preço unitário KW/h= 0,1326€

Para um aquário que esteja ligado 9 horas/dia temos um consumo de:

  • 5 canhões LED=2.25KW/dia
  • Calha T5 8x80W +ventilação+balastros=6.3KW/dia

O que se traduz num custo mensal de:

  • 5 canhões LED=67.5KW/mês O que dá cerca de 8,77 € s/iva
  • Calha T5 8x80W +ventilação+balastros=189KW/mês O que dá cerca de 24,57€ s/iva

O que se traduz num custo anual de:

  • 5 canhões LED=810KW/ano O que dá cerca de 105 € s/iva e 129,15€ c/iva
  • Calha T5 8x80W +ventilação+balastros=2268KW/ano O que dá cerca de 294€ + 1 muda de lâmpadas (240€)=534€ s/iva e 601€ c/ iva

Podemos concluir que o custo energético + troca de lâmpadas ao final de um ano é 5 vezes superior numa calha T5 em relação aos canhões de LED.

 

Na minha opinião os canhões serão uma exelente aquisição se esta empresa conseguir praticar preços muito competitivos em relação ao que existe.

 

Cumps

Editado por Mega
657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela matemática :)

Complementando um pouco as tuas contas...

Por ano esse sistema consome-te 130€ enquanto um sistema normal 801€ (eletricidade mais troca de lampadas). Ou seja cerca de 670€ de poupança por ano.

Concluindo em 4 anos e meio a diferença de investimento inicial é amortizada.

Toda esta conversa para uma pergunta final que é acaba por ter toda a importancia....

 

Quanto é o tempo de vida util esperado para este tipo de tecnologia?

 

Abraço e obrigado pelas informações!!!!

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na pior das hipoteses 18 anos... :) assim compensa!!!! Admitindo que para salgados tem a mesma qualidade para o crescimento dos corais que as T5 é so mesmo a dificuldade do investimento inicial!!!!

 

Continua a mostrar a evolução e a dar o feedback da experiencia!!!!

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Boa tarde a todos,

 

Após algum tempo ausente, venho partilhar uma tristeza provocada por equipamento barato.

 

Ausentei-me de férias 2 semanas e o aquário ficou entregue ao automatismo e a um amigo que se encarregava da alimentação.

 

Durante a primeira semana tudo ok, mas a partir da segunda, sou confrontado com a má noticia, que os corais estão a ficar fechados e a perder a cor.

 

Nos testes tudo dentro do normal e os corais cada vez mais pálidos.

 

Há um dia que esse mesmo amigo vai mais cedo que o habitual (13:00) e pergunta-me se a iluminação já deveria estar ligada aquela hora?

 

Resultado, os coitados estiveram quase duas semanas com a iluminação ligada 24H, devido ao relógio que controla a iluminação ter bloqueado no "ON". (por vezes o barato sai caro).

 

Quando cheguei, vinha a pensar o pior, mas agora que já estabilizei o ciclo de iluminação, lentamente estão a voltar às cores originais.

 

Em breve vou postar novas fotos para verem algumas pequenas alterações de layout e os crescimentos que estou a ter.

 

Cumps

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal!

 

Este reef está um espetaculo nas fotos mas ao VIVO é uma coisa LINDA de se ver!!!

 

Parabéns mais uma vez Filipe...

 

Keep it Simple...and Natural!

 

Abraço

Editado por Leonardo Gonçalves 86
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Leonardo,

 

Obrigado pelos elogios.

 

Acredito que um dia ainda vais optar pelo maravilhoso mundo dos salgados.

 

Qualquer coisa que necessites, tanto de água doce ou salgada comunica.

 

Keep it simple.

 

Abraço

Editado por Mega
657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.