Peniche Beach


farilhao

Recommended Posts

Boas a todos. Primeiro que tudo quero apresentar-me. Chamo-me Rui, resido em Peniche e nasci no ano da revolução.

À algum tempo que tenho por costume dar um salto ao forum e ver os belos aquários que por aqui aparecem. Tinha um aquário com peixes à cerca de 5 anos, mas plantado nunca o tinha feito. Assim após uma alma caridosa se ter desfeito do aquário, decidi iniciar o meu projecto. Sou o considerado "noob" e não pesco nada de aquarifilia, logo qualquer opinião sobre o meu primeiro aquário plantado é muito bem vinda. E tenho imensas duvidas, mas com o tempo talvez aprenda alguma coisa.

 

Setup:

 

Aqua - 100 cm x 40 cm x 30 cm

 

Filtragem e Aquecimento

Nada desses aparelhos XPTOS que são apresentados por aqui.

 

Hardscape:

 

3 ou 4 kg areia de rio

2 Kg de um produto aconselhado na loja.

5 Kg de Floradepot Sera

1 ou 2 Kg de areia de silica

Pedras da Praia

 

 

Fauna:

 

1 Mikrogeophagus altispinosus

6 Neos

6 Danios Rerio

2 plati

2 Molinesias pretas

1 Betta Splenders

1 comedor algas chines

1 Epalzeorhynchos Frenatum

 

Flora: (neste item nao tenho certeza de nada)

 

Hemianthus callitrichoides

Rotala sp. Nanjenshan

cyperus helferi ou vallisneria nana

Saururus cernuus

 

 

Estou a pensar comprar mais alguns meninos assim como colocar pelo menos duas plantas, sendo que uma delas é a parvula para preencher o lado esquerdo.

Editado por farilhao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

o Aqua está muito porreiro, gostei do aspecto limpo. Mas porque é que não enches de agua até cima, fica logo com um aspecto diferente.

 

O Betta não é um problema para o resto da população?

 

NG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à água vou fazer isso sim, simplesmente tive a trocar águas e não tinha suficiente água para o encher até cima.

 

Quanto ao Betta, não chateia ninguém a não ser que se metam com ele. O rei do aquário é o Epalzeorhynchos Frenatum, e o Mikrogeophagus altispinosus era o segundo comandante, mas o betta agora já lhe faz frente. Mas como disse não faz mal nenhuma a nenhum deles. Pelo menos para já :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A última vez que eu fui à Peniche Beach a àgua era salgada :medieval_mace:

sê bem vindo ao mundo aquático :sign_welcome:

não gosto do aspecto do aquário, é demasiado artificial, pouco parecido com a natureza, mas isso são gostos e eu aprecio mesmo um pouco o caos, para coisas certinhas já existe tanta coisa à qual não podemos evitar.

Esses calhaus não serão calcários? qual é o valor de ph do aquário e já agora da tua água da torneira?

Isso foi tudo bem feito(ciclo e afins?). Essas pedras que fazem a ponte estão fixas entre si? senão podes ter um azar.

O material não tem que ser xpto, mas tens termostato e filtro com que potência/caudal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas farilhao

 

Bem vindo a este mundo tão belo que é a aquariofilia.

A minha opinião sincera é que sendo o teu primeiro aquário, faltou fazer o chamado trabalho de casa.

Para se ter um aquário com plantas, e não um plantado como é o caso, terá que dar certas e determinadas condições para as próprias plantas se manterem.

Ou então repensa um pouco sobre o seu aquário e acaba por fazer uma escolha por plantas menos exigentes.

Quanto à sua aparência, estou de acordo com a opinião do brancacman.

Boas águas, Cumps

Editado por Tomkat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

três notas:

 

-uma relativamente à segurança da "montagem"....essas pedras não correm o risco de cair?;

-outra relativa à fauna e flora....informa-te bem acerca dos peixes e plantas antes de fazer qualquer aquisição. Exemplo: nas plantas já enfiaste alguns barretes!

e a última:

quando se pretende fazer um aquário com plantas há algumas coisas em que é obrigatório pensar:

-qual a iluminação que vou ter?

-qual o substrato que vou colocar?

-vou adicionar Co2?

...

pensaste nisso?

 

Sê bem vindo ao mundo da aquariofilia , tenta sempre melhorar e evoluir, não te deixes abater pelos erros nem desanimes caso haja alguma adversidade. Estamos aqui todos pelo mesmo motivo!

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro que tudo quero agradecer quem se deu ao trabalho de fazer os comentários.

 

Como disse logo no inicio sou mesmo "NOOB" disto dos aquários. Também não quero ser um expert como muitos que por aqui postam, com aquários lindissimos e outros menos, mas como disseram o gosto não se discute, e também acredito que muitos começaram com aquários muito piores :)

 

Respondendo a cada um e mais uma vez muito obrigado pelos comentários:

 

. O aquário já está cheio;

. Os calhaus no meu fraquissimo entendimento sobre geologia presumo que são de basalto;

. As pedras não estão fixas, só reparei nesse pequeno pormenor depois de já ter colocado a água, mas são muito pesadas, pode ser que não aconteça nada;

. Presumo que tanto o filtro como o termómetro não são adequados para um aquário deste tamanho (Vou tentar fazer aquisições brevemente);

. Sobre o aquário com plantas ou plantado, fiz tudo como manda a sapatilha, 5 Kgs de floradepot e areao, mais aquele tipo de pedrinhas à vista;

. Sobre as plantas, para já estão a manter-se, houve alguma queda de uma ou outra folhagem mas continua-se a ver-se bastante crescimento;

. Sobre a fauna continua tudo muito bem, tenho tido esse cuidado, tenho uma lista do que posso adquirir e do que não posso (pena que os mais bonitos são agressivos);

. Sobre as plantas é verdade que não "vejo um boi" sobre os seus nomes, tenho escolhido com base na sorte, talvez alguem me possa ilucidar sobre elas, pois existem especies muito parecidas. A única que tenho a certeza é a Hemianthus Callitrichoides.

. Sobre o CO2, não estou a pensar fazer a tal mezinha caseira, pois as plantas estão a crescer (umas mais outras menos), mas já tenho o tal fermento necessário para o caso.

. Sobre o PH, comprei hoje o teste. Vou fazer uma análise da água e uma pesquisa na net sobre quais as condições ideais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois para mim basalto é isto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Basalto

dizes tu que fizeste tudo como deve ser, mas acho que não foi isso que aconteceu, perguntei pelo ciclo do azoto, a tua não resposta deixa antever o que aconteceu, se estiver errado peço-te desde já as minhas desculpas, depois escolheste pedras que a mim me parecem calcárias, deverias ter feito testes de ph antes de as pores no aquário, se já compraste o teste aproveita e mede também a água da tua torneira, quanto ao aquecimento deves ter um termostato igual ou superior a 100W, e o filtro deve fazer 400L/h, quando puderes aconselho-te a comprar um filtro externo com uma boa capacidade para colocar matérias filtrantes.

Qual é a tua iluminação? Para puderes manter plantas de tapete terás que ter muita luz, co2 e fertilizações, para quem está a começar devias optar por plantas menos exigentes como as que tens ai, pelo video parece-me que tens valisnérias, sessifloras e anúbias e outras que não consigo distinguir, se possível coloca fotos pormenorizadas para melhor identificação.

Mais uma vez, não pretendo desmoralizar-te, sê bem vindo a este vício, brevemente terás mais aquários espalhados aí por casa, acredita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, mais uma vez.

 

As pedras foram apanhadas numa praia e pelas caracteristicas delas levam-me realmente a pensar serem basalto. Uma das características é que o basalto fica quente durante muito tempo quando aquecidas, o que aconteceu e durante horas.

 

basalto2030.jpg

 

Estas são igualzinhas e estão indicadas como basalto. Mas pode ser que esteja enganado.

 

Quanto ao ciclo do azoto fui apanhado, o que presumo que a qualquer momento posso ter que fazer algum funeral. Espero que não!!!

 

Já medi 2 vezes a água do aquário com um teste da sera, sempre à noite e como só dá intervalos de 0,5, das duas vezes deu 8 de PH. Deverei comprar algum produto para o baixar ou segundo o que li sobre o PH aumentar à noite deverei deixar estar como está?? Até agora os peixes apresentam-se bem de saude.

 

Quanto ao aquecedor tenho de comprar outro, mais lá para o fim do verão!!! No que concerne ao filtro alguma recomendação, tendo sempre atenção ao preço como principal factor???

 

Como o aquário nao tinha iluminação própria comprei no AKI uma iluminária de um metro T5-21 W de um metro que corresponde segundo o que aqui diz a 100W. As plantas continuam a desenvolver-se bem, tenho algumas que já tenho que as podar pois já ocupam a superficie do aquario de um lado ao outro. O manto continua a desenvolver-se devagarinho, mas continua. Para já e visto elas se desenvolverem sem CO2 não o vou fazer. Quanto às fertilizações vou deixar andar um pouco visto o composto da sera ter na sua composição umas pastilhas.

 

Vou tirar umas fotos das plantas para me poderem auxiliar na identificação.

 

Desmoralizar nunca, e para já o objectivo é apenas conseguir mantê-lo, sem pressas para nada, apenas goza-lo no dia a dia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já analisei a água da torneira e corresponde, o Valor de PH é 8. Consultei igualmente as análises da Camara Municipal às águas do nosso concelho e todas apontam entre os 7,5 e os 8 de PH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

As pedras foram apanhadas numa praia e pelas caracteristicas delas levam-me realmente a pensar serem basalto. Uma das características é que o basalto fica quente durante muito tempo quando aquecidas, o que aconteceu e durante horas.

 

Estas são igualzinhas e estão indicadas como basalto. Mas pode ser que esteja enganado.

Pelo video pareciam ser brancas daí duvidar serem basaltos, mas faz o teste do ph para retirar as dúvidas.

 

 

 

Quanto ao ciclo do azoto fui apanhado, o que presumo que a qualquer momento posso ter que fazer algum funeral. Espero que não!!!
:thumbdown2:

 

 

Já medi 2 vezes a água do aquário com um teste da sera, sempre à noite e como só dá intervalos de 0,5, das duas vezes deu 8 de PH. Deverei comprar algum produto para o baixar ou segundo o que li sobre o PH aumentar à noite deverei deixar estar como está?? Até agora os peixes apresentam-se bem de saude.

e o ph que sai da tua torneira? Se for inferior a 8, significa que algo dentro do aquário te está a aumentar o ph.

 

Quanto ao aquecedor tenho de comprar outro, mais lá para o fim do verão!!! No que concerne ao filtro alguma recomendação, tendo sempre atenção ao preço como principal factor???

eu aconselho-te o eheim classic 2213, vai estando atento aos classificados aqui do forum

 

 

Como o aquário nao tinha iluminação própria comprei no AKI uma iluminária de um metro T5-21 W de um metro que corresponde segundo o que aqui diz a 100W. As plantas continuam a desenvolver-se bem, tenho algumas que já tenho que as podar pois já ocupam a superficie do aquario de um lado ao outro. O manto continua a desenvolver-se devagarinho, mas continua. Para já e visto elas se desenvolverem sem CO2 não o vou fazer. Quanto às fertilizações vou deixar andar um pouco visto o composto da sera ter na sua composição umas pastilhas.

 

 

21w que correspondem a 100W das lâmpadas incandescentes, continuas a ter somente 21w para 120L, acho muito pouco,olha aqui

se usaste substrato fértil, para já não precisas de fertilizações.

 

 

Vou tirar umas fotos das plantas para me poderem auxiliar na identificação.

:thumbup3:

 

Desmoralizar nunca, e para já o objectivo é apenas conseguir mantê-lo, sem pressas para nada, apenas goza-lo no dia a dia.

:thumbup3:
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho de considerar isso das pedras, vou verificar para ficar descansado. De qualquer maneira elas não estão a fazer subir o PH. Se da torneira sai a ph 8 e no aquário está com ph 8, elas não interferem.

 

Vou ver se consigo adquirir o tal filtro, já vi alguns preços em estado novo, e em usados. Mas o pessoal dos usados estica-se um bocado para coisas em 2ª Mão, para mais quando nem garantia têm.

 

Quanto às fotos e caso estejas(am) disponível(veis)para elucidar, aqui vão as aquisições que fiz à sorte :)

 

79445521.jpg

 

1. - Esta menina não tem raizes, tento colocala agarrada ao fundo mas por vezes levanta ancora. Já tem o dobro do tamanho. Aposto numa tripla - Ceratophylion Demersum ou Hidrilla Verticillata ou Hydrotriche Hottoniiflora.

 

41161459.jpg

 

2. - A que está no meio. Esta farta-se de crescer e aposto na Valisneria Gigantea

 

99049168.jpg

 

3. - Esta é a que está mais choucha. Nao faço a minima ideia.

 

47372743.jpg

 

4 - Esta presumo que seja uma anubia. Mas anubia quê?

 

23652073.jpg

 

5 - Fittonia mini white http://www.auryfish.com/articoli/scheda_piante.php?mod=1284

 

 

55132527.jpg

 

6 - Uma dupla - Cyperus helferi ou Vallisneria nana???

Editado por farilhao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Sobre a fauna tb tinha uma questão, este Mikrogeophagus altispinosus é fêmea não é?

 

 

 

Ola, essa planta que diseste achar ser uma anubia, não o é. Aliás, acho que nem é planta aquática.

 

As restantes não estou a ver bem quais sejam.

 

Eu costumo ir a peniche todas as semanas (estudo aí).

 

Se precisares de alguma ajuda avisa.

 

PS: a tal suposta anubia ainda é viva? (responde por mp)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos os que se deram ao trabalho, mas infelizmente poucos são os membros que dão informações, e como tenho visto que este forum está dividido por imensos subforuns e dentro desses subforuns ainda estão divididos em mais, o pessoal mesmo que queira ajudar acaba por perder-se, mas isto sou eu a pensar. Assim, vou colocando aqui as minhas nabices de noob em aquarios.

 

Sei que ainda não fiz nada que os experts aconselharam a fazer, mas o aquario continua a sua luta. Todas as plantas estão vivas, umas a crescer mais que outras, mas a crescer. Sem CO2 e sem gastar imenso dinheiro em iluminação, com excepção da calitroipes que não sai da cepa torta.

 

De à algumas semanas para cá descobri que os meus peixes adoram traças, e sendo assim de vez em quando coloco algumas no aquario :). Como tenho alguma passarada este tipo de bichos acaba por aparecer, assim como as suas minhocas. E não é que as minhocas tb vão parar dentro do aquario. Os peixes tb lhe chamam um figo... é ver os zebras com elas na boca com o rabo de fora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cuidado com parasitas internos.

 

dar alimentos colhidos na natureza é porreiro, mas com eles estamos a introduzir doenças no aquário que o sistema imunitário dos peixes pode ou nao aguentar.

 

Olha boa, ja aprendi uma cena hoje, não conhecia a anubia!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantinhas-

3- Também não é uma planta aquática... Parabens ganhaste uma bela planta de vaso

4- Hemigraphis repanda com uma grande probabilidade, logo nao é uma planta aquática, pelo que acabará por morrer...

5- Também não é uma planta aquática... Parabens ganhaste uma bela planta de vaso, é uma fittonia realmente.

6- Idem idem aspas aspas.... é um ophiopogon, mais um vaso no teu jardim...

 

Quem te vendeu essa plantas enganou-te muito bem...

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Pode ser que a loja também ande a ser enganada e consequentemente enganam os clientes :-]

 

Agora mais a sério: esses calhaus não são 100% de certeza de basalto e aposto que são de certeza de calcário e é essa a razão porque o teu pH está tanto ou mais alto que o da rede de abastecimento...

 

De resto gostei do layout!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.