Ramiresi


Nuno Silva

Recommended Posts

BOAS

 

Boa escolha.

 

Ramirez, Ciclídeo Cordeiro, Ciclídeo Borboleta

(Apistogramma ramirezi)

 

Comida: Seca, Viva

pH: Ácido, Neutro

Habitat: Médio, Fundo

Temperatura: 22-26º C (72-79ºF)

Origem: Venezuela

Comprimento Máximo: 5cm

Reprodução: No macho, os primeiros raios da dorsal são alongados e pretos. As fêmeas não costumam ser tão coloridas. É difícil de reproduzir. Depositam os ovos numa folha e não é raro comerem os ovos. O aquário de reprodução requer mudanças de água frequentes.

Observações: Água ácida e macia é essencial para a reprodução

 

Links dedicados:

 

http://aqua.no.sapo.pt/CiclideosAmeric/Ramirezi.htm

 

http://ramirezi.chez.tiscali.fr/index2.html

UM ABRAÇO

RUI FERNANDES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é que tou com um problema com este pequeno ciclideo. Já o introduzi ha cerca de 24 horas e ele ainda não comeu nada... anda devagar entre as folhas mas não se faz á comida... é normal?não quero que ele morra

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

assim e dificil ajudar pode ser de muita coisa mas se tens os valores da agua estaveis e adequados podes os ter comprado ja com parasitas quando se compra peixes deves sempre pedir ao vendedor que de um pouco de comida para ver se ele come bem!!!

 

mas assim nao te sei dizer ao certo o que se passa mas se tens tudo em ordem com a agua tens de esperar ele ainda pode tb estar a conhecer o aquario.

 

que outros abitantes tens nesse aqua?

 

abraços!!!

:D

para todos os dias um aquario diferente!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois devia ter pedido... mas ele estava junto com muitos outros ciclideos. Por isso não trouxe logo dois... queria ver se eles eram de confiança. Ele está lindissimo, tem as barbatanas bem abertas, não nada de lado a respiração é boa, não tem qualquer factor externo que me leve a suspeitar de nada... só se for interno.

 

Junto com ele tenho uma raposa voadora que as vezes dá uma corrida aos peixes mas nada de grave tenho a certeza.Não pode ser por isso até porque ele anda por todo o lado e ela não o incomoda. e o aquario é bem plantado logo ele tem muitos sitios por onde fugir caso ela se vire a ele ( que ainda não vi ). o resto dos peixes são muito calmos

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje consegui dislumbrar toda a beleza do meu ramiresi quando ele subiu um bocado no nivel de H2O e ficou mesmo em frente do fundo preto do meu aquario... espetaculo. é claro que ainda não chega ao nivel daquelas nos links aqui mencionados... mas é um peixe de extrema beleza.

 

Hoje ele já beliscou um pouco o substracto. Deve estar a ambientar-se

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a ficar mesmo preocupado... o meu ramiresi já la vai para uma semana e nunca o vi a comer um floco que fosse... já experimentei comida congelada e tudo ( larva de mosquito vermelho ) mas mesmo que passe pela frente dele ele não é activo.

 

Tenho reparado também que a respiração dele não é a melhor... um bocado acelerada para o meu gosto. Já não sei o que fazer. A agua está dentro dos parametros que eles necessitam: ácida, mole, renovo varias vezes por semana uma porção da agua...

 

Tenho um outro aquario com 4 barbos buntios, uma raposa voadora, e esta mais ou menos nas condições que eles precisam... será que devo muda-lo para lá?ou a mudança ira afectar ainda mais?

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A respiração dele (rapida) pode ser por acomulação de nitritos/amonia, boa mudança de agua e aspirar o bem o fundo ou pouco oxigenio na agua, movimentar a superfície da agua.

O facto de nao o veres comer à uma semana nao significa que ele nao coma, se fisicamente ele te parecer bem é provavel que ele ande a picar algo quando na estás em frente ao aquario

A cavalo da do não se olha o dente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado SAAC pela tua resposta. Eu realmente já pensei nisso e agora mudo a agua todos os dias ( 5 litros ) o que prefaz um total de 50 % da agua do aquario por semana. Mas não devia ser disso porque ele continua com o mesmo comportamento. Quanto á respiração ta normal mas comer nem pensar... nem que lhe passe pela boca. Mas o facto de estar vivo ha uma semana faz-me crer que ele se alimenta de outras particulas na agua... desde que se mantenha saudavel eu não me importo. Acho que vou comprar outro para ver o comportamento. Se for identico é porque algo de errado se passa no meu aqua.

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os ramirezi podem ser peixes complicados.

 

1- Muitas vezes, só aceitam comida viva! Eu, por acaso, tive muita sorte com os meus - comem de tudo! Mas é uma das principais queixas a propósito de ramirezi que se vê na net. Mas tembém têm uma grande vantagem - que eu saiba, são os únicos peixes desse tamanho que comem caracóis :P Muito útil no meu caso... E eles têm tirado bom proveito... :)

Procura oferecer-lhe alimento vivo - se não quiseres/puderes fazer a tua prórpria cultura (de artémias p.e.), talvez consigas encontrar à venda nalguma loja, não sei.

 

2- São também muito sensíveis à amónia - há até quem os use como indicadores! - i.e. Discomaníacos :evil:

 

3- Devem ter companheiros de aquário pacíficos, nomeadamente porque, sendo muito selectivos com a comida, é frequente já não haver nada quando eles se dedicam a procurá-la. :)

 

Penso que estas são as principais preocupações a ter com ramirezis, mas vê mais abaixo. Entretanto, há casos de ramirezis que sobrevivem durante um mês ou dois e depois morrem. Mas os que sobrevivem a esse período podem ser considerados 'adaptados'.

 

A sociabilidade deles é de casal. Sentem-se melhor com outro indivíduo da mesma espécie e do sexo oposto - se forem do mesmo sexo, é quase certo haver 'pancada', pelo menos enquanto não acordarem territórios. Podes ter mais que um casal, mas com um mínimo de 40-50l para cada - eu tenho um casal em 64l (brutos).

 

O dimorfismo sexual é bastante fácil entre indivíduos selvagens, e há até mais características que as mencionadas. Mas também já houve muita selecção humana, o que, por vezes, torna difícil as distinções.

 

Plantas e tocas para refúgio são bem vindas.

 

O nome científico Apistograma ramirezi está algo em desuso. Há polémica se deverá ser Microgeophagus ramirezi ou Papilochromis ramirezi.

 

Por agora, não me lembro de mais nada...

Felicidades,

Jean-Dominique Ackle

 

Veja o setup do meu aquário neste tópico e introduza também o seu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada Jean!

 

O meu já esta a adaptar-se melhor... pois é não sei qual a explicação mas já está mais activo e até hoje já o vi a comer uns flocos. Pode ser que se safe. Está bem bonito. Vou ver se arranjo uma camara e saco umas fotos.

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAS

 

Ramirez, Ciclídeo Cordeiro, Ciclídeo Borboleta

(Apistogramma ramirezi)

 

Não querendo parecer perfeccionista, mas Apistogramma é que ele não é. Já foi em tempos classificado como tal, mas tanto as formas do peixe, como os seus métodos reprodutivos e hábitos alimentares levaram, há muito, que a sua classificação na grande família dos Apistogramas fosse abandonada. Hoje chegou-se à conclusão que deve pertencer a um grupo autónomo juntamente com o seu primo Altispinosa (Ramirezi boliviano). A maioria dos especialistas, face aos hábitos alimentares, chamam-lhes Microgeophagus, outros chamam-lhes Papilochromis. Eu, depois de ver a tendência que têm para "comer" a areia. também me parece que a nomenclatura mais correcta seria a de Microgeophagus, mas quem sou eu para opinar em matéria de cientistas !!! :P8)

 

Cumprimentos

 

Ricardo

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais