Controle de iluminação com nascer e por do sol real


bpinto

Recommended Posts

Boas noites

 

Aproveitando a ideia do Baltasar do topico Controlador digital com LCD para calha de LEDs aproveitei para me iniciar no mundo da electronica e construir um sistema similar mas que a hora de nascer do sol e de por do sol automatica com o calculo do eixo da terra e posição actual.

 

A ideia seria a que quando o nascer do sol ocurre-se o aqua começar a iluminar também e o sol se por o aqua começar a desligar.

 

A minha ideia é se isto será viável para a vida das plantas e peixes, se não vai existir muita luz de verão e pouca de inverno.

 

Será que alguém pode dar opinião???

 

Futuramente o projecto será ligar mais algumas funções, tipo CO2, alimentação, quem sabe TPA's, enfim logo se vê.

 

visto que é a 1ª vez que trabalho com electrónica.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Boas,

 

o sistema de controlo que falas é bastante simples e barato. Podes usar a arduino da qual sou utilizador assiduo, pois tenho varios projectos profissionais já realizados com Arduino e tambem podes fazer com um PLC. O PLC é mais caro mas tambem tem outras vantagens, no meu caso tenho um PLC no meu aqua. Com a arduino, tens que fazer mais uns truques para controlares outros dispositivos, mas nada complicado. Se quiseres controlar uma electrovalvula para o Co2, tens que colocar um rele para a electrovalvula trabalhar a tensão correcta pois a arduino trabalha a 5VDc.

Um aquario pode ter muita electronica e ajuda a melhorar alguns pontos importantes.

Para te dar uma ideia entre tudo o meu aqua já vai para cima dos 2500€. Agora é dar largas a imaginação e começar a explorar, qualquer questão que possa ajudar envia msg.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais