A água natural - alguns testes e opiniões


João Cotter

Recommended Posts

Acabei de testar a água salgada colhida no passado domingo (dia 30 de Janeiro) no Cabo Raso e aqui ficam os resultados:

 

Amónia: <0,1 ppm (Nutrafin)

Nitritos: <0,1 ppm (Nutrafin)

Nitratos: <5 ppm (Nutrafin)

Cálcio: 395 ppm (Salifert)

Alcalinidade: 6 ºdKH (Nutrafin)

Magnésio: 1000 ppm aprox. (JBL)

Fosfatos: <0,03 ppm (Salifert)

Densidade: 1,024 a 17 ºC

 

Em termos de nutrientes, a amostra de água apresenta resultados muito bons. Já no que respeita aos níveis de Ca, KH e Mg, como seria de esperar as coisas já não são assim tão positivas, revelando um défice acentuado nos três elementos relativamente aos valores pretendidos num aquário de recife.

É de realçar que num recife natural os valores mínimos aproximados são:

Ca: 420 ppm

KH: 7 ºdKH

Mg: 1285 ppm

 

Portanto, para quem utiliza água natural é importante possuir um qualquer sistema de adição/reposição destes elementos, sendo que a vulgar exclusiva utilização de kalkwasser é em muitos casos insuficiente.

É de notar, no entanto, que estes valores não se encontram muito abaixo de algumas marcas de sal.

Porém, é gritante o baixo teor de Mg na água natural, pois nos aquários isto só fará com que o cálcio e o KH ainda desçam mais através da precipitação de CaCO3. Neste caso é altamente recomendável a utilização de aditivos de magnésio.

A água salgada compensará provavelmente pelos microorganismos que possui e pelo seu preço (gasolina, tempo e esforço de carregar bidons), apesar de poder representar um agradável passeio à beira mar.

Convém juntar ao preço da água natural os aditivos necessários para repor Ca, KH e Mg (fundamentalmente este último, já que a quantidade será significativa e o seu preço nada agradável).

Só mais uma nota para terminar: é preferível repor estes químicos directamente no aquário de forma lenta do que nos bidons, sob pena de ocorrerem precipitações nos mesmos e serem gastos mais aditivos do que o que seria necessário.

A minha apreciação geral da água natural é, apesar de tudo, positiva, embora com as devidas ressalvas para o facto de cada amostra poder representar um caso diferente, especialmente no que respeita a contaminantes indesejáveis.

Penso que o verdadeiro perigo da água natural está naquilo que não conseguimos medir através de testes. Ou seja, fitoplâncton e cistos de microalgas em suspensão, parasitas indesejáveis, outros químicos provocados pela poluição e não detectáveis pelos testes de aquariofilia, tais como o mercúrio e o chumbo, etc.

Abraços

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João.

 

Obrigado por partilhares esta informação. Também costumo recolher água no cabo raso, mas nunca lhe tinha feito testes aos valores de Magnésio e Fostatos.

 

Quanto aos valores de Cálcio e Alcalinidade penso que no meu o kalkwasser dava uma boa ajuda, mas gostaria de saber o que recomendas como aditivo de Magnésio.

 

O valor da densidade é que quando comparado com o que meço é que é baixo...Costumo obter valores na casa dos 1028 e 1029, será que o meu densímetro não está nos seus melhores dias? Conheço casos de outros "apanhadores de água" que também medem valores desta grandeza.

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A temperatura tem efectivamente influência na densidade e posso dizer-Vos que também medi e deu-me a 14ºC entre 1023 e 1024.

 

Tal como Duarte a noção que tenho é que efectivamente o Kalk resolve os problemas do baixo valor de cálcio e de kh. A única coisa que colocava mais no aquário era o Liquid Reactor da Kent que como é óbvio também ajudava.

 

Nunca acrescentei nada por causa do magnésio no aquário. Aliás medi muito poucas vezes os eu valor e rondava sempre os 1200. Será que o produto da Kent terá alguma influência?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons testes!

 

Estão ao nível daquilo que já tinha feito à um ano atrás quando meti a primeira água natural no aquário pequeno.

 

Essa densidade também me parece esrtanha. Normalmente tenho de lhe juntar água de osmose para a baixar, sobretudo no verão. Talvês possa realmente ser da temperatura...

 

 

Seja como for, os benefícios da água natural em termos de alimentação para corais e peixes, é algo que só quem experimenta vê. Sobretudo Sun's e gorgónias abrem como nunca parecendo os pólipos que vão explodir!

 

Não há sal nenhum que consiga isto :arrow:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

Quanto aos valores de Cálcio e Alcalinidade penso que no meu o kalkwasser dava uma boa ajuda, mas gostaria de saber o que recomendas como aditivo de Magnésio.
Dos aditivos comercializados no nosso país, na minha opinião os únicos que acrescentam de facto magnésio são o Kent Tech M e o Tropic Marin Bio-Magnesium. Estou agora a optar por fazer eu mesmo o aditivo com químicos de laboratório.

Quanto à densidade, é de facto muito estranho, pois voltei a medir e confirmei os 1,024 com um densímetro de braço oscilante da Marine Enterprises. Este densímetro é muito recente e na altura da compra confirmei o seu rigor com vários densímetros. Aliás, foram testados vários densímetros até escolher este.

na agua que apanhei no Domingo tambem medi valores de densidade 1028 - 1029. Mas a agua já estava a 26º. Terá a temperatura influencia?

A temperatura tem influencia mas quanto mais alta esta é, mais a densidade desce! :wink:

A única coisa que colocava mais no aquário era o Liquid Reactor da Kent que como é óbvio também ajudava.
Diogo, o Liquid Reactor tem uma utilidade praticamente nula em aquários de recife! Quando utilizado conforme descrito pela marca o que provoca é uma precipitação imediata de CaCO3. :)
Será que o produto da Kent terá alguma influência?
Não creio. Não acrescenta magnésio.
Cuidado com o teste de nitratos da Nutrafin, eu só usei em água doce mas o meu acusa sempre abaixo de 5 mg/l... mesmo que seja 50 ou 100.
Acredito, aliás, este teste de nitratos já está um pouco velhinho, por isso será preferível ignorarem esta leitura.
Seja como for, os benefícios da água natural em termos de alimentação para corais e peixes, é algo que só quem experimenta vê. Sobretudo Sun's e gorgónias abrem como nunca parecendo os pólipos que vão explodir!

Acredito, Hugo. Embora considere que este benefício seja de curto prazo. Se não tivermos em conta os parâmetros baixos desta água os corais vão-se ressentir passados uns tempos.

Abraços

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu densimetro é novo da aquarium system (não sei se é bom ou mau).

Fui medir a agua que tenho guardada e tambem tem 1028.

Realmente é estranho. Será que este densimetro não vem devidamente calibrado?

 

Opps, li agora o manual do densimetro e lá diz que devia deixar de molho 48h na agua salgada :wink:

Esta mania que um gajo tem de nunca ler o manual :)

 

Talvez os resultados obtidos tenham sido alterados por isso :)

 

Vou por de molho para ver os resultados daqui a 48 horas

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, o Liquid Reactor tem uma utilidade praticamente nula em aquários de recife! Quando utilizado conforme descrito pela marca o que provoca é uma precipitação imediata de CaCO3.

 

João - de facto isso nunca me aconteceu! O meu aquário era mesmo um caso único!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, a acreditar nesta página o melhor é ignorar os testes de nitratos  

http://www.korallenriff.de/nitrat2004_english.html

De facto, é incrível! Essa análise também vem confirmar a minha preferência pelos testes Salifert.

João - de facto isso nunca me aconteceu! O meu aquário era mesmo um caso único!!!

Diogo, o teu aquário de facto apresentava óptimas condições mas não creio que tivesse alguma coisa a ver com o Liquid Reactor, pelo contrário.

O Liquid Reactor é água misturada com carbonato de cálcio (não dissolvido). No fundo é a mesma coisa que o AragaMilk da CaribSea.

Já fiz a experiência de misturar bem um pouco de Liquid Reactor em água de osmose. Ao testar esta solução de imediato apresentava um KH superior a 20ºdKH. Mas o que estava a testar era o pó não dissolvido em suspensão, pois esperei umas horas e quando testei com o pó já assente no fundo não passava de água de osmose com um KH quase nulo.

Depois adicionei vinagre e esperei mais umas horas, testei o obtive um KH de cerca de 18ºdKH. Conclusão: como é sabido, carbonato de cálcio não dissolve em soluções neutras ou alcalinas. Ao adicionarmos estes produtos ao aquário não estamos a beneficiar em nada a água nem a aumentrar a sua concentração de CaCO3. Para além disto, a reacção que desencadeamos no imediato é uma ligeira precipitação (embora não visível) de CaCO3 que estava presente na água do aquário.

O Randy Holmes-Farley até tem um artigo que descreve bem esta situação relativamente a este tipo de produtos:

http://www.advancedaquarist.com/issues/jul...ly2002/chem.htm

 

Abraços

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredito, Hugo. Embora considere que este benefício seja de curto prazo. Se não tivermos em conta os parâmetros baixos desta água os corais vão-se ressentir passados uns tempos.  
Desculpa João mas não concordo com esta afirmação...

Desde que exista rigor na manutenção dos níveis de KH e calcio (mesmo que em valores mais baixos que os recomendados) os corais não se recentem... antres pelo contrário e tu até conheces bem dois deles...

 

Já falamos disto em anteriores tópicos e de facto o que comprovo ao longo dos anos é que os níveis de calcio e kh tem é de estar sempre certos e mantidos relogiosamente. Mais do que o Calcio para mim o que ímportante e o que tenho lido também por varios biologos e e cientificos é mesmo as variações de KH e consequentemente do PH. Com o KH estavel, mesmo que o Calcio não seja muito alto consegues bons crescimentos de sps...

O facto da nossa água não aparesentar os valores de KH e Calcio muito elevados na minha opinião não são sinonimo de teres problemas com duros... apenas deves adoptar um rotina rigorosa de adição de calcio kh (e em alguns casos magnésio) de modo a que tornes a água um pouco mais rica nesses valores...

Mas não será que é o que acontece com qualquer sal artificial ?? Os valores de KH Calcio e Magnessio não são baixos também ??

 

Se não tivermos em conta os parâmetros baixos desta água os corais vão-se ressentir passados uns tempos.  

Afirmo o mesmo para 90% dos sais disponiveis no mercado...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje tambem recolhi água no Cabo Raso e as minhas medições deram-me os seguintes valores:

Temperatura - 14º C

PH - 8,3

Nitratos - 0 (ou quase)*

Cálcio - 440 *

Nitritos - 0 (ou quase) *

Magnésio - 1400 *

Densidade -1,030

 

 

* Medições feitas com testes da "" JBL""

 

Com estes resultados não me parece que os valores estejam baixos !

 

Abraços.

A persistência é o caminho do exito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa João mas não concordo com esta afirmação...
Olá Marco. É claro que concordas :twisted: , pois a avaliar pelas tuas opiniões, penso que a minha frase não vai contra aquilo que tu dizes.

Quando me refiro ao benefício de curto prazo, refiro-me ao facto dos corais abrirem e revelarem satisfação pela paparoca que vai na água. Contudo, isto extingue-se passado algum tempo e os corais voltam ao seu normal.

Se não tivermos em conta os parâmetros baixos desta água os corais vão-se ressentir passados uns tempos.

ou seja, se ignorarmos os parâmetros baixos e não fizermos uma reposição consistente de cálcio, alcalinidade e magnésio, iremos manter níveis baixos, o que implicará a médio/longo prazo a provável morte dos mesmos.

O facto da nossa água não aparesentar os valores de KH e Calcio muito elevados na minha opinião não são sinonimo de teres problemas com duros... apenas deves adoptar um rotina rigorosa de adição de calcio kh (e em alguns casos magnésio) de modo a que tornes a água um pouco mais rica nesses valores...

Exacto :twisted:

Mas não será que é o que acontece com qualquer sal artificial ?? Os valores de KH Calcio e Magnessio não são baixos também ??
É claro que sabes a minha opinião em relação a isto. Infelizmente poucas são as misturas que têm em equilíbrio e em bons níveis Ca, KH e Mg. Acrescento ainda que é dramática a inconsistência de algumas marcas entre lotes diferentes. Tenho assistido a valores completamente diferentes na mesma marca mas em embalagens compradas em momentos diferentes. :evil:
Afirmo o mesmo para 90% dos sais disponiveis no mercado...

Concordo contigo 100%. E saliento ainda que no que respeita a estes 3 elementos químicos, a água do mar não fica à frente (nem atrás) desse grupo dos 90%.

 

Figueiredo, esses valores de cálcio e magnésio não vão só contra os dados que apresento no início deste tópico. Vão também contra quaisquer registos que eu tenha conhecimento de análises a águas (não contaminadas) da costa continental portuguesa :!::twisted: Sugiro que reanalises a água com kits de outra marca.

Abraços,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais