Ajuda Identificação de Alga


tat

Recommended Posts

  • 3 meses depois...

Boas.

 

Não é nada facil identificar por fotos as algas mas o teu video foi elucidativo e acho que tenho algo identico no meu aquario.

 

Conseguiste fazer algo para combater?

 

Alguem pode ajudar ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este post é bem antigo...

 

Mas penso que as algas presentes nas cabombas, são algas cabelo.

As cabombas já nem as tenho, mas algas ainda por cá andam, embora muito menos.

Penso que é de verificar 2 coisas: níveis baixo de CO2 níveis baixos de fosfatos.

Comecei a dosear PO4 e aumentei CO2, e estou com muito menos algas deste genero, do que antigamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim.

Reparei que o tópico ja tem uns mesitos e ninguem respondeu. As vezes é frustrante.lol.

 

Eu tenho um low-tech e gostava de o manter assim, alem de que sou um recente aquariofilista. Querendo isto dizer que não estou a pensar meter Co2 por agora.

 

Quanto ao Po4 , o que fizeste?

Será que um fertilizante com fosforo ajuda? talvez tambem um pequeno aumento na luz do aqua.

 

Neste momento estou com um áqua de +/- 100 L efectivos e tenho 2x18w ( t8) + 8w(t5). vou acrescentar outra t5 de 8w . ainda não comecei a fertilizar.

 

era fixe que mais alguem desse opinião.

 

Cumprimentos e boa continuação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo se abrisses um tópico era mais rápido pelo que li não fertilizas certo? então esta ai o principal motivo falta de nutrientes algas pela certa, deve começar a fertilizar com macro e micro se meter mais luz sem fertilizares ainda mais algas vais ter, não sei quais as plantas em questão mas podes precisar de co2 , mas começa por fertilizares com macro e micro nutrientes...

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis.

Antes de mais obrigado por responderes.

 

Ainda não fertilizei porque o áqua tem 2 meses ( menos umas 3 semanas de ciclagem), tenho substracto fertil ( JBL aquabasis plus) e as plantas que tenho são todas de baixa exigencia. Falamos de egeria densa,anubias, echinodorus,feto de java e musgo christmas.... por aí.

O Co2 por agora não está nos planos. Para estas plantas tambem não creio que necessite.achas então que uma fertilização liquida pode ajudar? Seachem flourish... Nutrafin Plant grow NPK.... por aí?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim amigo deves começar a fertilizar logo de inicio por ex eu uso tropica plant nutrition + é um fertilizante por si já composto de macro e micros, um concelho que foi dado a mim e que para ti também pode ser útil fertiliza diariamente 2x a dose recomendada.

 

e depois vais vendo se necessitas de mais vários artigos do nosso amigo GM provam que fertilizante a mais não da algas a menos dá, dá uma vista de olhos neste artigo por ex: http://aquariumalgae.blogspot.com/

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso já tinha chegado a esse artigo a tentar identificar esta alga, e fiquei realmente com a ideia que o problema mesmo é o equilibrio entre todos os elementos, onde se inclui a iluminação, por exemplo.

O facto é que sou ainda pouco experiente e o tal equilibrio ainda não está controlado.

Seja como for agradeço os teus conselhos e vou procurar então um fertilizante o mais completo possivel para também não complicar muito.

 

Abraço.

Editado por MatosP
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim.

Reparei que o tópico ja tem uns mesitos e ninguem respondeu. As vezes é frustrante.lol.

 

Eu tenho um low-tech e gostava de o manter assim, alem de que sou um recente aquariofilista. Querendo isto dizer que não estou a pensar meter Co2 por agora.

 

Quanto ao Po4 , o que fizeste?

Será que um fertilizante com fosforo ajuda? talvez tambem um pequeno aumento na luz do aqua.

 

Neste momento estou com um áqua de +/- 100 L efectivos e tenho 2x18w ( t8) + 8w(t5). vou acrescentar outra t5 de 8w . ainda não comecei a fertilizar.

 

era fixe que mais alguem desse opinião.

 

Cumprimentos e boa continuação.

 

 

Boas,

 

Segundo os livros, um aquario low-tech deve ter entre 0.3 a 0.5 watts por litro. Com os actuais 44w, estás com um racio de 0.44 w/L. Neste aspecto estás bem, não necessitas de mais luz.

 

Um low-tech não compreende também a adição de CO2, logo por aqui também bate certo.

 

Em termos de fertilização, depende um pouco da aguaque usas para as tpas. Muitas vezes a propria agua da torneira contém boa parte dos nutrientes necessários, nomeadamente po4, por exemplo. Mas se tens disponibilidade financeira, podias aplicar 10ml de tropica plant nutrition plus, semanalmente. Ou melhor ainda, 5 ml duas vezes por semana. Compras 250 ml deste fertilizante por 14€, dá-te para meio ano, não é assim tão caro e ficarás bem servido.

 

Relativamente á flora, disseste que tens: egeria densa,anubias, echinodorus,feto de java e musgo christmas. Bate certo com a ideia de plantas de um low-tech.

 

Em resumo, não me parece que estejas a fazer nada de errado, podias apenas fazer uma fertilização semanal de TPN+, para fornecer alguns nutrientes em falta.

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tat. estou precisamente com as mesma algas. tenho um topico na aba fertilizaçao aqui do forum, em que me apareceram as algas. ja me deram algumas sugestoes.. ontem retirei todo o musgo que tinha por ser la que se encontrava a amaioria das algas. mas sim, era algas cabelo, sao precisamente iguais às que eu tenho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Segundo os livros, um aquario low-tech deve ter entre 0.3 a 0.5 watts por litro. Com os actuais 44w, estás com um racio de 0.44 w/L. Neste aspecto estás bem, não necessitas de mais luz.

 

Um low-tech não compreende também a adição de CO2, logo por aqui também bate certo.

 

Em termos de fertilização, depende um pouco da aguaque usas para as tpas. Muitas vezes a propria agua da torneira contém boa parte dos nutrientes necessários, nomeadamente po4, por exemplo. Mas se tens disponibilidade financeira, podias aplicar 10ml de tropica plant nutrition plus, semanalmente. Ou melhor ainda, 5 ml duas vezes por semana. Compras 250 ml deste fertilizante por 14€, dá-te para meio ano, não é assim tão caro e ficarás bem servido.

 

Relativamente á flora, disseste que tens: egeria densa,anubias, echinodorus,feto de java e musgo christmas. Bate certo com a ideia de plantas de um low-tech.

 

Em resumo, não me parece que estejas a fazer nada de errado, podias apenas fazer uma fertilização semanal de TPN+, para fornecer alguns nutrientes em falta.

 

http://aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=1605&pageNum_AquarioRS=0&idcat=199&cat=&subcat=&menu=71

mandei vir na quinta... 500 a 13.5€

Link to comment
Partilhar nas redes sociais