Recomeçar na Aquariofilia


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Na semana passada decidi voltar para aquariofilia, portanto peguei no meu aquário antigo, que já estava parado à uns bons 2 anos.

Todo o material, surpreendentemente, ainda estava a funcionar. Por isso foi logo passar a montagem.

 

Decidi-me por utilizar para substrato fértil humus de minhoca 100% natural, devidamente tratado, e depois areão de rio por cima.

 

Pois agora estou arrependido, depois de 5 dias com o aquário cheio e a ciclar, tudo esta a correr bem menos a cor da agua. Cada dia que passa, apesar de estar a fazer TPA's frequentes e bem generosas, a agua fica mais tingida pela cor marron do Humus, apesar de este ter sido cuidadosamente fervido e lavado como manda a regra.

 

A única coisa que eu tenho no aquário para alem dos substratos é um tronco, também tratado, e 5 pés de ceratophyllum demersum.

 

Agora gostava de ler as vossas opiniões, se deva continuar a fazer TPA's até a água ficar com a transparência desejada, ou se devo voltar ao inicio tirar tudo e usar um substrato fértil comprado especificamente para aquariofilia.

 

 

Cumprimentos,

 

 

Rodrigo Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a água fica turva mesmo assim, a única maneira de ter a água menos turva é ao fim de um mês mais ou menos, mas isso depende do areão que é colocado por cima e da quantidade de tpa's.

eu tenho em vários aquários e agora ao fim de 3 meses no último; não se nota praticamente nada.

eu não faço o tratamento que fizestes e já está assim bom....

apenas te aconselho a colcocar mais areão por cima, caso aches que possa ser disso.

a turvação para mim é natural, não tem problema para os peixes com isso.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tirei agora o tronco para ver se é ele está tambem a contribuir para a cor de chá da agua. Por enquanto nao irei colocar quimicos, amanha vou comprar carvão activo para meter o filtro durante uma semaninha a ver se consegue apanhar algumas particulas que não deveriam estar na água. Isso e vou continuar com os TPA's de 20 % diarios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Isso ou é do tronco ou é do substrato fértil que meteste.

 

Vê se não tens alguma camada mais fina do areão que puseste por cima que esteja a libertar o húmus para a coluna de água.

 

E não desistas já. Vai fazendo as coisas com calma.

 

Quando se começa comete-se sempre os erros da praxe e é com esse erros que se aprendem.

 

Eu por acaso tive a sorte e a oportunidade de trabalhar numa loja de especialidade e ultrapassei alguns erros sem os cometer.

 

Mas cometi outros.

 

E não são por esse erros que desisti de ter os 3 aquários cá em casa.

 

Além do mais tens este belo fórum, onde vais apanhar gente muito estúpida (ignora-los é óbvio), como gente sempre pronta a ajudar.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas inblack,

 

exactamente, agora quero ver se o tronco mancha a água onde está de molho, se não manchar irei colocar mais uma camada de areão. Já agora, de que espessura é que recomendam? eu tenho o Humus, depois areão grosso e fino.

 

Desistir é que não! Eventualmente irei conseguir ter o aquário nas condições perfeitas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, tenho mais uma questão, já andei às voltas no forum e não encontrei uma resposta especifica por isso aqui vai.

 

 

O meu filtro tem aquele compartimento separado da esponja onde posso colocar o carvão activo ou a cerâmica. A minha questão é, nesse compartimento posso colocar uma camada de carvão activo e depois uma camada de cerâmica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém me sabe responder à questão do carvão activo e da cerâmica?

Boas,

sim pode colocar as duas coisas, se bem que eu aconselhava a colocar o máximo de cerâmicas possível, pois uma filtragem biológica forte é meio caminha andado para um bom funcionamento do aquário.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

sim pode colocar as duas coisas, se bem que eu aconselhava a colocar o máximo de cerâmicas possível, pois uma filtragem biológica forte é meio caminha andado para um bom funcionamento do aquário.

Abraços

 

Boas, obrigado pela resposta.

 

Vou então manter o carvão até Domingo e depois na segunda vou comprar cerâmica e colocar no filtro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.