Aquário "Infinity Reef" - 450L and More...


Recommended Posts

Boas Tardes,

Entretanto á procura de informações sobre este molusculo pela internet, já descobri o que é!

 

- Chitton (Acanthopleura granulata)

 

http://reefguide.org/chiton.html

 

Descobri pouca informação sobre o mesmo, mas o que eu descobri é...

 

"Chitons are small mollusks that are common in the Caribbean. They are nocturnal and move around the rocks at night feeding on algae. Their strange appearance is reminiscent of the ancient trilobites of prehistoric times. They are commonly introduced into the home aquarium with live rock."

 

Portanto e á partida mal não devem fazer!

Depois digam alguma coisa...

 

Cumprimentos,

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 407
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boa tarde Paulo,

Não me parece uma lesma... A mim Parece-me um Acanthopleura granulata ou (quiton) muito bonito por sinal, se for faz parte da equipa de limpeza, controla essencialmente microalgas cianos e diatomáceas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Paulo,

Não me parece uma lesma... A mim Parece-me um Acanthopleura granulata ou (quiton) muito bonito por sinal, se for faz parte da equipa de limpeza, controla essencialmente microalgas cianos e diatomáceas.

 

Sim é um Chiton! Ao início fiquei apreensivo quando o vi, mas agora estou mais descansado! O meu é bem grande tem para ai uns 6 cm´s ou mais... O que me faz confusão é como ainda não o tinha visto!

É que não é propriamente pequeno!

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para vos deixar as primeiras fotos com o meu novo sistema de leds!

 

dsc00677po.jpg

 

dsc00678mj.jpg

 

dsc00679k.jpg

 

Apesar de não dar para perceber nestas fotos (o fotógrafo não é grande coisa...), a coloração com os LED´s é brutal para dizer no mínimo...

Não se deixem enganar pelas calhas, os LEDS azuis são fortíssimos! De tal forma que estou até a pensar comprar mais uma calha branca para me dar mais um pouco de "amarelado dos 6700k" que eu quero! :)

 

Depois irei colocar um filme, assim que acabar de arranjar o posicionamento das calhas, arrumação dos cabos, etc...

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

Editado por Lord Paulus Cobris
assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está com bom aspecto... mas realmente talvez um filme dê para ver melhor o real aspecto do aqua.

 

Tem atenção a alguns dos teus corais moles... eles normalmente não apreciam luz demasiado intensa. Se os vires a ficar mais pálidos toma medidas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está com bom aspecto... mas realmente talvez um filme dê para ver melhor o real aspecto do aqua.

 

Tem atenção a alguns dos teus corais moles... eles normalmente não apreciam luz demasiado intensa. Se os vires a ficar mais pálidos toma medidas...

 

Boas Sergio!

Obrigado pela dica!

A máquina é que tirou isto de uma forma, que parece que a luz ofusca tudo, na verdade a luz é mais soft do que aparece nas fotos (muito por causa do shimmering).

 

Ao vivo a luz é bem mais natural que nas fotos.

Mas sim é normal que os corais agora se ressintam um pouco mais, pois a luz de leds e de t5 não tem mesmo nada a ver...

Até que tem custado a habituar!

 

Mas uma coisa é certa, isto sem dúvida que é o futuro... Só no ganho de consumo, aquecimento (não aquecem nada... nem a calha aquece), controlador com 1001 coisas... Gosto muito dos sunsets, sunrises, moonligts com fases da lua e das nuvens a passar...

Tudo programável...

 

Enfim... É outra coisa!

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Noites,

Depois de alguma optimização do meu sistema de iluminação, arrumação de cabos e afins, tenho finalmente tudo como eu quero!

 

Terminei também a introdução de vivos no meu aquário, não estando á espera de colocar mais nenhum peixe no mesmo.

Foram introduzidos ontem os últimos peixes que estavam para entrar! A partir de agora vai ser os deixar crescer, deixar os corais crescerem e espalharem-se pelas rochas...

Possivelmente devo colocar mais alguns corais moles ou LPS no layout e tá feito!

 

Depois é manter tudo em velocidade de cruzeiro!

Visto que já tinha prometido, fiz durante o dia de hoje um pequeno filme a dar a apresentar o aquário na sua presente forma e também um olhar sobre o sistema de iluminação por LEDS que escolhi e também o seu efeito no aquário.

Também fiquei insatisfeito com a qualidade das fotos que meti anteriormente e que ficaram um pouco aquém daquilo que eu pretendo para apresentar o projecto.

 

Portanto hoje e já com os novos peixes, resolvi tirar novas fotos, estas sim já como deve de ser!

Espero que gostem do que vão ver e como sempre, ficarei a aguardar por comentários, questões, etc...

 

Aqui fica o vídeo:

 

 

Aqui ficam as fotos:

 

dsc00680.png

 

dsc00681.png

 

dsc00683.png

 

dsc00684.png

 

dsc00685.png

 

dsc00686.png

 

dsc00687.png

 

dsc00688.png

 

dsc00690.png

 

dsc00691.png

 

E aqui fica a última com destaque para a minha Salária! :)

 

dsc00693.png

 

Obrigado e um abraço a todos!

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está nice... agora o próximo salto é os corais duros :D

 

Só uma coisa... o que se vê no lado esquerdo do aqua é uma tridacna? É que se for deves tentar desenterrá-la... elas não apreciam estar assim, para além do stress de ter areia em cima a toda a hora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está nice... agora o próximo salto é os corais duros :D

 

Só uma coisa... o que se vê no lado esquerdo do aqua é uma tridacna? É que se for deves tentar desenterrá-la... elas não apreciam estar assim, para além do stress de ter areia em cima a toda a hora.

 

Boas Sérgio!

Não deverei ir para os duros, visto que não me excitam lá muito.... Gosto mais do aspecto mais vivo que a movimentação dos corais moles e LPS permite!

Depois ter corais duros, exige um outro tipo de cuidado, que não tenho actualmente vida para o ter... Vou ser em breve pai e ter uma criança, vai ocupar bastante tempo de mim (e da mãe).

 

Dai que estou já a despachar as coisas que tinha pendentes aqui no aquário! :)

 

Em relação ao que me perguntaste, é uma tridacna, e tinhas razão, os peixes ali a passar e os caracois, acabaram por ir enterrando a gaja... Como ela se abria nem me tinha apercebido!

Já a desenterrei da areia (ela está fixa a um pino de frag de coral, que tinha comprado e que usei para ela se agarrar e não ser arrastada pelas lagostas ou pelo caranguejo Mitrax que aqui tenho...

 

Ficou agora assim:

 

dsc00695w.jpg

 

A qualidade de imagem não é a melhor, pois já está em moonlight e neste caso está com pouca luz devido a estar sincronizado com os ciclos lunares! (Lua nova = zero luz de moonlight).

Mas penso que dá para ver! :)

 

Obrigado pelo alerta! :)

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo,

Já vejo que estás contentíssimo com os Leds da Balta :)

Vamos ver se o aquário não sofre com a alteração das luzes (algas, corais, etc) - Esperemos que não. :)

 

Podias dar-nos informação sobre a lista de vivos que tens actualmente ou pelo menos das ultimas aquisições. Pareceu-me ver aí um Acabthurus novo e muito bonito :)

A introdução dos peixes é feita apenas por aclimatização por uma ou duas horas certo? Não fazes qq tipo de qurentena?

 

Abraço e parabéns pelo aquário. Nota-se que tem muita estabilidade (ao contrário do meu... :( )

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo,

Já vejo que estás contentíssimo com os Leds da Balta :)

Vamos ver se o aquário não sofre com a alteração das luzes (algas, corais, etc) - Esperemos que não. :)

 

Podias dar-nos informação sobre a lista de vivos que tens actualmente ou pelo menos das ultimas aquisições. Pareceu-me ver aí um Acabthurus novo e muito bonito :)

A introdução dos peixes é feita apenas por aclimatização por uma ou duas horas certo? Não fazes qq tipo de qurentena?

 

Abraço e parabéns pelo aquário. Nota-se que tem muita estabilidade (ao contrário do meu... :( )

 

Boas Noites André!

Por acaso estou bastante contente com os LED´s é um mundo á parte!

E tem a possibilidade de "focar" mais a luz onde interessa (nas rochas, corais e areia envolvente... E menos nos vidros e em tudo á volta...

Alguns corais, notaram a diferença de luz... Em especial a Catalaphylia, que ainda está meio murcha... mas tudo o resto está óptimo! Alias posso dizer que o azul é tão forte que os corais aparentam até estar mais arrebitados! :)

 

Em relação ás algas e afins, é precisamente o contrário... Menos luz nos vidros = Menos algas... Eu já não tinha grande coisa, mas agora é vê-la a desaparecer... Os vidros ando a limpar semanalmente...

 

Em relação á lista de vivos, tenho efectivamente algumas entradas novas...

Entraram á coisa de 4 dias para ai...

 

- Acanturus Japonicus

- Salária

- Magenta

- Dust Feather (Espanador), mas que foi má ideia já que o chelmon atira-se aquilo... e não deixa abrir...

 

Tenho á volta de 22 peixes, sendo que todos foram aclimatizados em 1Hora... (Acerto das temperaturas, mistura das águas, introdução ás escuras no aquário).

Não faço qualquer quarentena, mas tenho UV sempre 24h ligado, meto de forma regular vitaminas aos peixes, comida com alho, etc...

 

Aqui fica a lista de peixes (Muitos não vão ter nomes cientificos)

 

- 3 Antias (2 femeas e 1 macho)

- 2 Palhaços "normais" (Casal)

- 2 Palhaços "Perculas" (Casal)

- 1 Magenta

- 1 Salária

- 1 Ciganus Magnificus

- 1 Hepatus

- 1 Flavecens

- 1 Zebrassoma Veliferium

- 1 Chelmon Rostratus

- 1 Trigosus

- 2 Dart Fish (Casal)

- 5 Chromis Opercularis

- 1 Góbio Amarelo + 1 Lagosta Pistola (Conjunto Simbiótico)

- 1 Six Line Wrasse

- 1 Camarão Lysmata debelius

- 2 Camarões Lysmata amboinensis

- 1 Caranguejo Mitrax (Esmeralda)

- 1 Mini-Caranguejo das Acroporas

- 2 Caracóis Turbo Gigantes

- Uma porrada de Turbos Normais

- Uma data de Hermitas

- Uma data de Nassários

- 4 Strombus

- Vários Camarões da nossa costa

 

No total são 24 Peixes para o meu projecto.

Está já fechada a entrada a mais vivos, pois já atingi o que pretendia...

 

Agora é os deixar crescer!

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

 

PS: Esqueci-me de dizer que além desses que foram por mim colocados, tenho mais uns quantos "penetras"... Vários Ofiuros e uma chiton! :)

Editado por Lord Paulus Cobris
assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim está bem! Parabéns pela iluminação nova!

Em quanto fica um brinquedo desses (as três calhas de 120 e controlador)?

Estou a pensar em adquirir uma igual.

Abraço e boa continuação

Paulo Baptista

 

Boas Noites,

Um sistema semelhante ao meu, deve-te ficar á volta dos 600€.

 

No entanto recomendo-te a contactares a empresa para lhe pedires um orçamento.

 

Tens aqui o link: http://www.aqualed-light.com/?sec=contacts

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal!

 

Venho aqui pedir uma ajuda e uma opinião...

Reparei ontem que parte da minha catalaphylia, se descolou de dentro da ancora onde se encontra... Ficando fora do sítio e caida na areia (a parte que se descolou...).

Visto que nunca me tinha acontecido nada disso antes, com uma pinça plástiva voltei a tentar encaixala dentro daquela ancora que ela tem...

Mas não sei se ela se vai agarrar... Será que se está a tentar reproduzir ou algo? Ela tem 3 bocas...

 

Aqui ficam 2 fotos para terem uma ideia:

 

dsc00696r.jpg

 

dsc00697x.jpg

 

Obrigado a todos pela ajuda.

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

Editado por Lord Paulus Cobris
assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Paulo!

 

Quando aconteceu isso a mim, infelizmente passado uns tempos foi-se...

 

Mas já vi quem a manteve fora do "osso", agora por quanto tempo não sei...

 

Aguarda aí respostas de pessoal que tenha mais conhecimentos.

 

Abraço

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Noites,

Estive a investigar mais sobre esta situação e parece-me que poderá ser um caso de Polyp Bailout, onde o coral sai da sua ancora, para se mudar para outro lado como tentativa de sobrevivência...

 

Não parece que seja algo comum, mas parece-me que é o que me está a acontecer...

Deixo-vos aqui um filme para verem esta situação e darem-me as vossas opiniões...

 

 

Tenho um feeling que amanha já não devo ter a catalaphylia na sua ancora... Resta saber depois o que fazer...

Obrigado e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Noites Camaradas de Hobbie!

 

Ora bem, venho-vos deixar aqui um update sobre o aquário...

 

Ora a catalaphylia parece que está efectivamente a reproduzir-se (ou pelo menos a dividir-se em 2), uma parte encontra-se ainda no seu esqueleto/ancora, enquanto que a outra metade, anda por debaixo das rochas (possivelmente á procura de lugar para se fixar).

Visto que pouco ou nada sabia sobre os hábitos reprodutivos destes LPS, para mim é algo fascinante e intrigante, o que vai acontecer a seguir...

Segundo o que eu estive a ler, supostamente a parte mole começa a crescer novo esqueleto... Será? Não faço ideia... Vamos a ver...

 

Tenho a dizer que penso que a minha Salária que era tão linda, deve ter morrido... Só a vi no primeiro e segundo dia que a meti por cá... depois nunca mais a vi... pensei que andasse na parte de trás do aquário ou nas grutas ao pé da areia... Mas os dias foram-se passando e nada da salária... Visto que a minha equipa de limpeza é super eficiente, se morreu foi concerteza já comida e digerida e tudo mais...

 

Foi pena pois adoro o comportamento das salárias!... Vou deixar passar mais uma temporada e logo meto outra por cá...

 

Em relação á iluminação, estou super-satisfeito com a compra que fiz! E apesar de estar bastante bem servido com 3 calhas, vou meter em breve mais uma azul, para dar ainda mais tonalidade azul á iluminação na água.

O Baltasar, teve a gentileza de me trazer uma calha azul de teste para aqui ver, e gostei do efeito extra que faz no aquário!

 

Em relação ao Chelmon, foi uma luta terrível desde o inicio para descobrir o que dar ao pobre do bicho, mas depois de diversas tentativas e técnicas, lá descobri que ele comia mexilhão na casca!

Comprei mexilhão fresco que limpava e congelava... E o mesmo lá ia timidamente comer aquilo e debicando quando podia, pois a concorrência do zebrassomas, flavecens e do ciganus, era complicado...

 

Pensei então... Se ele gosta é do mexilhão, porque não comprar miolo de mexilhão congelado e depois descongelar um e meter numa das molas das algas...

Hoje fiz o teste, meti um miolo de mexilhão na mola e esperei para ver...

 

Chelmon e companhia, lá andaram de volta daquilo a sondar e a ver o que era, e passado um pouco o chelmon atirou-se aquilo... Bem... ele não parava de devorar o miolo! Até desviava os outros para lá ir dar outra trincada...

Estou muito feliz por conseguido, que o peixe ganhasse confiança comigo (pois agora até anda entre os meus dedos...) e que começasse a comer... Tive muitas vezes a pensar para mim que o peixe não ia se safar... mas vá lá...

 

E com o tópico de comida... venho aqui falar de uma comida que comprei para testar...

Com os meus peixes a crescer e a comer cada vez mais, tive que pensar como iria fazer para conseguir dar conta, quer das dietas, quer da quantidade de comida necessária...

 

Tenho já testado algumas marcas que gosto... (NLS, Omega One e HIKARI), pensei em dar uma oportunidade á Aqualight alemã....

Assim mandei vir um conjunto de 3 comidas que vou misturar num copo á parte e que na quantidade que veio já deverá dar para alimentar o regimento! :)

 

Aqui deixo 2 fotos para verificarem o tamanho das embalagens! :)

 

dsc00698xx.jpg

 

dsc00699te.jpg

 

Estas comidas, complementam as seguintes:

 

- Granulado afundante da Hikari/NLS

- Comida congelada (Spirulina e Artemia) Gamma da TMC

- Mexilhão e Miolo de Camarão Congelados

- Algas Vermelhas da Omega One

 

Cumprimentos a todos,

 

Paulo Eduardo

Editado por Lord Paulus Cobris
assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Paulo!

 

É pena a salaria ter-se ido... são peixes um bocado complicados... desde que estou no hobby já me morreram umas quantas. Depois experimentei a blenniella chrysospilos e nunca mais tive problemas. A sorte das blenniellas é que são muito mais destemidas e são omnívoras.

 

O meu chelmon, com 2 dias já só quer congelado. Artémia com alho + mysis. Tenho a sorte que também está num aquário à parte, mas não sei se a consigo meter no principal, já que ela demora algum tempo a apanhar comida, passa-se o mesmo contigo?

Uma coisa já ele me limpou... todos os espirógrafos que tinha... agora nas aiptásias é que não quer nada...

 

Abraço e tudo de bom...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Paulo!

 

É pena a salaria ter-se ido... são peixes um bocado complicados... desde que estou no hobby já me morreram umas quantas. Depois experimentei a blenniella chrysospilos e nunca mais tive problemas. A sorte das blenniellas é que são muito mais destemidas e são omnívoras.

 

O meu chelmon, com 2 dias já só quer congelado. Artémia com alho + mysis. Tenho a sorte que também está num aquário à parte, mas não sei se a consigo meter no principal, já que ela demora algum tempo a apanhar comida, passa-se o mesmo contigo?

Uma coisa já ele me limpou... todos os espirógrafos que tinha... agora nas aiptásias é que não quer nada...

 

Abraço e tudo de bom...

 

Boas Pedro!

É verdade, nem sei o que lhe aconteceu... aparentemente estava bem e tinha coragem andava ali em cima das rochas e da areia muito gira mesmo!!!

Agora vou deixar passar algum tempo e depois logo meto outra!

 

Ainda bem que o teu Chelmon já está a comer! É bom sinal... O meu demorou quase 2 semanas e estava-me a levar ao desespero!

Tenta-lhe dar miolo de mexilhão numa mola... Digo-te isto, porque o chelmon é um peixe muito tímido e não muito corajoso, e se tiver que competir com os grandes (tangs e companhia), vai ser complicado...

Este aprendeu da pior forma... os outros não lhe dão descanso.... E como tal tem que se fazer á vida...

Depois já deves ter reparado que ele engasga-se sempre um pouco e cospe a comida para fora... vais ver que assim que ele fizer isso no aquário principal os "oportunistas" vão lhe logo roubar essa comida...

 

Recomendo que o habitues a comer dessa forma... A comida congelada vai ser um filme... eu vejo aqui... essas mysis, artemia e outros pequenos, desaparece tudo num instante pelos alarves...

Só a comida maior que demora a ser comida ele tem hipótese...

 

Mas isto é o meu... pode ser que no teu seja diferente... Eu agora faço assim... até ontem mandava lá para dentro uma concha com mexilhão meio aberta e ele tinha que ir lutando para comer entre as conchas até que não ficasse tudo aberto...

 

Cumprimentos e um abraço,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Paulo,

 

Cada dia que passa dá gosto olhar para o teu aquário, está cada vez melhor ;)

 

Tenho pena pela salaria, é um peixe super interessante e bastante bonito, mas pronto, infelizmente as coisas são assim.

 

Continua com isso ;)

1 Abraço,

Armando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

Cada dia que passa dá gosto olhar para o teu aquário, está cada vez melhor ;)

 

Tenho pena pela salaria, é um peixe super interessante e bastante bonito, mas pronto, infelizmente as coisas são assim.

 

Continua com isso ;)

1 Abraço,

Armando

 

Boas Noites Caro Armando!

Obrigado pelo seu comentário...

 

Realmente foi uma pena a salária, é um peixe fabuloso que cativa pela sua personalidade!

Eu agora quando colocar mais alguns camarões, wrasses e afins, vou meter de novo a Salária...

 

Aproveito para dar novidades da catalaphylia... Depois de eu ter tentado ao máximo... A mesma descolou-se totalmente da sua "ancora".

Estive a ler e normalmente quando isto acontece é o principio do fim do LPS.

 

O que eu tive a fazer foi com jeitinho para não stressar o corail, meter uns elásticos a prender a mesma á ancora, de forma a ver se ela se volta a colar á mesma...

No entanto e porque agora já não faz, a mesma tem andado um pouco encolhida...

 

Já estou a ver que em breve este coral vai ser o meu primeiro coral perdido neste tempo todo que tenho o projecto.

 

De qualquer forma vou receber em breve mais alguns discosomas de várias cores, para compor aqui as coisas! vamos a ver como ficar a mistura de várias cores nos actinodiscos...

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Saudações a todos!

Depois de mais alguns dias sem dar noticias, deixo-vos aqui mais um update deste meu projecto...

A andar a passos largos para fazer 1 ano de funcionamento!

 

Em termos de updates em relação ao update anterior, informo que a minha catalaphylia, acabou por se descolar totalmente da sua ancora, tendo mandado fora a mesma...

O LPS passou temporariamente a apenas coral mole, sendo que o deixei andar pelo banco de areia até ela encontrar algum sítio que queira ficar...

E penso que isso já aconteceu, pois tenho estado algum tempo num sitio e dá-me a ideia que por baixo, já está a fazer ali um novo corpo calcificado...

 

Adquirir mais alguns discosomas de várias cores (Roxos, Superman (vermelhos com pintas azuis) e uns vermelhos vivos)...

Foi-me oferecido mais alguns corais, no entanto para já só se safaram as palitoas verde eléctrico...

 

Em termos de iluminação coloquei mais uma calha de LED´s Azul, para complementar a que já tinha... Não estava a gostar da cor muito "branca" que o aquário tinha, sendo que agora ficou mais azulada e agradável (até puxa mais pelas cores dos corais e alguns peixes)...

 

Fiz também algumas alterações nos produtos que estou a meter, tendo trocado as 4 embalagens de elementos traços que eu usava da Microbe-Lift...

Para a nova formulação "All-in-One" que eles têm que é mais eficiente e mais certa em termos de dosagens!

 

Passei também a usar a combinação "Skim Stop com Omega3 + Salifert Coral Food". O primeiro produto para a escumação por algumas horas, permitindo que o segundo circule pela água e chegue a todos os corais.

Em termos de comida, as minhas biopellets tem tido um trabalho forçado... Visto que com o crescimento dos peixes mais comida é colocada no aquário...

Estou agora a utilizar a comida dos baldes, sendo que misturei as 3 variedades num só frasco e todos comem uma mistura com artémia e spirulina, que é de vez em quando embebida em alho líquido que extraio de umas ampolas de gelatina.

 

Os peixes estão a adorar a nova combinação e comem que nem uns alarves...

Complemento isto com Ikari granulado pequeno, que é também devorado! :)

 

Estas 2 comidas, são dadas 2x por dia...

Para finalizar no final do dia descongelo um miolo de mexilhão e coloco-o numa mola para o chelmon comer... Escusado será dizer que não é só ele que come... Quase toda a "manada" se atira ao mexilhão!! :)

 

Tenho tido alguns peixes com criptocarion, no entanto vai e volta, sendo que o mesmo não está a conseguir-se implementar no sistema...

Já tive pintas no hepatus, zebrassoma e no japonicus, sendo que em nenhum destes evoluiu mais do que alguns dias...

Nenhum peixe perdeu o apetite ou deixou de fazer a sua vida...

 

Estou a pensar comprar para ter aqui mais um wrasse...

Em especial o: Labroides dimidiatus

- http://www.liveaquaria.com/product/prod_display.cfm?c=15+1378+309&pcatid=309

 

Visto já começar a ter uma população com alguma dimensão, sempre ajudará na "desparatização" dos peixes...

Depois devo complementar com o mesmo que dou ao chelmon... Logo se vê...

 

Não me alongando mais...

Deixo-vos aqui algumas fotos e um pequeno filme que realizei do meu aquário! :)

 

dsc00726o.jpg

 

dsc00727st.jpg

 

dsc00728y.jpg

 

Aqui fica o filme:

 

 

Espero que gostem e comentem!

 

Cumprimentos a todos...

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

Parabéns pela evolução do aquário... tem ganho um aspecto cada vez mais saudável.

 

Quanto à questão do criptocarion acho que não te precisas preocupar... continua a dar o alho e mantem o stress baixo.

O teu camarão não faz a limpeza dos peixes? É que o labroides às vezes torna-se muito chato e stressa os peixes... é que ele precisa dos parasitas para comer e vai ter com peixe mesmo que ele não esteja disposto a limpeza. É um procedimento doloroso para os peixes e eles só vão limpar-se se realmente estiverem muito incomudados com o parasita.

 

Essa calha que colocaste não está na horizontal pois não? Parece enviesada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.