Mudança de lâmpada ou luminária???


Recommended Posts

Olá. Há umas semanas apercebi-me que a minha lâmpada era demasiado fraca. Uma T8 de 25W. Fui á loja comprar uma T8 de 75W mas eles disseram-me que isso não existia... que para uma lâmpada mais potente teria que comprar uma luminária diferente, já que a minha vinha feita só para lâmpadas T8.

 

Alguém me pode informar melhor?... não quero que o pessoal da loja me enfie o "barrete".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente ainda há muitos lojistas que tentam enfiar o barrete aos clientes, mas esse aí estava a ser sincero.

A solução passará mesmo por uma calha nova ou adaptação da existente (para lâmpadas T5 ou compactas PLL).

Julgo que também não existirem lâmpadas T8 de 75W, pois se as de 58W já têm 1,50m, uma de 75W seria coisa para mais de dois metros. A calha que tens está também limitada à potência tolerada pelo balastro, ou seja, só permite lâmpadas T8 de 25W ou, em alguns casos, numa margem bastante próxima (entre os 20 e os 30W, por exemplo, mas essa indicação tem que estar inscrita no balastro).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, a mim também me aconteceu o mesmo quando comprei o meu aquário e não prestei muita atenção à questão da iluminação. Resultado: ir juntando trocos para comprar uma calha mesmo das boas.

Se tiveres conhecimentos básicos de electricidade, também podes fazer um upgrade a essa tua calha, trocando-lhe o "recheio" por lâmpadas T5. Existem na secção DIY vários tópicos de melhoramentos de calhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim, com um pouco de paciência, algum jeito e gosto por "engenharia" consegues adaptar essa tua calha para levar lâmpadas T5. por exemplo 2 x 39W (têm 85 cm) e assim já ficas com um total de 78W. Tenta a aquaeden (patrocinador do Fórum) para comprares o material necessário. Podes sempre tirar umas fotos à calha e criar um tópico no sub-fórum da Aquaeden que o Rui ajuda-te com certeza.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.