Aquário 60x40x40


hlaf

Recommended Posts

Cá está o actual estado do setup depois das Blyxas Japonicas terem sido adicionadas.

O objectivo é inserir as "Blyxas" por detras das rochas dando um maior contraste e enfase às rochas e no meio das rochas expandir o manto verde em "Cuba" e ao fundo entre as rochas coloquei 2 pés de cryptocorines weendti brown, vamos lá ver no que dá!!

Espero que gostem!!

Mais uma vez OBRIGADO Fábio pelas plantas e pelas dicas!!! Estão excelentes

 

mg0658.jpg

Editado por hlaf

1st Stage - Primeiro aquário plantado

Aquário 60x40x40cm

 

15 x Neocaridina heteropoda var "Red"

4 x Caridina Japonica

7 x Anentome helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 69
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

As plantas ficaram muito fixes! E a qualidade das fotos é brutal! :D

Estás de parabéns!

 

Vou acompanhar este aqua com todo o gosto, vai ficar mesmo muito bom quando as plantas começarem a crescer! ;)

Agora fiquei com pena de não ter mandado mais duas ou 3 cryptos... Mas daqui a algum tempo essas já começam a aparecer e a dar um contraste engraçado... :)

 

Em relação à fauna, acho que os neons são giros, mas na minha opinião os cardinais ficariam muito melhor.

Agora já compras-te esses, mas os cardinais apesar de serem um pouco mais caros, depois de estarem bem ambientados ao aquário dão-lhe uma vida fenomenal. Pois as cores ficam muito mais vivas e formam um cardume mais interessante. Como as pessoas que vêm o meu aquário costumam dizer: "Os peixes parece que estão a brilhar!". :thumbup3:

Quando estão na loja não são muito convidativos devido à diferença de preço em contraste com as diferenças reduzidas entre eles (numa primeira vista os neons apenas têm metade da risca vermelha), mas depois de ter dos dois tipos, prefiro comprar menos cardinais de cada vez do que comprar um grande cardume de neons. ;)

Editado por fabio_TMR

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário muito bonito :) Mas tenta arranjar mais peixes com cor. Acho que falta aí um bocado o contraste da cor dos peixes com o resto do layout :P Como já foi dito uns cardinais marchavam melhor talvez eheh

 

Vou estar atento ;)

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas ficaram muito fixes! E a qualidade das fotos é brutal! :D

Estás de parabéns!

 

Vou acompanhar este aqua com todo o gosto, vai ficar mesmo muito bom quando as plantas começarem a crescer! ;)

Agora fiquei com pena de não ter mandado mais duas ou 3 cryptos... Mas daqui a algum tempo essas já começam a aparecer e a dar um contraste engraçado... :)

 

Em relação à fauna, acho que os neons são giros, mas na minha opinião os cardinais ficariam muito melhor.

Agora já compras-te esses, mas os cardinais apesar de serem um pouco mais caros, depois de estarem bem ambientados ao aquário dão-lhe uma vida fenomenal. Pois as cores ficam muito mais vivas e formam um cardume mais interessante. Como as pessoas que vêm o meu aquário costumam dizer: "Os peixes parece que estão a brilhar!". :thumbup3:

Quando estão na loja não são muito convidativos devido à diferença de preço em contraste com as diferenças reduzidas entre eles (numa primeira vista os neons apenas têm metade da risca vermelha), mas depois de ter dos dois tipos, prefiro comprar menos cardinais de cada vez do que comprar um grande cardume de neons. ;)

Serão "compatíveis as 2 espécie? Cardinais e Neons?

Abraço e mais uma vez obrigado Fábio

 

Aquário muito bonito :) Mas tenta arranjar mais peixes com cor. Acho que falta aí um bocado o contraste da cor dos peixes com o resto do layout :P Como já foi dito uns cardinais marchavam melhor talvez eheh

 

Vou estar atento ;)

Obrigado Janf!! Acho que vou ponderar colocar cardinais em vez dos neons.. para mim eram todos iguais...ehehehehehe, mas agora já percebi qual a diferença!!

1st Stage - Primeiro aquário plantado

Aquário 60x40x40cm

 

15 x Neocaridina heteropoda var "Red"

4 x Caridina Japonica

7 x Anentome helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Serão "compatíveis as 2 espécie? Cardinais e Neons?

 

Sim, podem ser compatíveis, podes sempre experimentar comprar um ou dois cardinais e depois vês as diferenças por ti... ;)

Até podes gostar mais dos neons. :)

Se optares pelos cardinais, podes sempre propor uma troca na loja que costumas frequentar e explicar a situação, de certeza que arranjas uma boa solução... Claro que isto se torna mais complicado se tiveres tanta dificuldade como eu em me desfazer dos peixes que já tenho no aquário... xD

Editado por fabio_TMR

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, podem ser compatíveis, podes sempre experimentar comprar um ou dois cardinais e depois vês as diferenças por ti... ;)

Até podes gostar mais dos neons. :)

Se optares pelos cardinais, podes sempre propor uma troca na loja que costumas frequentar e explicar a situação, de certeza que arranjas uma boa solução... Claro que isto se torna mais complicado se tiveres tanta dificuldade como eu em me desfazer dos peixes que já tenho no aquário... xD

 

É preciso ter sorte para arranjar uma loja assim! Eu, pelo menos, acabo sempre por os vender por aqui, no fórum ...

Quanto aos cardinais continuo a dizer que eram uma boa aposta ;)

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

O aquário está a desenvolver-se gradualmente, não sei se plantei a Cuba muito espaçada ou pouco enterrada, mas o que é certo é que se desenvolve muito lentamente já as blyxas japonicas estão espetaculares bem como Staurogyne sp. ‘Porto Velho’.

 

Relativamente à fauna tive um "pequeno azar", os neons foram-se todos!!! Não sei se com a doença dos neons ou se outra doença, começaram a ficar com a escamas eriçadas na barriga e um pontinho branco na barbatana traseira e em menos de 1 mês foram-se todos claro está que comprar peixes no Bricomerché é o que dá...ehehe aquilo de quarentenas tem muito pouco e as condições não são propriamente as melhores.

No entanto as Caridina Japonica estão-se a dar lindamente com um conjunto de 15 Red's que comprei novamente ao fabio_TMR ao qual desde já agradeço novamente, inclusive já tenho 3 fêmeas carregadinhas de ovos.

 

Espero neste fim de semana fazer um "upgrade" de plantas colocar umas mais altas de fundo para dar um look diferente ao aquário, pois pretendo incorporar Rotala sp. Green, juntamente com Pogostemon stellata (Eusteralis), Ludwigia glandulosa e finalmente Eleocharis acicularis.

Vamos lá ver o resultado final.

 

Agora outro fenómeno que tenho no aquário, é uma PRAGA de pequenos caracóis!!!!!! Não consigo dar conta deles, já comprei 2 caracóis helenas mas um não sei dele e o outro às vezes passa por cima dos pequenos caracóis e nada, não os come. Cheguei a comprar medicamento para dar cabo deles, mas os invertebrados penso que não iam gostar muito e eram capazes de ir à vida também. Existe algum peixe ou outra forma de dar conta deles?? Já os tenho apanhado bastantes vezes com a pinça mas são imensos!!! Os dos vidros esmago-os os que andam nas blyxas é que são pior não me entendo com eles.

 

Mais logo já meto unas imagens do estado actual.

Cumprimentos e obrigado

Editado por hlaf

1st Stage - Primeiro aquário plantado

Aquário 60x40x40cm

 

15 x Neocaridina heteropoda var "Red"

4 x Caridina Japonica

7 x Anentome helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá estão as fotos do estado atual do aquário

 

8 Setembro 2011

mg1000s.jpg

 

 

Isto é o que pretendo fazer com as plantas que comprei, espero que resulte

Um pouco de photoshop por cima da imagem e voilá...

mg1000s2.jpg

 

Mandei vir mais 5 caracóis Helena, vamos lá ver se a praga dos caracóis parasitas vai abaixo!!!!

1st Stage - Primeiro aquário plantado

Aquário 60x40x40cm

 

15 x Neocaridina heteropoda var "Red"

4 x Caridina Japonica

7 x Anentome helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente chegou-me a encomenda das plantas Rotala sp. Green através da Tropica Ibéria!!

 

Aqui fica o resultado com o pano de fundo completo, em principio as restantes plantas chegam amanhã depois coloco os resultados!!

 

Vista geral do aquário

mg1024s.jpg

Vista geral

mg1034s.jpg

 

Detalhe das 3 plantas, Rotala sp. Green, Blyxa Japinica e da Staurogyne

mg1026s.jpg

Finalmente um detalhe do magnifico "pearling" das plantas!!

mg1026s2.jpg

Foto macro através da inversão de lente 50mm de uma das bolhas do pearling

mg1038s.jpg

Alguns dos habitantes que sobrevivem no aquário!! ehehe

Neocaridina Red

mg1042s.jpg

 

Caridina Japonica

mg1053s.jpg

 

Neocaridina Red

mg1063s.jpg

 

Como se podem ver na maior parte das fotos, os "sacanas" dos caracóis é que continua a prosperar!!! Amanhã devem chegar-me mais 5 helenas, a ver se dão conta deles, ou se porventura irei ficar com praga de helenas e de pequenos caracóis!!! Alguém tem experiência no tratamento desta praga por vias "naturais"??

 

 

Aceitam-se as vossas opiniões com bom agrado, todas as críticas e comentários são bem-vindos!

Obrigado

Editado por hlaf

1st Stage - Primeiro aquário plantado

Aquário 60x40x40cm

 

15 x Neocaridina heteropoda var "Red"

4 x Caridina Japonica

7 x Anentome helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização

Coloquei a ultima remessa de plantas, mais precisamente a Pogostemon stellata (Eusteralis), Ludwigia glandulosa e finalmente Eleocharis acicularis!! Agora é deixar pegar e crescer e ver o resultado.

Tenho os 5 novos habitantes, mais 5 Helenas, ou vai ou racha, mas praga tem de ir à vida!!! :D

 

Teste da Água

Temperatura: 28º

PH: 7,0

GH: >6ºd

NO2: 0,05 mg/l

NO3: 10 mg/l

KH: 4ºd

Amónia: 0

 

Como não percebo rigorosamente nada da interpretação destes valores agradecia que alguém me pudesse ajudar e dizer se estão normais ou se altos/baixos os valores da analise da água! Obrigado!!

 

Aqui fica a foto actual

mg1067s.jpg

1st Stage - Primeiro aquário plantado

Aquário 60x40x40cm

 

15 x Neocaridina heteropoda var "Red"

4 x Caridina Japonica

7 x Anentome helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parabéns!

 

esta bastante giro só dois reparos, um deles foi da maneira que plantas te a e.acicularis, não devias ter podado ela, assim vai ser mais difícil ela se enraizar e ganhar novos runners e outra foi as helenas, elas gostam de ficar a remexer o substrato e pode afectar o crescimento do teu tapete...

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parabéns!

 

esta bastante giro só dois reparos, um deles foi da maneira que plantas te a e.acicularis, não devias ter podado ela, assim vai ser mais difícil ela se enraizar e ganhar novos runners e outra foi as helenas, elas gostam de ficar a remexer o substrato e pode afectar o crescimento do teu tapete...

 

Muito obrigado pelo feedback Ricardo!! Não fazia a mínima ideia acerca da poda, pois quando me chegaram às mãos a "acicularis" tinha uns 10/15 cm, com folhas pequeninas nas pontas, pareceu-me o mais correcto!! LOL - vamos lá ver desenvolvimentos, se bem que estou a fertilizar com ADA Step 1, ADA Brighty K e ADA ECA.

Quanto às helenas, já tinha reparado que de vez em quando desaparecem e voltam a aparecer...ehehe daí talvez a dificuldade em fazer crescer a "cuba" que plantei no inicio do aquário.

Mais uma vez obrigado ;)

Editado por hlaf

1st Stage - Primeiro aquário plantado

Aquário 60x40x40cm

 

15 x Neocaridina heteropoda var "Red"

4 x Caridina Japonica

7 x Anentome helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos parabéns pelo teu áqua!

 

Está fantástico! Simples e muito equilibrado!

 

Concordo com os comentários anteriores que lhe falta um pouco de cor dos vivos! Veremos como fica com os cardinais.

 

Acho que para o contraste que pretendes deverias pensar em colocar um fundo escuro... Aquela parede branca por trás prejudica um pouco... De resto 5*!

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos parabéns pelo teu áqua!

 

Está fantástico! Simples e muito equilibrado!

 

Concordo com os comentários anteriores que lhe falta um pouco de cor dos vivos! Veremos como fica com os cardinais.

 

Acho que para o contraste que pretendes deverias pensar em colocar um fundo escuro... Aquela parede branca por trás prejudica um pouco... De resto 5*!

 

Abraço

 

Obrigado InCoGniTuS!!

Já houve mais comentários em relação ao fundo, vou seguir o vosso conselho e experimentar este fim de semana com uma cartolina preta! ;)

Depois actualizo

1st Stage - Primeiro aquário plantado

Aquário 60x40x40cm

 

15 x Neocaridina heteropoda var "Red"

4 x Caridina Japonica

7 x Anentome helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

está muito bom o teu aqua.

 

Apenas umas sugestões/críticas:

1. A meu ver não precisas de tanta luz. Fazes o mesmo com uma só Lâmpada de 55w e poupas na conta da luz.

2. Esquece os testes. São :music_singguitar: que as marcas nos impingem.

3. Usaste água do aquário no "drop-checker"? Se sim podes ter indicações erradas. Deve ser sempre usada água com um Kh de 4.

4. a cuba adora CO2. Se com essa luz toda que tens ela ainda não cobriu o aqua todo é porque lhe falta CO2. Se separares mais um pouco os pés, também vai ajudar.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

está muito bom o teu aqua.

 

Apenas umas sugestões/críticas:

1. A meu ver não precisas de tanta luz. Fazes o mesmo com uma só Lâmpada de 55w e poupas na conta da luz.

2. Esquece os testes. São :music_singguitar: que as marcas nos impingem.

3. Usaste água do aquário no "drop-checker"? Se sim podes ter indicações erradas. Deve ser sempre usada água com um Kh de 4.

4. a cuba adora CO2. Se com essa luz toda que tens ela ainda não cobriu o aqua todo é porque lhe falta CO2. Se separares mais um pouco os pés, também vai ajudar.

 

Abraço,

 

GM

 

 

Obrigado GM pelo comentário!!!! ;)

Usei a água do aquário no drop-check, e a cuba está-se a desenvolver muito... mas muito lentamente mesmo!!! não sei mesmo o que se passa, a verdade é que só após uns dias é que meti o co2, mas já tem pelo menos 2 meses de co2 a uma média de 1bps!!! Se calhar tenho de aumentar mesmo o co2!! O meu receio eram os peixes... mas como foram todos à vida posso "abusar" ehehehehehehehehe

Em relação à luz foi o que me disseram na altura nas lojas de aquariofilia que consultei, que era a média de 1W/litro!! Mas como a Troika está a apertar o cinto, se calhar deveria repensar na potencia!! ehehe

Editado por hlaf

1st Stage - Primeiro aquário plantado

Aquário 60x40x40cm

 

15 x Neocaridina heteropoda var "Red"

4 x Caridina Japonica

7 x Anentome helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

pois o uso de água do aqua no drop-checker está errado. Para este funcionar e dar leituras minimamente exactas têm que ser usado com água com um kH exactamente de 4. Só assim é que a cor verde corresponde sensivelmente aos 30 ppm. Podes comprar mas é muito simples de fazer. Só precisas de água destilada, bicarbonato de sódio e uma balança com alguma precisão. Tens aqui um site para fazer os cálculos;

 

http://dropcheck.petalphile.com/

 

 

 

1bps para esse volume de água parece-me muito pouco. Se não tens fauna abusa mesmo e depois vais reduzindo.

 

Durante o dia vai ser difícil excederes o co2 pois as plantas vão estar a bombar. O problema é à noite quando estas param de produzir CO2. Podes remediar se usares uma válvula solenoide. outra solução é ligar um bomba de ar à noite que promova a troca de gases. Só quando os peixes estiverem à superfície é que estão com falta de O2. Antes disso, penso que morrem os camarões.

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

pois o uso de água do aqua no drop-checker está errado. Para este funcionar e dar leituras minimamente exactas têm que ser usado com água com um kH exactamente de 4. Só assim é que a cor verde corresponde sensivelmente aos 30 ppm. Podes comprar mas é muito simples de fazer. Só precisas de água destilada, bicarbonato de sódio e uma balança com alguma precisão. Tens aqui um site para fazer os cálculos;

 

http://dropcheck.petalphile.com/

 

 

 

1bps para esse volume de água parece-me muito pouco. Se não tens fauna abusa mesmo e depois vais reduzindo.

 

Durante o dia vai ser difícil excederes o co2 pois as plantas vão estar a bombar. O problema é à noite quando estas param de produzir CO2. Podes remediar se usares uma válvula solenoide. outra solução é ligar um bomba de ar à noite que promova a troca de gases. Só quando os peixes estiverem à superfície é que estão com falta de O2. Antes disso, penso que morrem os camarões.

 

abraço,

 

GM

 

Por acaso uso essa técnica, tenho a válvula solenoide e quando a válvula se desliga liga-se automaticamente a bomba de ar com uma pedra difusora!!

O link é muito porreiro!!!! Já vou experimentar tenho aqui bastante bicarbonato, pois ainda usei 1 semana co2 caseiro mas não correu lá muito bem ehehehehehehehehehehehe

era um cheirinho a gelatina de morango que era uma maravilha!!! ehehe

1st Stage - Primeiro aquário plantado

Aquário 60x40x40cm

 

15 x Neocaridina heteropoda var "Red"

4 x Caridina Japonica

7 x Anentome helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2. Esquece os testes. São que as marcas nos impingem.

 

Cuidado ainda te banem do forum! :roflroll2: Os meus perderam a validade!

 

ehehehe....as plantas são o teu maior avaliador, não os testes. Se entras nessa espiral vais ganhar cabelos brancos!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado ainda te banem do forum! :roflroll2:

 

Já não vinha a este fórum há anos e deduzo que estejas na brincadeira. Mas se houver esse tipo de censura não precisam de me banir. Eu sou o primeiro a sair.

 

 

 

ehehehe....as plantas são o teu maior avaliador, não os testes.

 

subscrevo integralmente e completo: + as algas e a fauna.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já não vinha a este fórum há anos e deduzo que estejas na brincadeira. Mas se houver esse tipo de censura não precisam de me banir. Eu sou o primeiro a sair.

 

Obviamente....;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado ainda te banem do forum! :roflroll2: Os meus perderam a validade!

 

ehehehe....as plantas são o teu maior avaliador, não os testes. Se entras nessa espiral vais ganhar cabelos brancos!!

 

Ehehe, eu por acaso não estou a fazer constantemente testes, desde que montei o aquário só devo ter feito 1 ou 2 vezes, aliás só os fiz mais concretamente quando me morreram os neons todos!! :D

Ontem aumentei o CO2 e a coisa parece estar a aguentar-se bem. Está a acontecer uma coisa com a Stellata que é as folhas estão a cair!! Quando plantei a Staurogyne tinham-me avisado logo na loja que isso ia acontecer que ia ficar o caule mas depois ela voltava a arrebitar, mas com a stellata não fui avisado. Está a ficar apenas o caule grosso e está a ficar bastante encurvado!

1st Stage - Primeiro aquário plantado

Aquário 60x40x40cm

 

15 x Neocaridina heteropoda var "Red"

4 x Caridina Japonica

7 x Anentome helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização:

 

Estado actual do aquário:

mg1118s.jpg

 

A Rotala sp. Green cresce a olhos vistos!!!! Realmente estou impressionado com o rápido crescimento. Já a Pogostemon stellata (a que sobrou, já que uma delas sucumbiu) está a dar-se lindamente. A Ludwigia glandulosa começa a ganhar a cor e a distinguir-se bem da Rotala sp Green. O pior cenário confirmou-se com a Eleocharis acicularis que morreu toda!! Estava bastante fraca quando chegou, vou adquirir mais 3 vazos.

Tenho fertilizado todos os dias com ADA Step1 e ADA Brighty K, juntamente com 1 vez por semana de ADA ECA.

 

Detalhe da Ludwigia Glandulosa:

mg1123s.jpg

 

Foto de um dos habitantes:

mg1135s.jpg

 

Para a semana chegam-me os novos habitantes, pois adquiri um cardume de 15 Boraras maculatos + 2 Otocinclus sp Orinoco!! A ver como se vão dar por estas paragens!!

 

Espero que gostem!

Abraço

Editado por hlaf

1st Stage - Primeiro aquário plantado

Aquário 60x40x40cm

 

15 x Neocaridina heteropoda var "Red"

4 x Caridina Japonica

7 x Anentome helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas hlaf,

 

tens aí excelente montagem a meu ver, com grande potencial.

 

Também ando a projectar um aqua para montar no dia 30 de Setembro (se as plantas vierem nesse dia), que será um plantado com tapete de cuba.

 

A primeira foto do teu ultimo post deu-me inspiração acerca de pequenos apontamentos e mais não digo, depois irás perceber ao que me estou a referir assim que montar o aquário.

 

Mas vamos falar do teu que é esse o motivo do meu post.

 

O teu aquário está no bom caminho, só falta mesmo uma faunazinha, que ao que parece está para vir. Já essa plantas é esperar que elas se desenvolvam e cresçam bem.

 

Bem, essa cuba está a custar a arrancar. Mas com calma isso vai lá. A espera vai compensar e vais ficar com um tapete 5*.

 

Vai actualizando.

 

 

Cumps

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.