Nitritos altissimos .. Peixe manchas pretas AJUDA


Orien

Recommended Posts

Boas pessoal... a 2 semanas ou mais atraz deram-me 2 peixes ( conforme diz neste topico que ninguem me respondeu : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=180631&st=0&p=1053553entry1053553 )

 

Neste momento tenho os nitritos a 10mg/l .. tinha o aquario sem filtro e tinha um medidor de amonia que teve sempre a 0 (devia estar estragado) a 2 ou 3 dias atraz um peixe começou a ficar com manchas pretas e introduzi logo um filtro no aquario com algumas ceramicas dos meus outros aquarios.. tenho feito tpas de 80% para ai todos os dias a sifonar o areao todo etc..

 

Nao consigo baixar os nitritos nem com sera BioNitrivec, nem com Seachem Prime.. nem com as ceramicas dos outros aquarios..

 

O que posso fazer? Alguem me ajuda please

 

PS: 1 dos peixes tem machas pretas ... o outro aparentemente esta normal...

Editado por Orien
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiveste as ceramicas fora de agua ou passaste cm agua da torneira? Podes ter morto a colonia de bacterias.

De resto vai fazendo trocas de agua mas nao abuses. Fotos dos peixes tens?

Editado por inblack
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho fotos... mas posso dizer que as manchas sao mm pretas .. e a barbatana ta a ficar com pontos brancos (tipo ictio) o outro peixe continua normal... e nao sei se será por estar doente o outro peixe ataca-o e o doente tambem o ataca a ele...

 

Acham que devo meter os peixes em garrafoes com agua nova como se fossem globos ? separar os 2 e deixar o aquario ciclar sem os peixes la dentro ?

 

As ceramicas meti para ai a 6 horas atraz ... nao meti muitas pois eram de um aquario de 12 litros meti para ai umas 8 ceramicas ... e ainda adiciona sera filter start adicionei uma dose para 50l disso... tenho metido seachem prime 1,5ml (deve ter por volta de 30 a 40 litros o aquario) e tambem adicinoei sera bio nitrivec nos primeiros dias e depois das TPA... e os nitritos ontem tavam a 5 hoje tao a 10 mg/l

Editado por Orien
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai fazendo uma troca de agua por dia, não mais que 50%. Caso vejas que o peixe está a ver a luz ao fundo do túnel faz uma troca de agua de 90% do aquario. Ou safa-se ou não.

Não vale a pena tares a sobre-dosar com as bactérias e anti cloro por poderá te trazer alguns problemas no futuro e também tas a desperdiçar dado o volume de tpas que tas a fazer.

Estamos a falar de que peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sao 2 peixes de agua fria... simplesmente quero tentar safar os peixes... Ja preparei 2 garrafoes de agua para amanha se o peixe tiver pior vou cortar 2 garrafoes e vou coloca-los la dentro com agua 100% nova nao e boa ideia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A melhor forma de baixar isso, sem recorrer a produtos específicos, são as TPA´s e pouca (ou nenhuma) comida.

 

Como tens feito TPA´s regularmente, podes fazer 50% 2x no mesmo dia.

 

Teoricamente isso deveria reduzir-te os nitritos para 1/4 (nunca se consegue tanto, mas...)

 

 

 

PS: 8 cerâmicas no curto prazo não é nada.

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sao 2 peixes de agua fria... simplesmente quero tentar safar os peixes... Ja preparei 2 garrafoes de agua para amanha se o peixe tiver pior vou cortar 2 garrafoes e vou coloca-los la dentro com agua 100% nova nao e boa ideia?

 

Com condicionamento certo? É que se for directo e dado que o peixe em principio está doente, com um choque osmeolitico mt grande mata-lo facilmente.

 

E essas manchas apareceram mesmo? Não poderão ser parasitas agarrados ao gajo? Onde é que estão essas manchas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A melhor forma de baixar isso, sem recorrer a produtos específicos, são as TPA´s e pouca (ou nenhuma) comida.

 

Como tens feito TPA´s regularmente, podes fazer 50% 2x no mesmo dia.

 

Teoricamente isso deveria reduzir-te os nitritos para 1/4 (nunca se consegue tanto, mas...)

 

Cumps

 

E quanto a ideia de separar os 2 em garrafoes de 5 litros por 1 semana ...

A essa altura os nitritos ja se foram ... e volto a colocar os dois no aquario... a agua da minha torneira tem os parametros todos iguais a do aquario (claro que so tem cloro) a temperatura amanha ta igual porque ja enchi os garrafoes com agua para a TPA de amanha...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com condicionamento certo? É que se for directo e dado que o peixe em principio está doente, com um choque osmeolitico mt grande mata-lo facilmente.

 

E essas manchas apareceram mesmo? Não poderão ser parasitas agarrados ao gajo? Onde é que estão essas manchas?

 

Sim as manchas pretas de 2 em 2 horas estao maiores ... e a barbatana ta a ficar esbranquiçada ... com alguns pontos tipo ictio... sim claro que vou fazer o condicionamento ... e tratar ambos como se fossem peixes dentro de um globo .. com tpas na mesma diarias e sifonar o fundo .. ate ficarem melhores e o aquario estabilizar..

 

apesar de tar com isso ele esta activo como no primeiro dia...

 

PS: como disse no topico acima a agua dos garrafoes e do aquario e igual.. (so tem e cloro para ja as dos garrafoes)

Editado por Orien
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E nos garrafos uma semana axas que se safam ? pensa lá bem um peixe no garrafão durante uma hora ou 2 . ou um dia é uma coisa, uma semana sem filtro sem bactérias e o mesmo que estar num aquário não ciclado.

 

Adicionar um filtro, trocas de agua todos so dias 50%, e vai adicionando bactérias para realmente isso vá ao lugar, não precisas de colocar muita quantidade de produto mas vai colocando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E nos garrafos uma semana axas que se safam ? pensa lá bem um peixe no garrafão durante uma hora ou 2 . ou um dia é uma coisa, uma semana sem filtro sem bactérias e o mesmo que estar num aquário não ciclado.

 

Adicionar um filtro, trocas de agua todos so dias 50%, e vai adicionando bactérias para realmente isso vá ao lugar, não precisas de colocar muita quantidade de produto mas vai colocando.

 

Eu tenho um peixe num globo a cerca de 1 ano .. e nunca sofreu nada ... acho que eles num garrafao com mais agua que o globo iam aguentar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sinceramente já não me lembro mt bem logo não te posso dar certezas mas eu acho que quando eu vi isso lá na loja era quando havia uma grande concentração de nitratos ou amónia. Era um dos dois. Mas sei que eles ficavam manchados e ficavam bem.

O peixe está afogante ou cm um comportamento estranho q mereça destaque?

Ou está completamente normal?

Edit: Está bastante gente a ver o topico mas ninguem opina

Editado por inblack
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a demora a responder. .. Sim como disse ele esta bastante normal ate ...

 

Eu tive a mesma situaçao a 2 anos atraz que os peixes ficavam no fundo e iam para traz do filtro mas ficaram todos cheio de pontos brancos ... (tambem foi erro de os ter adicionado ao 2o dia .. nessa altura nao sabia as coisas) estes tive de os meter neste sem ciclar porque foi como disse ... prenda de anos e nao contava com eles mm ... comecei com o aquario com 10 litros fazia tpa passava pa 15.. fazia tpa passava para 20 ... agora ja vai no 30 ou 40 litros o aquario ..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Para ajudar na toxicidade por nitritos aconselham 1gr/litro <=> 1colher de chá por garrafão de 5l, usa sal marinho não iodado (em qualquer supermercado há).

Eu sei que os peixinhos vermelhos aguentam muito mais sal mas não consigo encontrar o valor certo.

Outras medidas que ajudam neste caso são arejar bastante a água e alimentar pouco, com alimentos apropriados.

 

Se preparares um garrafão e fizeres várias tpas de 5l ao longo do dia eles vão-se habituando ao aumento do sal.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mistura um punhado de sal num copo e deita no aquario. Eu na loja onde trabalhava, quando recebiamos peixes de agua frio novos normalmente era dois e 3 copos de agua salgada de outros aquario q la tinhamos para a desinfeçao. Eles aguentam bem altos niveis de salinidade.

Por isso ate podes fazer uma colher de sopa para esse aquario de 40lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok .. olha o sal tem de ser algum especifico .. ou pode ser aquele sal grosso que se usa na cozinha para temperos.... tambem tenho sal (Flor de Sal) e assim que se chama..

 

Qual devo usar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok .. olha o sal tem de ser algum especifico .. ou pode ser aquele sal grosso que se usa na cozinha para temperos.... tambem tenho sal (Flor de Sal) e assim que se chama..

 

Qual devo usar?

 

Se tiveres acesso a sal utilizado para fazer agua salgada dos aquarios usa esse. Senao usa um pouco do sal de cozinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao sal o único cuidado é que não seja iodado.

Muito do sal refinado que usamos na cozinha é iodado. A maior parte do sal dito marinho não é iodado.

 

Essa flor de sal não costuma ser iodada , costuma ser natural, mas muito mais cara que o sal marinho normal. O para aquários salgados claro que é bom , mas também é muito mais caro , e não é preciso.

 

(não convém deitar sal dentro do aquário porque pode queimar os peixes antes de se dissolver. convém sempre dissolver à parte)

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.