Next - Rumo ao Sul(awesi)


Paulo Lisboa

Recommended Posts

No meu caso, como tenho este aqua na entrada da casa, e não gosto do barulho da água (!!!), tenho as coisas de outra forma.

Coloquei a flauta abaixo da linha de água mas virada para cima, ou seja, saem jactos de água bem acima da linha de água, criando agitação.

 

Quanto aos filtros... ando há algum tempo a pensar em fazer isso!

Durante quanto tempo os desligas? Preocupa-me as colónias de bactérias...

Pensei em fazer algo como 5h ligado - 1h desligado - 5h ligado - 1h desligado

Isto também levanta questões de temperatura... se não há circulação de água, vai haver diferenças de temperatura...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 214
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas.

 

o meu esta 3h ligado e 2h desligado.

mais de 2 horas e fico com o fundo do aqua mais frio. pelo menos enquanto esta este frio ...

 

acho que por tao pouco tempo desligado, nao faça grande diferença as bacterias. e num aqua maturado, as bacterias nao estao so no filtro, mas sim por todo o aqua.

 

cumps.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queres algas????' aumenta a iluminação!!! deixa lá as fertilizações...mais luz é práticamente tudo o que necessitam.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fertilização não faço... e antes tinha 2x13W T4.

Agora tenho só uma ligada mas já me passou pela ideia meter duas lamps economizadoras.

O problema é que a bicharada não gosta de muita luz!

 

Preso por ter cão e por não ter... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

eu acho que isso é um engano ... o meu actual aqua de sulawsei esta na cozinha, na parede oposta a uma janela, e apanha sol directo no fim da tarde.

 

os camaroes nao se escondem mais com o sol directo, ate acho que é mais o contrario. eles escondem-se quando eu entro na cozinha, mas se eu for devagar e espreitar o aqua estao muitos a alimentar-se ao sol ... mas ao minimo movimento desaparecem como flechas !

 

e pensando bem ... na santa terrinha deles, eles têm muitas horas de sol o ano todo. e eles nao se alimentam so a noite. a qualquer hora do dia ou da noite eu vejo-os á procura de comida, desde que eles nao me vejam ...

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo

 

o meu aqua tinha uma calha que servia praticamente so para quando eu os queria ver, durante o dia era luz directa das telhas transparentes, e era isso que me criava o verdete, o que é certo é que eles andavam mais activos por todo o aqua durante o periodo de sol

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem ...

 

ja nao sou so eu a observar o mesmo comportamento.

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perante estes feed-backs, vou ponderar seriamente a adição de uma calha ou, em alternativa, duas lampadas junto a cada uma das laterais de forma a potenciar a criação de algas nas pedras de cada um dos lados.

 

A tampa, tal como a tenho já furada, permite-me ambas as opções.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotos!

Ficaram uma porcaria mas eu não sei fazer melhor e com uma objectiva básica como a minha... não consigui fazer melhor.

 

DSC_0439.jpg

DSC_0447.jpg

DSC_0448.jpg

DSC_0449.jpg

DSC_0453.jpg

DSC_0461.jpg

DSC_0463.jpg

DSC_0464-1.jpg

DSC_0466.jpg

DSC_0467.jpg

DSC_0470.jpg

DSC_04842.jpg

DSC_04912.jpg

DSC_04962.jpg

DSC_0505.jpg

DSC_05062.jpg

DSC_05072.jpg

DSC_0508.jpg

DSC_0511.jpg

DSC_0513.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Paulo.

Há muito que não vinha ao teu tópico, pena o que aconteceu, mas já vi que não desististe e ainda bem, se eu andava danadinho para começar com sulawesi acho que essa vontade já não vai embora e graças a ti e ao membro Lithean que tem tido tanto sucesso com eles, e ainda por cima tenho a grande vantagem de ter agua del cano a sair com PH 8 e gh e kh a 3, acho que até me empurra para tal.

Com mais iluminação vais ter algas na certa, eu para me desaparecer tive de desligar uma das lampadas.

já agora o que queres dizer com o barulho da bomba de ar?, refereste ao barulho da vibração??? eu "apaguei-lhe" o barulho com um pano de cozinha bem dobradinho por debaixo da bomba.

Abraço

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

é um prazer ver-te por aqui :)

Olha que deves ir beber a tua inspiração ao Lithean e ao labutes77, eles sim são referências no que diz respeito a ter sucesso com estes animais.

Obrigado pela dica do pano! Vou ver se me safo assim ehehhe

AB!!!

 

Já agora, aqui ficam novas imagens acabadas de tirar pois optei por retirar a tampa que havia alterado para receber 2 calhas de 13W (só estava uma a funcionar) e meti uma calha de 2x15W. As lâmpadas são pequenas mas vou experimentar...

A primeira foto é relativa ao dia de ontem, com a tampa. A segunda é de hoje, já com a calha de 30W.

DSC_0439.jpg

DSC_0405-1.jpg

DSC_0429-1.jpg

DSC_0425.jpg

DSC_0420.jpg

DSC_0418.jpg

DSC_0416.jpg

DSC_0408-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo, ainda bem que não desististe dos sulawesi, espero que tenhas mais sucesso daqui para a frente.

Quanto ao layout yikes, só quero salientar os xistos do lado direito, muito bonitos.

 

Não existem musgos que se dêem bem nesse biótipo?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

Então Paulo o pano funcionou???.

Brancaman, tenho Wepping moss, flame moss e Riccardia graffei e todos eles crescem bem, e o meu ph é de 8 com Gh e Kh a 3

Abraços

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Paulo,

Safei-me de outra forma por agora.

Nem sei se o mostrei neste tópico mas tinha colado umas ventosas à base da bomba e coloquei-a no topo do filtro. Ficou fixe e nem tenho de usar o pano...

Mas obrigado na mesma!

 

Warman98, é verdade o que dizes mas tb é verdade que tudo tem limites.

As coisas continuam a não correr bem.

Desde que entraram os novos camarões já devem ter morrido uns cinco. Nunca em dias consecutivos! E aparecem sempre em zonas 'abertas' do aqua, nunca nas laterais.

Outra coisa que notei é que escolheram todos ficar na lateral esquerda, a que tem as pedras redondas e onda há mais circulação de água. Pontualmente lá anda um ou outro nas pedras vulcânicas.

 

Em suma, a motivação está a vacilar.

No sulawesis tá assim, no Quiet Zone luto com filamentosas e há uns tempos morreu a unica fêmea sakura que estava ovada (mas MESMO ovada!!!) e nos CRS/CBS ando a tirar as planarias com cotonettes...

 

Nada sai bem e cada vez acho mais que tentar fazer as coisa com material barato dificilmente sai bem...

 

Depois, às vezes ponho-me a pensar. Se não está bem, segue os passos de outros a quem corre bem,

Olho para o Lithean e ele usa pouca luz, a mesma alimentação que eu passei a dar e uma água que não tenho. Resultado? Sucesso que nunca mais acaba.

Olho para o Labutes e ele usa muita luz. Eu aumento a luz que tinha e algas nem vÊ-las! Mais, nem mesmo as plantas flutuantes se aguentam!!!!

Olho para o recem-montado do João Costa e penso: "bem, ele ciclou o aqua dele por 4 meses. Estes novos camarões entram num aqua que já tem 7 meses de funcionamento! Têm tudo para dar certo!!!"

Tá bem abelha...

 

Acabo por ir apreciando os seus aquas (e camarões!!!) enquanto espero que algo mude.

Até o layout mudei, deixando de lado as questões estéticas...

 

Bem, siga a banda e desculpem o testamento!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Que bom Paulo.

O aqua está soberbo eu gosto bastante.

 

A dica da luz é real, eles adoram os 1ºs raios de sol a entrar pela janela directos ao aquario.

 

Quanto ao filtro ... tem apenas atenção á oxigenação das bactérias, elas necessitam de oxigenação para continuarem na sua função sem problemas.

 

Ainda não fui a Leiria mas está mesmo para breve, se ainda quiseres vir eu aviso-te, nem que seja pela volta e sempre se fala mais um bocado sobre estes meninos.

 

Tpas como vais fazer?

Sobre a fauna tudo ok?

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso não tenho nenhuma janela a incidir neste aqua.

O Hall é demasiado a meio da casa para haver luz solar a incidir nele.

 

Julgo que a oxigenação não será problema. Aproveitei esta remodelação e coloquei uma pedra e uma barra difusora.

Tenho de ser sincero e dizer que a ideia até era criar correntes dentro do aqua de forma a levar a comida a mais pontos do aqua.

É que os pequenos caracois vão-se agarrando ao pedaços que largo no aqua e diariamente esmago comida para que esta seja colocada em pó que depois se difunde muito mais.

 

Quanto a Leiria, terei muito gosto em ir. Mesmo!

Diz-me alguma coisa quando tiveres algo definido em concreto, ok?

Sempre ajudava no combustivel e portagens...

 

TPAs estou a fazer como dantes.

Dois garrafões de 5 litros têm conchas e a água fica lá durante sete dias.

Antes de a colocar no aqua, enquanto aspiro a sujidade que se vai acumulando, aqueço-a com um termostato.

Depois é colocada com um contentor que uso para as tpas e que tem uma torneira que me permite regular o fluxo de saída.

Neste particular não vai gota a gota. 10L seria mt tempo de tpa.

Deixo a correr um fio de água...

 

Sobre a fauna, é como disse antes. Já tive algumas mortes. Quando acho k a coisa estabilizou... lá aparece mais um morto.

É realmente uma cena que já me começa... realmente, pá... (parafraseando o outro do Big Brother) :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ok porreiro então é mais boa companhia que se leva ;)

Fica descansado que logo te aviso quando for lá.

 

A oxigenação que falo é das bacterias dentro do filtro. A constante passagem da agua renova essa oxigenação mas sendo 1 hora de repouso penso não ser por ai que há problemas ...

 

Eu conheço o teu sistema de tpa, acho bem porreiro e bem pensado.

Era interessante medir com uma pen esses garrafões 3x nesses 7 dias de repouso (inicio,meio e fim). Só para analisar a alteração real das coisas.

Optei por não contornar o mineral que te falei pela solução caseira, infelizmente não tenho agua milagrosa como a que conhecemos hahahaha

Pensar comprar um auto-tanque e ir lá mês sim mês não buscar LOL

 

As algas são importantes Paulo.

Um dia que venhas a estas bandas vês o alguedo LOL

 

Vai dizendo como corre isso.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui: "mas sendo 1 hora de repouso"

 

querias dizer uma semana, certo?

 

Quanto a medir, ando há imenso tempo para comprar uma pen de ph e outra de TDS.

Tem me faltado 'disponibilidade' ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo...qt a aquários de invertebrados evito opinar, mas qt ao quiet zone..se precisares de uma ajudinha...não é nada que não se resolva...filamentosas? isso já não se usa! :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) Agradeço a disponibilidade!

 

Na verdade ando numa maré de má sorte que parece não ter fim.

Agora que não tenho registado mortes neste, já perdi 3 CRS no cubo de reprodução, um antes de ontem à noite, outro ontem à noite e outro esta manhã!

Parece que é MESMO castigo pois havia comentado que todos os CRS e CBS estavam muito bem!

 

Vamos ver se logo à noite, quando chegar a casa, não terei também baixas neste...

 

Hoje até trouxe o teste de pH para o trabalho para ver como está este nano. Estou mesmo a pensar em tirar de lá todos os animais e colocá-los aqui temporariamente...

Depois desmontar, ferver tudo, voltar a montar com Elos Terra medium e small (usado, proveniente de um aqua de um amigo que desmotou) e passar para lá os sakura e os blue bee que tenho no Quiet Zone.

Desmontar o Quiet Zone, limpar tudo, manter o substrato fertil, colocar o resto de Elos Terra e seguir em frente.

 

Até porque continuo a ter dois aquas com materiais iguais e com phs diferentes! Muito diferentes!!!

Mesmo areão, mesma madeira, mesma água. Resultados: 5,5 e 7,0 de phs.

 

Começo a ficar saturado, honestamente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que tenho lido em invertebrados, principalmente os Sulawesi, o pH tem um papel importante e a que devemos dar importancia, agora num comunitário/plantado é algo secundário. Os peixes que compramos são "peixes de aviário" na sua grande maioria e que foram criados em condições que diferem do seu habitat natural.

Num comunitário/plantado, seguires uns quantos principios básicos e uma manutenção regular e cuidada não hà como não teres um quadro vivo em casa!

 

Força nisso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Grd Paulo isso dos CRS é chato pah !!!

Que cena ... novamente pelo timing das morte tudo parece envenenamento ou qq coisa do genero, porque mortes pelo que tenho testemunhado ou é critico e morre logo tipo 90% da colonia ou se morrem media 1 a 2 camarões tudo indica ser doença ou envenenamento ...

 

Agora o quê !!!?

 

Desde uma simples rede que partilha águas diferentes, pode ser o inicio da transmissão de alguma coisa ....

Digo isto sem saber como fazes as manutenções do aquario. Mas uma coisa sei ... tens sempre o máximo de cuidado e isso eu vi pessoalmente ai em tua casa.

 

É muito chato o que tens passado. Paulo da minha parte qq ajuda já sabes que a tens.

 

Diz-me uma coisa .... Cubo de reprodução?

Algo externo ao aqua normal, onde juntas 1 macho e 1 femea? Ou é algo externo ao aqua onde metes 1 femea para desovar?

Como é esse cubo e como o preparaste?

Estamos a falar dos 2 nanos da secretária que vi em tua casa?

 

Abraço

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais