Next - Rumo ao Sul(awesi)


Paulo Lisboa

Recommended Posts

  • 2 semanas depois...
  • Replies 214
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

De volta com um breve update:

 

Os cardinais vão bem. Continuam a reproduzir-se e os adultos estão cada vez maiores.

Os six bended blue bee é que abrandaram a sua multiplicação. Tenho algumas fêmea ovadas e espero que as coisas corram bem para entrarem no mesmo ritmo dos cardinais.

 

Devo ter por esta altura aprox 40 cardinais e cerca de 10 six bended blue bee (há algum tempo atrás cheguei a contar aprox 15).

Comecei com 11 cardinais e 5 six bended blue bee...

 

Continuo a substituir os pedaços de tronco a cada fim-de-semana, aquando da TPA.

Actualmente eles não têm muitas algas pois o sol aparece cada vez menos e está mais fraco.

Ainda assim eles parecem continuar a gostar bastante de andar no tronco.

Para além da função alimentar, estes pedaços de tronco ainda fornecem bons locais de refúgio.

 

Aqui ficam algumas fotos:

full_view.jpg

left_side.jpg

right_side.jpg

six_bended_blue_bee.jpg

six_bended_blue_bee_2females.jpg

cardinal.jpg

Golden_Rabbit_Tylomenia.jpg

Poso_Yellow_Rabbit_Tylomenia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novo vídeo feito ontem à noite :)

 

Editado por Paulo Lisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim senhor!! Cada vez melhor esse aqua, muito bem cuidado.Os camarões estão lindissimos.

 

Que tal arranjares umas espécies novas para juntares a esses? Existem tantas do Sulawesi..

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo

 

Não consigo ver, alguma coisa se passou :S

 

Ainda continuas a trocar de tronco todas as semanas? Ou já tens o aquário com algas suficientes para os gajos petiscarem?

 

Abraço

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns!

Caríssimo, obrigado mas quem está de parabéns és tu! Ainda não vi ninguém a reproduzir cardinais como tu!

Tu não tens camarões, tens coelhos de água doce!!! :)

 

Que tal arranjares umas espécies novas para juntares a esses? Existem tantas do Sulawesi..

Vontade não me falta. Mas neste momento não posso investir mais.

Talvez venha a fazer umas trocas, quem sabe :)

 

Não consigo ver, alguma coisa se passou :S

Ainda continuas a trocar de tronco todas as semanas? Ou já tens o aquário com algas suficientes para os gajos petiscarem?

Olá Miguel!!!

Primeiro o vídeo foi boqueado pelo YT por causa do som dos Coldplay. Depois, acabo de desistir de tentar perceber pk faço upload de um clip com 4:36min e sai-me um vídeo com 9:13min.

Por isso, desisto! Já lá meti novamente o vídeo que julgo estar ok. Com o dobro do tempo mas ok...

Quanto ao tronco, troco-o religiosamente a cada TPA mas, sem sol, têm vindo com cada vez menos algas... Eles continuam a gostar pois estão sempre lá.

De resto, algas é coisa que 'não assiste' a este aquário eheheh

Tenho variado diariamente a comida entre a tua papa caseira (muito apreciada!!!), pastilhas de spirulina, pastilhas da SERA (Shrimp Natural, acho eu... desfaço-as com os dedos até ficarem em pó! Espalha-se pelo aqua todo!) e spirulina em pó (muito pouco de cada vez).

Editado por Paulo Lisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Falta uma actualização Paulo, como é que andam esses pequenos?

 

Estou a gostar bastante do desenvolvimento deste aquário. Acho que ainda me vais pegar o bicho dos sulawesi. :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fábio...

 

a verdade é que já vi dias melhores... os dennerli pararam de reproduzir e tenho tido mortes ocasionais. Houve uns dias em que morreram ao ritmo de um por dia e temi o pior.

Em suma, temos menos dennerlis do que já cheguei a ter.

Ainda assim, não considero que a colónia não está em risco. Ainda...

Espero ansiosamente que voltem a ovar!

 

No que toca aos Six Banded Blue Bee não tem havido mortes. O que é pena é que a taxa de sobrevivência dos recém-nascido é MESMO muito reduzida.

Ou seja, andam sempre ovadas, mesmo muito carregadas com ovos, mas são muitissímo poucos os que chegam a adultos.

 

Tento fazer tudo certinho. Faço as TPAs religiosamente, com água repousada por uma semana com conchas para subir o pH, aqueço-a previamente para não haverem grandes alterações de temperatura, reponho a água MUITO lentamente, vario na comida tendo o cuidado de a lançar muitas vezes em pó de forma a ir parar a todo o lado do aqua pois eles são muito sedentários.

Não sei o que faça mais!!!

 

A única coisa que mudou é que não consigo 'produzir' tantas algas nos troncos que tenho na varanda porque o sol não tem força nesta altura do ano mas... não devia ser assim tão determinante.

 

Em termos de alterações de layout, tendo em conta o sucesso que o nosso amigo Lithean tem tido, removi os seixos negros rolados que tinha ao centro e meti pedaços de xisto.

 

É esperar para ver... e ter fé.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, que mau mesmo essas mortes, pensas que terá sido o que? Não poderá ser do PH e durezas? Tens os mesmos parâmetros que no lago de onde são originários? Vi no crustahunter a falarem sobre isso.

 

Porque é que usas conchas para subir o Ph e não usas logo aqueles sais que sobem o GH e KH? Não sei se é usado nos sulawesi, mas deve dar para equilibrar a agua das tpa's..

 

A água das tpa's aqueces como?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia de usair sais para replicar a mesma água faria sentido se eles fossem wild caught.

Sinceramente... não acredito que o sejam. Se fossem seriam bem mais caros, penso eu.

Assim sendo, a minha grande linha mestra é a estabilidade nos parâmetros.

 

A água das TPAs aqueço recorrendo a um termoestato.

Tenho a água em dois garrafões de 5L.

Enquanto retiro 10 litros, aspirando o melhor que posso e verificando depois cada meio litro num copo de plástico branco para me certificar que não aspirei juvenis (chama-me doido, está à vontade LOL), aqueço a água dos garrafões.

 

Acaba por não entrar à mesma temp, mas vai muito próxima...

 

Ainda a propósito dos sais, já há 'receitas' para replicar as condições da água deles.

 

O que me chateia mais é que isto já esteve bem. Ovavam, nasciam muitos, chegaram muitos a adultos.

 

O que mudou???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Em termos de alterações de layout, tendo em conta o sucesso que o nosso amigo Lithean tem tido, removi os seixos negros rolados que tinha ao centro e meti pedaços de xisto.

 

 

E fotos não se arranja? :sleepiness2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é... saca umas fotos para mostrar ao pessoal... :)

Já agora o seu João aproveitava a deixa e mostrava o que tem em casa, sim que as ultimas fotos datam de 15 de junho :dry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente a maioria dos camarões e etc do Sulawesi que se vendem são quase todos selvagens, e os criados em cativeiro são bem mais caros.

 

Acho que não te devias fiar pelo trabalho que as conchas/areia de coral fazem, estas a criar desequilíbrios cada vez que fazes uma tpa.

 

Perguntei como é que aquecias, pois há pessoal que tem a ideia de aquecer agua no esquentador.. e se houver tubos de cobre é capaz de dar problemas para os camarões pois não toleram qualquer cobre.

 

A tpa é feita com agua de onde?Garrafão de compra? Não és doido em fazer isso ;) conheço quem faça o mesmo, eu não tenho tempo para isso senão com tanto aquário tava tramado :D.

 

Epa mas é estranho essas mortes..eu como nunca tive sulawesi não posso opinar, só sei que amónia e ph alto é sempre tramado, é que basta um pico por mais inofensivo que seja para fazer estragos na fauna..

 

Vai revendo todo o teu processo de manutenção e tenta descobrir o que falhou.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confesso que ando há algum tempo para comprar uma daquelas canetas de pH que se encontram baratas no ebay mas ainda não avancei porque já li que não são muito exactas nas leituras que fazem.

 

Os testes que fiz deram em tempos deram uma dif de meio ponto entre o pH do aqua e o das TPAs. Parece-me ser aceitável...

 

Quanto aos detalhes sobre a TPA, a água é da torneira e fica uma semana a descansar dentro de dois garrafões com conchas no fundo.

O processo de TPA sempre foi assim desde o início.

 

Mas olha que uso garrafões do Pingo Doce no Quiet Zone e no pequeno cubo dos CRS e CBS.

Ando aqui a pensar se me meto numa osmose mas é algo que ainda dói na carteira. Talvez venha a fazer negócio numa em 2a mão, vamos ver.

 

Não vou desistir. Hoje foi dia de limpar o filtro do 180L Litros. Amanhã vou re-plantá-lo para ver se fica menos vergonhoso LOL

Vou tentar também fazer novos testes...

 

Deixo uma péssima img tirada com o meu rançoso tlm:

2012-01-11222611.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora o seu João aproveitava a deixa e mostrava o que tem em casa, sim que as ultimas fotos datam de 15 de junho :dry:

 

Chega-te à frente, Canito!!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Paulo

 

Pena isso das mortes =S

Com estes meninos nunca se sabe a quantas andamos.

 

Ha produtos com minerais que substituem as conchas por ex:

Peço desculpa pela PUB, espero que n haja problema.

 

1325253226_sfghnulo.jpg

 

 

No entanto, e não sendo a agua da torneira não mto diferente do ph que eles precisam, se me recordo do que me disseste, podias ir tentando fazer com que as gerações seguintes fossem ficando melhor adaptadas a essa agua que estares tu a fazer adaptação da agua para eles. Qualquer alteração eles sentem logo e pode originar algumas perdas.

 

Ph mto elevado pode tb ser complicado para eles, pela dureza da agua. Problemas nas mudas de casca etc etc !!!

Boa sorte com isso rapaz.

É uma pena dado ao gosto e cuidado que tens com eles.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora o seu João aproveitava a deixa e mostrava o que tem em casa, sim que as ultimas fotos datam de 15 de junho :dry:

 

Chega-te à frente, Canito!!! LOL

 

Fotos... Bem... maquina ainda tenho... só preciso mesmo de arranjar um aquário.

A não ser que um de vós... me queira emprestar o vosso aquário.

 

O meu aquário foi desmontado... abandonei a aquarifilia.

 

Talvez um dia mais tarde... volte... para já... vou descansar.

 

Um agradecimento... aqui ao Paulo Lisboa(e ao wesley_boy) que me ajudaram a "destruir o pequeno aquário" que tinha cá por casa.

 

Paulo... desculpa o off-topic...

 

Continuemos a falar de camarões... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Paulo estás a stressar demais. Acredito muito que muitas dessas mortes sejam "naturais".

 

Os camarões que morreram foram os que compraste, que eu continuo a dizer que deviam ser selvagens (e mesmo que não sejam não nasceram nas aguas que usam logo não resistem tanto).

 

Ao contrario do que disseste os selvagens costumam ser mais baratos.

 

Acho que não deves mexer muito no aquário (é uma má altura para mexeres, senão nem percebes o que se vai passando), se os parâmetros estiverem bem tens que ter calma, continuo com a ideia que os camarões que nasceram ai em casa é que vão dar um grande pulo à colónia (cá por casa foi assim que aconteceu).

 

A agua da torneira no inverno é preciso ter algum cuidado, especialmente depois das chuvas. Não só pelo ph mas porque levam tratamentos mais agressivos muitas vezes.

 

Se fores tomar banho e a água quente cheirar a cloro não tires agua para as mudas... :P

 

Eu tenho usado um acondicionador de água (Seachem Prime), nem sempre usei mas um colega aqui da zona teve um grande "acidente" com uma muda de agua e desde então tenho usado.

 

Vai com calma que isso vai lá...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas opiniões partilhadas.

Já percebi que o meu raciocínio é afinal ao contrário.

Pensei que os selvagens, por serem provenientes de tão longe (custos de transporte...), seriam os mais caros.

Por outro lado, também faz sentido que os de cativeiro sejam mais caros por serem, tendencialmente, mais resistentes...

 

@ João Costa: obrigado pela info. Já existe online uma solução 'caseira' para isso. Olha aqui.

 

@ Lithean: perece-me que já foram mortes a mais para serem todas de causas naturais mas...

quanto à água, agradeço a dica mas ela fica mesmo uma semana a descansar... por isso não receio o cloro. Já a dica de não mexer, parece-me fazer todo o sentido.

Mas cheira-me que ainda vou acabar a comprar-te camarões... :s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo o problema não é o cloro, esse evapora logo é a cloramina.

 

Não sei se uma semana chega para evaporar.

 

É uma questão de perguntares a quem sabe que eu não percebo muito disso.

 

Eu tenho usado aquilo, psicologicamente fico descansado, se faz alguma coisa ao certo não sei... lol

 

Costumo deixar a agua descansar 24 horas depois de lhe colocar o produto.

 

Quantos camarões tens neste momento? Estão com que tamanho?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais