Labidochromis caeruleus Macho ou Femea


Saitou

Recommended Posts

Olá,

 

De facto a fotografia não permite dar uma opinião sobre o sexo do bicho. Temos que conseguir ver as barbatanas.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, vou ver se arranjo mais fotos, mas obrigado na mesma.

 

Cumprimentos.

 

EDIT: aqui ficam mais uma fotos, mas o meu talento para a fotografia é que é mau também

 

p6200001o.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

p6200004r.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Editado por Saitou
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu alinharia mais para um muito jovem macho, mas penso que é dificil dizer qualquer coisa.Isto porque o aspecto do peixe depende e muito se existem outros iguais a ele no aquario, e um video com o aquario a funcionar seria muito melhor ajuda que uma imagem desconexa!

 

A unica coisa que é facil é saber dentro de um grupo de labs qual é o macho dominante, já a femea e machos submissos é mais dificil, mas a femea por norma cresce menos, por causa do desenvolvimento das ovas e periodos de fome, quando está a incubar.Se bem que quando vais conhecendo melhor os teus peixes consegues depois distingir os machos submissos das femeas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu alinharia mais para um muito jovem macho, mas penso que é dificil dizer qualquer coisa.Isto porque o aspecto do peixe depende e muito se existem outros iguais a ele no aquario, e um video com o aquario a funcionar seria muito melhor ajuda que uma imagem desconexa!

 

A unica coisa que é facil é saber dentro de um grupo de labs qual é o macho dominante, já a femea e machos submissos é mais dificil, mas a femea por norma cresce menos, por causa do desenvolvimento das ovas e periodos de fome, quando está a incubar.Se bem que quando vais conhecendo melhor os teus peixes consegues depois distingir os machos submissos das femeas.

 

Neste momento é mesmo o único e 1º habitante pelo que em comparação com outros vai ser complicado.

 

No entanto não me vou dar por vencido e fazer nova investida a ver se consigo arranjar melhores fotos.

 

Obrigado no entanto.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

No entanto não me vou dar por vencido e fazer nova investida a ver se consigo arranjar melhores fotos.

 

Mesmo com a melhor das fotos, não vamos nunca ter certezas! Eu digo que se trata de uma fêmea por causa do formato muito arredondado das barbatanas. Mas apenas por isso. Agora não sei o tamanho nem a idade do peixe por isso certezas, nunca!

 

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento é mesmo o único e 1º habitante pelo que em comparação com outros vai ser complicado.

 

No entanto não me vou dar por vencido e fazer nova investida a ver se consigo arranjar melhores fotos.

uma foto mais focada pelo menos.

 

deverias era arranjar-lhe companhia tb...

 

bom, umas apostas em dinheiro vinham a calhar, 2 vs 1

 

 

 

identifica-se ciclideos africanos com recurso a barbatanas arredondadas?!

 

jcd_aqua: a tua opinião em baseada em quê?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim vou arranjar-lhe companhia, em princípio uns Saulosi, a ideia é ter apenas estas 2 espécies.

 

Vou ver se arranjo uma foto mais nítida.

 

Obrigado pelas opinioes.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

identifica-se ciclideos africanos com recurso a barbatanas arredondadas?!

 

Quando se olha para muitos peixes começas a arranjar forma de tentar identificar. Obviamente que não é o melhor método, mas neste caso é o único possível...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

identifica-se ciclideos africanos com recurso a barbatanas arredondadas?!

 

jcd_aqua: a tua opinião em baseada em quê?

Boas Quo,

Neste caso, para além das barbatanas arredondadas, o facto do egg-spot estar na borda da barbatana, quase a querer fugir, e o preto da barbatana dorsal não ser muito carregado e ser uma linha fininha, se bem que ainda é um peixe muito jovem.

 

Cumps

Editado por jcd_aqua

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim vou arranjar-lhe companhia, em princípio uns Saulosi, a ideia é ter apenas estas 2 espécies.

 

Vou ver se arranjo uma foto mais nítida.

 

Obrigado pelas opinioes.

 

Cumprimentos.

Saitou,

Os saulosi não são muito recomendados com os caureleus, pois ambas as fêmeas são de cor amarela, o que pode levar a hibridações indesejadas.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando se olha para muitos peixes começas a arranjar forma de tentar identificar. Obviamente que não é o melhor método, mas neste caso é o único possível...

pensei que isso só funcionava para ciclideos americanos, e mesmo assim, nem sempre fiavel. nunca li essa forma de identificação em ciclideos africanos...

 

 

Boas Quo,

Neste caso, para além das barbatanas arredondadas, o facto do egg-spot estar na borda da barbatana, quase a querer fugir, e o preto da barbatana dorsal não ser muito carregado e ser uma linha fininha, se bem que ainda é um peixe muito jovem.

 

Cumps

por acaso é pela aparência da barbatana dorsal que o meu palpite é para um macho até foto decente e mais informações. Reparem que a foto é tão desfocada que se torna ambigua, dá azo a interpretações. lembrem-se que isto é um bicho de aspecto jovem e deve ter sido adquirido há pouco tempo, deve estar em ambientação... isto é só palpites... lol

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim vou arranjar-lhe companhia, em princípio uns Saulosi, a ideia é ter apenas estas 2 espécies.

 

Vou ver se arranjo uma foto mais nítida.

 

Obrigado pelas opinioes.

 

Cumprimentos.

 

companhia, referia-me a outros igual a ele... mesma espécie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

pensei que isso só funcionava para ciclideos americanos, e mesmo assim, nem sempre fiavel. nunca li essa forma de identificação em ciclideos africanos...

 

por acaso é pela aparência da barbatana dorsal que o meu palpite é para um macho até foto decente e mais informações. Reparem que a foto é tão desfocada que se torna ambigua, dá azo a interpretações. lembrem-se que isto é um bicho de aspecto jovem e deve ter sido adquirido há pouco tempo, deve estar em ambientação... isto é só palpites... lol

 

Pois eu também não me lembro de ter lido!! Mas olha que ao longo dos anos cheguei a essa conclusão. Quando andamos nisto há muitos anos, nem tudo o que dizemos vem nos livros...!!!

 

Quanto à barbatana dorsal, foi também uma das caracteristicas que tive em conta e, tal como é dito, parece-me muito clara, pelo que continuo a apostar numa fêmea. Reparem na foto anexa (a única que encontrei nos meus arquivos - já não tenho esta espécie há uns anos):

 

IMG_9810_filtered.jpg

 

O macho tem as barbatanas bem mais escuras e nas fotos conseguimos verificar que a linha é fina.

Ainda outra questão - na maior parte das vezes os machos têm as barbatanas pélvicas pretas.

 

O eggspot não é uma das características que tenho em conta. Isto porque já vi fêmeas de mbunas com muitos!

 

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este é o meu macho dominante, foto um bocado antiga, tenta acasalar até com o macho submisso, e tive que lhe arranjar uma femea, com a qual fez imensos filhos, não tem zona preta na barbatana traseira:

labdominante.jpg

 

penso que precisamos de mais info:

como é o unico peixe, e devemos ser informados há quanto tempo esse peixe está no aquario desde a altura da foto, e as condições do aquário, sabendo isso, penso que torna-se facil saber se é femea ou não. O macho irá começar a ganhar o tom preto forte, a femea não...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora também fica aqui uma do meu, há uns bons meses atrás (sempre fotos de grande qualidade...) lolo

gallery_47710_2621_1184930.jpg

Este, tal como o do Quo até já têm barba lolo o meu esqueceu-se de barbear para a fotografia :P

 

Mas como podemos verificar, tal como disse o Diogo, todos os machos aqui apresentados têm as barbatanas pélvicas pretas.

No entanto, também já vi fêmeas com barbatanas pélvicas pretas :?

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essas femeas com barbatanas debaixo pretas incubavam?! dançar a dança do acasalamento com o macho dominante, na minha opinião, quer dizer pouco...

 

por acaso o meu está com barba, mas nesta foto nem por isso :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não querendo ser má lingua ou levantar falsas suspeitas, acho que o macho do jcd_aqua não das melhores estirpes. A forma da cabeça parece-me ter algo de haplo... digo eu! Também a barbatana dorsal, parece-me demasiado alta e ponteaguda.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por acaso gostei do aspecto do peixe, mas é estranho para um mbuna, agora que falaste, parece mesmo um ciclideo de águas abertas, um hap ou utaka. Um híbrido de um utaka com um mbuna?!

 

também está com as bandas verticais bem visiveis, stresss ou é do peixe?

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa foto já tem uns 8meses, ele ainda estava em crescimento. Tinha acabado de ser pai. Hoje em dia, já foi pai pela segunda vez e até já foi avô.

As barras verticais são mesmo de stress, pois na altura da foto andava a discutir dominância com um c.afra acabado de chegar.

 

Logo quando chegar a casa tenho de ver se lhe tiro uma foto mais recente lol

 

Quanto à fêmea com barbatanas pélvicas pretas, deixo aqui um exemplo do :sign_google:

Labidochromis_caeruleus_0002.jpg

Respeitanto todos os devidos direitos de autor :D lol

Editado por jcd_aqua

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais