Com qual espécie de Apistograma começar???


Berna

Recommended Posts

  • 2 semanas depois...

Olá,

 

Eu tive essa duvida a pouco tempo, pois também estou a montar um aquário para apistos e aconselharam-me Cacatuoides ou Ramirezis.

 

Abraço.

Editado por Nalguita
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

apistogramma cacatuoides, viejita, agassissi, etc...

 

Qualquer umas das especies mais comuns é boa pra te iniciares, normalmente são peixes já reproduzidos em cativeiro e, além do seu preço ser mais baixo, já estão mais ou menos habituados aos parametros dos aquários em geral.

Mas pesquisa antes de comprares para depois não apanhares nenhuma desilusão.

 

Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Antes de mais bem vindo ao mundo dos anões. De certeza que se a experiência te correr bem não te vais arrepender.

Qual a espécie com que começar?! Esta duvida é logicamente comum a todos os que começam com Apistogrammas... Eu também tive essa duvida em tempos e tenho a minha opinião formada!

Antes de te preocupares com a espécie que vais colocar, deves ter em atenção os parâmetros necessários para a manutenção em geral dos Apistogrammas.

Aqui vão alguns:

- Água com PH entre 6,5 e 7. Se for a menos melhor ainda, se for a mais só com espécies já nascidas nas nossas águas e habituadas a PH altos desde pequenos.

- Layout, deves ter esconderijos no aquário, desde troncos, plantas, cascas de coco ou mesmo pedras (desde que não sejam calcárias).

- Substrato deve ser areia de sílica (inerte, logo não te altera o PH), ou um substrato mais escuro, por exemplo Amazónica ou Africana Soil da ADA, entre outros.

- Temperatura entre 25º e 28º, no meu caso tenho maior parte a 27º.

- Luz com pouca intensidade, pois vão-se sentir mais à vontade.

 

Depois de teres o aquário minimamente com estes parâmetros, podes meter grande variedade de Apistogrammas (acredita que tens muito por onde escolher). Não te aconselho selvagens nem espécies pouco comuns, visto que estás a começar agora.

 

Qual o tamanho do aquário em que os vais colocar?

 

Boa sorte com o projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

(Para o Fábiosilva)

Também gostava de me iniciar no anões, mas qual o tamanho de aquário (ou litragem) que aconcelhas?

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fernando.

Respondendo à tua questão, se o teu objectivo é a reprodução e quiseres manter não mais do que 1 trio, então um aquário de +/- 70 a 100 litros é suficiente.

Se for para comunitário, então será dessas litragens para cima.

A reprodução dos meus Hongsloi foi feita num aquário de 27 litros (cubo 30x30x30), mas não é facil manter os parâmetros em tão pouca litragem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigado. Tenho um com cerca de 100 lt, acho que vou pensar a sério nisso.

A areia de silica não se irá sujar muito?

Editado por fernandoJb

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

Fábio é possivel manter um casal ou trio num aqua comunitário?

Tenho um de 100 L muito plantado e com alguns Guppys e camarões. Será possível nestas condições?

Vão comer os camarões certamente!

Cumps
Hugo Andrade

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite pessoal.

 

Ok, obrigado. Tenho um com cerca de 100 lt, acho que vou pensar a sério nisso.

A areia de silica não se irá sujar muito?

 

Se tiveres a água bem ciclada e souberes racionar bem a alimentação, com a ajuda de umas corys não terás grandes problemas de sujidade. Ainda assim se ficar alguma porcaria no chão, quando fizeres TPA´s podes aspirar.

 

 

Boas,

Fábio é possivel manter um casal ou trio num aqua comunitário?

Tenho um de 100 L muito plantado e com alguns Guppys e camarões. Será possível nestas condições?

Vão comer os camarões certamente!

 

Sim é possível.

Quanto aos guppys não terás problemas no que toca a território, pois estes andam mais na zona superficial. Lá vão levar umas bicadas de vez em quando mas faz parte...

Como disseste e bem, em relação aos camarões, irá certamente haver arroz de gambas ;).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais