Izkira Etxea


Simão Santos

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

vejam ai o meu mais recente aquário, a ideia é simplesmente tentar manter um plantado para camarões, espero que gostem e comentem

 

Titulo:

IZKIRA ETXEA -"casa dos camarões"

 

04092007159.jpg

 

Descrição: Nano aquário plantado de camarões

 

Classificação: Nano Plantado

 

Aquariofilista: Simão Santos

 

Dimensões(CxLxA): 30x20x25

 

Volume Bruto/Util: 15l

 

Filtragem: Eheim Liberty 100 (ligado no caudal mínimo)

 

Aquecimento: Aquaeden 10W por enquanto

 

Alimentação: ...

 

Iluminação: 22W 8h

 

CO2: Caseiro

 

Substrato: Akadama; Tropica Aquacare Substrate; Tropica Aquacare Plant Nutrition+ Capsules

 

Decoração: Seryiu Stone (?) x3

 

Flora: Eleocharis acicularis; Hemianthus callitrichoides "Cuba"

 

Fauna:

 

Outras informações: Tpa's 25% 2x por semana nas primeiras 3 semanas, posteriomente uma vez por semana

 

Ultima Actualização: 22/07/2011

 

Mais Fotos :

A Montagem- colocação do substrato

 

01012007145.jpg

 

Colocação da decoração

 

01012007146.jpg

 

Plantação Cuba- que foi depois refeita, desta vez em molhos mais pequenos

 

 

01012007149.jpg

 

Cultivo da "Cuba na forma emersa

 

HPIM5202.jpg

 

Agradeço desde já qualquer ajuda ou sugestão

Cumps =D

Editado por Simão Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Em grandes quantidades sim, até nos mata. Não faz mal nenhum fazer uma fertilização com co2 num aqua de camarões desde que esteja na sua quantidade certa.

 

cumps

 

Não morres por CO2, mas sim por falta de O2 porque todo o espaço onde estaria o O2 está ocupado por CO2

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não morres por CO2, mas sim por falta de O2 porque todo o espaço onde estaria o O2 está ocupado por CO2

se assim fosse nenhum aquário onde haja injeção de co2 poderia ter seres vivos.

onde foste buscar tal ideia?

o que parece poder afectar os camarões é a fertilização que inclua cobre, e mesmo assim é preciso que a dose seja exagerada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas obrigado,

 

ya quando a cuba cobrir toda a parte da frente é que planto a eleocharis parvula e encho o aqua, depois mais umas semanitas e ponho os camarões

tava a pensar por estes:

1 caridina japonica

3 Neocaridina zhangjiajiensis sp. "White Pearl"

3 Red cherry ou 3 Neocaridina heteropoda var. Yellow

 

Mas o mais certo é nem chegar à parte de por os camarões, nao tenham boas experiencias com os meus plantados/pseudo plantados

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema do CO2 e os camarões tem a ver com as oscilações de ph que podem ser por enfraquecimento da mistura no caso do Co2 caseiro, ou porque as plantas a noite invertem o ciclo de assimilação de CO2 e passam a absorver O2 gerando elas também Co2.

Editado por NunoCAST
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se assim fosse nenhum aquário onde haja injeção de co2 poderia ter seres vivos.

onde foste buscar tal ideia?

o que parece poder afectar os camarões é a fertilização que inclua cobre, e mesmo assim é preciso que a dose seja exagerada.

 

A explicação do Pedro foi muito acertada «Não morres por CO2, mas sim por falta de O2 porque todo o espaço onde estaria o O2 está ocupado por CO2».

 

Brancaman, a injecção de CO2 nos aquários é muito controlada (ou pelo menos deve ser) e ocorre em muito poucas quantidades. De X em X tempo o meu sistema manda uma quantidade de bolhas de CO2 para a água, este CO2 vai ser assimilado pelas plantas no chamado "fotossíntese" (durante o dia). Não queria ser muito especifico, porque toda a gente sabe +/- o que é a fotossíntese mas: depois ocorrem vários processos, inclusive químicos, e a planta vai acumular energia derivada da luz que recebe, e libertar O2 para a água beneficiando os seres vivos (fauna) que dependem do O2, tal como os humanos.

Durante a noite com a ausência de luz as plantas assimilam O2 e libertam o CO2, por isso há tendência a desligar os sistemas de CO2 durante o período nocturno.

 

Caso o CO2 não seja desligado à noite, pode muito bem matar todos os seres vivos, era o movimento causado pelo filtro (que cria bastante oxigenação) contra o CO2 libertado pelo sistema CO2 e pelas plantas, dependendo do tamanho do aquário, número de plantas a potencia do filtro e fauna poderia dar para o torto.

Abraço

Ganha 10€ em créditos no maior site de compras comunitárias: Fazer registo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Cultivo da "Cuba na forma emersa

 

Podes explicar aqui como fizeste esse método, já tinha lido isso num site estrangeiro, podes falar um bocadinho sobre essa técnica?

Quanto ao co2, era preferível arranjares co2 engarrafado com solenoide, isto se pretendes pôr os camarões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

então basicamente segui este metodo do Tom Barr http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=124429, se bem me lembro acho que segui à letra às instruções dele.

Basicamente foi Plantar, juntar água até saturar completamente o substrato, fechar o aquario com pelicula de filme( tambem deixei um buraco tapado com algodão para "respirar") e borrifar regularmente as plantas. A luz nao me lembro bem mas acho que pus moderada e 8h diarias. O biofilme forma-se passado 2-3 semanas.

 

Quanto ao CO2 vou sincero não tenho dinheiro para investir nisso.

Achas que vou ter problemas em usar o caseiro? Agora fiquei com dúvida :s

Espero que não, e os camarões que estou a pensar ter tambem não vão ser nada do outro mundo, C. Japonicas e neocaridina heteropoda

 

Cumps,

Simão Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite,

 

preciso de uma ajudinha se alguem me puder ajudar, passa-se o seguinte:

-a minha "Cuba" deixou de crescer, têm agora uma tonalidade mais amarelada ( no geral) e tem muitas folhas tambem com os bordos amarelos

 

-a acicularis já não cresce tão depressa como no inicio, perde muitas folhas e têm algumas algas

 

-Algas tenho um pouco cianobacterias, diatomaceas nos vidros e filamentosas e umas castanha k formam uma especie de tufos

 

-Tenho agora 4 C. Japonica e 5 Red Cherry

 

-O CO2(caseiro) tenho de admitir teve um problema na valvula e não tem sido constante

 

-Ultima medição: PO4:1,0mg/l NO3:25mg/l GH:2/3

 

como disse no inicio isto foi uma 1ª tentativa de manter um plantado (de manter plantas em condições verdade seja dita), por isso visto não perceber muito disto gostava k me pudesse ajudar e dizer e o k fazer

 

desde já Obrigado

Simão Santos

Editado por Simão Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como nunca tive cuba não te posso ajudar, mas como pretendo num futuro próximo fazer igual estou muito interessado na resposta ao teu problema, pessoal entendido chegue-se à frente sff.

Entretanto explica lá esse problema com a "valvula" do co2?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização:

 

as algas depois de adicionar mais camarões e continuar com as tpas regulares (dia sim dia também) desapareceram =D

restaram algumas diatomaceas :s

 

a Cuba continua na mesma ou pior (nao sei se conseguem reparar nas pontas amarelas nas folhas da planta...)

 

25012007175.jpg

 

A eleocharis é k parece k melhorou e agora cresce melhor, mas ainda larga muitas folhas....

 

25012007172.jpg

 

Cumps,

Simão Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Então Simão essa cuba safou-se ou não?

Vai dando noticias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.