Ajuda Kribensis


Recommended Posts

Olá Berna.

Eu adquiri agora um casal de kribensis para colocar num aquário de 60cm, mas a maior parte do pessoal diz que o minimo são 80cm.

Acho que um de 50cm será pouco até só para um casal, mas espera para outras opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquário minimo

50 cm para a maioria dos peixes não é recomendado .

Os kribensis ainda crescem um pouco, especialmente o macho e são peixes territoriais. Os meus chegam a ter um territorio com ciclideos semi-agressivos, de 50 cm (50 cm para os outros) e com ciclideos pacificos chegam a mandar em 80cm, os outros ficavam com 20 cm. Tudo dependia da disposição das pedras

 

Mínimo 60 cm, idealmente 80 cm para os meteres com outros ciclideos. No entanto, não é impossivel ter kribensis num aquario de 50 cm e eles darem-se. Sao muito resistentes e adaptaveis. Companhia... é que não dá. E, não são boas condições a dar ao peixe.

 

nota final: colocar pedras no aquario, as pedras ajudam a definir melhor os territorios e a convivencia entre espécies.

 

 

compatibilidade

para os kribensis num aqua de 60 cm, podes por um cardume. tetras, barbos e outras espécies de peixes de cardume é o ideal. na verdade os kribensis são dos peixes mais adaptaveis que conheço em relação a outros peixes, dá para misturá-los num comunitario, com ciclideos americanos e até com ciclideos africanos, se bem que neste ultimo caso é preciso atenção ao que se está a fazer, idade dos peixes, decoração e ordem de entrada no aquario.

 

idealmente deves comprar um casal (macho mais femea), se desejares mais (apenas para aquario de 80 cm+) podes por um trio (1m+2f), nota que este trio nada tem a ver com o funcionamento dos ciclideos africanos dos lagos.

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas, (a minha experiencia)

 

Dar dá..(embora aconselhem no minimo 80 LTs).o meu tem 60 cm e acabei de ter criação á 3 dias, tinha 5 Kribensis desde á uma ano eram pequenos.quando vieram..alem de 1 botia palhaço e corrydoras anãs..o problema é quando eles formam casal, tornam-se agressivos para todos os outros, mesmo para o botia que tem o dobro do tamanho...acabei de dar os outros 3, porque agora com crias, não brincam em serviço podes ter a certeza q defendem defendem a prol até á á morte,,nunca vi peixes assim..vale mesmo a pena..portanto os outros a que tem que ter cuidado se se aproximam do ninho ou das crias.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora viva,

 

Casal de Kribensis em 50 litros:

Desculpem estar a discordar mas penso que um casal de kribensis em 50 litros é possível e sem problemas de maior. Agora se quiseres meter mais alguns peixes, aconselho vivamente um aquário maior.

 

Territoriais:

Eu não concordo muito. Porque pelo que me percebi, eles só o são quando estão a passear os filhotes, pois não deixam ninguém se aproximar. Os meus dão-se bem com qualquer um dos outros (barbos, rasboras, corys, discus, danios) mas o aquário também 300 litros e vários esconderijos entre os troncos, se bem que eles só querem um para eles, mas são muito sociáveis com os outros.

 

Pedras para marcar território:

Mais uma vez não concordo muito com a "necessidade" de serem obrigatoriamente pedras. Aliás, dos africanos penso que os kribensis são dos poucos que preferem troncos a pedras para "toca". A minha experiência diz-me que eles encontram um local para toca e enquanto os dois elementos do casal estiverem vivos, estão assim para a vida toda, e sempre no mesmo local.

 

Mas como tudo, esta é apenas a minha percepção e a experiência que tenho... Tenho-os num comunitário e não vejo porrada com ninguém. Mas obviamente que tendo 300 litros, deve ajudar a evitar conflitos. Mas são muito sociáveis, tirando a altura que nadam com as crias debaixo deles, pois não deixam ninguém se aproximar delas... Mas apenas isso, só para proteger os deles..

 

Cumprimentos,

Ruben Mendonça

Editado por Rujorome
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os kribensis por si só são peixes complexos para o seu tamanho, e adicionado a isso a percepção do mesmo facto varia consoante o dono e as circunstancias, o tamanho do aquário e os parceiros. a oridem dos kribensis também diz-se que terá influencia, há uns mais agressivos e outros mais calmos. já tenho kribensis há uns anos e em varias circunstancias, neste momento tenho-os em 3 aquários diferentes. e nos 3 nas circunstancias actuais são peixes calmos, mas isso não invalida a semi-agressividade do peixe. é um peixe bastante adaptável. Por isso o recomendo sempre.

 

Mas factos são factos, os kribensis são territorioais, da mesma forma que são territoriais outros ciclideos durante a epoca de reprodução. Ninguém disse que são obrigatoriamente pedras. mas sim preferencialmente. se consegues fazer tocas em troncos, até com copos e talheres podes fazer o mesmo, mas isso não invalida que as pedras são a melhor forma de gerir um aquário em questão de territorios. dos africanos serão os que preferem troncos? que outros ciclideos africanos mantiveste?! faz pouco sentido essa afirmação.

 

penso que alem dos 300 litros terá a ver com a tua percepção, com os companheiros e a tua experiência ou a falta dela com outras espécies de ciclideos. em muitos ciclideos que reproduzem em substrato, a agressividade e o territorialismo para a espécie em questão é definida durante o momento da reprodução, se bem que há peixes e peixes. Daí que penso que a questão é a tua definição de agressividade e territorialismo em ciclideos que propriamente a tua "experiencia" e a dos outros.

 

o aquário também 300 litros e vários esconderijos entre os troncos, se bem que eles só querem um para eles, mas são muito sociáveis com os outros.

resumindo: é um peixe territorial

 

Tenho-os num comunitário e não vejo porrada com ninguém. Mas obviamente que tendo 300 litros, deve ajudar a evitar conflitos. Mas são muito sociáveis, tirando a altura que nadam com as crias debaixo deles, pois não deixam ninguém se aproximar delas...

 

resumindo, são agressivos ou semi-agressivos. Por peixe agressivo não se quer dizer que seja um assassino em série que mate sem motivo. os kribensis dificilmente matarão algum peixe, têm porte pequeno e não têm dentes para isso.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais