Discus beach


Fabulus

Recommended Posts

Boas.

 

Já há muito tempo que tenho o bichinho da aquáriofilia, mas só mais ou menos à cerca de 3 anos é que comprei o meu primeiro aquário.

Sempre desejei ter Discus, mas sabia que não possuía conhecimentos, nem condições para os manter. Depois de muitos erros lá fui aprendendo alguma coisa, e sentindo-me preparado para uma nova aventura, decidi comprar um aquário de 300L e agora sim poder manter Discus e poder oferecer-lhes condições para que se mantenham saudáveis e felizes.

 

Setup

 

- Aquário 150X50X50 -300 Litros brutos

 

Substrato:

- Fértil da JBL e Húmus de minhoca

- Elos Terra

 

Hardscape:

- Calhau rolado

- 1 tronco de Cedro

 

Iluminação:

- T5 8x39 Watts

- 10 horas diárias

 

Filtragem:

- SUNSUN BHW-302

- Fluval 205

 

Temperatura:

- Jager 250 Watts

- Temperatura da agua - 29 graus

 

CO2

- Botija de 2 Kg (manómetros com válvula solenoide)

- Difusor de Vidro

 

Fertilização

- Estou a pensar em utilizar os fertilizantes da Elos

 

Flora:

- Anubias nana, var. Barteri e coffeefolia.

- Blyxa japonica

- Bolbitis heudelotii

- Cryptocoryne beckettii

- Echinodorus bleheri

- Eleocharis parvula

- Riccia fluitans

- Vallisneria nana

- Christmas moss

 

Fauna:

- 3 SAE

- 1 Limpa-vidros

- 9 Rasboras

- 9 Neons

- 12 Pristelas

- 10 Neons rosa

 

(Em relação aos Discus, já estão comprados mas ainda estão na loja, como sou dos Açores e vivo na ilha das Flores e a loja é na ilha de São Miguel, tenho que os ir lá buscar, em principio no final do mês :baned: )

 

Aqui vão algumas fotos da montagem do aquário e depois de concluído ainda sem peixes. Peço desculpa pela fraca qualidade das fotos, tanto a máquina como o fotografo são fraquinhos :blush:

 

Pic_20007_1.jpg

 

Pic_20007_2.jpg

 

Pic_20007_3.jpg

 

Pic_20007_4.jpg

 

Pic_20007_5.jpg

 

Pic_20007_6.jpg

 

Pic_20007_7.jpg

 

Pic_20007_8.jpg

 

Pic_20007_9.jpg

 

Pic_20007_10.jpg

 

Pic_20007_11.jpg

 

Pic_20007_12.jpg

 

Pic_20007_13.jpg

 

 

Agradeço criticas sugestões e conselhos.

 

Obrigado e um abraço.

 

Fábio Silveira

Editado por Fabulus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Obrigado.

 

Isso é que é pior, quando os peixes não estão bem, e não conseguimos fazer nada para os ajudar é mau,

também já passei por isso, mas o importante é não desmotivar. Devagar chega-se lá! :smile2:

 

Fábio Silveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

gostei muito da montagem, tem tudo para ficar bonito. Resta esperar pelos artistas que faltam vir e que essa flora cresça.

Apenas fazia uma pequena alteração, a pedra que tens ao alto no lado esquerdo parece que bloqueia o layout, isto é, a fluidez criada pelos troncos e pela forma que está colocado o substrato aquela pedra vai parecer uma parede. Mas isto é a minha opinião e eu não sou nenhum pro em aquascaping, se gostas continua.

Agora resta esperar que essas plantas arrebitem.

Boa sorte para este teu projecto... e vai metendo umas actualizações que a malta agradece.

 

 

Cumprimentos

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva.

 

Obrigado pelo comentário Hugo.

 

Resolvi seguir as recomendações que me tem dado e fazer umas pequenas alterações.

 

Troquei a pedra grande por uma mais pequena, e na parte frontal do lado direito coloquei uma pedra para dar um aspecto mais natural à separação da areia para a terra.

 

Fica aqui uma foto para verem como ficou.

 

Pic_20007_14.jpg

 

E agora é esperar para ver a evolução das plantas e para chegar os Discus. Que já há quase um mês que os comprei e ainda nem os vi!

 

Abraço

 

Fábio Silveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Gostei da montagem, o tronco é fantástico e dá um aspeto natural á montagem, tb gosto das pedras roladas. Resta agora esperar que a flora cresça para ver o rumo que toma e depois ires acertando.

Apenas fazia uma pequena alteração, o difusor de CO2 e mangueira na minha opinião deviam estar mais encostados ao canto esquerdo, mas um pormenor coloca demaneira que as borbolhas se espalhem pelo aq. aproveitando a saida do filtro, espero que me tenha feito entender. Isto na minha opinião.

Também acho que 10h de luz agora no início é muito por causa das algas que poderam surgir, eu reduzia para 7.30 ou 8h. Na minha montagem de Discus (que podes dar uma vista de olhos se assim entenderes), tenho neste momento 7.30h e a fauna está muito bem.

No futuro vai estando atento aos SAE podem importunar os disco agarrando-se a eles, os Otos seriam uma melhor escolha.

Vai atualizando, cumpr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa ser do contra, mas os meus ottos são bem mais chatos para os discus que os SAE.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens pelo aquário.

 

Que seja uma fonte de divertimento, entretém e que consigas atingir todos os teus objectivos.

 

Um tronco fantástico, que representa uma enorme mais-valia para este aquário.

 

Uma escolha de flora equilibrada, quase toda de baixa manutenção.

 

Conforme já te alertaram, atenção à iluminação. 8x39 watts… é muita, muita luz.

 

Boa Sorte. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente tronco, dizes tu que é de cedro? Conta lá como o arranjaste.

Agora a disposição do equipamento:

o termómetro deve estar no canto oposto do termóstato, assim como o indicador de co2 deve estar afastado do local do difusor de co2, só assim garantes que os valores apresentados são os correctos.

Se possível colocava o termóstato num dos cantos e na posição vertical, e o difusor de co2 colocado debaixo da flauta do filtro, a corrente obrigava o co2 a espalhar-se pelo aquário todo.

Na areia tenta criar umas ondas, está muito liso e arranja mais umas pedrinhas pequeninas e espalha-as aleatoriamente.

Falaste em seixos rolados(as pedras cinzentas) mas não apresentaste umas que estão do lado direito(mais claras e rugosas).

Não te acanhes e tira fotos aos pormenores, talvez assim consigamos ver os peixes :medieval_mace:

Um abraço aí para os Açores, para mim uma definição de aquários plantados(uma mancha de verde rodeada de água).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse tronco é lindo mesmo. Basta deixar crescer o mato agora e isso vai ficar uma beleza, sem dúvida alguma :D

Vou continuar a acompanhar esta montagem como é óbvio!

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fabulus, reparei que fizeste alterações no aqua relativamente ao hardscape.

Inicialmente fiquei tão "vidrado" com o teu layout, que nem reparei num pormenor importante que colegas aqui do fórum referiram.

Pela dinâmica da água, o melhor local para colocar o difusor de CO2 é no lado oposto à flauta. Já o indicador é no lado oposto do difusor.

Mas existe outro pormenor, ao que parece tens 2 filtros, agora tens de ver para que lado é que se dá o maior fluxo de água para poderes jogar com o difusor.

E atenção ao alerta que o canito te deu...senão vais ter muito trabalho.

 

Cumprimentos

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelos comentário e opiniões.

 

Quanto à disposição dos equipamentos já fiz os devidos acertos que me recomendaram, o difusor coloquei debaixo da flauta do fluval que parece estar a espalhar bem o CO2, tambem já coloquei no lado oposto o indicado de CO2 e o termómetro, o termostato é um bocado comprido não consigo coloca-lo bem na vertical mas anda lá perto!

 

Já me tinham chamado a atenção para o excesso de luz, e então logo no segundo ou terceiro dia reduzi para 7 horas de foto período e também reduzi o numero de lâmpadas a funcionar, estando agora só 4X39W.

Baixei também a temperatura para 25 graus, para ver se as plantas arrebitam, mais perto dos discus chegarem volto a aumentar para os 28, 29 graus.

 

No futuro vai estando atento aos SAE podem importunar os disco agarrando-se a eles, os Otos seriam uma melhor escolha.
Desculpa ser do contra, mas os meus ottos são bem mais chatos para os discus que os SAE.

 

Pois, eu agora não tenho outra hipótese, acho que é difícil encontrar otos cá nos Açores, para já vão ficar estes depois se começarem a chatear retiro-os.

 

Excelente tronco, dizes tu que é de cedro? Conta lá como o arranjaste.

 

Foi apanhado na natureza, que como devem saber, aqui nos Açores é mesmo ao lado de fora da porta. :laugh:

Meu sogro tem um prédio no mato onde existe muita vegetação, e o gado muitas vezes arranca troncos como este que tenho ficando na terra a secar, depois quando preciso é só ir lá buscar, limpar, desinfectar, e está pronto a usar!!! Até rima! :laugh:

 

Falaste em seixos rolados(as pedras cinzentas) mas não apresentaste umas que estão do lado direito(mais claras e rugosas).

Não te acanhes e tira fotos aos pormenores, talvez assim consigamos ver os peixes :medieval_mace:

 

São na mesma seixos rolados, estão é com rede para segurar a riccia, tentei com seda mas conseguia segura-la no sitio estava sempre a vir para a supreficie, espero que quando a riccia crescer cubra a rede se não na sei como vou fazer!

 

Um abraço aí para os Açores, para mim uma definição de aquários plantados(uma mancha de verde rodeada de água).

 

É uma bela maneira de descrever os Açores é sim senhor.

 

Ficam aqui mais umas fotos que tirei hoje, da para ver alguns peixes, peço desculpa pela qualidade, mas é o que se pode arranjar.

 

Pic_20007_19.jpg

 

Pic_20007_15.jpg

 

Pic_20007_16.jpg

 

Pic_20007_17.jpg

 

Pic_20007_18.jpg

 

 

Mais uma vez obrigado pelos comentários e sugestões, foram uma grande ajuda. :thumbup3:

 

Abraço

 

Fábio Silveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas.

 

Cheguei ontem da ilha de São Miguel, mas infelizmente não pude trazer os Discus!!! O pessoal da companhia aérea não autorizou!!! Assim que eu disse que trazia peixes vivos, foi como se tivesse dito que trazia uma arma, foi uma confusão!!!

 

Mas pronto graças ao Pedro Resendes lá se resolveu a situação, e em principio esta semana devo os receber!

 

Quanto ao aquário as novidades também não são propriamente as melhores, tenho as Anubias e as Bolbitis cheias de algas, penso tratar-se de BBA!

 

Pic_20007_20.jpg

 

Pic_20007_21.jpg

 

Eu já recebi os fertilizantes e já preparei os macros e os micros, amanha começo a fertilização! Também tenho um resto de Exel que vou utilizar, a ver se as algas se vão embora!

 

Tenho um duvida em relação a fertilização, começo com a dose recomendada ou começo com metade da dose, e vou aumentando progressivamente?

 

Preparei os fertilizantes como recomendava nas instruções que vieram com os sais!

 

Para 500ml de agua destilada

 

Macros:

3 tsp (21g) Potassium Nitrate

1 tsp (11g) Potassium Phosphate

6 tsp (42g) Magnesium Sulphate

 

Micros:

1 tso (4g) Chelated Trace Elements

 

Abraço.

 

Fábio Silveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cheguei ontem da ilha de São Miguel, mas infelizmente não pude trazer os Discus!!! O pessoal da companhia aérea não autorizou!!! Assim que eu disse que trazia peixes vivos, foi como se tivesse dito que trazia uma arma, foi uma confusão!!!

 

Mas pronto graças ao Pedro Resendes lá se resolveu a situação, e em principio esta semana devo os receber!

 

Pois, isso é complicado, esperemos que consigam chegar e em boas condições, para a próxima informa-te antes de fazeres viagem, talvez assim te deixem seguir com eles ou então arranjas outra maneira.

Quanto a fertilizações não te posso ajudar, não pesco nada disso cabecadura

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fabulus

Parabéns pelo aqua que esta brutal.

Uma aparência bastante calma e um aspecto muito natural.

Quanto ao teu 1º problema de algas é devido ao excesso de luz em relação ao nível de co2 que terás no aqua.

Boas águas, Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, parabens pelo aqua, está fantástico e transmite uma sensação de tranquilidade.

 

Relativamente ás fertilizações não te posso ajudar :(. No meu aqua resolvi o problema das BBA com ampulárias douradas, dizimaram as algas todas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Obrigado pelos comentários.

 

Pois, isso é complicado, esperemos que consigam chegar e em boas condições, para a próxima informa-te antes de fazeres viagem, talvez assim te deixem seguir com eles ou então arranjas outra maneira.

 

Eu já trouxe peixes varias vezes comigo, a diferença foi que desta vez trouxe dentro de uma caixa de esferovite, e segundo o funcionário não se pode transportar água dentro deste tipo de caixa!

Para a próxima já sei!

 

Quanto ao teu 1º problema de algas é devido ao excesso de luz em relação ao nível de co2 que terás no aqua.

 

No meu aqua resolvi o problema das BBA com ampulárias douradas, dizimaram as algas todas.

 

Vou tentar diminuir o foto período, porque segundo o Drop Checker tenho o CO2 no nível certo! tenho medo se aumentar faça mal aos peixes!

Em relação as ampulárias douradas, não consigo arranjar onde estou, e não sei se sobrevivem a 4 dias de viagem nos correios!

 

E agora as boas noticias, os Discus já chegaram e até ver estão bem, deixo umas fotos tiradas hoje!

 

Pic_20007_22.jpg

 

Pic_20007_23.jpg

 

Pic_20007_24.jpg

 

Pic_20007_25.jpg

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Reduzindo o foto período pode ajudar a controlar, com tudo o melhor é cortar com cuidado e com ajuda de tesoura :).

Quanto aos discos, muitos parabéns porque são uns belos exemplares.

Boas águas, Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses Discus ... lindos!! xPP

É para condizer com o aquário ehhe

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Obrigado pelos comentários, ainda bem que gostaram, tive sorte porque não os escolhi, foram encomendados, excepto um, mas tive sorte com eles, é pena é a maquina não ser grande coisa, porque não faz justiça as cores deles!

 

Quanto as algas, continuam a chatear mas pelo menos para já só tenho BBA! Provavelmente alguma flora de crescimento rápido iria ajudar!

 

Comecei as fertilizações esta semana junto com o exel, e cortei algumas folhas que estavam mesmo mal!

 

Vamos a ver o que acontece!

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Já há duas semanas que faço fertilização, as algas parece que estão na mesma, nem melhor nem pior!

 

Fiz testes hoje e os valores são:

 

PH - 6,5

Amónia - 0mg/l

No2 - <0,3mg/l

No3 - 25mg/l

Po4 - 1mg/l

Gh - 80mg/l

Kh - 50mg/l

 

Não tenho bem noção dos valores ideais, agradecia que alguém desse uma ajudinha!

 

As fertilizações são feitas da seguinte forma:

 

Domingo - TPA + macros

Segunda - micros

Terça - macros

Quarta - micros

Quinta - macros

Sexta- micros

Sábado - nada

 

Abraço

 

Fábio Silveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse tronco :drool3: Esses Discus :drool3: Esse aquário e móvel :drool3:

Parabéns pela montagem, está bastante agradável.

Tens mesmo de resolver o problema das algas porque os Discus fazem tudo menos ajudar nesse aspecto e acho que todos queremos que isso dure...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.