Ideia para discussão: Reutilização com reposição automática de água do aquário


Recommended Posts

Há algum tempo que ando a maturar uma ideia sobre a reutilização de água de aquário, custa-me sempre ver os litros de água deitados fora aquando uma TPA. As sugestões habituais passam pelo uso da água para rega, o que se revela insuficiente se vivermos num apartamento (tenho um aquário de 275l, faço TPAs semanais de cerca de 65 a 70l).

 

 

A melhor maneira de aproveitar a nossa água dos aquários será canalizar a mesma para um autoclismo, que têm um tanque com capacidade de 6 a 10l. Se existirem 10 descargas completas por dia, são no mínimo 60 litros de água, que tanto faz ser potável ou de aquário.

 

 

Implementação do sistema:

 

Instalação de um passa muros ligado ao cano de enchimento do autoclismo, desligando-se o mesmo da rede pública (caso aconteça algum problema, deverá sempre existir maneira de ligar rapidamente o autoclismo de volta à rede). Os autoclismos têm válvulas flutuantes (float valves) que param automaticamente quando o depósito está cheio. Os aquários têm habitualmente um nível de água superior à altura dos autoclismos.

Resumindo, cada vez que se descarregava o autoclismo, este enchia-se de novo com água do aquário.

 

Instalar um sistema de reposição de água gota a gota, com uma válvula flutuante, desta vez no aquário, para reposição lenta da água retirada para o autoclismo. Instalação de um segundo passa muros de segurança ligado ao esgoto, acima da linha de água, caso acontecesse algum problema na válvula flutuante, evitando assim inundações.

 

 

Já tive a ver vários sistemas de reposição automática de água e a única coisa que muda nesta ideia é a água ser direccionada para o autoclismo, ao invés do esgoto.

 

 

Um sistema destes fará com que se tenha TPAs automáticas, reutiliza-se àgua, sendo que a anulação deste gasto suplementar é boa para o ambiente e para os nossos bolsos. Um sistema destes só poderá porém ser implementado em aquários com alguma envergadura e terá provavelmente que ter a instalação de pré-filtros de água, para evitar surpresas desagradáveis que a manutenção da EPAL e suas congéneres poderão trazer.

 

 

Críticas, sugestões e discussão é bem-vinda. Eu gostaria de num médio/longo prazo instalar um sistema destes no meu aquário.

Editado por subzer0
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há algum tempo que ando a maturar uma ideia sobre a reutilização de água de aquário, custa-me sempre ver os litros de água deitados fora aquando uma TPA. As sugestões habituais passam pelo uso da água para rega, o que se revela insuficiente se vivermos num apartamento (tenho um aquário de 275l, faço TPAs semanais de cerca de 65 a 70l).

 

 

A melhor maneira de aproveitar a nossa água dos aquários será canalizar a mesma para um autoclismo, que têm um tanque com capacidade de 6 a 10l. Se existirem 10 descargas completas por dia, são no mínimo 60 litros de água, que tanto faz ser potável ou de aquário.

 

A ideia é excelente, mas como dizes vivemos em apartamentos onde a passagem de tubos entre aquário e autocolismo pode ser dificil ou impossivel (considerando efeitos estéticos).

Quanto à reposição de água automática é obviamente o ideal: fazer várias TPAs conforme as descargas era o que as minhas plantas e Discus gostavam :)

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já me tinha passado uma ideia do género pela cabeça, pois por sorte, atrás da parede onde está o aquário fica a casa de banho, e mais sorte ainda coincide como autoclismo.

Mas passar da ideia à pratica é um bocado mais complicado, não quero andar a partir a casa sem saber se resulta.

Fico à espera de desenvolvimentos deste projecto, depois de ver obra feita a funcionar, sou capaz de me aventurar também.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu penso que a válvula de regulação de nível do autoclismo não funcionará bem com a descarga do aquário pois a água vindo deste para o autoclismo apenas por gravidade terá uma pressão insignificante que pode não resultar bem. Poderá sim é ser injectada directamente no autoclismo (criando um pequeno passa muros num ponto qualquer do autoclismo acima do nível de enchimento) sem passar pela válvula de entrada e, como não pode ser seccionada, quando o autoclismo estiver cheio e o sistema gota a gota continuar a funcionar, a água sairá sem problemas do autoclismo pelo over-flow que este tem incorporado directamente para a sanita sem qualquer hipótese de inundação.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece que a válvula de entrada de agua no autoclismo necessite de pressão para abrir. Por outro lado a solução apresentada, até poderá ser boa no aspecto de poupar trabalho, mas aumenta significativamente o consumo de agua.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Estamos a falar de um sistema de reposição de água do tipo gota a gota, que poderá demorar horas a encher o autoclismo, que poderá ainda ser controlado por uma electroválvula e um interruptor horário sem qualquer desperdício de água desnecessário.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta,

 

É bom ver discussão e introdução de novas ideias nesta matéria.

 

VitorFranco

Por enquanto não vou conseguir implementar o sistema até porque teria que comprar um aquário já com os furos necessários e de momento não tenho t€mpo para isso.

Mas quando o fizer, gostava mesmo de já ter tudo pensado para o poder implementar.

José Manuel Martins Sousa

Um passa muros a 2/3 da coluna de água(2/3 porque se acontecer algum problema, fica sempre bastante água no aquário) já apresenta uma pressão bastante boa e enche rapidamente um autoclismo de 6l. As float valves que tive a ver são bóias que com o enchimento do recipiente tapam a entrada de água. Encher o autoclismo gota a gota seria impossível para o uso corrente de uma casa e inutilizaria o propósito deste sistema, que é a poupança de água.

 

Fica aqui uma foto das float valves que falo:

 

foto

 

 

Que preocupações terá que existir para evitar inundações e outros problemas semelhantes num sistema como estes? Repor cerca de 60l por dia num aquário(digamos de 350l), mesmo a gota a gota não poderá ser uma quantidade de cloro muito grande?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá subzer0

 

As TPA's feitas com a reposição no aquário com um sistema gota a gota era o que vinha sugerido no tópico. É evidente que o caudal de saída do aquário para o autoclismo dependerá sempre do sistema de admissão pois a água que sái terá o mesmo caudal da que entra.

 

Todo este sistema pode facilmente ser implementado sem furar o aquário, simplesmente utilizando um over-flow. Nem serão necessárias nenhumas float valves. Bastará uma electroválvua comandada por um interruptor horário programável, e baratinho, (Rain Bird) ou equivalente dos sistemas de rega simples do mercado para controlar a entrada de água no aquário às horas e vezes que quizer durante o dia e a água à medida que entra no aquário sairá por gravidade através do over-flow para dentro do autoclismo.

 

Possibilidades de inundação com um sistema destes são praticamente inexistentes pois o que poderá acontecer é se o autoclismo continuar a receber água depois de cheio esta passa directamente para a sanita e não derramará para fora. Por outro lado o choque térmico e a questão do cloro, se a admissão de água for lenta, não terão qualquer efeito nergativo no aquário.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez não me tenha explicado bem até agora, vou tentar esquematizar:

 

1º - ao puxar autoclismo, há um passa muros ligado do aquário ao autoclismo, enchendo rapidamente e por inteiro o tanque do autoclismo.

2º - o nível da água do aquário baixa logo os tais 6l que foram para o autoclismo e vai sendo reposta lentamente pelo sistema gota a gota até chegar ao máximo devido

3º - esse máximo era definido por uma float valve no aquário, para impedir que uma vez cheio, entre mais água no aquário

4º - acima do nível máximo de água, há um outro passa muros, para o caso de existir algum azar, evitando assim inundações (pode ser ligado, como sugerido ao autoclismo)

 

Ou seja, o pretendido é não gastar água com o aquário, por motivos ecológicos e económicos, além de facilitar e automatizar as TPAs.

 

Quanto à hipótese de overflow, penso que para um sistema destes, não se adaptará bem ao pretendido (embora para o sistema por si sugerido sirva na perfeição)

 

 

Agora que tentei explicar-me um pouco melhor, o que lhe parece o sistema?

 

Um abraço

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

O que descreves é de facto muito fácil de executar, o grande problema prende-se com o facto, como já foi citado antes, com a ligação do aqua ao autoclismo.

 

Assim, cada vez que o autoclismo fosse accionado e estivesse vazio a água caíria por acção da gravidade e quando estivesse cheio a própria válvula do autoclismo faria o serviço de fazer o barramento.

 

No aqua existiria, como já tendo em vários aquas e na bateria um dispositivo móvel, um sistema de reposição automática controlado por uma boia de nível, uma torneira (servirá para controlar o fluxo de água de entrada no aqua) e uma válvula selenóide, tudo isto ligado com tubo de 1/4 de polegada ou 6mm (normalmente usados em sistema de osmose e/ou frigoríficos). Isto estaria ligado a pré-filtros de sedimentos/cloro/osmose... dependendo do tipo de aqua/vivos a que a água se destine.

 

A ideia de utilizar o autoclismo para fazer a descarga/TPA "automática" e frequente é que é deveras interessante, assim estaria frequentemente a fazer TPA faseados.

 

Boa sorte com o projecto, se necessitares de ajuda é só avisares,

 

 

Cumprimentos

 

 

RF

 

PS - Para a saída de água do aqua seria melhor o aqua ser furado mas na pior das hipoteses também poderá ser feito através de um tubo (rígido ou flexível) ferrado com a água e ligado ao autoclismo - o importante é que este tubo não desferre.

 

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pela participação!

 

 

Por acaso, o que menos me preocupa é o abastecimento do autoclismo. Desde que exista um diferencial entre a altura do autoclismo e do aquário, com um passa muros de 1/2 ou 3/4 de polegada, enche num instante.

 

Quanto aos pré-filtros, dado que tenho discus, penso que seriam mesmo necessários. Aí é que estou completamente às escuras...Além disso não deve sair barato!

 

 

Qual seria a função da válvula selenóide no sistema?

 

Podias publicar umas fotos e explicar esquematicamente o sistema que tens implementado? Por certo que vou poder retirar boas ideias!

 

Abraço

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas

 

Ja faz tempo que este topico parou.

 

Este sistema que foi falado e mais simples do que parece.

 

- reposicao de agua no aqua feita com o sistema do autoclismo, tendo um sistema de seguranca para o caso de avaria da boia, sistema esse que poderia ser o dreno de agua directo ao autoclimo. E dessa forma nunca iria haver inundacao por o autoclismo ter um sistema de dreno ta,bem para seguranca do caso da boia nao fechar a agua.

 

- colocacao de agua do aqua para o autoclusmo feito com bomba de agua no aqua e boia de activacao electrica para a bomba colocada no autoclismo.

 

Nao e nenhum bicho de 7 cabecas.

 

A agua sendo bombada do aqua ja pode estar o aqua um pouco mais longe.

 

Usar a gravidade para este tipo de sistema nao e funcional.

Editado por miggx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais