Projecto saulosi


Diogo Lopes

Recommended Posts

Olá,

 

Ontem fiz uma grande TPA (antes de férias) e hoje tive duas posturas. Curiosamente, foram separadas por 10 minutos, no mesmo local e claro, fecundados pelo mesmo macho! Desta vez consegui filmar uma delas...

 

 

O resultado da primeira...

 

Picture1-42.jpg

 

A segunda fêmea antes de começar a postura...

 

Picture2-32.jpg

 

E os machos: 4 já bem marcados (como já tinha dito) e mais 3 a começar a marcar... a tentarem convencer a segunda fêmea de que eram os mais bonitos!

 

Picture3-24.jpg

 

Picture4-16.jpg

 

Picture5-10.jpg

 

Picture6-8.jpg

 

Picture7-5.jpg

 

Picture8-3.jpg

 

Picture9-2.jpg

 

Picture10-1.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • Replies 61
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá,

 

Chegado de férias, os peixes estão todos bem!

 

No aquário principal, tenho agora cerca de 30 peixes (a verdade é que não sei bem quantos são!). Tenho 7 machos completamente azuis e mais 2 ou 3 a começar a marcar.

 

As posturas continuam... Antes de sair para férias fiz mais uns quantos partos e coloquei os pequenotes todos juntos no aquário de crescimento no fishroom. Tenho agora mais de 250 peixes! Aqui ficam algumas fotos da creche!

 

Picture1-43.jpg

 

Picture2-33.jpg

 

Picture3-25.jpg

 

Picture4-17.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Ontem apanhei mais uma postura. Resolvi tirar algumas fotos, não pela situação, mas pela cor que o macho apresentava.

 

Picture3-7.jpg

 

Picture4-4.jpg

 

Picture1-19.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá,

 

Não actualizava o tópico há cerca de 1 mês! Na verdade não mudou muita coisa! Mesmo com a saída de alguns peixes, juvenis e adultos, tenho ainda muitos... muitos mesmo. A grande diferença é que tenho agora 25 adultos e cerca de 15 juvenis no aquário principal.

 

Os juvenis são de diversos tamanhos, e portanto de diversas posturas (o que garante alguma variabilidade genética).

 

Os adultos são agora 7 machos e 18 fêmeas. Dos 7 machos, 5 estão completamente formados e com cor (sendo 2 deles dominantes e claro com mais cor). As fêmeas têm feito diversas posturas e isso faz com que os pequenotes sejam agora cerca de 300!

 

Aqui ficam algumas fotos e vídeos dos 2 aquários:

 

Picture4-18.jpg

 

Picture5-11.jpg

 

Picture6-9.jpg

 

 

Picture1-44.jpg

 

Picture2-34.jpg

 

Picture3-26.jpg

 

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

No início deste projecto (faz agora um pouco mais de 4 meses), muitos se interrogavam (e eu também) em relação à quantidade de machos que conseguiria ter bem marcados no meu aquário. Recordo que o aquário tem cerca de 500 litros e nele habitam 25 adultos e 15 juvenis.

Ora bem, como vos disse no meu post anterior, tenho neste momento 7 machos e durante esta semana, mais 1 ficou completamente azul. São agora 6 bem marcados e apenas um por marcar (mas que acredito ainda vai marcar).

Aqui ficam as fotos por ordem de hierarquia:

 

Picture7-6.jpg

Picture8-4.jpg

Picture11-1.jpg

Picture9-3.jpg

Picture10-2.jpg

Picture12.jpg

Picture13.jpg

 

De notar que o número de riscas dos machos muda muito! O macho dominante por exemplo tem apenas 4 riscas escuras e tenho alguns com mais de 6.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

 

Ontem à noite cheguei a casa e o alvoroço no aquário era enorme! Os machos andavam todos à pancada de um lado para o outro. Depois de uma observação mais cuidada, percebi a razão de tal episódio! O macho dominante estava a fazer uma postura com uma fêmea, só que desta vez estava do lado esquerdo do aquário, onde andam normalmente os machos dominados...

 

Picture4-19.jpg

 

Picture1-45.jpg

 

Picture2-35.jpg

 

E o resultado... uma boca muito cheia!

 

Picture3-27.jpg

 

Entretanto, gostaria de realçar a enorme taxa de sobrevivência desta espécie! Com cerca de 500 peixes nascidos, posso dizer-Vos que tive apenas 2 baixas (e estas foram de 2 alevins que ficaram magoados ao sair da boca da fêmea). É incrivel de facto, mas é verdade.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Olá,

Hoje coloquei mais valisnérias no aquário. Resolvi dar mais espaço na zona central do aquário e colocar todas as plantas mais para trás e mais para o lado direito. Gostei do resultado!

 

Picture1-48.jpg

 

Entretanto, tirei algumas fotos dos 2 machos dominantes (sem flash):

 

Picture5-13.jpg

 

Picture4-21.jpg

 

Picture2-37.jpg

 

Neste momento, depois de sairem alguns peixes, tenho 2 machos marcados (os 2 dominantes) e mais 2 que começam agora a marcar. As fêmeas adultas são agora 15 e os juvenis continuam a ser os mesmos 15.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hoje foi um dia particularmente agitado na "casa" dos saulosi!

Enquanto o macho dominante "enchia" a boca a mais uma fêmea...

 

Picture1-49.jpg

 

...e o macho beta se entretinha com outra...

 

Picture2-38.jpg

 

o macho dominado fazia das suas bem escondidinho dos outros 2! Fica o registo:

 

Picture4-22.jpg

 

O resultado final, são agora 10 fêmeas de boca! Na foto seguinte podemos ver as 7 que já estavam:

 

Picture5-14.jpg

 

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não sou de todo fã de cíclideos africanos, apesar de há 1 semana ter adquirido um casal de kribensis para um aq. de 50L montado só para eles. E é curioso que agora que estou escrevendo até tenho todas as condições para os manter, água da rede em minha casa anda por volta de Ph de 8 e dureza alta, enfim promenores.

Mas não posso deixar de lhe dar os parabéns depois de ver o tópico, sem dúvida peixes fantásticos. Tb gostei do lay out do aq. principal, bom contraste entre as pedras e a areia de sílica.

 

Cumpr.

Sérgio Vale

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

obrigado pelos teus comentários!

 

Hoje andei à pesca e apanhei 8 das 10 fêmeas de boca (as duas que tinham ficado há menos tempo deixei-as ficar). Enquanto apanhava os juvenis que tinha no aquário superior (cerca de 100 peixes com tamanhos entre os 1 e os 2 cm), as fêmas foram para a sump:

 

Picture1-51.jpg

 

Destas 8 fêmeas acabei por tirar apenas a 5 delas. Comecei por 3 que tinham os olhos à vista à algum tempo. O resultado foram 33 peixes da primeira, 37 da segunda e "apenas" 17 da terceira:

 

Picture4-23.jpg

 

Picture5-15.jpg

 

Picture6-12.jpg

 

Depois foi a vez de mais duas femeas, que tinham as bocas enormes. Na primeira bati recorde daqui de casa e tirei 41 peixes e para meu espanto da segunda retirei a enormidade de 48 peixes!!!

 

Picture2-40.jpg

 

Picture3-31.jpg

 

Tenho portanto, neste momento mais 176 peixes...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Hoje foi dia de mais 2 partos. São mais 75 peixes! 29 de uma fêmea de 46 de outra!

 

Picture1-52.jpg

 

 

Picture2-41.jpg

 

Não tive baixas nos outros, mesmo nos mais pequenos, o que faz com que tenha cerca de 250 peixes no aquário superior e mais uns 40/50 na sump (um pouco maiores).

 

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Aqui fica uma foto do aquário superior.

Há peixes ainda muito pequenos que quando me aproximo acabam por se "deitar" no fundo. Não é assim possível ter uma ideia muito clara da quantidade!

 

Picture1-53.jpg

 

Na sump vivem os maiorzitos...

 

Picture2-42.jpg

 

Picture3-32.jpg

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Hoje fiz mais um parto - são cerca de 40 peixes:

 

Picture1-54.jpg

 

Mas desta vez, não escrevo apenas para relatar isso (até porque começa a ser chato!!!). A verdade é que "parto" de hoje teve algo de extraordinário! Tenho nada mais, nada menos que uns siameses. Não sei se já Vos aconteceu, mas confesso que em mais de 30 anos de aquariofilia, nunca tal tinha visto!!!

 

Picture2-43.jpg

 

Não me parece que sobrevivam, porque não conseguem movimentar-se bem.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Mas desta vez, não escrevo apenas para relatar isso (até porque começa a ser chato!!!). A verdade é que "parto" de hoje teve algo de extraordinário! Tenho nada mais, nada menos que uns siameses. Não sei se já Vos aconteceu, mas confesso que em mais de 30 anos de aquariofilia, nunca tal tinha visto!!!

 

 

A natureza também tem destas coisas. Confesso que, em tantos anos, também nunca tinha visto. Não deverão sobreviver.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá,

 

No aquário reina a calma, com a colónia extremamente bem equilibrada. São agora 5 machos marcados, sendo que 2 são dominantes e ocupam cada um, o seu lado do aquário.

 

 

Os pequenotes continuam a crescer bem (tenho cerca de 350 neste momento).

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá,

 

Não tenho grandes novidades. O aquário vai de vento em popa, agora com 22 adultos (4 machos e 18 fêmeas) e 20 juvenis que têm agora entre os 3 e os 5 cm.

 

Na sump tenho agora cerca de 200 juvenis com tamanhos entre os 1 e 3 cm e no aquário superior tenho cerca de 100 recém nascidos.

 

Deixo-Vos 2 vídeos - um do aquário principal e outro da sump onde podem ver os juvenis.

 

 

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Estive agora a ver todo o teu topico e só te posso dar os parabens, está optimo todo o aquario e depois toda essa descendência é algo fantastico, nunca tinha visto algo assim, quer pelo numero, quer pela taxa de sobrevivencia. Muito bom mesmo.

 

Agora tenho umas perguntas, será que me podes dizer o setup do aquario e os parametros a que tens a agua? é que tenho um aquario de 120 L e não sei o que posso fazer com ele e esta poderá ser uma boa opção.

 

Cumprimentos e continuação de bom projecto

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

Os parâmetros não sei! Confesso que não faço testes. Basta olhar para os peixes e ver que está tudo bem! Admito que o Ph esteja perto dos 8 mas de resto não sei...!

 

O setup é o seguinte:

 

Aquário principal - 175*50*60 cm (c*l*a)

Aquário superior – 50*50*30 cm (c*l*a)

Sump - 100*40*40 cm (c*l*a)

Volume Real/Útil:

700l / 600l

 

Filtragem:

Sump – com bomba Iwaki MD 40Rx 4500 l/h

Filtros Exteriores - Eheim 2280 + Sun Sun 1400 l/h (com UV)

 

Aquecimento:

2*Jagger 300w

 

Alimentação:

Tropical Spirulina Super Forte

NLS Cichlid Formula

Sera Granugreen

Sera Discus

 

Iluminação:

2 fitas de Leds (5 metros)

 

Substrato:

100 kg Areia de Silica

 

Decoração:

Basaltos

 

Cenário:

Vinil Preto

 

Quanto a usares o aquário de 120 litros - acho curto para malawis, mas podes manter alguns saulosi até uma idade quase adulta sem problemas.

 

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Alimentação:

Tropical Spirulina Super Forte

NLS Cichlid Formula

Sera Granugreen

Sera Discus

 

Abraço,

Diogo

 

Por acaso tambem te ia questionar sobre a alimentaçao..

 

Com que frequencia das cada um desses produtos ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas Diogo

 

Estou a pensar em voltar a aquariofilia apos uma looonga pausa.

A minha ultima experiencia foi (alem de um desastre) com este belo peixe.

 

Gostaria imenso de poder voltar a ter um aquario com esta especie mas desta vez quero ver se consigo fazer tudo como deve de ser.

Tenho um aquario pequeno (120L) para CA principalmente Malawi mesmo assim estava a pensar em por um macho Saulosi e 2/3 femeas, o que me dizes?

 

Pergunto-te pois, do que tenho lido, pareces-me o mais Expert nesta especie.

 

Cumprimentos

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Gostaria imenso de poder voltar a ter um aquario com esta especie mas desta vez quero ver se consigo fazer tudo como deve de ser.

Tenho um aquario pequeno (120L) para CA principalmente Malawi mesmo assim estava a pensar em por um macho Saulosi e 2/3 femeas, o que me dizes?

 

Com um aquário desse tamanho, aconselho-te a começares com juvenis (uns 10/15 pequenotes ou 5 ou 6 juvenis um pouco maiores).

No final, acho que deves ficar apenas com um macho e umas 4 ou 5 fêmeas - desta forma reduzes o risco de guerras, não só do macho com as fêmeas, como também entre as fêmeas.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais