AS MORTES MAIS ESTRANHAS NA HISTÓRIA DA AQUARIOFILIA..


Ximen

Recommended Posts

Bom dia,

 

Em primeiro lugar o setup (medidas tiradas quando o óbito ocorreu):

 

AQUA - 70x40x40 - 100l úteis

 

Amónia - 0

Nitritos - 0

Nitratos - quase a 0 (teste sera)

pH - 7,0

 

Flora:

 

Limnophila sessiliflora

Ceratophyllum demersum

Egeria Densa

Hygrophila polysperma

Cryptocoryne wendtii 'Brown'

 

 

Fauna:

 

4 Otocinclus aff

 

10 Red cherry

 

8 Poecilia Reticula Japan Blue + uma catrefada de alevins (se alguém tiver interessado pm pfv ... parecem ratos:))

 

4 Corydoras habrosus (eram quatro...as referidas mortes)

 

TPA Semanal de 25l - àgua lidl

 

 

Sifonagem do fundo Semanal

 

Faço medições de três em três dias, e sempre esteve tudo normal, aliás ainda está. Não houve picos de amónia, o pH sempre estável. Nenhum sinal de doença. Na sexta feira passada cheguei a casa e tinha duas corydoras habrosus mortas! Já lá estavam há cerca de 3 meses. Fiz imediatamente os testes e os resultados foram os colocados acima. Não consigo explicar estas mortes. Agora tenho também outro problema as Habrosus são muito dificeis de encontrar, as duas restantes estão bem sozinhas...Será que alguém me pode ajudar? Tenho receio de estar a fazer algo de errado, ou que haja alguma doença que não me tenha apercebido.

 

Desde já muito obrigado.

 

Simão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é a temperatura a que tens o aquário? Está numa zona quente? Há corydoras que não se dão muito bem com água quente e como as temperaturas têm subido...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é a temperatura a que tens o aquário? Está numa zona quente? Há corydoras que não se dão muito bem com água quente e como as temperaturas têm subido...

 

Obrigado pela pronta resposta. Li sobre isso, por essa mesma razão tenho o aquário numa zona fresca, a temperatura está constante ao 25ºC. Verifico todos os dias. Será que 25ºC é muito?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, é uma excelente temperatura para corys. Podia ser é que tivesse na casa dos 29/30º, e aí é que nem todas aguentam...

 

Sendo assim, o mistério adensa-se... :|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No verão passado a temperatura da água subiu para os 30ºC e esteve assim bastante tempo, todas as minhas corys sobreviveram.

 

Na altura não pensei no assunto, mas agora estou a ver que posso ter tido sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho estado a observar as "sobreviventes". Quanto tinha as 5, geralmente colocavam-se numa pequena gruta que tenho. Após as mortes reparei que as sobreviventes passam mais tempo fora da gruta. Esta gruta é só habitada pela corys e pelos otos, que aliás só de lá saem durante a noite...Mas observei que uma das habrosus tem literalmente o DOBRO do tamanha das outras, incluindo as que morreram. Achei estranho e fui ver alguma fotos que tinha de todas juntas quando as comprei, eram exactamente do mesmo tamanho. O que levou uma a crescer tanto? Será que é femêa? Não sei. Mas reparei que os barbilos (ou barbelos desculpem não tenho a certeza de como se escreve) da cory 'gigante' estão bem compridos. Observei que as outras todas não têm os barbilos. E pelas fotos vi que as que morreram também não. Esta gigante andava sempre escondida, nunca consegui ver se tinha ou não os barbilos. Quanto ás outras pensei que como era corys tipo pigmeus era normal os barbilos serem bem pequenos. Será este o motivo da morte? Ou será que a deficiência física as levou a uma depressão e "perderam a vontade de viver"? :confused4: Algum psicólogo de corydoras??

 

Enfim só tenho medo que as sobreviventes morram.É que gosto mesmo destes bichinhos...E preciso de comprar mais, se alguém souber ou tiver disponível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cobre na água? é letal.

 

Tens algum teste de cobre?

 

Bem pensado...No entanto se fosse cobre os camarões red cherry não sofreriam mais as consequências? Não houve nenhuma baixa a nível de red cherry's. De qualquer forma não tenho teste de cobre. Como achas que poderia ter sido introduzido no aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Cobre na água? é letal.

 

Tens algum teste de cobre?

 

 

Cobre em agua de garrafão :discuss_gathering: não tem nada cobre cobre é em tubagens segundo dizes comrpas agua potavel essa não contem cobre nenhum que ideia.

Editado por slb-nn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é amigos...

 

Ontem mais uma cory morreu...Novamente a mesma história. Parâmeteros de água ideais. Nada de amónia, nitritos, nitratos com valores mínimos. TPA regulares com água do garrafão. Veio-me logo á mente a subida de temperatura nestes últimos dias, mas a temperatura do áqua está constante, pelo menos é o que parece. Tenho o termostato regulado para 22ºC e segundo o termómetro a temperatura está a 24ªC. No dia da morte (ontem) marcava 25ºC. Continuo a achar que talvez se deva à ausência das barbelas. Segundo investiguei as corydoras usam as barbelas, entre outras coisas, para encontrar alimento. Todas as corydoras que morreram não tinham as barbelas bem desenvolvidas. Eu comprei-as por encomenda e quando chegaram todas menos uma não tinham barbelas. A que sobrevive tem o dobro do tamanho das outras e têm barbelas de meter respeito. Será que as coitadas morreram por falta de alimento? Eu coloco sempre à noite uma pastilha para peixes de fundo, e no meu aquário a única competição que devem ter á noite são os red cherry...O que acham? Ou será que esta morreu por estar solitária? Eu tenho andado á procura de mais corydoras mas infelizmente ainda não encontrei...

 

Obrigado pela vossa ajuda,

 

Espero conseguir manter a última...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais