Como ligar balastro de 4 fios a lâmpada de 2 fios?


Paulo Cabrita

Recommended Posts

Boa noite,

 

 

Tenho um candeeiro BLAU Mini PL Light 18W que deixou de funcionar,

esta lâmpada funciona noutro candeeiro mas outra lâmpada não funciona aqui..... parto do principio que o balastro se foi...

 

Abri uma lâmpada economizadora de 20W para tentar aproveitar o balastro mas este tem 4 fios e a lâmpada do candeeiro BLAU só tem 2.

 

 

Alguém me sabe dizer se é possível ligar este balastro na lâmpada e quais as ligações ou

onde posso comprar balastros eletrónicos para lâmpadas de casquilho G23 de 18W?

 

 

 

Obrigado,

Paulo Cabita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a lampada que tens não necessita de pré aquecimento, e assim apenas é aplicado uma tensão maior aos dois terminais para ionizar o gás.

as lampadas T8, por exemplo, têm 4 terminais, dois de cada lado, em que é realizado o pré aquecimento, mas tambem pode acender sem pré aquecimento, apenas ligando dois terminais, um de cada lado.

um pormenor que eu não sei é o tamanho do actual balastro, mas na aquaeden tem um bom fornecedor.

boa iluminação.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enviei um mail a aquaeden.... mas ainda não recebi resposta!

 

Se alguém conhecer outra loja que possa ter balastros de 2 fios, agradecia a ajuda.

 

Ou se alguém souber se é possível ligar o balastro de 4 fios em lâmpadas de 2?

 

 

 

Obrigado,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não sei onde encontrar perto de ti, mas podes sempre passar por uma loja de electricidade e pedires um balastro electrónico sem pré-aquecimento(apenas tem dois fios).

qualques duvida pergunta.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas esse balastro nao tem 4 fios apenas tens 4 entradas mas 2 sao iguais.Nos balastros so se liga fases.Ligas a fase vem do interruptor ao balastro onde dis 230 v e depois hades ter outra que diz menos volts, dai e que se liga a lampada num lado e do outro ligas ao neutro do interruptor.Abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais