Betta - Iniciação.


RDS

Recommended Posts

Antes de mais, Boa tarde.

 

vou contar vos antes de tudo a iniciação à aquariofilia. Tudo começou com um aquário de 15 litros(teóricos), e preparado e maturado para camarões red cheries, no entanto após varias peripécias e varias mortes, chegou ao fim quando comprei dois machos (pelos vistos doentes) que foi a devastação total. e assim termina a historia do aquário de camarões.

 

agora a parte da iniciação aos bettas, devem estar vocês a pensar como é que dos camarões vem parar aqui. Simples, 2 motivos, não querer deixar a aquariofilia e o fascínio por este tipo de peixes (apesar de nunca ter tido um).

 

e o facto de nunca ter tido um é que cria varias duvidas.

 

como setup tenho:

Aquario Boyu 15L

Filtro elite stingray 5

Termoestado Askoll ip 68

(podem ver o tópico do aquário (de red's) aqui

 

e aqui vão então as duvidas.

 

Eu tenho um substrato de pedras pretas de +/- 5mm, será o mais adequado ou é melhor comprar outro?.

 

A nível de plantas tenho neste momento, musgo de java, moss ball e Egeria densa. sei que eles gostam de plantas que cheguem à superfície. alguma planta em especifico que eles gostem e que deva ter? ou alguma das que tenho que nao deveria?.

 

Sei também que não se deve encher totalmente o aquário, em especifico para betas por causa do labirinto, o aquário tem de altura +/- 23cm. (sem substrato) qual é a altura mais ou menos que deve atingir neste caso?

 

E por fim, eu gostaria de ter um casal de bettas, mas sendo o macho agressivo não sei se poderia ter no aquário destas dimensões. o que dizem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde,

 

antes de mais bem vindo ao Mundo dos Bettas, quando mais souberes sobre eles mais vais gostar :thumbup3:

 

Quantos ás plantas estão óptimas, podias acrescentar uns fetos java também que não faria mal nenhum, quanto ás flutuantes, podes usar qualquer uma, eu uso Lentilha D'Água, Salvinia natans, Limnobium laevigatum, etc.

 

Sei também que não se deve encher totalmente o aquário, em especifico para betas por causa do labirinto, o aquário tem de altura +/- 23cm. (sem substrato) qual é a altura mais ou menos que deve atingir neste caso?

 

Um aquário para betta não deve estar cheio ou destapado porque eles podem saltar para fora, só por isso.

O substrato pode ser esse preto ou um castanho, não metas nada daquelas pedras feias ás cores.

 

Por fim, eu considero esse aquário de 15l uma boa , para não dizer uma excelente casa para um betta , acima de 20L torna-se muito grande para apenas um peixe.

 

 

Se tiveres mais duvidas passa pelo www.bettaportugal.com que com certeza alguém te ade ajudar com o que precisares.

 

Cumprimentos

Pedro Conceição

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas para um macho e para uma fêmea tornasse demasiado pequeno, não?

 

a nível de setup está tudo ok?

 

e uma ultima duvida, em relação à agua, devo aproveitar a que tenho agora e o filtro já maturado, ou deixar as bactérias morrer, e voltar a maturar tudo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segue o conselho do Pedro Conceição ele é um expert na matéria de bettas, e se queres mesmo aprender mais sobre esta maravilhosa especie de peixes, passa pelo bettaportugal que o pessoal lá é 5* e tens tudo o que necessitas para dar o melhor ambiente ao teu betta, fica bem e até breve...

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço desde já a ajuda dos dois, mas para não estar a abrir um tópico sobre algo que ainda não tenho não vale a pena.

 

só queria mesmo que me respondessem a estas perguntas para poder saber o que fazer e avançar :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia RDS

 

Em relação a juntar um macho e uma fêmea nesse aquário, não acho bem. O macho só se deve juntar à fÊmea na altura da reprodução.

Em relação às bactérias, podes deixar as que já tens maturadas, que não há problema.

 

Como os outros dois membros, recomendo-te que passes pelo Betta Portugal que lá poderás comunicar com outros criadores, aprender muitas coisas, e até se quiseres, comprares Bettas a criadores nacionais.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, eu ja me registei no betta portugal, e tenho lido alguns topicos, era só para nao abrir outro topico.

 

em relaçao a femea, nem mesmo numa maternidade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, eu ja me registei no betta portugal, e tenho lido alguns topicos, era só para nao abrir outro topico.

 

em relaçao a femea, nem mesmo numa maternidade?

 

O ideal e que o macho e a femea nao se vejam. O contacto visual pode stressa-los

Mete a femea num cubo vodafone ou assim, ao lado do aqua do macho com uma cartolina preta a separar.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá RDS penso que todas as tuas dúvidas já foram +- respondidas.

Mas vais ter mais(o que é bom sinal)estamos aqui para te ajudarmos.

fazendo um resumo: plantas,areão, volume de aquario,filtro tudo ok

Em relação a teres um casal o melhor conselho que te posso dar é que vás com calma e vai colocando aqui as tuas dúvidas.

Esse aquario podes fazer a reprodução de bettas splendens mas tens que seguir alguns passos.

Podes pesquisar aqui no forum que tens muitos topicos sobre o assunto.

A maternidade não é um espaço adequado para teres a femea.

A relação entre o espaço que deixas livre entre a agua/tampa e o orgão do labirinto pode ser importante. O espaço pode ser importante na temperatura e na humidado do ar que o betta respira atraves do labirinto. Em alturas de baixa temperaturas ou de altas verifica-se um grande mortalidade de bettas Splendens devido a este facto.

Espero ter ajudado de alguma forma e...bem vindo a este outro canto do fórum. :sign_welcome:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, pronto, acho que sei o suficiente para começar isto.

 

vamos com calma então:

1-Tratar de limpar o aquário actual, e

2-Pensar num layout. (uma ajuda nesta parte era boa, não sei bem se existe alguma condição especial a ter)

3-Certificar estar tudo a postos para receber o novo inquilino.

4-Comprar o dito inquilino.

5-Maravilhar me com o dito cujo.

 

falta alguma coisa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

O layout pode ser simples. Tem atenção só com alguns pormenores:areão escuro, plantas com algumas a chegar à superficie . Convém ter alguma estabilidade tipo anubias, fetos de java, valisnerias (as especies de tamanho reduzido).

Pouca movimentação de agua.

Uma boa filtragem mas calma. Não conheço o filtro que referiste. Pouca luz.

TPA´s feita com agua que deixas em repouso , destapada, 24 h e colocada aos poucos.

Coloca o aquario num sitio calmo.

Basicamente é isto.

A alimentação a melhor regra é variedade e pouca quantidade.Spirulina (ocean), larvas de mosquito secas, flocos (normalmente os que tem larvas secas são os melhores), comida congelada (muito pouca), etc. Sticks nunca. Mesmo que digam que é para bettas

A temperatura por volta dos 25-26º.

assim que colocares um macho em menos de 24 h vais ver um ninho. É normal. Faz parte da constituição do territorio.

Mas não vás a correr comprar uma femea. Este é o principal erro de quem começa a ter bettas Splendens

Acho que assim de repente é tudo.

Mas de certeza que vais ter mais dúvidas.

Se as tiveres (e vais ter, eu pelo menos tive qdo começei...) é só colocares aqui.

cumpr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ver, no comunitário tenho o que me parece ser anubia barteri, não sei também serve. (sei é que cresce um pouco, mas desde que tenha podas à algum mal?)

 

hoje, vou tratar da limpeza do aquário. deixando o filtro maturando, embora realize uma pequena limpeza.

deixo 2 ou 3 dias a agua, para estabilizar. entretanto também vos mostro como vai isto.

 

e se tudo estiver bem depois trato de comprar o betta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas não dá para plantar através de podas?

eu estava a pensar fazer isso, cortar uma parte da planta (incluindo o rizoma) e plantar mesmo o rizoma (O_o)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O rizoma enterrado apodrece. O que se enterra, se tiver, são as raizes que saem do rizoma.

O que eu costumo fazer é prender o rizoma a um tronco ou uma pedra com por ex. fio de nylon (pesca)e depois com o passar do tempo as raizes vão se enterrar no substracto.

Isto é, se tiver rizoma. Se não tiver podes enterrar as raizes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pronto, ja tratei da limpeza e plantação do aquario.

(não liguem à cor da agua, ainda não repousou totalmente)

Bem, como prometido deixo aqui o estado actual do aquario. (se por acaso estiver alguma coisa mal, faz favor avisar ;)).

 

Foto geral sem fundo

img0221gw.th.jpg

 

Foto geral com fundo preto

img0222ml.th.jpg

 

Detalhe na movimentação criada pelo filtro (será muita ou é adequada?)

img0224x.th.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, hoje fui comprar o meu betta.

 

Comprei um Betta vermelho, que me parece ser veil tail (ou spade tail???) fica a minha duvida porque a cauda esta um pouco ratada na parte de baixo.

 

comprei o que estava em melhores condições, no betario que ele estava tinha incluído um ninho de bolhas por isso.

 

quando tiver a maquina pronto deixo umas fotos dele. e assim tiram também a duvida sobre o tipo que ele é.

 

já agora quais são as designações que se dá, sem ser em relação à cauda, existe algo mais a dar nomes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim existe mas é complicado.

 

Tens:

Apache

Royale Blue

Butterfly

Salamander

Mustard Gas

Super Red

Copper

Dragon

 

etc... etc... é um mundo...

assbettaportugal-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais