Ajuda, Mortes Consecutivas


Recommended Posts

Boas,

 

 

Preciso de ajuda, na ultima semana morreram-me 5 Guppys, 1 Ancistrus, e agora tenho mais uma femea Guppy "aflita" com as guelras Vermelho vivo, e ofegante, nada de cabeça para baixo na vertical, e uma corydora totalmente apatica...

 

os outros peixes que morreram, nao consegui ver os cadaveres inteiros... o meu ancistrus maior, gosta de fazer umas petiscadas (continua bom de saude)

 

Como estou sem medicamentos, apenas lhes dei um banho de 15 min em azul de metileno diluido.

 

Setup

Aqua: 210 Litros

Iluminação:2x39 T5

Flora: valisnerias anubias e mais qq coisa

Filtro externo: TurboJet (1000l/h) com ceramicas, Bioballs, esponjas e lãs (limpo a uma semana.

PH 7.4

Amonia e nitritos: Inferior a 0,1

Dureza 8 a 10 Graus alemaes.

 

Fauna:

5 ancistrus

5 corydoras

2 guppy macho

3 guppy femea

neritinas

helenas adultas e recem nascidas

 

Tenho um de 50 lts cheio de alevins de guppy, que usa a mesma agua e está tudo bem. sem nenhuma morte em 2 semanas.

 

 

o que faço?? aceito ideias, sugestoes e lista de compras para medicamentos...

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando limpaste o filtro lavaste tudo?

Tens o aquario montado a quanto tempo?

E que o problema pode estar por ai

 

 

 

Nem mais! Concordo com a análise. Lavaste com agua da torneira ou agua do aquario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando limpaste o filtro lavaste tudo? nao lavei as ceramicas nem as bioballs

Tens o aquario montado a quanto tempo? com este setup desde set/2010

E que o problema pode estar por ai

 

 

 

 

Nem mais! Concordo com a análise. Lavaste com agua da torneira ou agua do aquario? as esponjas e as lãs com agua da torneira, as ceramicas e bioballs nao sairam do filtro

 

 

Respostas a Bold.,

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º procura saber o que te fez alteração de paramêtros na tua àgua, o azul de metileno é usado para evitar que os ovos fungem nas criação de Escalares e Discus, mas acho que não é usado para tratar alguma doença em geral nos peixes, provavelmente fizes-te alguma sobrecarga orgânica da àgua, muda a àgua faz uma grande quantidade de TPA e depois vai fazendo diárias até estabilizar, pela tua descrição os teus peixes estão doentes, dá uma pesquisa aqui no fórum sobre as doenças dos peixes, mas para já eu sugiro uma grande TPA, e pelo que dizes respiração ofegante etc, dá sinal também de falta de 02, normalmente causada pelo excesso de população no aqua. Sugestões minhas. E se achares que tens alguma coisa ou algum problema nas cerâmicas muda-as.

 

Boa Sorte. :thumbup3:

Editado por StorMGirL

Cumprimentos ,

 

Neuza Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º procura saber o que te fez alteração de paramêtros na tua àgua, o azul de metileno é usado para evitar que os ovos fungem nas criação de Escalares e Discus, mas acho que não é usado para tratar alguma doença em geral nos peixes, provavelmente fizes-te alguma sobrecarga orgânica da àgua, muda a àgua faz uma grande quantidade de TPA e depois vai fazendo diárias até estabilizar, pela tua descrição os teus peixes estão doentes, dá uma pesquisa aqui no fórum sobre as doenças dos peixes, mas para já eu sugiro uma grande TPA, e pelo que dizes respiração ofegante etc, dá sinal também de falta de 02, normalmente causada pelo excesso de população no aqua. Sugestões minhas. E se achares que tens alguma coisa ou algum problema nas cerâmicas muda-as.

 

Boa Sorte. :thumbup3:

 

Os parametros estao estáveis, e sao consistentes desde a montagem...

O azul de metileno foi usado num copo e o peixe la dentro (durante 15 minutos), nao foi usado no aquario.

A regua do filtro esta a superficie e a movimentação da agua é boa.

Tenho poucos peixes (nao chegam a 15, e todos pequenos)... o aquario tem 200Litros.

 

As ceramicas já vieram de outro aquario... vou substituir pelo menos um dos cestos, e daqui a uma semana substituo o outro...

vou fazer a TPA... a unica diferença é que mudei para o aquatan nas tpas e antes usava, o da JBL ou aguasafe... terá alguma relação??

 

 

 

Obrigado pelas Sugestões :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

sou fa de tudo ao natural :) nada de quimicos ou outros produtos na agua dos aquas

uma das causas que vi pode ser esta :

 

Envenenamento por produtos químicos. Peixe descolorido, respiração ofegante à superfície, movimentos descontrolados.

 

Doença das guelras. Respiração ofegante, áreas nuas na cabeça, movimentos bruscos da boca; parasitas incolores nas guelras. Parasita das guelras introduzido no aquário.

da aqui uma vista de olhos

http://clientes.netvisao.pt/maguioma/doencas.html

 

em qualquer dos casos , faria umas valentes tpa's diarias , e veria como ficam os peixes

os guppies por norma aguentam se muito bom a variaçoes dos parametros da agua

espero ter ajudado

cumps

 

nelsomsdias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

sou fa de tudo ao natural :) nada de quimicos ou outros produtos na agua dos aquas

uma das causas que vi pode ser esta :

 

Envenenamento por produtos químicos. Peixe descolorido, respiração ofegante à superfície, movimentos descontrolados.

 

Doença das guelras. Respiração ofegante, áreas nuas na cabeça, movimentos bruscos da boca; parasitas incolores nas guelras. Parasita das guelras introduzido no aquário.

da aqui uma vista de olhos

http://clientes.netvisao.pt/maguioma/doencas.html

 

em qualquer dos casos , faria umas valentes tpa's diarias , e veria como ficam os peixes

os guppies por norma aguentam se muito bom a variaçoes dos parametros da agua

espero ter ajudado

cumps

 

nelsomsdias

 

 

Boas,

 

pois, entao sou como tu anti quimicos... já tenho aquarios há uma duzia de anos e nunca me tinha acontecido nada parecido... dai so ter o azul de metilino, que nem sequer foi comprado para uso no aquario...

 

estou neste momento a fazer uma TPA de 50%...

 

relativamente à evolução das coisas:

a Cory morreu... :(

a Guppy parece estar melhor... (eu pensei nos parasitas, dai o azul de metileno, pois como é um "anti-septico" podia dar uma ajudinha...)

 

 

Obrigado pelo site, está muito bom, e pelos conselhos...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA de 50% Feita, com diferença de temperatura inferior a 0,5º... :pompomgirl:

 

se calhar, logo a noite, quando voltar da univ, dou mais um banho de azul de metileno à Guppy, o que acham??

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho quase a certeza que são parasitas internos

 

 

que recomendas para tratamento??

Esha Exit/ 2000, Flagyl outros?

 

ainda consigo ir comprar hoje!!!

 

Obrigado!

Editado por RicardoReis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update:

 

Flagyl adicionado: 4x 250mg

 

deixei um pouco abaixo da dose recomendada.

 

pelo que tenho lido sobre o Flagyl,"só dura 10h" pelo que amanha há hora de almoço TPA de 50% e nova dose, estou correcto?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim o processo é:

Um mega TPA antes e depois 2 a 4 dias com flagyl e depois dois mega TPA's e se percisares fazes mais flagyl aseguir.

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim o processo é:

Um mega TPA antes e depois 2 a 4 dias com flagyl e depois dois mega TPA's e se percisares fazes mais flagyl aseguir.

 

 

Ok, Muito obrigado... :thumbup3:

 

os Peixes tambem agradecem!! :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada estou sempre aqui para o que precisares depois diz é como é que ficaram ;)

 

Depois se não apresentarem resultado esprimenta com esha 2000 ou faz assim: Um comprimido com cada 40Lts durante 3 dias com a água a 34ºC. Como o componente activo do Flagyl, Metronidazol, só fica activo +- 10 horas muda 50% da água todos os dias adicionando sempre a respectiva quantidade de flagyl.

 

Abraço

Editado por warman98

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais