Ajuda e documentação dos meus primeiros passos


Recommended Posts

Boa noite Helena

O que eu acho e que devias ir há loja onde comprastes as neritinas e dizeres ao Sr da loja se podias voltar a entregar as mesmas,e ate podias dizer se ele arranja-se uns camarões Caridina multidentata/japonica mais conhecidos por camarões Takashi Amano,que para comerem algas são o máximo,com a vantagem de não sujarem tanto.

Abraço Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia ...

Olá Alvaro... pois, eu já fiz isso ontem... fui á loja para tentar devolver as neritinas, mas eles não aceitam de volta... mas vou dá-las! Já tenho quem as queira e amanhã já as vêm buscar.

Agora tenho outro mistério... o meu Ottos desapareceu... literalmente!!!

Desde ontem que não o via e hoje já rebusquei todos os cantos do aquário, para o tentar fazer sair de algum esconderijo.. e nada!!! 😲

Nem morto.. nem vivo!!! Será que os caracóis o comeram??? 

Estou passada... 

Desta vez as coisas não estão a correr da melhor maneira... e estou a ficar triste... 

Deduzo que com o aumento da carga organica que as neritinas produzem, os nitratos tenham aumentado demasiado e o ottos não aguentou... deve ter morrido! O meu espanto é não o encontrar... e só me leva a pensar que as neritinas o tenham comido! 

Só espero que o meu betta não sofra com isto... 

Tem sido uma má experiência... 😥

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Helena

E muito possível que as nertinas e outros caracóis,e ate peixes tenham comido o teu Otto,isso faz parte da natureza,sempre que um morre,outros se alimentam,quando e a sim,o melhor logo e fazer uma tpa,nem que seija pequena,porque uma morte de um peixe,se ficar muito tempo dentro do aquário pode criar um pico de  amonia,e isso levar há morte de outros peixes,olha não e uma má experiência,antes pelo contrario,esta a dar-te mais conhecimento sobre o teu micro sistema,a sim tu estejas com a atenção necessária para aprenderes,e não entres em setress.os aquários e para descontrair,e relaxar.

Abraço Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Alvaro e mais uma vez obrigada... 

Eu andei a ler umas coisas sobre os caracóis e na verdade também li que elas podem comer peixes mortos... e de certeza que foi isso que aconteceu 😟

Só acho estranho que tenha desaparecido por completo.. mesmo evaporado... nem um ponto para amostra... 

Já me vieram buscar as neritinas e já fiz outra tpa... 

Agora vou ter que esperar pelo menos 2 dias para fazer nova tpa, senão corro o risco de alterar os parametros demais, com a perda de bacterias e desestabilizar o sistema...

Vamos ver... 

Tens razão Alvaro, tenho aprendido, mas pela parte negativa 😕

Abraço e boa noite..

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acho que o teu Betta tenha boca para comer um camarão que chega a ter 3 ou 4cm,digo eu não sei,ate porque nunca tive um Betta,e não sei,se os comprares já grandes,eu acho que não os come,mas espera por outras opiniões,deixo-te sobre os camarões,um artigo,http://www.planetainvertebrados.com.br/index.asp?pagina=especies_ver&id_categoria=24&id_subcategoria=20&com=1&id=58&local=2 .

Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia..

Como actualização do meu tópico:

Hoje estou triste... desta vez o desenvolvimento do meu aqua não está a ser a melhor.

No sábado fui de novo à loja de aquariofilia, no sentido de tentar ajuda para perceber o que pode estar errado e fazer com que os meus ottos morram. 

Com os parametros da água sem grande alteração, também os aquaristas não encontraram explicação para as mortes.

Resta-me pensar que talvez devido à pouca quantidade de algas, os ottos tenham morrido à fome... apesar do granulado de spirolina que eu oferecia e que nunca os vi comer... 😑

Como não gostei da experiência com as neritinas... e como já tinha as anubias a aparentar umas algas castanhas, trouxe mais 2 ottos... trouxe também pastilhas para eles, que me foram recomendadas como boa opção, caso não tenha algas no aquàrio.

Fiz a climatização e ao fim de quase 2h30 lá coloquei os pequeninos no aquário. 

Acrescentei mais duas plantas:

Uma bucephalandra green e mais uma anubia nana.

O Blue estava bem e lindo... activo e amistoso.

Ontem... de manhã.. o Blue estava igualmente bem.... mas ontem à tarde... o Blue tinha as barbatanas a desfiar 😓

Assim... de repente... sem mais nem menos... 😢😢

Pesquisei na net... medi os parametros da agua e estavam todos na mesma, mas fiz mais uma  tpa... (faço tpas de 5 litros à 4ª.feira e ao domingo) .

Estou desapontada... triste e sem saber o que pensar... o Blue, continua activo e a comer bem... sem pontos brancos e sem as barbatanas com perda de cor... "apenas" desfiadas...

Desde que comecei este aquário que as coisas não têm corrido bem... muitas mortes... 

Estou mesmo a pensar em desistir caso o meu Blue não recupere... 😴

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Alvaro..

Eu por acaso já tinha lido esse tópico... esse e mais outros 500, que falam sobre o assunto... 😥

Eu não sei porque isto aconteceu... todos os parametros estão correctos:

PH 6,8

Nitritos - zero

Nitratos -10 ( antes da TPA) valor aceitavel... 

Nitratos - zero - hoje... 24h após a TPA...

Temperatura - 28º

a barbatana dorsal está desfioada, mas não tem furos nem está descolorada... ele come bem e está activo... não tenho nada com arestas a não ser a rocha vulcanica e as plantas... 

Alvaro... não sei o que pensar... será que ele vai reuperar???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não esmoreças,ate pode não ser nada,se ele anda bem e come bem,há que teres esperança e não desistir do hobby, nada de ficares desanimada,se tens tudo bem,logo,logo,tudo volta ao normal.

Abraço Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas .. 

Bom... nem sei o que pensar... mas o Blue parece normalizado!

A barbatana está unida... não está tão certinha como era, mas não está farripada... está feliz e activo como sempre e come bem... e tenho o aquário cheio de espuma!!! Penso que o Blue está a chamar companheira ...😊  mas está com azar coitadinho, a casa dele é pequena e não tem espaço para constituir família ... 😄  e mesmo que me peça muito eu não lhe posso comprar outro apartamento com os quartos suficientes para os miúdos .... 🐟🐟

 

Os ottos parecem bem também ... 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite..

Alvaro isso é quase verdade 😊 o Blue não está pior, mas não está como era ... com a barbatana redondinha ... os desfiados já não se notam, mas na verdade não ficou como era .. 

Agora tenho uma duvida e gostava que me dessem uma ajuda... 

Coloquei 1 pastilha para os meus Ottos, mas eles não comem aquilo... andam lá, mas claro que aquilo é mito! 

O que devo fazer? retiro ou deixo ficar no aquário?  pelo menos até amanhã de manhã? 

alguem me ajuda por favor? não quero originar motivo para alterar a água... 

 

obrigada a quem puder dar uma ajuda..

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite Helena

Se eles não a comem, não e o betta que vai comer,tens coryodoras,se tens elas comem,se não tens o melhor mesmo retirares para não poluir a água.

Abraço: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.. 

É cedo... e vim espreitar o forum...e agradeço a tua resposta Alvaro. Ontem já não a vi... mas sim acabei por retirar o que restava da pastilha, para não poluir o aqua.

Noto com certa tristeza, que alguns aquaristas com experiência frequentaram o forum depois da minha questão... mas apenas o Alvaro deu uma opinião.

Vejo muita gente colocar aqui questões, algumas simples e directas... e sei que já estão fartos de responder sempre ás mesmas perguntas.. talvez por isso nem se dignem responder a algumas... mas noto também que há sempre respostas para aqueles casos de aquaristas "famosos" pela qualidade dos seus aquas...

Por notar uma tendência para esse tipo de atitude, que me desagrada um pouco.... acho que desta vez a minha participação neste forum, vai ficar por aqui...

Agradeço a atenção e amabilidade com que o Alvaro me tem ajudado desde o inicio... agradeço também algumas opiniões iniciais de outros aquaristas, que ficaram pelo caminho.

 

Abraço e boa sorte a todos!

Helena

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Estou a me iniciar na aquafilia visto que me ofereceram um aquário de 120 litros com os respetivos aparelhos, nomeadamente termostato, bomba de água e bomba de oxigenação. o Aqua´rio já vem com tampa e com uma luz flurescente de 90 cm incorporada. Eu já fiz um layout mas ainda está por terminar e coloquei um fundo na parte de trás. A minha ideia é fazer um aquário comunitário, estando a pensar juntar um Beta macho, um Tubarão Bala, um Lábeo bicolor, um Kinguio, dois Escalares, um ou dois cascudos, e um Guppy. Gostario de saber as vossas opiniões e sugestões uma vez que sou mesmo iniciante nestas andanças, e se estou a fazer algum erro ao juntar estas especies todas. Obrigado e espero a vossa ajuda. Não consegui inserir uma imagem do meu aquário.

Cumprimentos

Cristovão Santos 

Editado por Cristovão Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Cristovão

Seijas bem vindo ao Fórum, devias ter aberto um poste só teu,e não entrares noutro poste,mas vamos lá haver tu queres colocar uma salgalhada de peixes no teu aquário,queres um aquário comunitário,tudo bem,agora queres colocar peixes de água quente,com peixes de água fria,poder podes não deves,cada um no seu habitat,começo pelo Tubarão Bala,e um peixinho que pode crescer ate 35cm,depois o Lábeo Bicolor pode ir aos 15cm,o Kinguio que e um peixe de água fria esta fora da caixa, Cascudos dependendo da raça dos mesmos,em geral são peixes que se tornam também muito grandes,já não falo dos Escalares,este poderás ter,se o aquário for alto, agora para te poder ajudar melhor vais deixar aqui a Descrição de Setup, lei.  

Outra coisa,como iniciante não sei se sabes,ou não o que e o ciclo do azoto,mas para não ficares sem saber aqui vai mais uma leitura,para leres com muita atenção.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.