Ajuda e documentação dos meus primeiros passos


Recommended Posts

Olá! Boa noite...

 

Foi uma longa ausência, por motivos imprevistos... fiquei sem computador! Morreu... e não tive possibilidade de resolver o problema antes! Mas agora já cá estou :)

 

Tudo continua bem com o meu aquário e como em tudo o que está bem, pouco se mexe... poucas alterações há a relatar! No entanto, posso dar algumas novidades!

 

Então é assim:

 

Retirei todas as plantas de folhas fininhas, tais como elodias e cabombas. Os meus platys devoravam essas plantas... e elas não tinham tempo de recuperar e acabavam por ficar feias. Substitui por plantas que eu habituei à agua. São plantas que eu tinha em vasos e que adaptei ao aquário, têm desenvolvido muito bem e o aquário está muito bem, para o meu gosto, claro ;)

 

Os meus nariz-de-bebado adaptaram-se às mil maravilhas, não tive perdas e eles estão lindos!

 

Já tenho 2 coridoras paleantus. estão bastante bonitas e são fortes!

 

Volta e meia sobrevive um alevim de platy, e já cheguei a ter 14 platys... contando com os iniciais, mas conheci uma "loja" que me fica com os que vou tendo a mais e já dei 8... mas entretanto já tenho mais 3 pequeninos! São quase praga... :sorry:

 

Não fiz mais alterações a não ser nas plantas. Continuo com a mesma iluminação e com as mesmas pedras e tronco. Tudo funciona maravilhosamente. Nunca tive algas nem nada que me possa criar confusão!

 

As anubias que trouxe quase mortas daquele amigo que desistiu do aqua, recuperou e está linda!

 

Eu prometo que vou tirar fotos e colocar aqui. Mas como comprei este pc ontem ainda não estou com tudo a 100 % aqui...

 

Apenas posso dizer, que estou muito contente com a minha vitória na aquariofilia, porque finalmente consegui levar um aqua por tanto tempo.

 

Obrigada a todos.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá!

 

Costuma-se dizer que quando não há noticias é porque as noticias são boas! Pois... tudo esteve normal até agora com o meu aquário. Fauna e flora sem alteração...

 

Mas desde há 2 semanas que comecei a notar as plantas a ficarem com as folhas com uma espécie de poeira e a tornarem-se escuras... fiz algumas tpa mais seguidas, mas não houve melhoria... aspirei o fundo e limpei tudo melhor... mas nada...

 

Então decidi que o melhor seria limpar tudo! Um pouco a medo, é verdade, mas decidida a não ter perdas naqueles que são já os meus "meninos" do aquário! Todos eles vêm comer à mão... até os nariz-de-bebado... acreditem que é verdade! Só o Otos é que não dá confiança... ::D:

 

Vou explicar como fiz e posso garantir que não houve baixas

 

Retirei todas as plantas e lavei-as à torneira retirando a camada castanha (pó e/ou algas) que se tinha depositado nas folhas, arranquei todas as folhas velhas e coloquei tudo num alguidar como se fosse plantar tudo de inicio.

Tirei todas as rochas e o tronco e também lavei tudo à torneira.

Retirei o normal de água, como quando faço TPA, e aspirei muito bem todo o fundo que é areão! E deixei ficar a restante água... não retirei os peixes. Nunca desliguei o aquecedor... mas retirei o filtro, que é interior e apenas de esponja. Nunca usei outro! Lavei o filtro à torneira mas não lavei demasiado e usei água morna...

 

Todo este processo foi feito com calma e os meus peixes nunca tiveram medo nem andaram stressados... eu sei que não é um processo usual e que merecerá da parte de alguns foristas mais experientes, algumas criticas... mas eu dei-me bem com ele e acredito que se as coisas forem feitas com pés e cabeça tudo pode correr bem, sempre!

 

Depois, o que fiz, foi... redecorar o aquário! Mudei a posição das rochas e do tronco. Coloquei as plantas de outra maneira e voltei a encher o aquário, com água que tenho sempre em garrafões de uma semana para a outra! Nunca uso químicos! O único quimico que uso é o fertilizante e acredito que foi uma maior dose dele, que teve o efeito de boom... e originou aquelas "algas" e pó castanhas. Eu nunca tive algas no meu aquário e ele estava montado e estabilizado desde Maio. O facto de ter utilizado fertilizante por 2 vezes com um intervalo de 15 dias... fez com que eu notasse estas alterações no meu aquário.

 

Mas, continuando... ao principio a agua ficou ainda um pouco turva devido ao remexer do areão, mas hoje o filtro já tinha efectuado o seu papel e já tudo estava límpido. Os peixes adoraram a nova decoração e nadam através do arco que formei com o tronco e a rocha! As plantas estão verdes e fortes! E eu estou contente...

 

Nunca cheguei a mudar a iluminação e sempre correu tudo bem!

 

Logo à noite, tentarei colocar algumas fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Há imenso tempo que não actualizo o meu tópico. Chegou altura de o fazer...

 

Tive entretanto uma baixa com a minha platy, que de repente morreu. Foi a primeira platy que eu tive, aquela vermelha e preta que era linda e grande. Ela foi a mãe de muitos que nasceram aqui. Não sei o que se passou, mas de repente começou às cambalhotas ao cimo de água e não houve nada que eu pudesse fazer. Ainda procurei ajuda aqui no fórum e tentei dar ervilha cozida para uma possível causa que fosse "bexiga natatória"... mas não sei se foi! Morreu... e fiquei muito triste... :(

 

No meu comentário acima onde descrevi as alterações que fiz, não acrescentei fotos... mas vou fazê-lo agora:

 

O tronco mudou de posição e ficou a formar um arco por onde os peixes adoram passar

 

12600877_nTKAh.jpeg

 

 

12600872_5MyAb.jpeg

 

 

12600874_fzrzq.jpeg

 

 

Entretanto, acrescentei mais umas plantas e cobri o tronco com musgo e feto de java:

 

12600865_NG9Nc.jpeg

 

 

12600857_N0y9h.jpeg

 

 

12600860_r5AzK.jpeg

 

 

Houve também mais uns novos habitantes: 3 guppys ( 1 macho e duas fêmeas) mas que ainda não tirei fotos, mas devo dizer que já tiveram filhotes... no meio do musgo consigo ver pelo menos 4 alevinos de guppy, no entanto não sei se vão conseguir sobreviver à voracidade dos "nariz de bêbados"...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bom dia,

 

Durante estes dias houve algumas situações estranhas no meu aqua. Uma delas foi que durante uma semana todos os meus peixes andaram muito parados, chegando a estar mesmo "pousados" no fundo do aquário, como se estivessem a dormir, durante uma grande parte do dia... só vinham à superfície e mostravam alguma actividade quando os alimentava. Andei preocupada e sem saber o que poderia ser.

 

Medi os parâmetros da água e estavam normais, no entanto mesmo assim fiz uma tpa a meio da semana. Não notei que melhorassem... :unsure: andei a consultar alguns tópicos pela net e houve alguns conselhos que segui: baixei um pouco a temperatura, de 27 para 26... mantive-os a dieta durante 24h... dando apenas um pouquinho, muito pouco mesmo de comida nessas 24h... comecei a notar mais actividade porque começaram a procurar restos... :apple:

Mas, mesmo assim não fiquei descansada... uma das minhas platys começou a andar de cabeça para baixo, na vertical... :shock4: ... pensei que fosse excesso de amónia, mas medi e estava a zero... no entanto fiz novamente uma tpa de 10litros...

 

De repente... sem mais nem menos tudo voltou ao normal... não sei o que se passou... mas continuo com a temperatura nos 26 graus e dou menos comida...

 

Passou uma semana e meia e fiz algumas mudanças: reduzi o numero de platys, dei 3 e fiquei apenas com 4... 1 macho e 3 fêmeas ( todos nascidos cá em casa, excepto uma platy preta que foi das primeiras a povoar este aqua).

 

Já não tenho alevinos... foram todos devorados! #food

 

Resumindo, tenho neste momento a seguinte fauna:

 

4 platys ( 1 macho e 3 fêmeas)

6 nariz de bêbados

2 Corydoras paleantus

1 Otto

1 comedor de algas chines

6 puppys (2 machos e 4 fêmeas)

 

As plantas estão bem bonitas (nunca mudei a iluminação). O musgo está a cobrir o tronco e a ficar bonito e irá fazer com que os alevinos encontrem mais esconderijos.

 

Possivelmente muitos foristas, estarão contra certos procedimentos que eu tenho mantido, mas na verdade não tem prejudicado o bom desenvolvimento do aqua. Tenho aprendido muito aqui no forum e tenho sentido falta do Sabuguense que tanto me ajudou de inicio... :discuss_gathering: ....

 

Acredito que haja muitas correcções a fazer no meu aqua, por isso se alguém tiver opiniões ou dicas para me dar... avancem!

 

Obrigada por toda a ajuda prestada ao longo deste tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Oi ;)

 

Quando não há noticias... é porque não há noticias! Ou são poucas...

 

Pois é! São poucas... :D

 

Faz um ano que montei este aquário e tudo corre às mil maravilhas... posso fazer o que quiser com ele que as alterações são muito reduzidas em termos de "azar"...

 

É assim: descobri o que provocava as oscilações nos peixes... eram as esponjas do meu filtro que estavam a precisar de ser substituídas. Numa limpeza ao filtro descobri que as esponjas se estavam a desfazer... então troquei as esponjas e tudo voltou ao normal. Antes de as colocar no filtro, lavei-as muito bem em água corrente e morna. Coloquei e o movimento do filtro notou-se super... nem parecia o mesmo!

 

Desde então, voltei colocar a temperatura nos 27 graus... e substitui a lâmpada. mas por uma igual, ou seja: lâmpada compacta luz cold day-light, com 6400K ... Como é uma lâmpada compacta e está colocada num adaptador, posso movê-la e durante o dia, altero as direcções do foco. Acho isso importante, porque na natureza a luz do sol não incide sempre com a mesma intensidade nem na mesma direcção, fazendo com que haja locais mais ou menos iluminados ao longo do dia.

 

Na minha opinião, isso é muito mais importante que a quantidade de luz que tem um aqua. Nunca tive algas no meu... excepto numa altura em que fertilizei. Todos os restos de comida e algumas folhas de plantas que se vão perdendo fazem um fertilizante natural... é a minha opinião e vale o que vale... :sorry:

 

As plantas estão lindas e com novas folhas, o musgo está a pegar bem ao tronco e a crescer... isso fez com que alguns alevinos de guppy conseguissem sobreviver e tenho neste momento 4 novos bebés de guppy no meu aquário! Essa é uma novidade para mim... estou curiosa para saber como vão sair, dado que tenho um macho negro, que é maravilhoso!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...

Boa tarde a todos...

 

Obrigada João por me ajudar a recuperar o meu tópico... é bem antigo, mas tem dicas muito importantes para mim.

A partir daqui vou tentar criar um novo aquário para betta... 

Primeiro vou reunir as condições, porque quero fazer um aquário plantado, talvez de 20 litros.. 

Será o meu regresso á aquariofilia..

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.. 

Tenho lido muito sobre Bettas...  mas preciso de uma opinião pessoal dos entendidos... 

Será que não consigo juntar uma equipe de limpeza com um betta??  uns ottos ou umas cory... ?

Alguem me dá uma dica....?

Obrigada.

Helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.. 
Tenho lido muito sobre Bettas...  mas preciso de uma opinião pessoal dos entendidos... 
Será que não consigo juntar uma equipe de limpeza com um betta??  uns ottos ou umas cory... ?
Alguem me dá uma dica....?
Obrigada.
Helena
Ottos, sim sem problema se o aquário tiver tamanho suficiente.
Não vejo problema em meter cory's também.
Não te recomendo e camarões que o meu betta comia - os todos, mas nunca fez mall aos Ottos.

Sent from my GT-I9305 using Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite e obrigada pelas respostas!

Ainda tenho os meus aquários iniciais, mas todos desmontados... tenho o de 70litros e o de 20 litros.... mas só quero voltar a montar o pequeno, a minha disponibilidade de tempo neste momento não me permite grandes aventuras .

Como já disse, a ideia é ter um Betta... mas seria bom que conseguisse colocar algum comedor de algas.... e lembrei do Ottos, porque gostei do que tive no meu aquário inicial... e sei também que as cory são peixes de cardume e nisso tens razão Inácio, não vou poder colocar neste aquário.. é pequeno .

Neste fim de semana vou começar a limpar os materiais e ver também o que preciso substituir. 

Talvez precise da vossa ajuda de novo... 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já pensaste na hipótese de meter aí uns caracóis? Uma a duas neritinas ou então uns planorbis, qualquer uma das espécies são excelentes para limpar as algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Bom... já lavei o aquario de 20 litros e já fervi as pedras vulcânicas que tinha guardadas... o tronco não me está a cativar! Talvez  compre outro ou não coloque nenhum, vejo depois quando começar a estudar o layout.. 

Preciso de substituir o termostato... e aqui preciso da vossa ajuda.

Para o aqua do Betta  com 20 litros, será suficiente um 50W, verdade? dado que a água rondará os 26ºC... 

O filtro que tenho já está muito desatualizado... comprando um novo qual o caudal necessário? 

Sei que o Betta não gosta de muito movimento e em 20 litros, também não será necessário muito... verdade?

As plantas deverão ser de baixa manutenção e algumas eu já as conheço bem, pelo que depois logo decido quais as que mais gosto, mas talvez anubias e feto de java e alguma outra mais alta...  

Gostava que alguem me desse umas ajudas, para não falhar muito neste recomeço ...:my_smile:

Obrigada..

Helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais




Para o aqua do Betta  com 20 litros, será suficiente um 50W, verdade?


Para um aquário de 20 litros isso é mais que suficiente.

Em relação ao filtro, para esse aquário não precisas de nada do outro mundo.
Um filtro de mochila dos mais baratos chega-se bastante bem.

O aquário dessa foto tem 19 litros e esse filtro de mochila tem feito um bom trabalho. 83416802ee432614576627592979f293.jpg

Sent from my GT-I9305 using Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada Bruno :)

Pois... é isso que eu pensava.

Esse aquário está bonito, mas parece mais quadrado que o meu .. o meu tem as medidas: 40x25x20.

Sim, vou optar por um filtro de mochila.

Quando estiver a montar o aquário, abrirei tópico no forum dos bettas .

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos !

Sabem me dizer onde consigo encontrar aquela areia preta para o fundo do aquário?

Ontem fui a 4 lojas e não encontrei em nenhuma... na ornimundo apenas havia 1 areia sintética brilhante que não gosto!

Senão vou ter que usar o areão de rio que já tinha e que vou lavar, no fundo vou usar quase todos os materiais que já tinha...e essa areia era uma opção para mudar alguma coisa....

Obrigada 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos !
Sabem me dizer onde consigo encontrar aquela areia preta para o fundo do aquário?
Ontem fui a 4 lojas e não encontrei em nenhuma... na ornimundo apenas havia 1 areia sintética brilhante que não gosto!
Senão vou ter que usar o areão de rio que já tinha e que vou lavar, no fundo vou usar quase todos os materiais que já tinha...e essa areia era uma opção para mudar alguma coisa....
Obrigada 
Não sei a que areia preta te referes. Tendo passado tanto tempo fora de Portugal ainda me custa a saber o que se vende aqui e o que não se vende.

No entanto existe uma marca chamada unipac que vende areia completamente preta.

Imagina sílica, mas preta. No entanto não sei se isso encontra em Portugal. Sei que a unipac vende cá alguns tipos de areão, mas não sei quanto a areia.

Mas olha que areia e inerte para plantas ficas melhor servido com um substrato.

Sent from my GT-I9305 using Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Maria, a Seachem tem areia preta própria para plantados -Fluorite Black Sand -  podes ver aqui e aqui exemplos com essa areia funciona.

Existe à venda na pet4you e na Ecoarium pelo menos. 

Como disse  e bem o Bruno Carvalho tens mais opções usando substratos argilosos pretos próprios para plantados. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Obrigada Bruno e Tózé por me terem respondido .

Vou então ver essas opções Tozé, mas as plantas que vou ter são plantas de baixa manutenção e pouco exigentes... não sei ainda por onde vou optar!

Mas obrigada pela resposta, assim posso ver e pesquisar com mais certeza e depois decidir .

Abraço

Helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consigo encontrar um filtro de mochila pequeno para o aquário, pelo menos nas lojas fisicas que tenho visitado... :my_sad:  não é normal!

Não gosto de encomendar pela net... mas no sábado vou a Benfica à Aquaplante, pode ser que tenham... e vou procurar plantas também!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Inácio... 

A sério?   Nunca poderia imaginar encontrar isso nos chineses :))    mas vou ver..  Obrigada!

Eu tenho um filtro interno pequeno novo que nunca usei e que em ultima caso posso colocar neste aquário... mas se encontrar um de mochila prefiro! 

Também tenho mesmo que ver se consigo arranjar solução para o de mochila, porque à semelhança do meu primeiro aquário, vou ter que colocar uma rede forte neste por causa da minha gata... vou aliás pedir que me cortem a rede que tenho do outro aquário e adaptar a esta medida, e não sei se o filtro de mochila será viável e possivel de colocar... vamos ver!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtro de mochila compra o maior que encontrares, quanto maior mais espaço para colocares matérias filtrantes. E todos eles podem ser regulados na parte de circulação de água, depende depois da fauna que coloques se aprecia mais ou menos a corrente. 

Antes de tudo um conselho, como tens o aquário seco faz alguns anos, experimenta encher apenas com água para ver se não há fugas ou silicone ressequido. Deixa de um dia para o outro cheio num local que o gato não tenha acesso ;)

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia ..

Obrigada pelos comentários e pela ajuda ... são sempre muito importantes para mim.

Efectivamente deixei o aquário com água de 1 dia para o outro para ver se não havia fugas e não houve!

E desde sexta-feira que está montado e em ciclo... no entanto não inovei muito em relação ao anterior, acabei por aproveitar a maior parte da decoração e apenas substitui o filtro e a luz. 

A maior parte das plantas deram-me e eu aproveitei... 

Ficou assim:

Aquário de 20 litros - 40x25x20

Aquecedor com termostato de 25W

Filtro de mochila 100 - 190L/h

Lâmpada Leds 6800K - branca e azul

..

Rocha vulcânica

O fundo foi composto por uma camada fina de substrato mas sem ser fértil, apenas para as plantas fixarem melhor as raízes e tapado com areão de rio, que eu já tinha do outro aquário.

A fertilização vai ser liquida.

Flora:

Musgo (que me deram)

Hygrophila polysperma

Echinodorus cordifolius (?!  não estou segura, deram-me )

 

Agora vou esperar o ciclo completar e depois procuro o Betta..

Fotos.. colocarei mais tarde :)

 

Editado por Lágrima de Orvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia..

O aquário está em ciclo... com valores de nitritos altos e amónia a baixar.

No entanto e apesar do termostato ser de apenas 25W e  estar no minimo, tenho a temperatura da água quase a 30 ºC... 

Será que é melhor  desligar ? Essa temperatura não é muito elevada?

Gostava das vossas opiniões...

 

Obrigada

Helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.