Ajuda e documentação dos meus primeiros passos


Recommended Posts

boas helena,

 

nós os burros usamos coisas simples como este servidor ( http://www.photobucket.com ) muito simples regista-se e vai fazendo o upload

das fotos que quer e assim vais criando um album seu no próprio servidor,

depois quado esta a escrever no forum, quando quer por fotos abre outro separador em paralelo e vá ao seu album e escolha a foto que pretende, á direita da foto tem varias opções carrege na que diz "IMG Code" e automaticamente copia o codigo da imagem, depois volte á pagina do forum e no sitio em que quer a foto clica no botão direito do rato e escolhe colar e escreve automaticamente um codigo, confirme se ficou bem carregando em Previsualizar ao lado de Responder, se mesmo assim tiver aguma deficuldade diga que eu perco algum tempo a explicar mais detalhadamente passo a passo,

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia :)

 

Sabuguense, muito muito obrigada, já percebi o que estava a fazer mal! :closetema:

 

Vou então postar aqui algumas fotos para poderem ver a evolução do meu aqua, as fotos não são as melhores mas é o que se arranja .. ;)

 

1ª foto - instalação do aquário, vê-se a lâmpada compacta direccionada para o aquário, quando estiver finalizado a Lãmpada fica mesmo por cima:

 

DSC00910.jpg

 

 

2ª foto - O aquário já cheio e decorado. A água ainda estava um pouco turva:

 

DSC00913.jpg

 

3ª foto - Dois dias depois já se nota a água mais limpa e as plantas mais viçosas:

 

DSC00920.jpg

 

4ª foto - A minha anubia nana e as cabombas:

 

DSC00922.jpg

 

5ª foto - A minha echinodorus tropica:

 

DSC00924.jpg

 

6ª foto - Nesta foto pode-se ver que substitui a pedra grande por um tronco, e já havia alguns habitantes no aquario:

 

DSC00936.jpg

 

7ª foto - O meu primeiro platy macho:

 

DSC00927.jpg

 

8ª foto - As fêmeas platy:

 

DSC00928.jpg

DSC00939.jpg

e o meu ottos pequenino:

 

DSC00937.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

a alternathera está claramente numa zona de sombra, sendo uma planta que necessita de bastamte luz é obvio que esteja a desaparecer e as anubias estão numa zona muito exposta á luz o que não é necessario,

 

se conseguir mudar o foco de luz para ficar directamente por cima de alternathera pode ser que ainda a consiga salvar uma fertilização liquida também não era mal pensado mas com moderação para não ter um boom de algas

 

cuprimentos

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O foco de luz é móvel, pelo que regra geral está direccionado para a alternathera, mas por acaso aqui dirigi o foco para o centro para que as fotos não ficassem escuras. Na TPA que fiz ontem já adicionei um fertilizante liquido, que irei fazer com regularidade. Essa planta ressentiu-se mas agora não tem perdido folhas e até tem folhinhas pequeninas a aparecer, mas não me parece muito forte em relação às outras, no entanto eu estou a ter cuidados especiais com ela ;

 

Todas as outras plantas têm um bom desenvolvimento, a anubia tem mais duas folhas a desenvolver, as cabombas têm crescido para cima e têm também ramificações laterais com novos rebentos, um dia destes vou ter que as podar e terei mais plantinhas para plantar :) a echinodorus também tem duas folhas novas.

Vamos ver como se desenvolvem nestes dias.

 

Cumprimentos :)

Helena

Editado por Lágrima de Orvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

para plantas o principal é mesmo a luz, a luz que dispoem dá para "safar" mas o que vai acontecer será que as plantas vão crescer todas "marrecas" na prependicular em direcção ao foco em vez de crescer direitas na vertical, quando perder a cabeça 3 X 24Watts ficavam ai a matar,

 

a propósito esse aqua esta muito bom, não é exemplo de excelençia mas para uma principiante está optimo, prima pela simplicidade, cuidado na escolha e armonia na disposição dos diversos elementos tais como plantas e inertes, revela que houve estudo e um planeamento o que não é costume ver por aqui assim como eu próprio não comecei,

 

como é natural e felizmente nem todos partilhamos os mesmos gostos e as minhas escolhas penderiam para um substrato mais escuro, um tronco mais ramificado e outras especies que não viviparos, mas isto era o que faria num meu no seu não mudava nada,

 

quando tiver oportunidade tente tirar mais fotos ao seu otto pois acho que nunca vi um tão claro,

 

ainda não disse como teem reagido as suas gatas e se a rede tem sido suficiente para as conter,

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Sabuguense, pelas suas dicas, ajudas e opiniões, são muito importantes e válidas para mim.

 

Talvez um dia, se tudo correr bem com este e depois de adquirir alguma experiência, eu me sinta com coragem para fazer uma coisa melhor. este foi feito um pouco a medo, porque todas as minhas iniciativas anteriores tinham resultado em azar. Por falta de informação e por falta de ajuda, sempre todos os meus peixes morreram, então para aproveitar este aquário eu decidi experimentar mais uma vez... com a vossa ajuda parece que desta vez tudo está a resultar :)

 

Por isso eu não quis gastar muito mais dinheiro, e a escolha recaiu pela simplicidade e pelas espécies mais fáceis de manter. Com a continuação de boa sorte, eu deverei mudar a iluminação, é uma certeza ;)

E a mudança de espécies talvez numa outra oportunidade, quando estes me tiverem ensinado tudo o que eu preciso de saber :)

 

Estou entusiasmada e contente com os meus bichinhos, eles são um cardume simpático :animal_fish:

O meu ottos não é clarinho, era apenas a barriguinha dele... mas é muito dificil de fotografar, porque parece um foguete... ele faz umas 5000 piscinas por dia :roflroll2: mas eu vou tentar! Ele é trabalhador e faz uma limpeza diária a todas as plantas, ao tronco, ao filtro e a todas as paredes... eu deveria recompensá-lo, mas ainda não descobri como!

 

As minhas gatas são espertas e têm-se limitado a olhar para o aquário como uma espécie de tela, onde passa um filme da National Geographic :) de vez em quando um movimento mais rápido do ottos faz com que o seu instinto natural dê um salto, mas a rede já fazia uma boa função e continua a fazer...

 

Obrigada a todos que me têm ajudado a conseguir ganhar esta nova experiência e principalmente ao Sabuguense que tem tido uma paciência sem limites, a explicar-me as coisas mais simples :techi:

 

Cumprimentos

Helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia,

 

para recompensar o otto deite uns flocos de Spirolina que são feitos á base de uma alga com o mesmo nome, o que também é bom para os platys pois intensefica as cores,

 

procure variar a alimentação e tente não dar todos os dias a mesma e duas vezes por semana ofereça alimentos congelados que se compram nas boas lojas por cerca de 4euros que no seu caso deve durar pelo menos uns 3 meses,

 

entre alguns congelados que uso destaco e passo a publicidade "Gamma blister - tropical quartet" que contem quatro tipos de alimento que passo a citar : daphnia, artemia, larva de mosquito branca e por ultimo a larva vermelha (bloodworm) que são as prediletas dos meus,

 

vem acondicionado em cubos que se deve deixar descongelar naturalmente ( nunca no microondas )em cerca de 5 minutos sobre uma colher de sopa, escorrer a agua e oferecer, como não tem fauna para um cubo parta ao meio e coloque o restante imediatamente no congelador nunca volte a congelar nem guarde para logo o que sobrar, no dia que der congelado ofereça apenas essa refeição e mais nada durante esse dia ( cuidado com os exessos )

 

se assim fizer vai notar comportamento mais activo e aspecto mais saudavel

 

continuação de boa aquariofilia e continue a dispor sempre que precisar

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :)

 

Depois de uma semana de silêncio, tenho algumas novidades:

 

Tirei a minha planta Alternanth reineckii, porque não estava a favorecer o meu aquário, ainda não estava perdida, mas não estava nada bonita e substitui por uma Cryptocoryne walkeri, e gosto muito dela, penso que se vai dar bem no meu aquário, porque os dados da ficha técnica, são coincidentes com as caracteristicas do que eu tenho:

 

Cryptocoryne walkeri

 

Familia: Araceae

Ph: 6.5 - 7.5

Origem: Sri Lanka

Altura: 12 cm

Crescimento: Médio

Iluminação: Moderada

Propagação: Por estolhos

Dificuldade: Facil

Substrato fértil: Sim

CO2: Não

 

Cryptocoryne comum e facil de cuidar, ficando muito bonita plantada em grupos. Existem outras variedades de folhas e cores como marrom avermelhada. Adapta-se bem a muitas condições diferentes e desenvolve-se bem após a adaptação.

 

 

Outra novidade:

 

Tenho um cardume de Neons Negros: 5 , mas penso que vou precisar de mais 1 ou 2, eu acho que eles precisam de mais elementos para se sentirem bem!

 

Ainda estão em fase de adaptação, mas penso que estão no bom caminho. Comem bem e movimentam-se por todo o aquário, embora se mantenham muito tempo protegidos pelas cabombas.

 

As cabombas, estão a crescer a uma velocidade fantástica! Têm muitos rebentos desde a raiz, e também nos caules. Já podei 3 e voltei a plantar, mas já percebi que se multiplicam bastante e não quero o aqua cheio delas... vou ter que controlar o crescimento. Tal como o Sabuguense disse, algumas não estão a crescer na vertical,elas procuram a luz, mas eu não me importo, gosto delas assim, as plantas não são sempre rectilíneas e as formas que ganham em busca da luz, dá-lhes alguma beleza. Na natureza, as plantas não recebem sempre a luz no mesmo sentido, e as sombras e as rochas e outros elementos, proporcionam zonas de mais e menos intensidade de luz, pelo que eu tento mover o foco da minha lâmpada, para que elas possam receber luz por todos os lados.

 

Os parâmetros da água mantêm-se constantes! :)

 

Os meus cardumes já sabem quando os vou alimentar e parecem doidos a olhar pelo vidro... todos à espera! :) Lindos... :pompomgirl::animal_fish: :animal_fish:

Editado por Lágrima de Orvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia,

 

as criytocorynes por vezes pregam uma partida e "morrem" se isso acontecer não retire as raizes pois ela volta a crescer,

 

as alternatheras com uma correcta adaptação podem ser mantidas emersas como uma normal planta doméstica,

 

uma foto vale por mil palavras , queremos fotos :multi::multi::multi:

 

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:(:sad2:

 

Bom dia...

 

Estou triste... Ontem à noite reparei que os meus Neons Negros, não estavam bem... Era dia de TPA e reparei que eles estavam com o corpo coberto de pontinhos brancos e as barbatanas também e com uma espécie de bolhinhas... Pesquisei por aqui e descobri que deve ser ictio...

 

Pois... já deviam vir doentes. Apressei-me a mudá-los para um aquário pequeno que eu tenho, com um pouco de água deste novo, e coloquei a temperatura mais alta. Mas hoje de manhã já já tinham morrido! :cry:

 

5...! O meu maior receio é que a doença se espalhe por todo o aquário. Não sei o que fazer... estou zangada, porque na loja já deveriam saber que os peixes estavam doentes... foi muito rápido, eu trouxe-os no sábado!

 

Não sei se há alguma coisa para evitar que se espalhe aos outros... tenho os platys e o meu otto, que eu estou com muito medo que tenham sido contaminados!

 

Bolas!!! :mad:

 

O que é que eu posso fazer? Alguém me dá uma ajuda?...

 

Obrigada

Helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Helena,

 

lamento a sua perda

 

o ictio em um parasita que tem um ciclo de vida de aproximadamente 20 dias, e é incapaz de se reproduzir a 28ºC, suba a temperatura do aqua para os 29 30ºC e mantenha assim durante 28dias para assegurar que irradica totalmente o ictio,

 

nunca se deve mudar peixes para tratar ictio pois estes já estam fragilizados e na presensa do parasita é o aquario que tem de ser tratado,

 

hà diversos produtos que pode usar mas não são necessarios se fizer a quarentena que lhe disse, tambem já tive ictio num dos meus aquas e foi assim que tratei sem qualquer perca

 

cumprimentos

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sabuguense. bom dia...

 

Obrigada pela ajuda, mais uma vez! Pois... fiz mal em separá-los, não foi? Não sabia bem o que fazer... :(

 

Vou então subir a temperatura... Só espero que não aconteça nada aos outros...

 

Abraço.

Helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o seu Ph elevado a meu ver deve-se ao tipo de substrato mesmo tirando agua do aqua grande para o pequeno a falta do substrato no pequeno faz uma oscilação muito grande no Ph,

se tiver de usar esse aqua Hospital tente recriar as mesmas condições do aqua principal colocando uma pequena parte do mesmo substrato

 

se voltar a ter ictio já sabe aumentar logo a temperatura e pode ser mais ou menos "á bruta" mas quando for para repor a temperatura mais baixa tem de ser bem devagar tipo 1ºC por dia

 

cumps

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pH da água da torneira é 7,5... Já fiz a medição da torneira, deixando descansar 24h... e depois mantém-se no meu aqua... eu sei que poderia baixar usando algum produto, mas não quero usar nada.. :(

 

Já aumentei a temperatura... vamos lá a ver!

 

O aquário pequeno que eu tenho, é de 40l... mas há muito tempo que estava lá esquecido. Vou agora tratar dele... e procurar recriar um habitat semelhante ao que tenho no grande, para alguma emergência. Eu não estava à espera que fosse preciso! Hoje sinto-me triste e decepcionada... não gosto nada de ver os meus bichinhos morrerem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nesse caso não foi variação de de valores,

não é necessario recriar o habitat basta garantir a igualdade e principalmente estabilidade de parametros

 

a perda é parte desagradavel do hobby mas infelizmente acontece, umas vezes por erro mas a maior parte por falta de escruplo dos vendedores e falta de qualidade dos proprios animais por serem produzidos em massa,

dou-lhe como exemplo os meus cardinais que foram comprados numa loja dum hipermercado por 1.25euros dos 15 que comprei só 5 é que são bons exemplares os outro são raquiticos e não hà forma deles crescerem mais, ao fim de 5 meses não passam de 1,5cm e um deles até tem um tumor, é caso para dizer que saiu cara a pexincha,

 

é precisso ter bastante cuidado onde se compra e como se compra, perder tempo a observar bem o aspecto e actitude do animal se possivel ver como se alimenta e principalmente seguir o seu instinto se lhe parecer que algo está mal com o animal não tome por certa a palavra do vendedor e desista da compra, se tiver estes cuidados vai evitar alguns disabores e principalmente sentimentos de culpa,

 

agora não se martirize pois acontecem a todos, maior parte dos conselhos que dou tem por base erros meus e consequentes perdas

 

você não presta muita atenção á sua caixa de mensagens ,pois não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lamento o sucedido.

 

É provável que já viessem doentes da loja, mas podem também ter apanhado um choque de ambientação ao aquário. Mas já agora, sempre que comprar peixes, certifica-te que os peixes nos aquários estão todos de boa saúde; que já estejam na loja há algum tempo (há lojas em que compram num dia e nesse mesmo dia estão à venda, sem qualquer tipo de quarentena, ambientação, etc.) e se for possível, manda reservar os peixes para os ires buscar uma semana depois...Dessa forma, dificilmente virão com doenças...No entanto, uma boa ambientação à temperatura e aos parâmetros deve ser sempre feita!

 

No caso do íctio, deve-se mesmo tratar no aquário e basta aumentar a temperatura...Ter um aquário hospital ao lado é sempre aconselhável. Já agora, meteste algum filtro a funcionar no pequeno aquário? Se sim, o filtro tinha passado pelo ciclo de azoto? Embora se fale muito do ciclo da água, as bactérias não se alojam propriamente na água, mas sim no filtro e no areão. Se quiseres montar um aquário hospital, deves deixar o filtro pequeno no aquário grande uns dias, para ganhar bactérias, usar o mesmo areão (pode até ser novo) que tens no teu aquário e usares a água que tens no aquário. Como cada aquário tem parâmetros diferentes, eu recomendaria que tendo o aquário hospital cheio, lhe tirasses uma boa quantidade de água (50%) e metesses o restante com água do aquário grande, para que os peixes não tenham que fazer ambientação tão grande...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:puppydogeyes: Acho que fiz muita coisa mal, precipitei-me quando vi os peixes doentes, e retirei-os quando não o devia ter feito... agora já aprendi com esse erro! :(

 

Sabuguense, desculpe... não sabia que tinha uma caixa de mensagens privada... :surrender:

 

Crush... acho que choque de ambientação não foi, porque levei mais de 30 min. para os pôr no aqua... primeiro deixe estar no saquinho durante 20 min e depois adicionei um pouco da água do meu e só depois de 15 min os meti no aqua... eu acho que vinham mesmo doentes...

 

Comprei na loja que existe no Vasco da Gama... acho que é conhecida... ;)

 

Mas vou passar a ter muito mais cuidado.

Editado por Lágrima de Orvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compraste na Ornimundo? Por acaso lá sei que fazem quarentena aos peixes quando chegam, mas também já vi várias vezes peixes com ictio lá. Eles recebem peixes à 5ª feira, por isso não compres nesses dias. Ou então fazes o que eu costumo fazer lá. Vou no dia em que os recebem, há muita escolha, reservas durante uma semana e depois vou busca-los...

 

Nessa loja havia um rapaz que percebia muito de aquários (cheio de piercings), mas nunca mais o vi lá, deve ter saído. Há também uma rapariga que trabalha lá há vários anos que também percebe umas quantas coisas...O resto é pessoal que vai passando...

 

Há uma loja muito fixe em Benfica que é a Aquaplante. Tens muitos peixes, grande variedade e estão sempre impecáveis (ainda hoje lá estive e com várias dezenas de aquários, não vi nem um peixe morto ou doente). Não é das mais baratas (alguns peixes chegam a ser um verdadeiro roubo, como umas corydoras verdes que custavam 15 euros quando na Ornimundo custam 6 euros...). Se fores lá, procura a senhora, que ele percebe bem da coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compraste na Ornimundo? Por acaso lá sei que fazem quarentena aos peixes quando chegam, mas também já vi várias vezes peixes com ictio lá. Eles recebem peixes à 5ª feira, por isso não compres nesses dias. Ou então fazes o que eu costumo fazer lá. Vou no dia em que os recebem, há muita escolha, reservas durante uma semana e depois vou busca-los...

 

Nessa loja havia um rapaz que percebia muito de aquários (cheio de piercings), mas nunca mais o vi lá, deve ter saído. Há também uma rapariga que trabalha lá há vários anos que também percebe umas quantas coisas...O resto é pessoal que vai passando...

 

Há uma loja muito fixe em Benfica que é a Aquaplante. Tens muitos peixes, grande variedade e estão sempre impecáveis (ainda hoje lá estive e com várias dezenas de aquários, não vi nem um peixe morto ou doente). Não é das mais baratas (alguns peixes chegam a ser um verdadeiro roubo, como umas corydoras verdes que custavam 15 euros quando na Ornimundo custam 6 euros...). Se fores lá, procura a senhora, que ele percebe bem da coisa...

 

Exactamente, foi mesmo nessa!

 

Sei quem é esse rapaz, também não o tenho visto! E também sei quem é a rapariga, foi ela que me vendeu os platys. mas eu ainda lá vou falar com eles por causa dos neons, porque não podem ter peixes à venda doentes, não só pelo facto de eles virem doentes, mas ainda mais pelo facto de porem em risco todo um aquário onde se ponham esses peixes!

 

Não conheço essa loja em Benfica, mas hei-de ir ver...

 

Por enquanto os meus platys, aparentemente estão bem. estive a ver bem se algum aparentava alguma coisa esquisita... eu só espero que não tenha havido contaminação, embora eu não acredite muito nisso! Por agora não posso juntar mais peixes, vou deixar o meu aqua de quarentena com o aumento de temperatura, como me disse o Sabuguense.

 

Vamos a ver!

 

Mais uma vez muito obrigada a todos que me têm dado estas dicas preciosas!

 

Abraço

Helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia... :)

 

Já passaram 5 dias e os meus platys parecem estar todos bem de saúde, não parecem ter sido afectados pela doença que me matou os neons... o aquário ainda está de quarentena e tão depressa, não vou pôr lá mais nenhum...

 

Tenho notado as minhas meninas platys mais gordas e barrigudas... desconfio (ontem um amigo quase garantiu) que estão grávidas... :D se isso for verdade, ainda não sei bem como proceder... :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens várias hipóteses:

- Arranjas um aquário que servirá de maternidade, para onde passarás a platy mais ou menos 3/4 semanas depois de notares que estava grávida, esperar que ela ponha os peixes, retirar a mãe e deixar que as crias cresçam nesse aquário;

- Deixar a mãe descansada no aquário, apanhar os alevins e passar para o aquário pequeno;

- Deixar tudo como está, podendo os alevins serem comidos (o que não faz mal nenhum, pois faz parte do ciclo da vida e fará bem aos peixes que tens no aquário) ou tratas de arranjar muitos esconderijos (muitas plantas - especialmente flutuantes), grutas, troncos, etc.

 

Para veres se a platy está mesmo grávida, repara se ela tem uma mancha preta no ventre (se for na fase inicial pode ainda não ser visível).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Crush :)

 

Xiiii... não consigo ver se a mais barriguda tem essa mancha, ela é preta e só tem as barbatanas amarelas... :smile2: as outras estão menos barrigudas e são vermelhas com as barbatanas pretas..

 

Logo à noite, ou amanhã, vou ver se consigo pôr aqui umas fotos delas... eu não gosto de plantas flutuantes, acho que cortam a intensidade da luz e eu já não tenho muita, os esconderijos é que podia ser uma boa ideia...;) Já li por aqui que se podem usar cascas de côco, é verdade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde!

 

Não tenho vindo dar notícias, porque está tudo bem :)

 

Aos poucos já reduzi a temperatura da água do meu aqua e tudo parece normal, nenhum dos meus platys e o ottos sofreu com o suposto ictio, o que me leva a pensar que talvez não fosse ictio.

 

Tenho lido muito sofre os neons e verifiquei que são peixes muito sensíveis, e que podem desenvolver uma doença semelhante ao ictio, mas que não é... o facto do transporte, a alteração da temperatura da água, o stress da adaptação ao novo aquário... são factores que podem fragilizar os neons e pô-los doentes... hoje eu penso que pode ter sido isso que aconteceu aos meus... :(

 

E hoje tenho uma novidade: novos habitantes no meu aqua - 3 corydoras... :)

 

Não sei qual a variedade, ainda não fui pesquisar, mas são malhadinhas de cinzento. Duas estão bastante activas, mas uma está mais quieta!

 

As minhas meninas platy parece que estão quase a rebentar... estão com uma barriga enorme enorme!!!! Não sei quando poderão ter os bebés mas eu não a vou separar... tenho 3 fêmeas se todas tiverem filhos e se escapar algum, já fico feliz... se não, paciência ;)

 

 

 

Hoje também encontrei os flocos de spirolina, mas ainda não consegui encontrar a comida congelada....

Editado por Lágrima de Orvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá helena,

 

era melhor e não arriscar e fazer no minimo dos minimos 18dias de tratamento com temperatura,

 

as corys podem ter deficuldade em adaptarem-se a 7.5Ph se na loja estavam em ph ácido que é o indicado para especie

agora que tem corys não se esqueça de umas pastilhas de fundo para complementar a pouca comida que os viviparos deixam chegar ao fundo,

 

a comida congelada pode encontrar em qualquer verdadeira loja de aquariofilia do-lhe por exemplo a Ruimar na Damaia , a Aquahobby em Alfragide tem de certeza pois já comprei lá

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:whocares::thumbdown2:

 

Tudo parecia estar bem... :cry4:

 

Hoje de manhã, todas as minhas corys estavam mortas... uma platy, a que não estava grávida também está morta... :sad2:

 

Só me apetece desistir outra vez... ainda não medi os parâmetros da água, mas eu tinha feito TPA na 6ª feira, estavam todos bem, e depois que juntei as cory foi novamente o descalabro! Agora quando for a casa na hora de almoço vou medir... a minha filha já retirou os peixes mortos...

 

Voltei a comprar naquela loja, já tenho uma má fé com ela... :evil: não compro lá mais nada!

 

Não quero mais peixes... estou muito aborrecida... :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.