Ajuda e documentação dos meus primeiros passos


Recommended Posts

Boa tarde.

 

Sou nova por aqui. Antes de me registar andei a ler alguns dos vossos tópicos de ajuda, mas preciso de alguns esclarecimentos e se puderem me ajudar, eu agradeço.

 

Tenho andando muito interessada em montar um aquário, mas pouco sei do assunto.

 

É o seguinte:

 

- Tenho 1 aquário vazio com as medidas: 70X40X30

Serviu para uma tartaruga até ao mês passado, mas tive que a mudar porque cresceu e este ficou pequeno.

-Tenho um filtro interno Tetratec de 400Litros/h

-Tenho um termostato de 50W

-Uma pedra vulcânica grande

 

Precisava de saber o que posso, e se posso aproveitar estes materiais para me iniciar na aquariofilia. Há alguns anos eu já tentei, mas por inexperiência e ignorância os peixes morriam, sei agora que nunca fiz a ciclagem do aquário.

 

Estes materiais terão obviamente que ser muito bem lavados. É preciso algum produto próprio?

Ao comprar uma esponja nova para o filtro é melhor a preta? Já li alguma coisa por aqui sobre isso... (tenho acompanhado o tópico do membro que está a fazer a 2ª tentativa, como eu )...

 

Eu sei também que vocês devem estar fartos de responder a perguntas idênticas... mas desculpem... e se puderem ajudem-me!

 

Obrigada

 

Helena

Editado por Lágrima de Orvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, bem vinda Helena,

 

se acompanha esse tópico já poupa metade do trabalho,

 

um aquario de 70lts já é bem bom para iniciar,

 

filtro já é sufciente para começar mas está um pouco á conta,se tiver que comprar um mais tarde compre externo

 

termostato é está no meu ver subdimensionado pode pensar em juntar mais um igual, para garantir as temperaturas no Inverno, ficando cada um em um estremo do aqua

 

se quiser plantas tem que ter iluminação 2x 28watts já dá uma razoavel margem de manobra

 

as tartarugas são umas porcalhonas todo o material tem que ser bem lavado,não conheço nenhum produto para o efeito não quer disser que não exista, o que não der para ferver vai ter que ir com agua do choveiro bem quente, cuidado para não dar nenhum choque termico nos vidros do aqua e termostato,

A pedra pode ferver numa panela como se fosse legumes,mas não vale a pena espetar o garfo para ver se está bem cozido, o mesmo se aplica ao substrato

 

mais qualquer duvida disponha

 

cumprimentos

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sabugueiro e obrigada pela sua resposta.

 

É, as tartarugas são mesmo porquitas... agora tive que as mudar para um aqua maior.

 

Outra duvida, como este aquário foi feito por medida, por causa do móvel onde está, não tem tampa. tem sim uma rede por onde entrava a luz uvb de uma lâmpada compacta. Eu vou precisar de tampa para o aquário? Ou posso adaptar uma calha por cima da rede? existe algum tipo de iluminação tipo as compactas das tartas? é que eu tenho dois gatos... e a rede é bem forte já por causa disso.

 

Agora vou então começar a montar o aquário e vou andando por aqui a espreitar... vou seguir o tal tópico, que me tem ajudado muito também.

 

Editei para dizer que afinal o termometro é um TetraHt 100...

 

Obrigada mais uma vez.

 

 

Helena

Editado por Lágrima de Orvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

o aqua pode muito bem estar detapado, há que ter atenção com especie que tenham o habito de saltar para fora do aquario,

se a rede não obstruir a passagem de luz pode mante-la,

pessoalmente preferia umas tampas de correr em acrilico para diminuir a evaporação e conter o consumo do termostato, poderam também manter a calha que tem se esta estiver apta a receber outro tipo do lampada,

pode sondar preços e modelos nesta loja( http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/aguaDoce.php )tem calhas relativamente baratas e bem equipadas e algumas incluem temporisador integrado também poderá sondar tipos de substrato fertil e inerte

existem calhas para aquas de 70cm que se apoiam nos bordos dos mesmos ou ficarem suspensas sobre o aqua, tem de lampadas flurescentes normais e tem também compactas não sei se seram como as da tartaruga pois não a vi,

 

apremda a postar fotos para vermos o material e futuramente podermos ajuda-la mais rapidamente, se tiver deficuldade em conseguir diga que explico-lhe em promenor,

 

termostato de 100Watts é suficiente se estiver em perfeita condição,

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, Helena.

 

Como o Sabuguense já disse lava bem as matérias. Na minha óptica o filtro é suficiente, visto fazer cerca de 5 vx o volume bruto do aquário. O termostato esse serve, o ultimo se for de 100W.

 

Visto ainda teres uns dias antes de montares, adquire os testes pH, Nitritos, Nitratos, etc. Separa também um garrafão de água da torneira (assumi que vais utilizar água da torneira para fazeres as TPA's) e mede os seus parâmetros passado 24 horas, estes valores permitem escolheres os peixes que decidires\poderas ter.

 

De resto é muita paciência e leitura.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite :)

 

Obrigada pelas vossas respostas, Sabuguense e Ricardo.

 

Já lavei os materiais e já cozi a pedra numa panela... e não espetei o garfo ;) acho muito grande, se calhar não a posso usar, porque ela servia de plataforma para a tartaruga! Se calhar vou parti-la...

 

Já espreitei os sistemas de iluminação e fui a uma loja para ver como eram "ao vivo"... mas o homem não me pareceu muito entendido e vim de lá confusa!

 

Fiquei com uma dúvida:

 

A lâmpada fica por cima do vidro? Ou seja, se eu fizer uma tampa de vidro, em vez de usar a rede que eu tenho, a lâmpada pode ficar por cima do vidro? ou entre a lâmpada e a agua não pode ficar nada? Eu estou ainda indecisa nisso da iluminação. Achei que o que mais se adequava ao meu aquario são aquelas calhas de 70cm que ficam um pouco suspensas e se prendem na lateral.

Nesse caso eu poderia usar a rede, ou o vidro, ou mesmo as suas coisas... por causa das gatas...

 

Desculpem mais uma vez a minha ignorância... obrigada pela vossa paciência.

 

Helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Helena,

 

partir apedra é uma optima ideia, tem mais gosto ter algo trabalhado por nós, mas atenção para não deixar arestas vivas pois vão ferir os peixes,

 

se pode ficar apoiado no vidro? até pode mas é grande a probabilidade de partir o vidro dependendo da temperatura gerada pelas lampadas e um choque termico provocado por um salpico, sim pode ter algo entre as lampadas e a água, aliás as proprias calhas já trazem um vidro.

 

Se não ficou confiante na experiençia do vendedor então não faça nenhuma compra pois estamos a falar de um equipamento bastante caro e que por isso não dá margem para erro.

 

Recomendo-lhe a fazer a compra na loja que lhe mostrei e antes de a fazer procure conselhos junto do vendedor aqui que também é patocionador do site,

 

porque o recomendo? não, não é meu amigo (antes fosse sempre cravava uns descontos bacanos) mas é uma pessoa acessivel, profissional e sem duvida com bastante conhecimento para além de ser artezão, que até lhe poderá fazer uma calha á sua medida,

 

Ignorante é aquele que não busca o conhecimento,

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais ter que trocar o teu termostato porque um termostato de 50w para um aqua de 70l é insuficiente.

 

De resto o filtro ta optimo e com esse volume consegues fazer um belo plantado.

 

Cumprimentos.

Mais que um hobby, uma vida <3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Rodrigo, o meu termostato é de 100W... ;) eu corrigi uns posts mais á frente!mas obrigada na mesma :)

 

Sabuguense, vou mesmo partir a pedra! ::D: ... acho que foi na verdade uma boa ideia!

 

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Ainda não tenho nada montado. Tenho tudo lavado, mas falta comprar a areia e a iluminação. Penso que só no fim de semana vou ter tempo para começar a sério e nessa altura vou colocar as fotos :)

 

Boa noite.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Ainda não tenho nada montado. Tenho tudo lavado, mas falta comprar a areia e a iluminação. Penso que só no fim de semana vou ter tempo para começar a sério e nessa altura vou colocar as fotos :)

 

Boa noite.

Abraço

 

 

Muito Boa Sorte

 

 

 

 

banner9.gif

Editado por davidf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

areia só não é boa ideia pois abafa as raizes das plantas,

para plantas tem de ter substrato fértil e um tipo de substrato que facilite a absorsão de nutriente e com uma granolometria que permita o desenvolvimento de raizes pelo menos nas areas onde pretende plantar, nas areas onde não pretende plantas pode por somente areia, se gosta de areia por todo o aqua pode usar substrato fertil, substrato que permita raizes e por cima uma leve camada de areia para decorar.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia :)

 

A areia que de que eu falei, era mais própriamente areão de rio... tenho visto em sacos! Não pode ser dessa? Há uma mais grossa e outra um pouco mais fina... eu gosto da mais fina, mas não é areia mesmo areia... não sei se me faço entender...

 

Eu já vi aqui nos aquários que aparecem pelo fórum... mas por favor, esclareçam-me lá o que eu tenho que pedir, porque eu queria ir comprar hoje... :/

 

Outra coisa: Posso começar a fazer a ciclagem sem colocar as plantas? Ou tenho que ter lá tudo dentro?

 

É que tenho dúvidas, se ao fazer a ciclagem sem as plantas, depois quando as colocar, se calhar vai alterar outra vez os parâmetros da água... ou não é assim? :oops:

 

E tenho que ter também as lâmpadas?

Editado por Lágrima de Orvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes utilizar areão de rio, depende do tamanho do grão mas se for muito grande terás maior dificuldade em segurar as plantas.

 

Não dá nutrientes às plantas mas também dependerá das plantas para se poder opinar como deve ser.

 

A calha pode ser a suspensa nas laterais e tapares o aquário como te der mais jeito (devido ao gato(a)) ou poderás colocar em cima do vidro (tampa). É à escolha.

 

Para o ciclo iniciar basta água mas torna-se mais fácil colocar as plantas e depois encher. A iluminação será necessária assim que avançares com as plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes Helena,

 

Não sou muito experiente, mas penso poder te ajudar um pouco.

 

Eu estou a montar um aqua, neste momento.

 

Comprei substrato que misturei com um areão tipo do que falas, misturei tudo num balde depois meti no aqua, por cima coloquei grãos já maiores para dar efeito ficando com cerca de 6 cm no total de altura em todo o aqua.

Para fazer a ciclagem estou a meter matérias biológicas em liquido, compras em qualquer loja, não precisas nem de plantas nem peixes.

 

As plantas não devem alterar os parâmetros, mas vai metendo aos poucos as plantas, para veres o que gostas mais e com que aspecto ficam ao fim de uma semana. O meu aqua anterior tinha plantas que ao fim de duas semanas estava a morrer e outras que estavam muito bonitas. Portanto acho melhor ir pondo aos poucos e aprendendo com elas.

 

As calhas de encaixar no rebordo do aquário, podem causar problemas com os gatos, vê se o encaixe é bom para ter 10kg andar por cima...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada, Hugo e Alvarenga :)

 

Ok, já percebi... Vou optar pelo areão de rio, que não seja um grão muito grosso!

 

A rede que eu tenho é bastante forte mas de malha larga que permite a passagem da luz, porque já suportou o peso de uma gata de 6 KG, quando ela estava a apreciar a tartaruga :)

 

 

Abraço.

 

Helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde :)

 

Uff.... acabei de montar o meu aquário! Isto cansa...

 

Gosto!

 

Coloquei areão de rio e uma camada de substrato. Consegui partir a pedra vulcânica muito grande que eu tinha, em várias de vários tamanhos e coloquei 2 no aquário e uma pequena com uma anubia presa por fio de nylon.

Na parte de trás do aquário coloquei alguns pés de cabomba, e deram-me ainda duas plantas que eu não sei o nome, mas vou pôr aqui o que tem na etiqueta:

 

1 Echinodorus Tropica e 1 Alternanth. reineckii... se puderem traduzam, se isto tiver tradução :)

 

Coloquei o anticloro, e os aparelhos estão todos ligados: filtro e termostato.

 

Deitei 2 0u 3 flocos de comida lá para dentro.

 

Estou a usar uma lãmpada fluorescente compacta, de 18W cool daylight com 6400K. Que consegui adaptar ao mesmo sitio onde eu usava a lâmpada UVB das tartarugas. Dá uma luz azulada e eu vou ver como as plantas vão reagir... ;)se não se derem bem logo vejo o que fazer.

 

Tirei fotos, mas não sei onde meti o cabo para ligar ao pc e só mais logo talvez eu consiga postar aqui, se encontrar o cabo!

 

Espero que as coisas resultem. Agora espero ansiosamente que o tempo passe...

 

Mas desde já agradeço a ajuda que me deram. E também de todo o fórum onde andei a pesquisar e de onde tirei algumas informações valiosas, para uma iniciante como eu... vou actualizando o tópico, à medida que as coisas se forem desenrolando.

 

Obrigada

Helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

a Alternanthera reineckii é uma planta de dificil manutenção sobretudo se for a variante rosifolia

precisa de muita luz os 18Watts pode não ser suficientes para que sobreviva mas se estiver directamente de baixo da lampada,

 

ficamos a aguardar essas fotos,

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sabuguense :)

 

Essa variante rosifolia, terá a ver com a cor rosada? Se for isso, então é essa... eu gostei muito dessa planta, mas era cara... e então como comprei lá muita coisa, a senhora da loja no fim, deu-ma :)

 

Não me disse se era de fácil manutenção ou não... mas é linda e dá vida ao aquario!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

 

Hoje medi o pH da água (da torneira) do meu aquário, para poder ter uma ideia do que se passa lá dentro: 7,5.

 

Desde sábado que está tudo montado, e as plantas estão lindas! Não sei se é normal, mas as cabombas parecem estar a florir... ou então são os novos rebentos a aparecer! A anubia tem um rebentinho novo, uma folhinha que vem aparecendo... e aquela reineckii está espevitada... por enquanto nestes dois dias, não me parecem estar ressentidas com nada.

 

De vez em quando fica tudo cheio de bolhinhas que depois desaparecem, e a água por enquanto está limpa!

Editado por Lágrima de Orvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

a minha rosifolia ainda ficou bonita por uma semana depois entrou em necrose e ao fim de 15 dias desintegrou-se totalmente, espero que a sua n~ºao vá pelo mesmo caminho pois é das minhas plantas preferidas, com esse Ph o mais provavel é só poder manter viviparos.

 

E então esse cabo de dados? Queremos fotos :multi:

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabuguense, eu espero não ter esse azar... :) aquela planta é mesmo linda!

 

Não encontro o cabo da máquina fotográfica, mas ontem tirei mais fotos com o tlm e logo à noite já ponho! Não tem tão boa qualidade, mas talvez dê para ver alguma coisa e depois logo ponho as outras!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.