Iluminação


RicSilva

Recommended Posts

Boa tarde.

 

Tenho um aquario a um ano e meio e nunca substitui as lâmpadas. Já li que deveriam ser mudadas de 6 em 6 messes de forma alternada.

Até que ponto isto é verdade? Existe realmente necessidade de mudá-las?

 

De notar que tenho um aquário de 90 litros plantado.~

 

Agradeço ajuda.

Editado por RicSilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde RicSilva.

Sim, tens de mudar porque a lampada vai perdendo a luminosidade ao longo da sua "vida"

e não está a render a iluminação que tinhas de princípio, ainda se só tivesses peixes, ainda podias esticar até um ano, agora um plantado tem mesmo de ser.

A questão de ires trocando de 6 em 6 meses deve-se ao facto de mesmo ao fim dos 6 meses elas já nâo darem a mesma luminosidade, trocando uma de cada vez faz com que não haja uma diferença grande na luminosade, e não tenhas um surto de algas derivado a essa diferença.

Peço desculpa pelo testamento, mas não consegui abreviar.

Cumprimentos

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu "testamento" foi muito bem-vindo. :thumbup3:

 

Noto que ultimamente as plantas estão um pouco amareladas. Não sei se poderá ser da iluminação.

 

Lembro-me de um logista dizer-me, no dia na compra, que existem lâmpadas especiais que promovem o crescimento das plantas.`

Pelo que pesquisei existem varios tipos de lâmpadas com diferentes kelvins, cores, etc. Qual é a mais aconselhada para o meu aquario?

 

O meu aquário é da marca Aquael e já tem tampa embutida com suporte para 2 lâmpadas. As de origem e actuais são "Lighting F24T5/D".

Editado por RicSilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

O melhor para as plantas é 6500Kelvins, mas depende dos watts que tenhas assim podias jogar com temperatura das lampadas.

diz-me o comprimento, largura e altura do aqua e os watts das lampadas e de que tipo são se são t8 t5 ou pll.

 

Cumprimentos

 

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu aqua tem 111 Litros brutos, essa lampada é uma T5 com 24W daylight (6500K), ou seja tens tens mais ou menos 0,3W para cada litro de agua, para um plantado a serio devias ter mais ou menos 1W por 1L.

 

Cumps

SC

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas. :thumbup3:

 

Tenho 90 litros reais, então vou ter de comprar uma lâmpada de pelo menos 45w para o conjunto das duas lâmpadas ser 90w.

Pretendo mudar só uma agora e mais tarde mudar a outra.

Mas tenho uma duvida que me deixa preocupado: Os peixes poderão sentir um choque grande pela mundança e morrerem? É que é uma mudança de 24w para 45w por lâmpada!

Editado por RicSilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que não podes mudar assim de lampadas, lampadas de 45W, o balastro não iria dar e o tamanho da lampada seria bem maior......

 

Os peixes sera o problema menos.

 

Cumps

SC

Editado por sergiocaneca

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Como diz o Sergiocaneca, não poder mudar de lampada assim, além de que o balastro das lampadas deve ser de 2*24w logo só deve ser utilizado para lâmpadas de 24w , e depois a lâmpada será muito maior, elas também aumentam de tamanho consoante os watts ou consegues acrescentar ao lado mais uma ou duas lâmpadas e um balastro de 2*24 watt e aí podias jogar com as temperaturas das cores o que seria ideal para o plantado colocavas 1* 4200k, 2*6500k, 1*8200k ou então substituis os balastros para lâmpadas PL-L e colocas duas de 48w que penso que dá para o teu aqua.

Se puder ajudar do mais alguma coisa apita. ;)

Cumprimentos

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como não posso fazer alterações a minha tampa, penso comprar uma lâmpada SERA daylight brilliant T5 de 24W. Link

 

Apesar de não ser o recomendado, fico bem servido ou aconselham-me outra?

 

Cumprimentos

Editado por RicSilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficar bem ficas, nem precisava ser da Sera desde que seja 6500k,mas assim essa é especifica poderá ser melhor.

Ficas é ainda com o problema para o plantado, que deverias ter cerca de 1W/L e nem 0,5W/L tens, tenta fazer com plantas que requeiram pouca iluminação, espreita por aqui no forum na sub-secção das plantas.

Mais alguma coisa já sabes....

Abraços

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.