Que espécies de peixes-gato mantens?


Quo

Recommended Posts

Um topico para o pessoal partilhar as espécies de peixe-gato (Siluriformes) que tem aquilo que tem e para os outros tirarem ideias do que querem adquirir e de aspectos importantes como a timidez (como a contornar em determinadas espécies), a socialização/compatibilidade com outros peixes e o aspecto/ exotismo do peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No momento mantenho 14 espécies. Além destas já mantive mais 3 outras.

 

Fotos são todas minhas (meus peixes). Falta fotografar duas espécies.

 

loricarideos.jpg

 

 

 

outrospeixesgato.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Quo,

Acho um excelente tópico.

Dentro do tópico eu possuo 10 corydoras paleatus que se reproduzem num comunitario com uma taxa de sucesso na ordem de 1% (de cada ninhada estão a sobreviver 2 a 3).

Dentro do mesmo aquário ainda possuo um Ancistrus cf. Cirrhosus e dois Otos (Macrotocinclus affinis), dentro dos Loricariidae.

O Aquário (120x60x60 com sump 60x40x40) possui 3 Discus Adultos, 25 tetra (limão, negros e cardinais) e 2 ramirezis long fin.

Agora, se puder Quo, gostava de fazer uma pergunta...

Sou fascinado pelos Farlowella amazonum, mas nunca tive nenhum, gostava de saber, quais os cuidados a ter com a referida espécie, alimentação, se é compativel com as espécies descritas acima? Pelo que já li, sim, mas gostava da opinião de alguém que os tem!

Tenho muita flora (desde anubias, musgo de java, cabomba, valisnerias gigantes, ceratopteris thalictroides) e muitos troncos também. Tenho um ph estável de 6.6, temperatura a 28ºC e tudo o resto dentro dos padrões optimos.

Cumprimentos,

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

neste teclado nao tenho acentos, logo nao aches estranho a ausencia deles :P

 

So uma correcçao: mantenho 8 especies de loricarideos e 8 de outras especies em aquarios diferentes, faltam duas especies, sendo uma delas Ls e outra os peixes vidro (tenho 5 ha quase dois meses), que tambem dizem que sao sensiveis, vou tentar fotografa-los apesar de serem transparentes. Sao fabulosos e mereciam mais reconhecimento.

 

 

Tenho duas farlowella sp. Uma grandalhona (cresceu aqui em casa, ja a tenho ha um ano sensivelmente) e uma mais pequena que tenho ha menos de 6 meses. Tambem tive medo que morressem quando comprei pelo que se le na net. A net e' um pau de dois bicos, informa e desinforma...

 

Mantenho as farlowellas isoladas de loricarideos mais robustos e de ciclideos. Segundo li terão dificuldade em competir pelo alimento. Mas penso que isso e' exagero, ate' porque sao comedores de algas. Os restantes loricarideos estao com ciclideos americanos. As farlowellas mantenho-as com peixes asiaticos, badis badis e kribensis juvenis, compatibilidade: excelente. Mas ja pensei em juntar com os outros Ls, ate porque estou a especializar os aquarios, a reduzir o numero de ciclideos americanos no aquario e aumentar o de loricarideos, que era um dos meus desejos.

 

Diz-se que as farlowellas sao sensiveis, penso que nao sao, sao peixes resistentes. Se calhar a minha ideia e' influenciada, estao num aquario bem plantado, com fertilizaçao liquida, o que melhora a qualidade da agua, comida apropriada (courgette, algas e comida de peixe de fundo), e agua a cair em cascata e boa companhia. Convem lembrar que as farlowellas sao loricarideos, logo sao peixes resistentes. penso que o importante e' teres um aquario bem plantado, pois crias espaços para elas disfarçarem-se de galho e por teres plantas precisas de luz e assim crias algas para elas comerem. Sao excelentes comedoras de algas. Das uma rodela de courgette ocasional.

 

Resumindo, penso que nao teras problemas a serio. Em vez de dares uma rodela de courgette para o ancistrus, passas a dar duas e o teu problema fica resolvido. No meu caso, tenho varios "plecos" e' um festim sempre que meto courgette no aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Companheiro Quo,

eu sei que estou a ficar pitosga, mas podias meter essas fotos um pouco maior para se ver melhor os pormenores dos peixes.

 

No meu aquario principal de momento mantenho:

 

8 Corydoras adolfoi

8 Corydoras Sterby

6 corydoras metae

2 corydoras paleatus

2 corydoras aeneus

 

Também tenho 2 Loricarídeos que já nem me lembro muito bem como são, pois são animais 100% diurnos. Um dia destes tenho que me levantar durante a noite a ver se consigo tirar umas fotos.

 

Agora gostava de deixar uma pergunta, os Botia Palhaço também podem ser considerados peixes-gato? Nunca vi isso escrito em lado nenhum, mas vejamos, o peixe anda normalmente no fundo e também tem barbilhos o que caracteriza os peixes gato. Se são tenho mais 4 a acrescentar à lista.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Quo, muito obrigado pela resposta!

Nunca tive tantos aquários em casa, mas ja tive no maximo 3 (100L, 80L e 60L) ao mesmo tempo, mas sempre me dediquei mais ás plantas, sempre foi algo que me fascinou, pois gosto de jardinagem e tudo o que envolva plantas, mas sempre tive a paixão por 2 tipos de peixes, especialmente amazonicos, os discus e peixes-gato, especialmente as farlowella's, mas nunca tive nenhuma, especialmente por não as encontrar à venda (só recentemente vi á venda), e agora que tenho o aquário com as condições ideiais para as manter gostaria de me aventurar. Gosto muito de toda a variedade que existe de peixes-gato, mas tal como tu, só com varios aquários poderia os ter com alguma variedade e conforto para os animais.

Acreditas que ponho corgette no meu aquario, e nem uma unica vez o meu ancistrus lhe tocou, desde pequeno com uns 3 cm's até agora, com uns 12cm. Já o vi a comer ração que dou aos discus, e curiosamente fica doido com artémia......! De resto, de compostos vegetais, suponho que se alimente de algas ou restos de plantas do aquário. Com a corgette a farlowella tem o caminho livre! :)

Obrigado pelas tuas dicas e informação destas belas espécies!

Cumprimentos,

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belos exemplares que tens. Os que eu tenho são iguais ao que está no lado esquerdo, mas não identificaste o nome.

 

l200ancistrus.jpg

 

E quanto aos Botia Palhaço? Que te parece, são peixes gato ou não?

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa. Nao. Os Botia nao sao peixes-gato. Se bem que em algumas coisas, parecem!

 

Ha um problema geral na identificaçao de ancistrus, eu proprio estou ainda a verificar o meu ancistrus mais velho, que ja o tenho ha ano e meio e veio grande, que e' o do meio.

 

O ancistrus no lado esquerdo devera' ser um ancistrus cf. cirrhosus femea.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Neste momento num aquario de 700lts tenho 2 Red Tail Catfish de 30cm e 1 Tiger Shovel Nose de 20cm.

 

Sao peixes bastante agressivos e comem imenço.Os RTCs em aquario podem chegar aos 70cm e os TSNs tambem, mas na natureza chegam a ficar com 1 metro e tal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Eu sou doido por peixes-gato principalmente locarideos.Vou montar um aqua de 468 litros para peixes-gato.

Neste momento tenho:

 

-1 Hypostomus plecostomus

-1 Hypostomus plecostomus albino

-1 Pterygoplichthys joselimaianus L001/022

-1 pangasius sutshi (estou a trocar este se alguem quiser mande-me mp)

Editado por Hugo Monteiro

Cumprimentos,

Hugo Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há muitas espécies de Ls que deverias conhecer então. Também adoro loricarideos, são muito exóticos. São verdadeiras estrelas de um aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu proximo passo vai ser reproduzi-los :medieval_mace:

Já tive um acistrus cirrhosus mas morreu na competição de alimentos com os outros 3.

Para teres uma ideia:

 

-Hypostomus plecostomus com 6 meses já tem 13cm comprei-o com 5cm;

-Hypostomus plecostomus albino com 4 meses já tem 12.5cm comprei-o com 7~8cm

-Pterygoplichthys joselimaianus L001/022 com 4 meses já tem 8cm comprei-o com 4cm.

 

Por isso o ancistrus cirrhosus só tinha 3 cm quando o comprei (1 semana antes de comprar o Hypostomus plecostomus) não tinha hipoteses de competir por comida.

Cumprimentos,

Hugo Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao que parece os meus ancistrus são todos cf.cirrhosus. Os pangasius sutchi apesar de interessantes, crescem bastante, não posso te-los. No momento, não tenho condições para um peixe que atinge tal envergadura.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, lamento, mas isso não tem fundamentação lógica ou interesse. Tenta trocar na loja onde o compraste.

 

Se a loja for decente troca-te e haverá gente interessada... o meu Pimelodus pictus comprei-o grande e mesmo muito forte e foi caro (20 e tal euros, ou seja, a loja ainda deve ter tirado um bom lucro), e era um peixe que foi devolvido... porque o dono dizia que era grande demais e agressivo... de agressivo o bicho não tem nada, deve ser mais um idiota a manter peixes grandes com peixinhos comunitarios aberrantes, mas manteu o bicho forte, nunca tive um peixe tão forte... Se não te trocarem não compres lá mais nada. Uma loja decente tem sempre clientes dispostos a comprar bicharada diferente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a designação de loja decente não é trocar peixes...

 

a loja tem a obrigação de saber o que vende mas o cliente é que tem que saber no que se mete, e devido a essa e outras que muita gente aparece aqui a fazer perguntas sobre peixes que não conhece mas que os comprou porque são muito bonitos.... apesar de serem autenticos monstros em adulto ou então piranhas que devoram o aquario todo.

 

Mas voltando a "uma loja decente" atenção que Lojas são postos de venda e não de troca

Editado por LuisVentura

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu Pimelodus veio muito perturbado, ninguém sabia sequer que espécie de peixe era aquele, fui do zero e descobri (demorei uns dias), andava aos circulos, feito tolo. Os primeiros dias foram muito complicados e pensei em devolve-lo. Mas fiz uma toca grande para ele, comidinha, já está fino... e é muito interessante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não fui eu que comprei o peixe foi o meu tio que me ofereceu de prenda e na altura e não sabia nada disto.(Sabia o essencial ciclagem,filtragem e comida) :confused4:

E como só tinha 15 dias desde a compra para o devolver e não sabia nada a cerca dele e por a minha mãe gostava muito dele não o devolvi.

Agora vou ver se alguma loja o compra.

Cumprimentos,

Hugo Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

voltando à questão que o Luis lançou, as lojas podem ser postos de venda, mas devem poder aceitar devoluções, ou ter um prazo para isso. Muitas vezes compramos coisas sem saber, e não somos informados... é obrigação do lojista saber o que está a vender.

 

E, tal como disse, há um mercado para peixes de grande envergadura. Ou seja, foi alimentado e cresceu em casa, gastos relevantes que se fosse ao fornecedor aumentariam o custo dos peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
  • 2 semanas depois...