Plantas para Aquario com areia de cilica


DPedro

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Montei um aquario com areia de cilica no fundo e dois troncos queria colocar um bocado de verde no aquario mas já andei a ler pelo forum que quase nenhumas plantas se dão na areia, não vale a pena colocar mesmo as plantas ou existe alguma especie que possa la colocar que se aguente?

 

Obrigado

Daniel Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre colocar plantas que não precisam ter (nem devem ter) as raízes enterradas, como anubias ou fetos de java, presos aos troncos ou a pedras. Também podes criar um tapete de musgo, agarrando-o a uma rede ou pedra.

 

Mas já agora aproveito para partilhar a minha experiência: há umas duas ou três semanas atrás soltaram-se no meu aquário (possivelmente obra das desajeitadas das neritinas) dois pequenos runners de echinodorus tenellus. Como quem não quer a coisa, resolvi experimentar enterrá-los na área do meu aquário que apenas tem sílica (cerca de 20% da superfície, correspondendo também ao local preferencial para eu fazer a alimentação).

E a verdade é que esses runners não só não morreram como, naturalmente a uma velocidade mais lenta, já vão nascendo algumas pequenas folhas. No entanto, é preciso não esquecer que esta "praia de sílica" que eu tenho, apesar de aspirada superficialmente aquando das TPA's, já está maturada com uns seis meses de acumulação de detritos (restos de comida ou caca de peixe), o que não lhe torna um substrato fértil, mas também já não é estéril. E também só tenho a echinodorus tenellus enterrada a 1cm, pois abaixo dos 2cm só tenho sílica "limpinha", que não deverá ser bom para plantas com raízes maiores (além de não receberem nutrientes, provavelmente sufocarão com o peso da areia comprimida).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu so tenho troncos e areia e silica não tenho qualquer pedra, estou a ver que a solução será prender as plantas aos troncos, não tenho disponivel qualquer foto senão colocava para veres o layout, do lado direito do aquario tenho os troncos do lado esquerdo está mais vazio, tenho la duas plantas pequenas que não sei o nome mas pelo aspecto delas não se estão a dar bem.

Vou ter que deixar o lado esquerdo vazio já estou a ver.

 

Obrigado pela ajuda

Daniel Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Em tempos montei um layout com areia de sílica em que as plantas eram na sua maioria fetos e musgos presos em troncos e rochas, deixo uma imagem do layout em questão

 

DSC05761.jpg

 

Cumprimentos, Luís.

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está espectacular mas isso deve dar muito muito trabalho ou nem por isso? quando se começar a sujar e para fazer manutenção deve ser um problema.

Daniel Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está espectacular mas isso deve dar muito muito trabalho ou nem por isso? quando se começar a sujar e para fazer manutenção deve ser um problema.

 

Olá...vou-te dar a minha modesta experiência.

 

Comecei com uma aqua de 70lt em 2009 só com silica. Tive durante ano e meio, n plantas de facil manutenção sem problemas nenhum (nao sei o nome de nenhuma, mas existem listas aqui no foram com o nome delas todas). Fazia os TPA's normais e a unica vez que usei (para exprimentar) CO2...tive que andar de tractor para tanta planta. Penso que ajuda e muito uma boa equipa de corys, fulgo limpa-fundos. Pelo menos eu tinha 4 e axo que eram poucos.

 

Hoje tenho um de 150 lt, mas optei por fazer diferente. Humos de minhoca, substracto (pedras pequenas e baratas) e silica por cima. Tenho mais, e melhores (bonita) plantas, com os mesmo cuidados.

Penso que as corys são fundamentais para manter um aquario de silica saudavel.

Pelo menos é assim que penso.

Um Abraço

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...vou-te dar a minha modesta experiência.

 

Comecei com uma aqua de 70lt em 2009 só com silica. Tive durante ano e meio, n plantas de facil manutenção sem problemas nenhum (nao sei o nome de nenhuma, mas existem listas aqui no foram com o nome delas todas). Fazia os TPA's normais e a unica vez que usei (para exprimentar) CO2...tive que andar de tractor para tanta planta. Penso que ajuda e muito uma boa equipa de corys, fulgo limpa-fundos. Pelo menos eu tinha 4 e axo que eram poucos.

 

Hoje tenho um de 150 lt, mas optei por fazer diferente. Humos de minhoca, substracto (pedras pequenas e baratas) e silica por cima. Tenho mais, e melhores (bonita) plantas, com os mesmo cuidados.

Penso que as corys são fundamentais para manter um aquario de silica saudavel.

Pelo menos é assim que penso.

Um Abraço

 

 

Eu só tenho sílica no fundo e coloquei agora uma anubia presa a um coco, e um feto de java também preso a um coco, e ainda tenho musgo de java preso aos troncos, espero que se aguentem vou ver se tiro umas fotos para colocar aqui, em relação ás cory tenho 5 o aqua é de 80 de 140 lts

Daniel Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais