Aqua de 50l


lake_pirate

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Crio aqui este tópico para partilhar a evolução no meu aquário e para ir pedindo umas dicas relativamente a este.

 

Aquario:

60x28x28

 

Iluminação:

1x T8 18W daylight 6400k

2x T5 8W 4200k

 

Filtro:

interno Boyu 300l/h

 

Fauna:

1 Kuhli

1 Cory Albina

2 Otocinclus

1 Guppu femea

4 Neons Verdadeiros

1 Peixe elefante

 

Flora:

Cabombas

Elódeas

Musgo de java

Fetos de java

 

 

Ora bem começam logo aqui as duvidas, o que são os K's das lâmpadas, e o "T8, T5, etc etc" é o tamanho?

 

 

Bom fica aqui um video do aquário como está neste momento, de forma a actualizar os que me têm ajudado por aqui. (peço desculpa pela montagem e musica fanhosa)

 

 

 

 

Já mudei a agua do meu aqua diariamente durante semana e meia, e esta continua sempre amarela, pensei inicialmente que pudesse ser da areia e do tronco novo que tive de por a pressa por causa do meu peixe elefante, mas a cor da agua mantém-se.

Inseri os dois otos a cerca de 2/3 dias, pareciam ambos bem, ate que um deles, que tem a barriga que parece que vai rebentar, por vezes nada como se estivesse a morrer, e cai de lado na areia. O que poderá ser? No momento em que isto se passou tinha estado a pintar na varanda e cheirava bastante a tinta no quarto, mas mais nenhum peixe pareceu afectado.

 

 

Portanto as minhas duvidas são as seguintes:

-O que são os K's das lâmpadas e o T;

-Porque é que a agua do meu aqua está amarela; (será do filtro não ter carvão activo nem cerâmica?)

-O que será que tem o meu oto?

-Porque é que as minhas elodeas estão a ficar amarelas?

 

 

O que pretendo fazer a seguir no aqua:

-Comprar um filtro de cascata com cerâmica e carvão;

-Tapar a parte da frente, na areia com musgo de java.

-Retirar as pedras de cores diferentes.

 

Algum concelho sem ser isto que já referi pessoal?

 

Desde já obrigado pessoal"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Respondendo as tuas perguntas.

 

Os "K" ou Kelvins das lampadas sao a temperatura de cor é de exemplo: 3.000k e 5.000k terá uma cor de aspecto neutro.

A agua do teu aqua pode estar amarelada de facto ao teres troncos que por estes não vieram tratados ou nao fizeste o tratamento por isso estar a tingir a agua, recomendo-te a fazeres tpas de 20% a 30% ou entao retiras os troncos e ferves e depois disso deixar de molho durante 1a semana a 1mes. ja que falas do filtro se o tiveres so com a esponja recomendo-te a comprar ceramicas para melhor colonizaçao de bacterias já o carvao usava-o so para algum tipo de tratamento de agua,ou remoçao de medicamento.

O teu oto parece estar com Hidropsia Lê Aqui

As tuas elodeas podem estar a ficar amareladas por falta de Co2, substracto pobre em nutrientes ou por falta de iluminação, mas aposto por ser falta de iluminação, tambem recomendo-te a usar fertilização liquida.

 

Elodeas detail:

Cuidado: Fácil

Substracto: Simples

Iluminação : Forte

 

As pedras que tens de fundo vê se nao sao calcarias, porque podem aumentar o ph da agua o que nao e muito bom para algumas especies que tens.

Acerca do peixe elefante não o devias ter o teu aqua é muito pequeno para ele, pois nao tens os requesitos que ele necessita, aqua de 200L pois cresce ate 35cm e seu ph é de 6.8 devias procurar saber as exigencias dos peixes antes de os comprares.

 

Boa continuação.

Editado por dark_hypnox
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pirate,

 

foi uma evolução e tanto, agora sim tens ai um mini aquario, com um visual muito armonioso,

 

pensava que por esta altura já tivesses passado o elefante para o de 160lts, cria-lhe uma gruta que ele safa-se bem,

 

faz o teste do vinagre nas pedras e areão para ver se são calcarias,

 

a agua amarelada não é mau com exepção do elefante e guppy todos os peixes que ai tens são de aguas negras por isso até apreciam, pois provêm de rios amazónicos onde as aguas são cor de chá devido ao excesso de materia organica, mas isso também passa por uma questão de gosto, eu pessoalmente gosto mas claro muito também não, faz como te aconselharam mas não fervas por periodos muito longos pois isso fara com que se decomponha mais depressa no aquario,

 

quando mudares o elefante poem mais dois ou trés neons pois seis é o minimo aconselhavel para que se sintam bem pois são peixes de cardume,

 

a guppy proporciona-lhe a melhor qualidade de vida em quanto viva ou oferece-a a alguem mas não lhe cries condições para que se reprodusa pois quebravas o fragil equelibrio do teu aqua,

 

já te esplicaram os Kelvins, T5 é basicamente uma evolução das lampadas tipo T8 assim como estas ultimas são a evolução de se não estou em erro T12,

por evolução entende-se eficácia quer em termos de intensidade luminosa com em ecónomia nos consumos, em suma as T8 emitem menor potência luminosa para o mesmo consumo de uma T5, o que equivale a disser que uma T5 de 21Watts pode ser mais eficaz que uma T8 de 24w,

mas atenção que ambas requerem equipamentos especificos, quero disser que não podes mudar a tua T8 para T5 sem mudar casquilhos e balastro,

 

também acho que podias aumentar um pouco a tua iluminação sobretudo tendo em conta que queres induzir CO2 e quando fizeres esse aumento e iniciares a indução vais também aumentar as necessidades de fertilização,

 

folhas completamente amarelas mas inteiras é sinal de falta de ferro, se estiverem esfarrapadas é sinal de carencia de fosfato,fertilização ajuda.

 

Filtro de cascata optima ideia, menos um objecto artificial dentro do aqua mais espaço para nadar,

 

musgo de java para tapete não parece boa ideia pois fariam mais o efeito de moita do que de relva e o aqua já é baixo iria limitar bastante a vista, com o musgo podes fazer outra coisa interesante que é:

com recurso a uma rede plastica formares uma parede de musgo no vidro traseiro do aqua,

 

 

em geral está bastante interesante foi mesmo uma boa evolução, desejo-te as melhoras para o teu otto

continua com o bom trabalho,cumprimentos

 

PS: á quanto tempo não vês a tua khuli? consegues postar um video ou foto dela?

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas!

Fui hoje comprar os filtros cascata para o aqua.

Hoje de manha estava um oto morto, o tal que estava doente, e ao fim do dia, quando ia colocar o novo filtro estava o outro.

É completamente frustrante perder um peixe!

 

Posso postar aqui um video do kuhli sim senhor! Apesar de ter muito sitio onde se esconder esta gosta muito de se exibir na frente do aquário, o que, segundo li é bastante positivo. Aproveito e mostro como ficou o aqua com o filtro de cascata.

 

Quanto a tirar a guppy, penso que não é opção. Pois já tenho alevins dela, e estava a pensar em reprodução selectiva de guppys. O que posso fazer é colocar os neons no aqua de 160l, que está bastante despovoado.

Vou colocar aqui um video do meu nano onde estão os meus alevins já agora!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esqueci-me de referir no ultimo comentário que já aumentei a luz, agora tenho mais duas lâmpadas T5 de 8W, idênticas as que já la tinha, o que dá um total de 50W para 47L +/-, logo tenho ~1W/l.

 

Deixo aqui o video do meu nano e do meu aqua de 50l como ficou depois de colocar a bomba e as lâmpadas.

 

 

 

 

 

Editado por lake_pirate
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.