O meu 1º aquario... Alguem interessado em ajudar???


Tiago Miranda

Recommended Posts

Boas...comecei nisto da aquariofilia um pouco por influencia dos meus colegas de trabalho... mas tou a adorar...

Comprei um aquario pekeno (42X21) para por numa estantedo kuarto...Mais para decoraçao do k outra coisa...mas agora estou cada vez mais apaixonado pelo mundo dos peixinhos...

Comprei um filtro e o termometro meti areao e umas pedras para esconderijos...mas tou ah espera do fim do mes pra comprar o resto...o dinheiro n estica!!!Para acabar a instalaçao falta comprar plantas, o termoestato, a iluminaçao e e a bomba de ar ( n sei se os nomes tao correctos... ah e tb o teste do ph!!!!

Agora, tou farto de peskisar sobre peixes e outras coisas... mas tenho umas duvida!

Disseram m k filtro devia ser colocado no vidro traseiro para poder direcionar o jacto pa frente...mas o meu tem um adaptador k m premite direcionar o jacto??? o jato tem de ter uma direcçao especifica?...

Outra... penso comprar um casal de betas, 2 limpa fundos um limpa vidros, 2 rãs e um tubarao bala...há problema?

Por fimTou a pensar em personalizar o painel por detras do akuario(tou farto dos comuns com paisagens de plantas!!!) ah problema nao afecta os peixes?

espero k me possam esclarecer as duvidas e desculpem as gaffes...Ja agora todas as dicas sao bem vindas...

agora so no fin do mes eh k dou noticias kd tiver todo o material!!!dpois posto imagens

:roll:

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

em primeiro lugar benvindo :roll: depois este não é a secção correcta para essas questões, seria Peixes e invertebrados para os peixes e equipamentos e manutenção para o resto.

 

Pesquisa, estuda as especies que achas que vais colocar ve se não são agressivas e o tamanho máximo que atingem depois fazes 1cm de peixe adulto por litro ou seja 50 litros dá para 50 cm de peixes ADULTO é muito importante esta parte. Boa sorte para este arranque

APC #173

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado...mas eu sou mmo leigo nisto..pah...tou fartinho de ler!!!lol mas vou continuar!!! desculpa ter posto a menssagem nesta seccao...mas n sabia...ah alguma maneira para a mudar?

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo rato :wink:

É bom ver que cada vez mais gente adere a este hobby :D

 

Quanto á mudança do tópico para a secção correcta um dos administradores deve fazer iso mal repare na situação!

 

Quanto ás tuas questões:

 

O filtro não tem que ter uma direcção especifica mas normalmente direcciona-se no sentido do comprimrinto do aquário para promover uma maior agitação da água.

 

Quanto aos peixes que referiste acho que um casal de betas se iria adaptar muito bem aí! talvez um macho e duas femeas para elas não se sentirem tão sozinhas.

O Tubarão Bala é que acho que é capaz de não se dar bem com essa companhia... os Betas são peixes algo territoriais e os Bala também, à sua maneira...

Quanto aos limpa fundo julgo não haver problema, mas escolhe espécies que não crescam muito já que o aquário não é muito grande.

Já vi uma rã juntamente com um Beta e também não houve problema por isso julgo que é na boa, mas espera por mais opiniões!

 

Se optares pelo Betas arranja alguma riccia para ficar a flutuar porque eles gostam de fazer ninhos de bolhas á superficie da água e as plantas flutuantes ajudam a mante-los!

 

Quanto ao fundo para o aquário pode ser qualquer uma teu gosto! Normalmente usa-se uma cartolina preta proque fica bonito e dá alguma profundidade ao aquário.

 

Boa sorte e vai partilhando a evolução! :(

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado... vou comprar os peixinhos hj...LOL :wink:

Mais uma kestao: sera k ah problema de por um pouco de cortiça a flutuar... por li na net k as ras gostam de ter um lugar fora da agua para estar.....e ja agora eu tenho bomba de ar (akela das bolhinhas...)n ah problema pros betas? por causa do ninho?

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado... vou comprar os peixinhos hj...LOL :wink:

Mais uma kestao: sera k ah problema de por um pouco de cortiça a flutuar... por li na net k as ras gostam de ter um lugar fora da agua para estar.....e ja agora eu tenho bomba de ar (akela das bolhinhas...)n ah problema pros betas? por causa do ninho?

[/img]

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se a cortiça liberta alguma substancia que prejudica a água... mas é capaz de deixar a água amarelada.

Tem só atenção a uma coisa, se o aquário tiver destapado ela pode saltar para fora!

 

Quanto á bomba de ar fazer mal não faz mas é provável que o beta não chegue a construir o ninho. Os Betas são peixes de água parada e estando ela em movimento isso dificulta a fixação das bolhas.

De qualquer forma eles fazem os ninhos de bolhas para se repruduzirem por isso desde que não estejas a pensar fazer criação não há problema! :wink:

 

Cuidado na compra dos peixes! não compres todos logo de uma vez!

Primeiro deves comprar um mais resistente (um limpa-fundos por exemplo) e passado alguns dias vais comprando os outros.

 

Nunca se devem colocar vários peixes ao mesmo tempo porque depois tens problemas de nitritos!

 

Boa sorte! :)

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ya tou a pemsar comprar a ranzinha ou um limpa fundos em primeiro lugar...dpois se tudo correr bem compro mais em ou dois!!!

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado...mas eu sou mmo leigo nisto..pah...tou fartinho de ler!!!lol mas vou continuar!!! desculpa ter posto a menssagem nesta seccao...mas n sabia...ah alguma maneira para a mudar?

 

Serviço efectuado :(

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Rato, como é que se mete? (assim é que devias ter escrito) basta leres as regras do forum, onde diz como se deve escrever :(

 

Agora a resposta/pergunta: como se mete o quê??

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Ó Motar não sei se te apercebes-te que quando colocas-te a mensagem o mr. rato já tinha colocado umas fotos, por isso não percebi a questão :lol:

 

falando em troll, não sei quem é mais troll se tu ou eu....em três palavras que escreves-te uma foi corrigida :(:lol::lol: ora toma que já levas-te :lol:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Ó Motar não sei se te apercebes-te que quando colocas-te a mensagem o mr. rato já tinha colocado umas fotos, por isso não percebi a questão :lol:  

 

falando em troll, não sei quem é mais troll se tu ou eu....em três palavras que escreves-te uma foi corrigida :(  :lol:  :lol: ora toma que já levas-te :lol:  

 

cumps

 

Ó Motar não sei se te "apercebeste" que quando "colocaste" a mensagem o mr. rato já tinha colocado umas fotos, por isso não percebi a questão :lol:

 

falando em troll, não sei quem é mais troll se tu ou eu....em três palavras que "escreveste" uma foi corrigida :lol::lol::lol: ora toma que já "levaste" :lol:

 

Sorry, mas foi mais forte do que eu!

 

Cumprimentos,

 

FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Rato! :)

 

Aqui vão umas sugestões!

 

Coloca o filtro na lateral do aqua, fica menos visivel (podes tentar disfarça-lo com algumas plantas altas mais tarde)

 

Quanto ao termómetro a mesma coisa, podias vira-lo para a "parede" do lado direito, desde que consigas ve-lo na mesma claro.. assim ficava mais estético porque já não estava mesmo no vidro da frente.

 

Umas plantas ficavam bem ai! Davam cor e vida ao aquário!

Enquanto esperas para por os outros peixes podes aproveitar para colocar as plantas, já que depois é sempre mais dificil e stressante para os bichos :?

 

Não sei que luz tens (suponho que tenhas alguma) mas não deve ser muita por isso opta por plantas que não necessitem de muita luz... umas Elodeas ficavam aí bem.

 

Podes pesquisar várias outras aqui: www.tropica.com

 

Só mais uma coisa, mantem-te atento a essa prateleira... não é muito grossa e parece estar já um pouco vergada pelo peso do aqua... :? não sei se é impressão da foto ou não, mas de qualquer forma convem estares atento para não acontecerem coisas desagradáveis...

 

Vai dando noticias! :wink:

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!!!

Ja tenho peixinhos!!!!

Mas 1º vou-te responder Xlifes...

É assim tens razao...Inicialmente o filtro estava na lateral só que com o problema de colocar a bomba de ar (devido ah decoraçao teve de ser ali) aquilo ficava por cima das bolhas e sugava-as e filtrava-as... n havia problema nenhum nisso não fosse o incomodo do barulho que fazia.... parecia o ralo da banheira!!! e não sei ate que ponto não fazia mal... podia n filtrar bem...

Quanto as plantas tembem tinha pensado nisso mas obg na mesma pelo conselho... ante de ir comprar os peixinhos tb comprei uma planta, não sei o nome ja tive ha procura nakele site mas n faço ideia de qual se trata... Já agora o que é uma Elodea???? lol posta pic se puderes...

A iluminaçao...lol ainda n comprei, pra já porque n encontrei nenhuma de 40 cm so de 50 e dpois porque o dinheiro é como o vento!!! lol :roll: Vai ter que ficar para outro mes!!! mas ta descansado que n tao ás escuras!!! por enquanto ta la um candeeiro improvisado de 18w flurescente...bem sei que n é mt mas tem de ser por enquanto...

Em relaçao á parteleira ta descansado que ela aguenta bem...era para comprar um aqua maior mas não comprei mesmo por causa disso...maior incluia mais agua...mais agua incluia mais PESO!!!! lol

Ahhh ahhh!!! e o mais esperado!!! Os peixinhos que comprei foram um coridori albino, um tubarao azul, e uma ra aquatica!!!!! lol por enquanto ta tudo bem...a ra eh que passa a vida quieta!!! deve ser de ser tao gorda... ja pasei as fotos para o meu blogue mas n consigo passalas praqui...vou tentar outra coisa...depois mostro... obg...comentarios sff... :)

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que finalmente vou conseguir... aki ficam as fotos...

 

1º tava assim depois fiz alteraçao na deco:

 

Pic_3839_2.jpg

Pic_3839_3.jpg

Pic_3839_4.jpg

Pic_3839_5.jpg

 

o promenor !!! morreu alguem??? foi o tuba!!!!

 

Pic_3839_6.jpg

Pic_3839_7.jpg

 

Aqui ja tinha posto as plantas...new look!!!

 

Pic_3839_8.jpg

Pic_3839_9.jpg

 

O meu corydora..tá triste sozinho! kem puder mande imformaçoes de todo o tipo...

 

Pic_3839_10.jpg

 

O tubarao azul...tb peço imformaçoes

 

Pic_3839_11.jpg

Pic_3839_14.jpg

 

E por fim a minha rexumchuda e preguisosa ranzinha

 

Pic_3839_12.jpg

Pic_3839_13.jpg

 

axo k por hj ja xega...

vou dormir...eles tao com um comportamento estranho...a ra ta dentro da "gruta" e n se mexe... o cory de vez em quando manda uns " sprints" ate á superficie...e o tuba depois de tanto comer ficou com a barriga cheia e ta no fundo dentro da "caverna"... agradeço criticas/sugestoes....

Pergunta: o k posso substituir pela cortiça ? coco? madeira de k tipo?

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi rato

 

Olha que a rã está muito inchada. Ou lhe deste comida demais, ou está doente.

Atenção que uma das doenças que afectam as rãs tem como sintoma exactamente o inchar do ventre.

Como dizes que o tubarão também está inchado aconselho-te a moderares a alimentação dos bichos.

Se quiseres consultar alguma informação sobre rãs (em inglês) vai aqui: http://www.pipidae.net/

 

Saudações

 

Pedro Dourado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

Pois é...convem saber o maximo de informação sobre os seres vivos que pomos nos nossos aquários, ainda por cima hoje com a internet e com

a maior profissionalização dos logistas não custa nada perguntar ou pesquisar!!

Esse "tubarão azul" é um Pangasius Sutchi, tal como o membro Motar suspeitava :P . E porque é que ele é completamente desadequado para o teu aquário :oops: , basta ires a qualquer motor de busca (sapo, google,e.t.c), depois se tiverres dúvidas é só perguntares aqui, de certeza que alguem te ajudará :roll:

Não te preocupes, quando comecei, cometi todos os erros que tu e muitos mais, mas na altura o uso da internet não estava generalizado e a grande maioria das lojas tinha como donos ou empregados pessoas que tanto podiam trabalhar em aquariofilia como num supermercado a vender pacotes de arroz...

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.