O meu 1º aquario... Alguem interessado em ajudar???


Tiago Miranda

Recommended Posts

bem...obrigado....

ja sei k o tuba vai crescer mt... mas tb so esta aki temporariamente... faço tençoes de comprar um bem maior!!! a ra... todas estavam assim inchadas la n loja...

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass :D

 

Heheh pois éra mesmo isso que te ia dizer :D esse tubarão é tambem conhecido por tubarão martelo, isso fica big big big :D eheheh

Havia um dude aqui no forum a dar dois de 12cm ou maiores ehhe :D

 

Isto és mais um que ficou agarrado com o bichinho da aquariofilia :D ehhe muito cool sejas bem vindo :D

 

Epá agora tu podias era ter começado pelos peixinhos que regra geral toda a jente começa. Que são os guppys. São muito lindos, sempre e mecher pelo aqua todo, são pequenos e é um optimo peixe para teres um primeiro contacto com criação de peixes.

 

Ora tu tens um filtro muito fraquinho, por isso não abuses na comida nem nos peixes. Não metas muitos peixes de uma só vêz no aqua, que este ainda não tem as bactérias sufecientes para aguentar muitos peixes. tens de meter mais plantas ai que servem para filtrar tambem a água e ajudam a decompor a trampa e comida dos peixes.

 

Não sei se te falaram nisto mas vou partir do prencipio que não.

 

Quando fores adicionar um peixe novo ao aqua, não o deites derrepente com a água do saco para dentro do aqua. A maneira correcta de adicionares um novo peixe é: Primeiro metes o saco aberto dentro do aqua e esperas uma beca para que as temps da água do saco e do aqua fiquem iguais, depois vais deitando uns bocados de água do aqua para dentro do saco, esperas uns quantos minutos e tornas a fazer o mesmo, isto serve para igualar os parametros da água do saco com a água do aqua. Depois quando já tiveres feito isto várias vezes e já tiver passado algum tempo jeitoso, viras os peixes para uma rede e depois metes os peixes no aqua, a água do saco vai fora. Dá um certo jeito nésta altura medir os ph's de ambas as águas e ver quando é que está igual ou com 0,5 de diferença, ai já podes mudar os peixes.

 

Um peixinho que podes comprar para te ir limpando as algas é o otocinculos que é um peixe muito trabalhador e não creche muito é bem pequeno, até podes comprar 2 ou 3.

 

Não sei quanto tempo ficás-te com o aqua a trabalhar antes de meteres peixes lá pa dentro, mas devias ter coisa de 1 a 2 semanas, visto o aqua ser pequeno, com o aqua a funcionar sem peixes, a decoração já feita e deixar o aqua a trabalhar, já ter plantas e tudo e deixar o aqua assim a trabalhar. Depois de 1 ou 2 semanas então devias ter acrechentado um peixe, dois no máximo e pequenos. Um coridora ou assim, e depois ir adicionando um ou dois peixinhos por semana até teres os peixes todos que queres.

 

Quando fores lavar o filtro não esfregues a esponja até a água sair cristalina. Os filtros têm de ser lavados com água tépida, semelhante á temperatura do aqua, e limpas a maior parte de trampa das esponjas passas aquilo por água dás um aperto na esponja e pronto, se não o que estarás a fazer é matar as bactérias todas que estivés-te até agora a criar no filtro.

 

Como tens filtro a bomba de ar acaba por ter mais uma vertente estética que outra coisa, se levantares um cadito mais o filtro de maneira que ele mecha mais a superficie, a bomba e perfeitamente dispensavel.

Eu tambem tenho bolhas a sair no meu mas aquilo não faz nada :D É só para não estares preocupado com a bomba de ar, se isto ou aquilo ok :D

 

Em relação aos peixes, se poderes trocar o tubarão por uns guppyzinhos éra porreiro :D

 

Essa rã, a mim parece ser uma beca grande pó áqua que é. eu tive uma mas éla éra bem mais pequena e não tinha assim barriga pós lados. Morreu :D temos pena :D Isto já foi á uns aninhos :D

 

Outro concelho que te dou em relação á decoração é:

 

Quanto menos melhor heheh :D

O que quero dizer é que tens um aqua pequeno, e como sabes a água é tudo nisto dos peixinhos, quanta mais melhor. Se tu tens o aqua com muitas pedras grandes que alem de ocupar espaço fisico, tiram volume de água, tiveres ou uma pedras bem mais pequenas e em menor quantidade ou mesmo nenhuma, e tiveres só plantas ganhas muito mais. Ganhas cor, ganhas filtros da água ( mais PLantas) e ficas com mais água e espaço no aqua. :D

 

Bom espero ter ajudado nalguma coisa, já sabes qualquer duvida é só escreveres aqui que o pessoal todo te ajudará :D

 

E mais uma coisa estremamente importante, é quaze como um pre-requezito nisto de se ser aquariofilo. Se quizeres evoluir terás de o fazer e qualquer aquariofilo aqui te dirá o mesmo. Tens de ler, ler e ler ainda mais um cadito :D

 

Então com a net é limpinho e este site está mesmo muito bom, se bem que nós te podemos ajudar com muito mais facilidade e de alguma maneira tentar evitar as asneiras do enicio, mas tu tens de ir á procura e pedir artigos sobre isto e aquilo :D

 

LER :D

 

Porta-te

 

;)

 

wassuuup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses que estavam a dar aqui no forum eram de certeza muito novinhos

Wassuuup, pois eles em adultos atingem os 45 cm... e havia uma loja de aquariofilia aqui em Setubal que tinha 4 num aquario de 600 litros e eram

ENORMES e tinham a mania de engolir tudo o que cabia na boca e olha que a boca deles é bem grande, até um barbo de sumatra adulto marchou...

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Wassuuup em relaçao as dicas que deste mts delas ja sabia ...de tanto ler!!!! Mas mt obrigado na mesma...eh sempre bom n esquecer...tou a pensar em comprar so mais para este akua um beta macho 2 femeas e tres ou 4 guppys...

Agora eh assim tenho mais umas duvidas... alguem me sabe dizer kual a planta k tenho tou farto de pesquisar mas n a sei defenir...

Quero por algo a flutuar para que a ra possa vir á superficie mas n sei o que.... pensei na cortiça, mas ja disseram que torna a agua amarela...e tb m lembrei de um pedaço de madeira... daqueles de que sao feitas as caixas das fritas e dos legumes...que se veem mt em feiras... o que axam...

em relaçao ao que disseste sobre as bacterias...tenho posto 2 productos que comprei antes de ter os peixinhos...ja tinha o aqua a funceminar á 1 semana e meti um purificador de agua Nutrafin que me diseram para por quando trocar a agua... e meti suplemento biologico para aquarios Cycle tb da nutrifin, disseram para por de 2 a 2 semanas... sao a bacterias... como ves ja li mt antes de por maos ah obra!!!lol mas nunca é demasiado...o saber nao ocupa lugar!!! lol

Por ultimo arrangei un teste de pH da tetra que eh um frasquinho com um liquido para por dentro...meti a agua e meti as 7 gotinhas como dizia...so que como n arrangei a soluçao... (Aquela cenas das cores) n sei como identificar...a agua ficou azul clara...acho que o ph ta alto...

Hj chegei ao trabalho, meti me na comversa com um colega sobre os peixes... estava la um senhor a tratar dos refrigerantes de pressao(trabalho num restaurante) e ele mt entusiasmado meteuse na conversa ja que tb eh um grande aficionado nesta coisa dos peixinhos... palavra puxa palavra e ele disse m que tinha la a tal soluçao (que eles usam tb) e k ja n precisava...conclusao: tenho ca o papelinho com as cores mas akilo ta em alemao ... pelo que aquilo diz o meu pH ta pelo menos a 9..mas acho que n pode ser...

se alguem puder postar ou indicar ai um site onde possa ver os valores agradecia...n vou xatear mais...

desde ja os meus agradecimentos a todos...

:arrow:

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Como será qeu está agora o teu aquario?

 

Olá

Passado quase um ano, decidi procurar de novo esta mensagem, a fim de saber boas novas do teu aqua...

Será que está diferente, como estaram os peixes?

Como estárá a rã?

Se me podesses dizer alguma cosia, ou até publicares fotos aqui, seria optimo.

 

Um abraço Nuno

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola amigo nuno...

O meu akua ta normal...

agora tenho 6 guppies, o tubarao, o cory e a ranzinha...lol...k ta mt bem de saude...

ja mudou a pele duas vezes e esta ultima ela deixou deliciar-m e com o espetaculo de vela comer a pele!!!

Uma das minhas guppies teve alevinos...so salvei tres e um por descuido meu acabou por morrer... conseguiu ir pro pe dos grandes e estes n exitaram e morderam a cauda do pekenino ... k acabou por n resistir... os outros tao cada vez maiores mas so tem ainda uma semana...

Tenho uma guppie prenha!!!! lol

A ra era mt timida ao inicio, mas agora é vela a nadar pelo akuario todo vir a superficie respirar...

qd puder posto imagens...

abraços...

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por ultimo arrangei un teste de pH da tetra que eh um frasquinho com um liquido para por dentro...meti a agua e meti as 7 gotinhas como dizia...so que como n arrangei a soluçao... (Aquela cenas das cores) n sei como identificar...a agua ficou azul clara...acho que o ph ta alto...

Teste da tetra, azul claro é ph perto de 8. Azul escuro é ph 9 se não estou em erro.

Apontaria para um ph na ordem dos 7,5 a 8,2. É o ph normal na grande maioria das torneiras a nivel nacional.

 

Nesse PH só o tubarão é que é capaz de se sentir um pouco. Para os guppies está porreiro (tenho guppies em ph8 em casa e estão finos da vida deles, procriam que é uma coisa parva) mas nos primeiros tempo na maioria das ninhadas só sobrevivem as fêmeas, o que contribui para uma explosão populacional.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno Antunes escreveu:  Teste da tetra, azul claro é ph perto de 8. Azul escuro é ph 9 se não estou em erro.  

Apontaria para um ph na ordem dos 7,5 a 8,2. É o ph normal na grande maioria das torneiras a nivel nacional

 

N me consegues arranjar un teste desse scaneado, por mail...ou mmo uma pagina onde possa sacar e imprimir...

n encontro nada na net!!!

 

 

 

A prepositos, os dois alevins ja tem 8 dias e hj junteios ao reto dos peixes...ta tudo a correr bem... nadam juntos , comem...

ja agora a minha guppie k esta gravida ta mt xeia mas n sei kd eh k a devo por na maternidade...ja meti e ela fica maluca a lutar pra sair dakilo...tive pena da coitadinha e tireia...

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.