CO2 com KH baixo - posso????


rocco26

Recommended Posts

Quando meço o Kh da água está por volta dos 2 - 3. Estou a pensar em começar a injectar CO2.

 

Será perigoso?

 

Que cuidados devo ter?

 

Obrigado

 

JD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Podes... mesmo em água destilada, não consegues baixar o pH mais do que 6.35 injectando CO2.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, corrijam-me se estiver enganado, mas com uma dureza de carbonatos baixa, será mais difícil estabilizar a água do aqua, podendo haver oscilações maiores de ph. Se quiseres subir um pouco a dureza de carbonatos coloca bicarbonato de sódio.

 

Isso é o que tenho entendido através de pesquisas, se estiver enganado agradeço que me expliquem!

 

Espero ter ajudado.

 

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As oscilações do PH alteram o metabolismo dos nossos amigos do aquário. Podemos dizer que provavelmente não são alterações suficientes para matar os animais, mas isso não significa que as mesmas não criem mal estar e desconforto e que não provoquem alterações na qualidade de vida dos nossos peixes.

Como é sabido o KH provoca um efeito tampão na escala do PH, se tivermos um KH demasiado baixo como é o caso do colega em questão, a probabilidade de o PH descer é bastante maior.

Não sei se de facto é impossível descer mais do que 6.3 o PH, nunca li nada sobre essa teoria, mas o que é certo é que para muitos animais, 6,35 é demasiado baixo.

Se ele tiver mollys por exemplo que gostam de PHs a rondar os 7.5 e de repente o ph passar para 6.35 provavelmente não podemos dizer que as mesmas se irão sentir confortáveis no ambiente em que se encontram.

As perguntas que aqui se devem fazer na minha modesta opinião, é em primeiro lugar que fauna o colega tem no seu aquário e em segundo qual a razão para ter um KH tão baixo, e qual o valor do PH no presente momento?

A água da torneira já trará esse valor? Existe algo no aquário que esteja a fazer descer? Areão por exemplo ou algumas rochas?Bicabornato é uma boa solução para subir o KH e ajudar a estabilizar o PH.

Relativamente a fauna existente, ela será compatível com esses valores?

Irás ler várias opiniões sobre o assunto e qual a mais certa não te posso dizer, eu pessoalmente antes de tentar introduzir CO2, que já agora te pergunto com que fins decidiste introduzir o mesmo, tentava primeiro estabilizar a água, KH a 2-3 não faz parte de um aquário estável, caso não conseguisse estabilizar, então (eu e apenas falo por mim), não introduzia CO2.

Pesquisa um pouco na internet sobre este assunto e tira as tuas conclusões pessoais, acredita que é bem melhor do que te guiares por um de nós.

 

Espero ter dado uma ajuda

 

 

 

Um abraço

 

 

RIcardo Santos

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julius,

 

Muito obrigado pela resposta completa.

 

Em relação à fauna toda ela é adaptada a pH ácido, discus, neons, corydoras, harlequins, bêbados, Comedor alga chinês.

 

No meu caso a montagem (aqua 200L) tem mais ou menos 2 meses e meio e estão-me a aparecer umas greenspot.

 

Como tenho muitas plantas e aumentei agora a luz, estava a pensar em começar a "fertilizar" com CO2 para ajudar ao crescimento das plantas.

 

Não tenho nada no aquário que faça baixar o kH apenas tenho o problema que a água da torneira já me chega assim.

 

O meu pH está sempre nos 6,5-7 mas penso que com o CO2 e que com este kH isto irá baixar.

 

Se colocar umas conchas será que sobe o kH sem subir o pH?

 

Obgd

 

JD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não sei se de facto é impossível descer mais do que 6.3 o PH, nunca li nada sobre essa teoria,

Não é teoria... é um facto adquirido.

O pKa1 do ácido Carbónico é 6,35. Significa que a este valor de pH vamos ter exactamente 50% do ácido carbónico protonado, e os outros 50% sobre a forma de bicarbonato. Para baixar mais o pH, teríamos de ter mais moléculas de ácido carbónico a dissociar-se e a libertar protões para a solução aquosa. Mas aí já não teríamos uma igual distribuição das duas formas. Teríamos muitos mais iões bicarbonato do que moléculas de ácido carbónico. Ora isso não é possível... aliás, uma forma muito fácil de perceber isso é pensar que se tivermos água das pedras, por exemplo, se lhe adicionarmos um ácido vai haver libertação de CO2. Isto acontece porque vamos protonar iões bicarbonato de modo a que se forme ácido carbónico que por simples agitação ou aquecimento da solução se converte em água e CO2.

Se alguém injectar CO2, é possível que o pH baixe dos 6,35... mas para isso acontecer, é porque existem outros ácidos em solução mais fortes que o ácido carbónico. E como a acidez não é aditiva, o único responsável pelo abaixamento do pH, são os outros ácidos e não o ácido carbónico formado pela injecção de CO2.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais