Custos mensais para manter um aquário de 60 Litros


sapcmc

Recommended Posts

Viva a todos neste Domingo de Maio.

 

Sou novato nestas coisas e gostaria de saber quais os custos médios mensais (água, electricidade, comida, medicamentos, tratamentos) que se tem para um aquário de 60 litros.

Sei que não será fácil responder pois cada caso é um caso e depende das espécies mas gostaria que dissessem os valores que alocam mensalmente ao hobby tal como o tamanho do vosso aquário e espécies de peixes que têm.

Isto vai ajudar-me a planear o meu hobby.

Desde já obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

aquario de 60L

 

termostato eheim jager 115Watts

 

filtro eheim ecco 200 5Watts

 

iluminação 25w 13h por dia

 

fauna- neons, cardinais, rasboras harlequim, neons negros, neons rosa, guppy, sae, cac

 

alimentação- jbl gala premium e Ocean nutrition community

jbl spirulina, jbl larva mosquito vermelho e sera tubiflex

domimgos e quartas- artemia congelada Van Gerven e gamma blister artemia eriquecida com aloé vera,alho, omega3 e spirolina

 

aditivos acondicionadores-anti-cloro stress coat+ e bacterias stress zyme+ ambos da API em trocas semanais de aproximadamente 25% com trés garafões de agua mineral

 

fertilização- liquida quinsenalmente com nutrafin plant gro.

 

 

em electricidade ronda os 12, 15 euros

 

alimentação cada produto custa entre os 3,5 e os 5 euros exepto o tubiflex que nem chega a 2euros já não compro a nada á uns dois meses e calculo que não vou ter de comprar nos proximos trés distribuindo o gasto pelos 12meses é cerca de 2euros mensais

 

acondicionadores de4 em 4 meses cerca de 15 euros

 

fertilizção- sinseramente não me recordo o preço mas garantidamente vai dar par quase ano e meio.

 

 

conclusão o gasto mensal varia bastante há mese em que só pago a electricidade outros tenho que comprar mais qualquer coisa e nesses meses pode chegar a 25 ou 30 euros

 

adicionalmente tenho o vicio de ir a lojas de aquariofilia e todos os meses tenho que comprar qualquer coisita como tenho o aqua super-hiper-mega-lotado não compro peixes mas ou é uma planta ou aquela pinça ou qualquer outra coisa que penso que precisso,

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu digo à minha cara metade que o aquário tem um custo mensal na casa dos 25€, mas nunca penso nestas contas todas bem explicadas pelo Sabuguense...até eu já acreditava que só gastava 25€ por mês :)

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabuguense, vou-te dar uma boa noticia, gastas menos em electricidade do que pensas.

Com esse aquario, não podes gastar 12 a 15€, deves gastar entre 6 a 8 euros mensais.

 

Medi o meu aquario, que tem um termo de 200W, 78W luz (10horas), e gasto 10 euros mensais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O gasto em electricidade mesmo depois do aumento é residual, para ter uma ideia, um filtro de 4w gasta cêntimos numa semana, cada aquário que tenho cá em casa tem 3 filtros de 4w, basta ver quanto custa um watt na factura da EDP e multiplicar por 31. Quanto a iluminação é só aderir ao tarifário bi-horário na EDP e trocar o ciclo de luz para as 24h/07h da manhã, nesse período a taxa fica por metade. Os aquecedores que tanta gente faz um bicho de 7 cabeças porque vêm com uma porrada de watts, não é nada de especial também, um aquecedor não trabalha 24 horas por dia, trabalha de uma forma residual e por curtos espaços de tempo. Cumps.

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O gasto em electricidade mesmo depois do aumento é residual, para ter uma ideia, um filtro de 4w gasta cêntimos numa semana, cada aquário que tenho cá em casa tem 3 filtros de 4w, basta ver quanto custa um watt na factura da EDP e multiplicar por 31. Quanto a iluminação é só aderir ao tarifário bi-horário na EDP e trocar o ciclo de luz para as 24h/07h da manhã, nesse período a taxa fica por metade. Os aquecedores que tanta gente faz um bicho de 7 cabeças porque vêm com uma porrada de watts, não é nada de especial também, um aquecedor não trabalha 24 horas por dia, trabalha de uma forma residual e por curtos espaços de tempo. Cumps.

 

 

Concordo com tudo, excepto ciclo de luz das 24h ás 7h...

Gosto de ver o meu aquario iluminado, quando estou acordado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

25 euros em manutençao. Nao acredito. Deve ser bem menos.

 

Uma nota, um aquario tapado gasta bastante menos em electricidade que um destapado. So gastarias muito se tiveres plantas exigentes i.e. muita luz no aquario. O que nao seria algo normal de se fazer, um aquario normal de 60 L tem um custo de manutençao bastante baixo.

 

eu tenho um de 63 L para invertebrados e os custos dele sao residuais...

 

nao tem plantas na agua, so uma planta no filtro, planta caseira que nao necessita de iluminaçao especial.

luz LED 3 W (ligada 12 horas por dia)

filtro cascata 567L/H 6W

termoestato 100 W com temperatura regulada a 23C

aquario destapado

TPAs nem semanais sao.

custo em alimentaçao residual, nem 1 euro deve ser por mes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como o Quo disse, 25 Euros em Manutenção é muito (excluindo comida), para um aquário de 60L, e depois vai depender se é destapado ou não. Eu tenho um aquário de 120x60x60, tem 4x39W de iluminação (8h diárias). ERA destapado e no inverno para manter a temperatura de 28ºC necessitava de 2 termostatos de 300W e os meus consumos mensais de electricidade a mais era por volta dos 35 a 40 Euros, depois de tapado (com tampas acrilicas) os consumos reduziram cerca de 45% (gastos na ordem de 20 a 25 Euros) e agora com as temperaturas mais amenas, deve consumir uns 15 a 20 Euros de luz e deve-se principalmente á iluminação.

Já tive durante anos um aquario de 60L destapado com 2x24W de iluminação e os custos de electricidade, mesmo no inverno deveriam rondar uns 10 a 15 Euros.

Mas pessoalmente com um aquário de 120x60x60 os custos mensais de manutenção:

Electricidade: 20 Euros

Água: (Não faço ideia), mas vá que seja 1 Euro (mudo semanalmente cerca de 100 a 150L)

Comida congelada: 10 Euros

Comida Seca: compro de 6 em 6 meses, mas a dividir por meses deve dar uns 4 euros (não deve ser tanto)

Fertilização: Não uso

Medicamentos: Não aplicavel

TOTAL: 35 Euros (excluindo gastos com o aquário que não sejam incluidos na manutenção, como compras de peixes, plantas, etc.)

Estamos a falar de um aquario com mais de 500L com sump, iluminação, com tampas, muita fauna (discus), flora, mas low tech. Num aquário de 60L a manutenção tem de ser pelo menos metade dos gastos.

Espero ter ajudado,

cumprimentos,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os caros colegas estão cobertos de razão, na realidade o consumo electrico que referi era na realidade o cálculo que tinha efectuado para os meus dois aquas que tinha resultado em 13.22euros, sendo o consumo do de 60lts 7.48euros, desde já presto o meu mais sincero pedido de desculpa pela falta de exatidão na resposta,

 

contudo ultrapassa os 5euros mensais que o nosso amigo sapcmc está disposto a gastar na manutenção do aquario com tudo incluido.

 

o funcionamento do termostato foi calculado com base nas 12h diarias , mas na realidade num dia frio sentei-me a contar e por cada 4 minutos de funcionamento estava desligado apenas 3, vou ver se arranjo um bocado para ver como se comporta agora que o clima esta mais ameno.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, então os gastos com luz + alimentação devem rondar uns 12 EUR, certo? Bem se eu abdicar de tomar café ao início da tarde é capaz de dar para esticar.

 

Há alguma espécie de peixes que possam também ser alimentados com uns legumes (pepino, couve) e pão? Sempre daria para equilibrar um pouco as contas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um aquario de 60L e devo gastar bem menos que isso. Só tenho um filtro de 5w e uma bomba de ar de 4,5w (a iluminação não me lembro de quanto é). Como os peixes são de agua fria não tenho termoestato e a agua é dum poço que tenho ao pé de casa. Até hoje não foi preciso medicamentos nenhuns e a comida mais depressa se estraga de velha do que se acaba lol

Editado por Fabio_Fatal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um aquário Malawi com 300l, 72w iluminação, um filtro 2217 com 20w potência e um aquecedor de 200w. Aqui há tempos calculei os custos em electricidade e dava entre 5€ a 6€ consoante seja verão ou inverno. Em água nem 0,50€ gasto mesmo fazendo cerca de 3x100l de TPA's mensais.

 

Quanto à alimentação arranjei agora uma solução barata que faço 2 ou 3 dias por semana. Comprei um saco de bróculos congelados, e cozo um de cada vez num copo de vidro durante 2 ou 3 minutos no microondas. Depois corto as pontas do bróculo e dou aos peixes. Eles não se queixam e até parece que gostam bastante.

 

edit: de notar que tenho contador bi-horário e a iluminação ligada das 19h às 3h (o que dá 4h com electricidade a metade do preço). Até punha tudo após as 23h, mas o objectivo da coisa é nós também olharmos para a peixaria :flick_tongue:

Editado por Gremlyn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o teu post nao ajuda muito fabio. Nota-se que tens poucos conhecimentos de aquarios. 1º a maioria tem peixes tropicais, que os ha de todos os tipos, mas por norma sao mais sensiveis que esses de agua fria. Nem se deve usar agua do poço num aquario. a agua a ser usada é da torneira. fazes isso e nao tens problemas, porque tens peixes de agua fria, e nao um aquario com peixes tropicais e plantas e etc, que é o tipo de aquario que a maioria tem ou deseja ter. Quanto a bomba de ar nem comento, isso é arcaico e seria muito dificil manter certas espécies nas condições muito fracas que mantens. gastar 4.5 W numa bomba de AR, antes valia um filtro interno equivalente, mais silencioso e eficiente

 

 

Viva, então os gastos com luz + alimentação devem rondar uns 12 EUR, certo? Bem se eu abdicar de tomar café ao início da tarde é capaz de dar para esticar.

 

Há alguma espécie de peixes que possam também ser alimentados com uns legumes (pepino, couve) e pão? Sempre daria para equilibrar um pouco as contas.

 

pepino, courgutte, abobora, etc existem loricarideos. Sao peixes bastante exoticos e bastante populares. Alimentar peixes a pao. Onde ouviste isso?

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gastar 4.5 W numa bomba de AR, antes valia um filtro interno equivalente, mais silencioso e eficiente

Sim, a bomba é fraca mas até agora não notei qualquer mal estar nos peixes ainda não a troquei. Um filtro interno é melhor que uma bomba de ar pra adicionar ar à agua porque?

falei na agua fria porque quem criou o topico estava preocupado com os custos de manutenção e a agua fria despensa aquecedores.

De resto acrescento que 60L tambem é pouca água pra peixes dourados e que se o sapcmc pensar em optar pela agua fria nao deve cometer o mesmo erro que eu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alimentar peixes a pao. Onde ouviste isso?

Os da ribeira, na minha terra, comem pão lool

E em relação a água do poço, não me parece que nos peixes dourados isso traga qualquer problema. Eles dão-se bastante bem em lagos naturais e são mais robustos que os de água quente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a agua fria dispensa aquecedores, mas ficas quase sem opcoes em termos de especies. Um aquecedor e' algo barato e o custo energetico nao e' elevado. logo e' tentar poupar em algo que nao vale a pena.

 

A agua do poço e' problematica pois pode conter bacterias nocivas, ictio e outros protozoarios, alem de metais pesados e para o equilibrio do aquario tambem e mau pois e' uma caixa de pandora em relacao a algas, logo desiquilibra um aquario.

 

a oxigenaçao e limpeza num aquario sao melhor efectuadas por um filtro ou uma bomba de circulaçao que uma bomba de ar arcaica. Isto porque e' a circulacao/movimentacao da agua que oxigena a agua e nao as bolinhas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a oxigenaçao e limpeza num aquario sao melhor efectuadas por um filtro ou uma bomba de circulaçao que uma bomba de ar arcaica. Isto porque e' a circulacao/movimentacao da agua que oxigena a agua e nao as bolinhas.

Ok. Mas eu tenho um filtro externo, um Eheim 2211 (só consome 5w por incrivel que pareça lol) e a bomba de ar é so pra ajudar as trocas gasosas ao fazer as ditas bolhinhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.