Serão Ofiuros?


Recommended Posts

Boa tarde a todos,

sou mais um a seguir a tendência e a trocar a águra doce pela água salgada.

Procurei informar-me ao máxinmo antes de começar, mas existem sempre dúvidas.

Ao fazer uns ajustes na rocha viva encontrei estes seres que ao principio me pareceram ser ofiuros, no entanto reparei que têm seis pernas.

Fiz uma pesquisa e nao encontrei resposta, espero que vocês possam dar-ma, são mesmo ofiuros ou o que são?

Devo mantê-los no aquário?

Eis as fotos

 

Pic_19965_1.jpg

 

Pic_19965_2.jpg

 

Pic_19965_4.jpg

 

 

 

Em relação a estes, penso que não ha dúvidas de que fiz bem em retirá-los

 

Pic_19965_3.jpg

 

Pic_19965_5.jpg

 

 

Obrigado e um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite

a primeira fotos são de facto Ofiurus, são excelentes filtradores, por isso devem permanecer no aquário.

Quanto á 2ª foto são Fire worm, são detritívoros, a sua manutenção no aquário depende de vários factores, eu tenho vários no entanto quando estão exageradamente grandes retiru-os.

atenção aos dedos da mão, pois eles tem o corpo coberto por umas "cerdas" urticantes que ficam agarradas aos dedos e doem que se farta.

Bom haverá certamente quem mais do que eu sabe destas coisas e talvez queira acrescentar algo mais, no entanto espero ter ajudado.

cumprimentos

afonso

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta Afonso.

Realmente também pensei que fossem ofiuros, mas a questão do numero de pernas é que me estava a baralhar. É que tudo o que li faz referência apenas a cinco e estes têm seis.

Ainda por cima encontrei um outro,todo branco, apenas com cinco pernas.

Em relação aos fireworms, estes que retirei ja têm um tamanho considerável. Retirei cinco, mas os das fotos eram os maiores. Parece-me que nao eram todos da mesma especie. Presumo que tenham ficado mais no aquario.

Já estava avisado em relação às cerdas, por isso usei luvas.

 

Cumprimentos

Editado por cacorreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que tenho lido, vejo que a ao longo do tempo a forma como estes seres são encaradoa pelos aquariofilistas tem vindo a mudar, sendo muitos deles aceites e atá considerados úteis.

Gostava de saber, relativamente a estes que encontrei e retirei qual é a opinião dos mais experientes, uma vez que, com certeza irei encontrar mais no aquario.

Deverei retirá-los ou deverei considerá-los úteis e deixá-los ficar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que tenho lido, vejo que a ao longo do tempo a forma como estes seres são encaradoa pelos aquariofilistas tem vindo a mudar, sendo muitos deles aceites e atá considerados úteis.

Gostava de saber, relativamente a estes que encontrei e retirei qual é a opinião dos mais experientes, uma vez que, com certeza irei encontrar mais no aquario.

Deverei retirá-los ou deverei considerá-los úteis e deixá-los ficar?

 

Acho que deves deixar ficar os ofiuros, são benéficos para o sistema, os outros seres deves ter em conta o tamanho se forem pequenos tem o seu papel no sistema, embora seja sempre uma questão relativa depende sempre de cada um.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda por cima encontrei um outro,todo branco, apenas com cinco pernas.

 

Cumprimentos

 

Olá Correia

 

Os brancos,são os recém nascidos e com a idade vão ficando mais escuros.

Um abraço

 

Cjorgene

Editado por cjorgene
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente o ofiuro branco era muito pequeno, recém nascido então, obrigado pelo esclarecimento,mas continuo intrigado com as questão das seis pernas dos outros dois e da extrema simetria que apresentam, como se pode ver nas duas primeiras fotos.

 

Um abraço.

Editado por cacorreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais