CalmLake


vitorfranco

Recommended Posts

CalmLake

 

Já por aqui ando há algum tempo mas nunca apresentei o meu aquário, assim, aqui vai. (mais vale tarde que nunca)

 

Este aquário já se encontra montado desde Julho de 2004, começou por ser um plantado de Discos a roçar num Biótopo do rio Amazónico.

Problemas com algas, baixas de peixes, entrada de peixes novos, resultado, com o passar do tempo acabou por se tornar num comunitário.

 

Aquatlantis EVASION

Dimensions 150 x 50 x 70 cm

Volume 470 L

 

Filtragem

Eheim 2028 Professional II - 1050 L/H – cerâmicas / biobolas / esponja / lã

Biobox – 1200 L/H – turfa / lã / esponja/ cerâmicas / biobolas

 

Aquecimento:

Visi-Therm Heater 300W

 

Substrato:

Fértil – JBL manado (aqui parece que levei um barrete) :puppydogeyes:

Inerte – areão de rio

 

Iluminação:

Calha alterada de 2x36W para

2x55W PL 4200 K

2x55W PL 6500 K

 

Fotoperíodo – 8 Horas

 

Co2 DIY – receita caseira

 

Fertilização – Plant Gro da Nutrifan e Pond Flora da Waterlife

 

Parâmetros da agua:

pH - 6.4

kH - 3ºd

GH - 10ºd

NH3 - 0 mg/l

NO2 - 0 mg/l

NO3 - 50 mg/l

Temperatura - 28º

 

Fauna:

7 Discus

4 Botias palhaço

8 Corydoras adolfoi

8 Corydoras Sterby

2 corydoras paleatus

2 corydoras aeneus

6 corydoras metae

6 Nariz de bêbado

3 Tetra serpai

2 Tetra limão

3 Tetras Buenos Aires

2 Loricarídeos

6 Gupys

30 cardinais

mais umas dezenas de miscelânea de camarões

 

Flora:

Anubias barteri várias

Fetos de Java

Ludwigia Repens

Hygrophila Corymbosa

Samambaia Windelov

higropila difformis

Rotala rotundofilia

 

Hardscape:

8 troncos Mopani e Mangrove

 

Manutenção:

TPA’s – 50 litros 2x por semana

Troca da lã da biobox 1x semana

Limpeza da biobox e do filtro alternado 1 por mês.

 

Panorâmica

 

IMG_1180.JPG

 

Aberto a sugestões / criticas.

Editado por vitorfranco
  • Votar + 1

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço o teu comentário Isaura

 

 

Se alguém souber indicar o nome desta planta, agradeço, pois não conta no setup do aquário porque desconheço o nome.

 

IMG_1205.JPG

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá vitorfranco,

 

A planta em questão é um feto tipo o de java chamada Microsorum pteropus 'Windelov' podes verificar em http://www.aquahobby.com/garden/b_windelov.php

 

Tenho 2 pequeninas e sao de fácil manutenção e mto bonitas recomendo :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem graça que a planta tem o nome do fundador da Tropica e estando patenteada a sua modificação a partir da Samambaia de Java com direitos exclusivos sobre a propagação, porem não consta no catalogo da Tropica.

Obrigado por ajudares a completar o Setup.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não parece, é mesmo a syamensis, tenho que estar constantemente a podar, pois cresce de tal maneira que sai para fora de agua.

O Botia apalhaço mede 16 cm, mas podia ser bem maior, pois já tem 11 anos (é o meu peixe mais velho que possuo) mas teve a infelicidade de crescer num aquário de 60 cm o que atrofiou o seu crescimento.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem me dera ter esse espaço todo!!! :D

 

Acho que ganhavas esteticamente se apostasses em plantas de fundo que cobrissem o vidro de fundo.

Talvez umas valisnerias ou outras não muito exigentes pois não chegas a ter 0,5 W/L.

 

Já agora, o JBL Manado não é substrato fértil por isso não esperes que ele faça algo pelas tuas plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tentei por diversas vezes plantar valisnerias, mas por motivos que desconheço, elas acabam sempre por desfazer-se.

Confesso que plantas não é o meu forte, mas respeitante ao JBL Manado, era o que constava no kit deste aquário, que na altura em que o comprei o funcionário da loja disse que "era comidinha para as plantas", mas não vale a pena estar a discutir isso agora, pois não estou a pensar ir lá reclamar, pois já se passou bastante tempo e o referido funcionário já não trabalha lá.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os actores secundários, mas não menos importantes

 

IMG_1234.JPG

 

IMG_1232.JPG

 

IMG_1244.JPG

 

 

IMG_1247.JPG

 

IMG_1253.JPG

 

IMG_1252.JPG

 

IMG_1258.JPG

 

IMG_1263.JPG

 

Aos camarões não consigo tirar uma foto de jeito e os botias andam muito tímidos.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Gostei da montagem, está simples e com bastante espaço para os discus e estes estão com um aspeto bastante saudavél.

Quanto aos nitritos, num plantado até valores de 25, não deve haver grandes problemas. Se os valores estiverem mais altos tens que fazer alguma coisa.

Essa montagem já deve ter algum tempo certo?

-1, deveves verificar a água que usas nas TPA´s, pode estar com os nitratos altos e ser daí o problema, se não for melhor.

-2, fazes 2 ou 3 TPA´s grandes (por ex 50%)com aspiração de fundo, que os valores baixam de certeza.

Espero ter ajudado. Cumpr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Vale, pelo comentário apreciativo.

Não tenho nitritos, apesar da peixeirada que tenho, as colónias de bactérias instaladas estão a cumprir bem a sua função, o problema é que as plantas neste momento são poucas e não estão a conseguir consumir toda a carga orgânica. Os nitratos já estão a marcar 50 mg/l

Ainda por cima para ajudar na festa, na quarta feira introduzi mais uns peixitos: (depois tiro umas fotos e actualizo o step)

 

30 cardinais

2 corydoras paleatus

2 corydoras aeneus

6 corydoras metae

 

Não sei se fiz bem ou mal, mas já parei de meter fertilizante, porque me estão a aparecer algumas algas.

 

Para hoje à tarde está agendado uma muda brutal de agua, mas espero que isto vá ao lugar rapidamente.(200 litros, aaaii que até me vai doer as costas). Uma boa ajuda era uns braçinhos para carregar agua :)

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passei a tarde inteira agarrado ao aquário, mudei 200 litros de agua e aproveitei para limpar a biobox. (as plantas das floreias e vasos agradecem)

 

Aproveitei para plantar esta plantinha que andava por cá à muito tempo mas que não me lembro do nome, se alguém poder dar uma dica eu agradeço.

 

IMG_1312.JPG

 

Se não for pedir muito agradeço que alguém me diga o nome desta planta que já está no aquário há muito tempo mas já não me lembro do nome dela.

 

IMG_1177.JPG

 

Aqui está o recém chegado cardume de cardinais, já bem adaptados, por um lado detesto quando isso acontece, pois começam a dispersar muito e perde-se o belo efeito do cardume.

 

IMG_1318.JPG

 

E por fim as corydoras

 

IMG_1315.JPG

 

IMG_1316.JPG

 

Esta corydora metae, teima que não é peixe de fundo :)

 

IMG_1324.JPG

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

o aquário está a melhorar de dia para dia.

as plantas que não sabes poderão ser higropila difformis e rotala sp green, contudo a primeira parece estar com pouco crescimento(poderá ser outra).

a segunda planta, pode apresentar falta de iluminação no aquário anterior, parece agora uma sp green e poderá ser rotundofilia.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achas? Pois olha que ando aqui um bocado atrapalhado.

 

Depois de fazer algumas comparações no site da Tropica, conclui que a 1ª planta é sem duvida a higropila difformis, quanto ao seu crescimento, não estou muito preocupado, pois já cá tive e dá-se muito bem, até bem demais, se me distraio invade aquário, isto é apenas um pezinho que tirei de outro aquário.

Quanto à 2ª acho que é mais parecida com a rotala rotundofilia, esta é que está mais problemática, não sei será a luz pois está com uma alga que me esta a infernizar e eu passo o tempo a cortar o que tem algas.

 

O que me anda realmente a chatear é esta porcaria, já estou farto de andar para aqui a inventar e não consigo ver-me livre disto.

 

IMG_1532.JPG

 

IMG_1530.JPG

 

IMG_1531.JPG

 

Acho que já usei demasiada agua oxigenada, daqui a pouco estou a matar os peixes, agora ando a cortar tudo o que tem esta alga.

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Uau, parabéns, o seu aquário é liiiiindo!!! bigsmile

 

Gostava também de colocar um vídeo do meu mas no post do meu aquário não consigo inserir um vídeo ou até mais fotos, podiam dizer-me, por favor?

 

Também já tive exactamente esse tipo de algas mas resolvi a situação tirando o material e colocando de molho em água com lixívia, esperar umas horas e passando por muita água e reentroduzi de novo, o material no aquário.

 

Cumprimentos aquáticos

Editado por Diana Raquel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Diana

 

A tua solução da lixívia não é viável para mim, teria que desmontar praticamente o aquário todo.

 

Quanto às tuas duvidas em inserir vídeos e fotos, aconselho a leres o tutorial: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=23731

Caso as duvidas persistem podemos falar por MP

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Não é fácil... manter um aquário com estas caracteristicas... e querer as plantas saudáveis e isentas de algas.

 

Com bastante vida animal, uns enormes discus, uma temperatura elevada, nitratos sempre em valores consideráveis... enfim... é uma tarefa praticamente impossivel... em querer ter as plantas limmpas.

 

Acho que a tua prioridade... são os animais que tens... os teus discos... mante-los saudáveis e faze-los crescer, dia após dia.

 

Com a aplicação da agua oxigenada... resolves na hora... mas depois as algas voltam.

Talvez seja preferivel, trabalhares com um pouco menos de luz... enfim... manter as algas, controladas... cortando as folhas mais afectadas.

 

Mais filtragem, mais trocas de agua, começar a adicionar flourish excel na agua.... enfim... não é facil.

 

Mas dá gosto... ver estes discos... e toda esta diversidade de vida... ;)

 

Bonitas fotos... continua a actualizar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até à pouco tempo atrás, até me tenho safado bem, tinha as plantas enormes, ou seja, tinha muita massa vegetal para consumir os nutrientes, porem os coitados dos discus mal se conseguiam mexer.

 

Em vez de cortar um pouco, resolvi fazer uma mega poda, a partir dai é que os problemas começaram.

 

A mim não me parece que esteja com muita luz, até porque o aquário e altíssimo...mas quem sou eu para duvidar num expert em matéria de plantados, ou será que te referes ao numero de horas do fotoperíodo?

 

As trocas de agua, neste momento já estão a ser efectuadas dia sim dia não, por volta de 50 litros de cada vez, até porque está calor e tenho umas floreiras grandes que necessitam de ser regadas, assim nada se perde :)

 

Já comecei a cortar as folhas mais afectadas, daqui a pouco o aquário está de tal maneira depenado que parece um Malawi :(

 

Plenamente de acordo com a tua afirmação, até porque, com estes discus e toda esta diversidade de vida no aquário, está sempre a acontecer qualquer coisa engraçada.

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em vez de cortar um pouco, resolvi fazer uma mega poda, a partir dai é que os problemas começaram.

 

Quando fizes-te a tal mega poda... devia ter acompanhado com uma mega poda na iluminação. ;)

Ou seja, ao retirares grande parte da flora do teu aquário... devias fazer o mesmo em relação à iluminação... reduzir a intensidade e/ou o fotoperiodo.

Podias por exemplo... manter as 8 horas... mas fazer tipo... as duas primeiras horas, com 2 lampadas, depois 4 horas com as 4 lampadas... e no fim mais 2 horas com 2 lampadas.

E aos poucos... à medida que a flora, fosse aumentando de volume... ias aumentando a intensidade da iluminação.

 

As trocas de agua, neste momento já estão a ser efectuadas dia sim dia não, por volta de 50 litros de cada vez, até porque está calor e tenho umas floreiras grandes que necessitam de ser regadas, assim nada se perde :)

 

Neste aquário e com essa carga de peixes... as trocas de agua e o sistema de filtragem... são fundamentais.

E como ja tinha dito, não é uma tarefa fácil, atendendo as dimensões do aquário, à sua altura e temperatura elevada.

 

Com mais flora... é sempre mais fácil manteres o aquário equilibrado... mas penso que deverás sempre, escolher a flora que se adapte as caracteristicas do teu aquário... e contar sempre com os animais que nele habitam.

Ou seja... dar prioridade a flora de baixa manutenção, de crescimentos moderados e que necessitem de poucas podas.

 

Já comecei a cortar as folhas mais afectadas, daqui a pouco o aquário está de tal maneira depenado que parece um Malawi :(

 

Devias colocar co2 no aquário.

É a melhor arma que tu tens, para estimular o crescimento saudável das plantas.

E quando as tuas plantas crescem saudáveis... é uma questão de tempo, até as algas começarem a desaparecer.

 

Tambem podes adicionar Carbono liquido na coluna de agua(excell ou easy carbo)e procura manter os filtros sempre limpos.

 

Se já tives-te o aquário equiibrado... certamente verificas-te... que havendo mais flora... o aquário "trabalha" sempre melhor... as plantas consomem, filtram e equilibram.

No entanto, o teu prinicipal objectivo... deverá ser sempre manter a saúde dos teus discos e demais habitantes, não queiras ter as plantas completamente "limpas" de algas. Procura, apenas... mantê-las sob controle.

 

Enfim… isto na teoria é tudo muito fácil. Por vezes, na pratica as coisas não correm bem como o desejado.

Temos então de procurar soluções e ir alterando gradualmente e calmamente aquilo que possa estar menos correcto.

 

Vai actualizando e dando noticias. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de mencionar que após ter feito a mega poda, alem de começarem a aparecer algas, o crescimento das plantas também estagnou...espero que isto se resolva rapidamente.

 

Então vou seguir o conselho começando pela iluminação, vou reduzir o fotoperiodo para 6 horas...a minha calha não permite acender as lâmpadas de modo faseado.

 

O co2 está agendado para meter a funcionar no próximo fim de semana, assim julgo salvo melhor opinião que fico dispensado de adicionar o carbono liquido, até porque fica bastante caro devido ao tamanho/litragem do aquário.

 

Sem duvida, que os peixes estarão sempre em primeiro plano...mas as plantas completam o ecossistema e estando saudáveis, até os peixes ficam com melhores cores.

 

Conforme referi, desde que as algas apareceram, parei de fertilizar. Fiz bem, ou devo continuar a fertilizar?

 

Hoje foi dia de limpeza do filtro, e decidi fazer uma muda de agua mais agressiva, 125 litros...vamos ver se tenho coragem para fazer isto dia sim dia não até que o aquário estabilize. Estou a pensar também em fazer a limpeza do filtro/box semanalmente alternando entre os dois.

 

Na foto, o espaço que está sem agua parece pequeno, mas são mesmo 125 litros.

IMG_1844.JPG

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.