[DIY] Troca dos tubos do filtro Fluval


Recommended Posts

Boas...

 

Já tenho o filtro externo da Fluval à 4 ou 5 anos, a experiência que tenho dele é boa, embora nunca tenha ficado satisfeito com as tubagens que aquilo trouxe.

Os tubos são bons porque não impede o fluxo de água quando fazem as curvas, mas aquilo acumula porcaria como tudo, e acumula um tipo de alga branca (acho eu que é uma alga, os meus peixes gostam de comer aquilo) que chega a ser tanta que entope os tubo de saída, e a limpeza não é fácil devido ao atrito deste tipo de tubo.

E como isso não bastasse, quando me ofereceram um filtro UV foi uma dor de cabeça meter o tubo porque é rijo como tudo, deu muito trabalho e ficou uma porcaria, mas consegui.

 

dsc04360p.jpg

Ficou assim neste estado...

 

 

A solução é usar mangueira, é só vantagens: limpeza fácil, durabilidade, adaptabilidade, etc.

Vamos lá então meter as mãos ao trabalho:

 

dsc04355c.jpg

Primeiro o material necessário: Mangueira de 19mm e braçadeiras metáticas (aconselho vivamente a comprarem numa drogaria, as do AKI, IZI e afins parecem feitas de manteiga)

O resto do material é opcional, é só para quem quiser fazer um sistema de drenagem para facilitar os TPA's, quem quiser fazer isso tem de adquirir o seguinte: duas torneiras de 1/2 polegada, dois canhões macho de 1/2 polegada, um kit de engate rápido macho de 3/4 polegada (depende da mangueira) e fêmea com rosca de 1/2 polegada (de preferência feito de metal), um T fêmea de 1/2 polegada, fita de teflon para isolar as ligações.

 

dsc04358v.jpg

Como não é possível fazer curvas apertadas com a mangueira sem a estrangular, usei um pouco da tubagem original. Para fazer a ligação, basta mergulhar a mangueira em água muito quente para ficar maleável.

 

dsc04359m.jpg

Depois de aquecer a mangueira bastou fazer a ligação. Como ficou bem apertado não usei nenhuma braçadeira.

 

dsc04356d.jpg

Primeiro teste só com a entrada de água. A funcionar :thumbup3: .

 

dsc04367so.jpg

Agora basta meter a fita de teflon à volta das roscas e fazer as ligações, apertar tudo muito bem e aqui fica o resultado...

Para retirar a água basta ligar a mangueira, fechar a torneira do circuito abaixo do T e abrir a torneira que vai dar à mangueira. Se a mangueira que vai tirar a água tiver mais elevado que o aquário, basta ligar a bomba, senão com a bomba desligada a água sai na mesma (eu retiro a água com a bomba ligada porque é mais rápido).

 

dsc04368w.jpg

 

dsc04370bs.jpg

 

 

É bastante simples, principalmente quem quiser só trocar os tubos, é coisa que leva uns minutos. Caso queiram fazer um sistema igual a este, dá um pouco mais de trabalho e leva um pouco mais de tempo, mas é bastante fácil.

 

 

Preço final SÓ para a troca dos tubos: 9.4€

Preço final de TUDO: 45.01€

 

Atenção: Estes cálculos foram feitos com mangueira comprada ao metro (10m) e não com a que fiz e mostrei. O motivo é pk as mangueiras que encontrei ao metro são todas de fraca qualidade e optei por comprar 25 metros por 39.95€, usei a restante mangueira para lavar o carro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

"Tag" adicionada ao título do tópico. E dá para editar o título do tópico: usa o "Full Editor":

 

fulleditor.png

 

 

Em relação ao DIY propriamente dito, só um reparo: aquelas torneiras em metal não são as mais apropriadas! Tenta substituir por umas de plástico!

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais