Primeiros Passos


bpinto

Recommended Posts

Boa tardes

 

Pessoal.

 

Aqui estou eu a efectuar o meu primeiro tópico.

 

Ontem comprei o meu 1º aquário, depois de uma ida a loja para avaliação de custos para por a trabalhar um aquário que me tinham oferecido.

 

Após uma 1ª analise pelo dono da loja e mediante uma promoção que ele tinha na loja, acabei por adquirir um aquário de 80 lts por 110 € com bomba, filtro e alguns líquidos e pastilha de cristais e termóstato.

 

A adicionar a isso comprei um substrato para o fundo, mais uma estrelas para o cultivo de bactérias e uma pastilha para nitratos.

 

Agora sim começa as minha duvidas, embora não tenha de cabeça o nome dos produtos todos.

 

Foi-me indicado para montar o sistema de filtros e colocar o substrato no fundo e colocar a agua, deixar tudo a trabalhar, e no sábado seguinte que faz 8 dias de sistema analisar a agua para poder adquirir alguma plantas.

 

entretanto aqui no forum ja li que devo de colocar comida na agua de 2 em 2 dias de forma a iniciar o ciclo de azoto.

 

Que tal uma ajuda no futuros passos.

 

assim que possível vou tentar indicar o nome do produtos.

 

 

Outra questão, é quanto e que devo de gastar para conseguir por a trabalhar o outro aquário que foi oferecido?

 

Apenas tenho luz e aquário.

 

 

Desde ja o meu obrigado a todos vos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,bem vindo,

 

por 110 euros tinhas comprado um aquario maior e a funcionar e tudo aqui nos anuncios do forum, tambem se eu soubesse tinha comprado un de 1,20 metros com o que já gasteim com um de 60cm, bem paciençia.

 

isso deve ter sido numa pet-shop, não uma loja de aquariofilia porque a segunda coisa apor num aqua a seguir ao substrato e antes da agua é exatamente as plantas não na semana seguine mediante os parametros da agua porque para já as plantas ajudam a estabilizar o aqua contribuindo como parte integrante do ciclo do azoto e depois a maioria das plantas "funcionam" numa amplitude tão vasta de parametros que isso não importa,

 

estrelinhas e pastilhas de nitratos, bacterias e cristais?

bem umas fotos ajudavam mas acho que te estam a fazer gastar guita desnecessaria, granda vendedor vais comprar acessorios sais de lá com aquario completo mais estrelinhas, pastilhas e uma grade dose de desinfomação, bem o que vale é que vieste ao sitio certo e tens aqui pessoas disposta a ajudar-te,

 

1º conselho esquece essa loja

 

quanto ao teu outro aqua tens que disser qual a dimensão, iluminação e potençia disponivel dele assim como o que tens em mente, tipo de fauna flora e toda e qualquer informação que aches relevante, só assim te poderemos ajudar,

 

cumprimentos

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vou escrever um testamento mas é para o teu bem! lê tudo!

 

 

Filtragem

 

- O teu filtro terá de ter 4 a 8 vezes o volume do teu aquário logo o teu filtro deverá ter 480L/H- Quanto tem esse que veio com um aquário?

-O filtro terá de ter Cerâmicas( se não souberes o que é e para que serve vê aqui!) as bioballs e carvão activo e lã são alternativas- Esse filtro tem algum destes? Se não tiver nehum apenas a esponja corta a esponja e coloca cerâmicas

Preço : Insignificante á volta de 3 euros

 

Aquecimento

 

-Simples percisarás de um termoestato de 100W

 

Preço: 15 euros

 

Substracto

-Aconcelhote 10 litros de JBL Manado + 5 Litros JBL AquaBasic PLUS 6 cm de JBL Manado+ 3 cm JBL AquaBasic PLUS

 

Preço: 29 euros

 

Iluminação

-Eu uso no meu aqua de 70 litros uma GLO T5H0 dupla com 2x lampadas T5 24W se quiseres muito boas plantas

 

Preço: 194 euros

 

Ciclo do azoto

-Coloca 2 peixes resistentes recomendo-te 2 gupys depende dos que irás ter não ponhas um muito frágil , podes logo colocar as plantas então aqui vão os paços:

1º- Coloca os peixes resistentes

2º Alimenta-os normalmente

3º todas as semanas lavar o filtro( NUNCA cm água da torneira)

4º- ferteliza as plantas em liquido e em sólido(recomendo)

5º- deixa o aqua a ciclar durante 21 dias 3 semanas aprox.

6º Todas as semanas faz os testes ao aqua compra os base : PH,FOSFATOS,NITRITOS,NITRATOS,AMONIA

7º coloca os peixes novos coma aclimatização devida e desfruta do teu pequeno oceano

 

Preço testes: 50 euros, ja vi a venda no forum a 12,5 euros

 

 

ao todo dá uma media de: 250 euros +/- mas aconcelho-te a manter a tua iluminação não gastes 200 euros em iluminação :P

 

Já agora que plantas pertendes usar?

 

 

Cumps

 

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal

 

Desde ja o meu obrigado.

 

Mas como se costuma dizer, quem não sabe e como quem não vê.

 

hoje não tenho possibilidades de indicar o material adquirido, pois o aqua não esta em casa, mas sim no escritório.

 

Quando passar la vou sacar a indicação do material e alguma fotos.

 

Mas relativamente aos passos efectuados será que estão alguma coisa acertados, será uma forma de efectuar as coisas?

 

outra questão e em relação ao aqua antigo ainda não sei o que fazer, vamos ver se este corre bem e pode ser que se monte o segundo em casa. eheheh

 

 

Quanto a plantas ainda não faço a mínima ideia do que efectuar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem,

 

devias de ter posto o substrato depois as plantas a seguir a agua e completar o ciclo do azoto, introduzir bacterias é bom na medida que acelera o processo, mas nunca ouvi falar em estrelinhas, eu uso um liquido que contem bacterias inanimadas com o qual me tenho dado bem ( nunca vi nenhuma bacteria mas tamb´m nunca vi nenhum peixe tipo com a "moca" por falta de qualidade da água) esse liquido é o STRESS ZYMER+ da marca API usei no inicio e uso a quando da limpeza do filtro, sim deves colocar comida no aquario vazio para alimentar as bacterias e tambem deves limpar regolarmente um tipo de gosma branca que se vai formar em volta dessa comida.pastilhas para nitrato não é necesario as plantas encarregam-se deles

 

quanto ás plantas d´+a uma vista de olhos neste site ( http://www.tropica.com/plants/difficulty/easy.aspx ) são plantas ditas faceis tens tambem outras mais vistosa mas isso são voos mais altos para quado tiveres mais experiençia,

 

então quando tiveres mais informação sobre o material posta aqui para vermos,

 

entre tanto aprende a postar fotos para facilitar as ajudas ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=23731 )

 

quando decidires com o outro aqua diz qualquer coisa que o que n~ºao falta é gente a querer dar sugestões

 

cumprimentos

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Noites

 

Já vi que as estrelinha geraram alguma confusão, a função e idêntica aos anéis de cerâmica, so que mais eficazes pois 1 = a 20 anéis, visto que tem micro poros.

 

Mas assim que poder dou indicação certas da marca e modelo.

 

Agora vou mesmo desligar que hoje estou de rastos.

 

A todos o meu obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noite

 

Vou tentar deixar aqui algumas imagens do meu aqua, bem como o setup do mesmo.

 

Vou pedir aos mais conhecedores a possibilidade de me identificarem as especies de plantas qeu plantei no meu aqua, as fotos nao são as melhore mas vou tentar tirar melhores para depois actualizar.

 

Aqua de 80 Lt

10.8 kg de FloraBase

4 Bacti-Stars link

1 patilhas de critais link

1 pastilhas para os nitratos link

 

Alem das plantas adicionei hoje um peixe, um limpa vidros o qual não sei o nome, vou tentar identificar a espécie e depois actualizar ( é um malhado preto e cinza)

 

 

Agora as fotos

 

Vista geral

 

gallery_55226_2933_147464.jpg

 

Vista canto esquerdo

 

gallery_55226_2933_420546.jpg

 

Frente Esquerda

 

gallery_55226_2933_656842.jpg

 

Centro

 

Penso que seja esta espécie Bacopa caroliniana

Agradecia a possível confirmação de algum de vós.

 

Penso que a que se encontra a traz é esta Myriophyllum mattogrossense

 

Penso que a que se encontra a frente é esta Vallisneria nana

 

 

gallery_55226_2933_393337.jpg

 

Canto direita

 

gallery_55226_2933_111881.jpg

 

Frente direita

 

gallery_55226_2933_74578.jpg

Editado por bpinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.