especie estranha


Recommended Posts

boas pessoal

 

é assim:

eu hoje quando estava a olhar para o aqua vi uma coisa a nadar,como tenho camaroes tambem nao liguei muito,mas vi k nadava de maneira diferente entao fui ver melhor etal é o meu espanto quando vejo este nao sei...este invertebrado talvez:P

vou deixar aqui umas fotos para me ajudarem,isto se conseguirem

 

fotos:p1000129.jpg

p1000128m.jpg

p1000124w.jpg

p1000121u.jpg

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo, é uma larva de um insecto, não sei qual.

Mas isso é um predador, e as presas são os teus camarões, portanto tira o mais rápido que possas, e verifica se não existem mais, é provável que sim.

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

isso e uma larva de libelula e um predador tanto de camaroes como peixes retira a do aqua antes que os camaroes comecem a desaparecer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

isso foi a primeira coisa k fiz ontem,tirei logo do aqua e meti num k nao tem fauna nenhuma.

realmente a mim tb me pareceu uma libelula,mas nao sabia k elas andavam dentro de agua.

entao e como é k sera que apareceu lá no aqua?

obrigado pelas respostas.

 

cumprimentos

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

como tinha mudado esse bicho de aquario,ph totalmente diferente e ainda sem termostato e sem plantas ele acabou por morrer,mas se era mesmo uma libelinha tinha k me ver livre dela na mesma.

 

obrigado e cumprimentos

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Das duas uma, ou uma libélula pôs um ovo no aquário ou colocaste água de um local que tinha lá ovos, ou foram agarrados a uma planta... ups, foram 3!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o mais estranho é isso.

de onde veio o bixo.

o aquario esta na sala,muito dificilmente entrou-me uma libelinha pela casa dentro sem ninguem dar conta e meteu um ovo no aqua k tem tampa e apenas tem umas aberturas pequenas ao lado do filtro.

plantas já a volta de 2 meses k nao meto nenhuma e a agua k meto no aqua vem da torneira.

ah mas esperem lá...

veio-me a ideia uma coisa.

eu tenho a agua em descanso nuns garrafoes sem tampa na minha garagem.

pois,provavelmente estava na agua de um dos garrafoes.

 

obrigado pelas dicas pessoal

 

cumprimentos

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece um Louva-Deus...

A mim aconteceu 2 vezes num espaço de 2 meses e quando os vi também já tinham um tamanho considerável. Também o tenho na sala, é um aquário com tampas de correr...Em cerca de quase 20 anos de aquarifilia nunca me tinha acontecido...

Coloco àgua que fica a repousar, da torneira e mineral. O máximo que me ocorre foram plantas vindas de outro membro ou de uma loja.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao,louva-deus nao é.

é de certeza uma larva de libelinha,mas ja grandinha.so as larvas de libelinha é k andam dentro de agua.

as libelinhas ja formadas nao.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

 

depois de alguma pesquisa consegui identificar este insecto.

nome especifico:mayfly nymphs se nao estou em erro.

alimentaçao:herbivoro

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, neloi!

 

Não é uma mayfly não. É uma ninfa de donzelinha, um grupo de insectos bastante próximos das libelinhas.

 

As ninfas das libelinhas têm o corpo mais curto e robusto, e não têm as três guelras na extremidade do abdomen. Talvez por esse motivo as imagens que vc procurou na net não estejam parecidas com as do seu bicho.

 

As mayflys são conhecidas aí em Portugal (e aqui no Brasil também) como "efémeras". Realmente, as ninfas lembram bastante as das suas fotos, mas olhando com mais atenção, os três prolongamentos do abdomen são filiformes, ao invés de possuírem cerdas laterais (com um aspecto parecido com pênas) das donzelinhas. Além disso, as ninfas de efémeras têm pequenas guelras na região lateral do abdomen.

 

As efémeras são herbívoras, mas as ninfas das donzelinhas (assim como das libelinhas) são carnívoras. Por serem menores que as libelinhas, o risco de predarem peixes é bem pequeno, mas ia ser arriscado mantê-lo no seu aquário.

 

Tenho bastante interesse em insetos e outros invertebrados de água doce, tenho um álbum em um fórum brasileiro, se tiver interesse, faça uma visita:

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=61156

 

As libelinhas e donzelinhas estão na primeira página. As efémeras estão na quinta.

 

Um grande abraço!! ;)

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas

 

walther,pelo k vejo estas bem informado sobre estas especies.

obrigado pelas dicas.

no outro dia quando eu meti aqui no topico que ela tinha morrido,pois nao foi bem assim.lool

eu vi parecia o insecto morto no cimo do aqua,mas a noite a minha mulher foi ao quarto onde esta esse aqua e viu o k pensou ser uma grande melga a voar e matou.

ela chamou-me e nao é k era o tal insecto k ja voava.

o k estava no cimo do aqua era apenas uma casca dele.

mudou a casca e saiu a voar.

mas agora sei k esta mesmo morto:P

 

cumprimentos

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a mim parece-me um insecto, talvez um gafanhoto?

 

Sim, dos famosos gafanhotos aquaticos XD

 

 

É um insecto obviamente, corpo dividido em 3 partes, cabeça, tórax e abdomen, 3 pares de patas. Como já disseram é uma larva de libelinha/libelula, quanto ao ser predador de caramrões ou não, a mim não me preocupava essa larva deve de ter uns 2cm máximo não? As verdadeiras e predadoras vorazes são estas: http://pic.tradeage.com/8-5g-insetos-em-forma-com-suaves-salgado-soft-bait-worm-5-pces-saco-1633080.jpeg

 

Aconselho na dúvida a encontrares um charco para a lá colocares ao invés de a matar (daqui a umas semanas transforma-se em libelinha).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas, não querendo abrir outro tópico, o meu bótia yo-yo comeu uma larva de libélula como essa, mas ja numa fase de desenvolvimento maior ( já se notavam asas), será que lhe pode fazer mal?

 

 

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

uma coisa é certa se isso entrasse dentro do meu aquário nem 2 minutos aguentava. hehehe A minha arowana tomava conta dela! hehe

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...