Sinal de vida


pajo

Recommended Posts

Boas

Já á muito que não coloco nada dos meus aquarios aqui e para que não se pense que já desisti do hoby aqui fica um sinal de vida.

Nada de especial apenas simples e pratico é assim que o meu aquario (unico que mantenho) se apresenta ao fim deste tempo todo, pelo menos por enquanto.

 

-Aquario 80x40x40

-128 Litros brutos.

-Vidro de 8mm.

 

 

Substrato:

-Akadama

 

Hardscape:

-Pedras colhidas por ai

-2 raizes Moor Wood

 

Iluminação:

-T5 4x24 Watts (tem estado so 2 lampadas ligadas)

-Ligo quando xego a casa.

 

Filtragem:

-1 Filtro Eheim ECCO 2234

 

Temperatura:

-Jager 125 Watts

-Temperatura da agua - 27 graus

 

CO2

-Botija de 2 Kg (manómetros com valvula solonoide)

-Difusor de Vidro (Está desligado á uns mesitos)

 

Fertilização

De momento nenhuma

 

Flora:

-Anubias barteri var. nana

-Fetos de Java

-Cripto?

 

Fauna:

-2 Escalares

-8 Nariz de bêbado

-8 Tetra Oblicuos

-4 Coridoras Paleatus

-Casal Krebensis (recem introduzidos)

-2 SAE (Crossocheilus Siamensis)

-Neritina Natalensis

-neritina sp spiral horn snail

 

 

aqua80cma.jpg

 

aqua80cmb.jpg

 

E pronto

 

Cumprimentos

Paulo Silva

 

Aqui fica tambem um pequeno video

 

Editado por pajo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 70
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Aspecto muito clean, gosto do resultado final...e as plantas com muito bom ar!

Mete o setup para se ter uma ideia mais concreta.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aspecto muito clean, gosto do resultado final...e as plantas com muito bom ar!

Mete o setup para se ter uma ideia mais concreta.

 

 

Abraço

 

Boas

Falha minha, nao tinha colocado o Setup, obrigado pela xamada de atenção.

Fica entao o Setup no enicio do topico como deve ser.

Esse setup é o que tem estado em vigor á bastante tempo feito para poupar trabalho e dinheiro e axo que assim poderia ficar por muito e muito tempo.

Mas como eu de ves em quando tenho de inventar ja vou começar a introduzir outro tipo de plantas para me entreter.

Vamos ver se não me arrependo.

Não vou desmontar o que está feito apenas vou acrescentar ao que já está outras plantas.

Claro que depois vou ter de ligar mais lampadas ligar Co2 e começar a fertelizar.

 

Obrigado pelos comentários.

 

Cunprimentos

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é...

 

Quem é vivo... sempre aparece !!!

 

Finalmente... voltas-te a estas lides... e com um aquário exemplarmente limpo... a brilhar... e flora escolhida para minimizar os trabalhos de manutenção.

 

Excelentes fotos... bonito aquário... tudo fácil... tudo simples.

 

Vai dando noticias. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é...

 

Quem é vivo... sempre aparece !!!

 

Finalmente... voltas-te a estas lides... e com um aquário exemplarmente limpo... a brilhar... e flora escolhida para minimizar os trabalhos de manutenção.

 

Excelentes fotos... bonito aquário... tudo fácil... tudo simples.

 

Vai dando noticias. ;)

 

Pois é cá estou de novo.

Tenho mantido o aquario dentro disso que se ve nessas primeiras fotos mas já sinto falta de ver o aquario mais denso de plantas por isso nao mudando o que já está vou introduzir mais plantas .( devo andar á procura de sarna para me coçar lolll)

Mas seja como for a ver se faço as coisas com calma para ver se nao me estico ao comprido.

 

Grande abraço

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquario 80 cm Casal de Kribensis :

 

Adicionei este casal de Kribensis para dar alguma vida a este aquario já que havia uma grande monotonia em todos os aspectos.

A ideia era ver os meninoss a fazer criação, algo que já nao acontece no meu aquario á muito tempo e eu tenho enorme prazer em testemunhar

Na altura eu ainda não estava com ideia de voltar a enxer o aquario de plantas mas pronto.

Tudo isto aconteceu muito rapido, por isso aqui fica este video do casal e em breve a introduçao de novas plantas.

 

 

Espero que gostem.

Em breve mais actualizações

 

Cumprimentos

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comecei a introduzir as plantinhas.

Já sei vou exagerar na variedade mas ao fim de tanto tempo sem ter plantas para cuidar tem de ser nao resisto lolll.

 

Novo Setup:

 

-Aquario 80x40x40

-128 Litros brutos.

-Vidro de 8mm.

 

 

Substrato:

-Akadama (reforçado com ELOS TERRAUNO)

 

Hardscape:

-Pedras colhidas por ai

-2 raizes Moor Wood

 

Iluminação:

-T5 4x24 Watts (de momento 3 lampadas ligadas que faz um total de 72 Watts )

-Ligadas durante 6 Horas (por enquanto)

 

Filtragem:

-1 Filtro Eheim ECCO 2234

 

Temperatura:

-Jager 125 Watts

-Temperatura da agua - 26 graus

 

CO2

-Botija de 2 Kg (manómetros com valvula solonoide)

-Difusor de Vidro 1 bolha por segundo

 

Fertilização

De momento nenhuma

 

Flora:

-Anubias barteri var. nana

-Fetos de Java

-Cripto?

-Rotala Rotundifilia

-Bacopa caroliniana

-heteranthera zosterifolia

-Valisneria

 

Fauna:

-2 Escalares

-8 Nariz de bêbado

-8 Tetra Oblicuos

-4 Coridoras Paleatus

-Casal Krebensis (recem introduzidos)

-5 SAE (Crossocheilus Siamensis)

-Neritina Natalensis

-neritina sp spiral horn snail

 

Ainda me falta mais uma planta para a traseira e ainda tenho de decidir se meto planta de tapete e qual.

 

Aqui ficam umas fotos fresquinhas:

 

img48981.jpg

 

img49001.jpg

 

img49071.jpg

 

img49151.jpg

 

img49181.jpg

 

img49251.jpg

 

Pronto vamos ver o que isto vai dar .

Escavaquem ai á vontade

 

Cumprimentos

Paulo Silva

Editado por pajo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá está... é como andar de bicicleta, nunca se esquece!

Tapete alguma coisa?

 

Vamos ver se nao esqueci nada e até se aprendi com os erros cometidos.

Quanto ao tapete ainda nao me decidi mas ate que era capaz de tentar alguma coisa.

Tenho sempre algum receio com plantas de tapete , sempre foram o meu calcanhar de aquiles.

Que axas de uma eleocharis? Talvez nao fosse má ideia,Cuba tenho algum receio porque é mais complicada.

Tambem ainda tenho de substituir as lampadas mas tem de ser com calma ( alias quero ver se levo isto tudo com calma)

Tambem tenho de decidir que fertelização usar mas defenitivamente que nao vou usar pós para fazer fertelizantes porque ja esperimentei nao me dei bem com eles e axo que existem outras maneiras que até devem dar uma margem de erro maior apesar claro de serem opçoes bem mais caras mas estou tentado a esperimentar tenho é de decidir bem.

Gostava de esperimentar a fertelizaçao da ELOS claro que nao posso adquirir a gama toda mas se houver uma opçao sem ter de usar aquelas gamas todas que nao cabem na minha carteira talvez invista.

Dá ai os teus Bitaites que eu agradeço.

 

Abraço

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que já está vou introduzir mais plantas .( devo andar á procura de sarna para me coçar lolll)

Mas seja como for a ver se faço as coisas com calma para ver se nao me estico ao comprido.

 

Como disse o FIlipe... isto é como andar de bicicleta... :P

 

Vejo que... na traseira... já aparecem umas bonitas rotalas.

 

Aos poucos... entras na tua "praia" e o divertimento vai começar... ;)

 

Para tapete... hummm....eleocharis acicularis.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito louco o aquário ainda bem que voltaste ao fórum! Acho que um tapete ai ia ficar maravilhoso! Acho que podes também apostar no que o canito disse a eleocharis acicularis. Depois se os kribensis não reproduzirem podes sempre tentar uma coisa mais arriscada que são um casal de apistos, podem dar stress mas quase todos reproduzem e em 128L acho que arranjariam o cantinho deles..

 

Abraço e parabéns

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse o FIlipe... isto é como andar de bicicleta... :P

 

Vejo que... na traseira... já aparecem umas bonitas rotalas.

 

Aos poucos... entras na tua "praia" e o divertimento vai começar... ;)

 

Para tapete... hummm....eleocharis acicularis.

 

Abraço

 

Boas

É verdade estão la umas Rotalas e quando as comprei estavam tao vermelhas que ate pensei que fosse outra planta lolll, agora com o tempo vao perdendo o vermelho vivo.

Quanto ao tapete a Eleocharis Acicularis é uma forte candidata sim senhor.

Agora realmente a coisa tem de começar a ser divertida :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito louco o aquário ainda bem que voltaste ao fórum! Acho que um tapete ai ia ficar maravilhoso! Acho que podes também apostar no que o canito disse a eleocharis acicularis. Depois se os kribensis não reproduzirem podes sempre tentar uma coisa mais arriscada que são um casal de apistos, podem dar stress mas quase todos reproduzem e em 128L acho que arranjariam o cantinho deles..

 

Abraço e parabéns

 

Boas

Obrigado pelo comentario.

Quanto aos Kribs vou dar algum tempo e os Apistogramas são sempre uma hipotese muito real para mim porque sao alguns dos meus peixes favoritos, ja tive vários casais de Apistos e normalmente há sempre posturas pena nao vingarem as crias mas pronto não se pode pedir tudo não é.

É sempre bom estar de volta.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Fiz hoje os primeiros testes á agua do aquario .

Os resultados nao me soam nada bem.

Ora vejamos.

 

PO4 -0

NO3 -0/5

KH -110

GH -120

PH -7 (a agua da torneira sai com PH 7 )

Como eu nunca fui nenhum expert em quimica e é por isso que queria evitar a fertelizaçao feita com pós...

Agora é aqui que pesso ajuda para eu tentar entender o que se passa com estes resultados.

 

Tem de se ter em atenção que o substrato é Akadama que normalmente até ajuda a baixar o PH e até á data não fertelizei com nada.

 

Ajuda, opinioes, bitaites etc precisam-se pelo menos para ver se percebo o que se passa.

 

Abraço

Paulo Silva

Editado por pajo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos ver se nao esqueci nada e até se aprendi com os erros cometidos.

Quanto ao tapete ainda nao me decidi mas ate que era capaz de tentar alguma coisa.

Tenho sempre algum receio com plantas de tapete , sempre foram o meu calcanhar de aquiles.

Que axas de uma eleocharis? Talvez nao fosse má ideia,Cuba tenho algum receio porque é mais complicada.

Tambem ainda tenho de substituir as lampadas mas tem de ser com calma ( alias quero ver se levo isto tudo com calma)

Tambem tenho de decidir que fertelização usar mas defenitivamente que nao vou usar pós para fazer fertelizantes porque ja esperimentei nao me dei bem com eles e axo que existem outras maneiras que até devem dar uma margem de erro maior apesar claro de serem opçoes bem mais caras mas estou tentado a esperimentar tenho é de decidir bem.

Gostava de esperimentar a fertelizaçao da ELOS claro que nao posso adquirir a gama toda mas se houver uma opçao sem ter de usar aquelas gamas todas que nao cabem na minha carteira talvez invista.

Dá ai os teus Bitaites que eu agradeço.

 

Abraço

Paulo Silva

 

Boa Paulo, para tapete optava por tenellus atrás e aciculares na frente. Ao fim de algum tempo vão acabar por se juntar e dar um efeito muito interessante.

Quanto às fertilizações, na minha opinião tens 2 opções; Prima Linha da ELOS ou a Linha Expert.

Na Prima Linha tens o Planta1 e Planta2, são fáceis de usar e têm todos os nutrientes necessários. Para quem gosta de fertilizar apenas 1x por semana e não percebe muito de fertilização é o mais aconselhável; se quiseres fertilizar todos os dias, podes dividir a dose por 5x ou 7x e ires fertilizando diariamente.

A linha Expert é mais concentrada e necessitas de 3 produtos, FASE1, FASE2 e K40. A forma de fertilizar é diferente da Linha PRIMA e tens de ter algum cuidado nas doses aplicadas semanalmente. FASE1 e K40 2x a 3x por semana (no K40 usa apenas 1/2 da dose recomendada e sobes a quantidade de acordo com a massa vegetal) e FASE2 nos dias intercalados. Na linha Expert usas 1ml para cada 100L.

 

Os valores da tua água estão bons e podes desde já começar a fertilizar. Tenta acertar as doses de FASE2 de forma a atingires 1ppm de PO4; o NO3 deve ficar entre 1~5ppm de acordo com o valor de PO4.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Paulo, para tapete optava por tenellus atrás e aciculares na frente. Ao fim de algum tempo vão acabar por se juntar e dar um efeito muito interessante.

Quanto às fertilizações, na minha opinião tens 2 opções; Prima Linha da ELOS ou a Linha Expert.

Na Prima Linha tens o Planta1 e Planta2, são fáceis de usar e têm todos os nutrientes necessários. Para quem gosta de fertilizar apenas 1x por semana e não percebe muito de fertilização é o mais aconselhável; se quiseres fertilizar todos os dias, podes dividir a dose por 5x ou 7x e ires fertilizando diariamente.

A linha Expert é mais concentrada e necessitas de 3 produtos, FASE1, FASE2 e K40. A forma de fertilizar é diferente da Linha PRIMA e tens de ter algum cuidado nas doses aplicadas semanalmente. FASE1 e K40 2x a 3x por semana (no K40 usa apenas 1/2 da dose recomendada e sobes a quantidade de acordo com a massa vegetal) e FASE2 nos dias intercalados. Na linha Expert usas 1ml para cada 100L.

 

Os valores da tua água estão bons e podes desde já começar a fertilizar. Tenta acertar as doses de FASE2 de forma a atingires 1ppm de PO4; o NO3 deve ficar entre 1~5ppm de acordo com o valor de PO4.

 

Boas Filipe

Vou entao fertelizar com a linha Expert, arranco já com o FASE1 E FASE2 e complemento com potassio aproveitando que ainda tenho ca por casa alguma coisa.

Estou com grande curiosidade de ver como isto vai correr agora que a aposta é na qualidade dos produtos.

 

Grande abraço e muito obrigado pela ajuda :)

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Cuidado com o potássio. Não exageres nas doses porque potássio a mais inibe a assimilação dos restantes nutrientes.

O substrato foi renovado? Se não foi e não estás a usar substrato fértil, devias de renovar para que as doses de fertilização sejam mais baixas.

 

Abraço,

FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Cuidado com o potássio. Não exageres nas doses porque potássio a mais inibe a assimilação dos restantes nutrientes.

O substrato foi renovado? Se não foi e não estás a usar substrato fértil, devias de renovar para que as doses de fertilização sejam mais baixas.

 

Abraço,

FAAO

 

Boas

Sim o substrato foi renovado com ELOS Terra Uno

Quanto ao potassio tenho aqui uma garrafa com a mistura feita por mim 1mm =1ppm.

Já agora que quantidade devo fertelizar com Potássio?

 

Será assim?

2ª feira- FASE1+Potassio (ontem fertelizei com 0,5 Fase1)

3ª feira- Fase2

4ª feira- Fase1+Potassio

5ª feira- Fase2

6ª feira- FASE1+Potassio

Sabado - Fase2

Domingo - TPA (Aqui ferteliso??)

 

Abraço

Paulo Silva

Editado por pajo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Fiz novamente os testes á agua agora que já estou a fertilizar.

 

NO3- 5

PO4- 1,0

KH- 110

GH- 120

PH- 7

 

Estou a fertilizar dia sim dia nao com FASE1 (1ml)+Potassio (5ppm) e FASE2 (1ml), continuo na duvida se é para manter sempre assim e se no dia da TPA tambem fertilizo?

 

Penso que está no bom caminho, daqui a mais alguns dias volto a fazer testes para ver se tenho as quantidades de NO3 E PO4 estaveis, o NO3 a 5 e o PO4 a 1,0.

 

Conselhos sujestoes sao sempre bem vindos.

 

Abraço

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Sim o substrato foi renovado com ELOS Terra Uno

Quanto ao potassio tenho aqui uma garrafa com a mistura feita por mim 1mm =1ppm.

Já agora que quantidade devo fertelizar com Potássio?

 

Será assim?

2ª feira- FASE1+Potassio (ontem fertelizei com 0,5 Fase1)

3ª feira- Fase2

4ª feira- Fase1+Potassio

5ª feira- Fase2

6ª feira- FASE1+Potassio

Sabado - Fase2

Domingo - TPA (Aqui ferteliso??)

 

Abraço

Paulo Silva

 

Olá Paulo,

 

Os valores estão perfeitos! Faz um teste de PO4 no sábado, se vires que os valores são de 1ppm não fertilizes com Fase2.

No Domingo depois da TPA fertilizas com Fase2 em vez de fertilizares no Sabado ;)

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Os valores estão perfeitos! Faz um teste de PO4 no sábado, se vires que os valores são de 1ppm não fertilizes com Fase2.

No Domingo depois da TPA fertilizas com Fase2 em vez de fertilizares no Sabado ;)

 

Boas Filipe

Ok assim farei.

Fico grato pela ajuda que me tens dado, assim as coisas tornam-se mais claras para mim e quem melhor do que tu que tao bem conheces estes fertelizantes.

Depois direi entao como estao os valores e como as coisas estão a andar.

 

Grande abraço

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Bem axo que troquei todo no esquema que puz anteriormnte, afinal a fertilizaçao tem sido assim:

 

2ª feira- FASE2

3ª feira- Fase1+Potassio

4ª feira- Fase2

5ª feira- Fase1+Potassio

6ª feira- FASE2

Sabado - Fase1+Potassio

Domingo - TPA

 

De qualquer maneira Sabado faço o teste de Po4 a ver como esta e depois logo digo alguma coisa mas em principio no sabado vou manter a fertilixaçao do Fase1+Potassio, so nao sei é se estiver com valores de 1ppm se depois da TPA devou fertilizar com Fase2 ?

 

Baralhei-me no esquema de fertilizaçao agora fico um bocado na duvida lol

 

Abraço

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário bem bonito. Esse escalar preto então...

A cereja em cima do bolo era mesmo um tapete. Quanto á escolha, também partilho a opinião do canito.

Força com isso.

 

Cumprimentos

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário bem bonito. Esse escalar preto então...

A cereja em cima do bolo era mesmo um tapete. Quanto á escolha, também partilho a opinião do canito.

Força com isso.

 

Cumprimentos

Hugo Bernardo

 

Ola Hugo

Obrigado pela força.

Quanto ao tapete já lá está e é mesmo a eleocharis acicularis.

Em breve colocarei uma actualizaçao nao que haja nada de muito especial, apenas a eleocharis acicularis e ainda muito recente só a plantei ontem :)

 

Abraço

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que optaste bem e queremos fotos como disseste! hehe

Mas acho que sem duvida para plantados é muito mais louco deixar o fundo branco..Eu opto sempre por isso com plantados..

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.