O atum e a sua urgente conservação !


sHaDe

Recommended Posts

Olá pessoal! :)

 

Pois bem, hoje venho falar-vos de um assunto que muitos de vocês nunca pensaram antes.

Todos sabemos os problemas que o nosso planeta está a enfrentar hoje em dia. Todos temos conhecimento do efeito de estufa, da escassez de água... Todos nós já fechamos a torneira enquanto passamos shampôo no cabelo, nenhum de nós deita lixo para o chão e todos temos consciência da importância da reciclagem. Sim, esses assuntos já estão mais que falados na nossa sociedade. Mas agora vamos a outros...

 

Infelizmente, há muitos outros problemas, tão ou mais graves que estes, mas aos quais não temos acesso com tanta facilidade. Vou vos, então, hoje falar de um dos principais problemas de conservação marinha: o Atum!

 

O Atum? Aquelas mil latas pequeninas que encontramos ao molho no supermercado e que compramos logo 5 ou 6? O atum que se encontra sempre deliciosamente misturado com maionese nas nossas sandes ao almoço? Sim, esse mesmo Atum.

 

Ao contrário do que muitos pensam o atum é um peixe enorme, que pode chegar a atingir 2,40 metros e 320 kilos! Por isso mesmo, o atum é um top predador na cadeia alimentar (assim como as baleias). E portanto é urgente avisar: O ATUM ESTÁ EM RISCO DE EXTINÇÃO! Mas para onde é que tanto atum foi?! Resposta: Para o nosso estômago!

 

98% do atum é consumido pelos Japoneses. No entanto o atum comercializado hoje em dia é o atum do Atlântico. Ora o Japão não está nem perto do oceano Atlântico. Então quem pesca o atum pelos Japoneses?! Desde há 50 anos que o Japão tem pago aos governos dos países da Europa para pescar o atum e o comercializar. E, assim, depois de 50 anos a pescar mais de 6 milhões de toneladas por ano o atum está a acabar.

 

E porque é que é tão importante não deixarmos que o atum se extinga?! Como já disse o atum é um top predador. Se o eliminarmos da cadeia alimentar as suas presas e animais que competem com ele vão aumentar exponencialmente. E que animais são esses:

 

jellyfishi.jpg

 

Sim, a imagem está em tamanho real. Isto é já uma realidade em muitas partes do oceano Atlântico, inclusive zonas costeiras, onde o atum já é completamente inexistente. Será que queremos ir passar férias ao Algarve daqui a 2 anos (sim! só 2 anos) e só encontrarmos um mar imenso de alforrecas?!

 

Estudos recentes acreditam que se pararmos de consumir atum hoje, ainda este ano, o atum tem 30% de chance de recuperar. No entanto, a maioria dos cientistas que trabalham na área de conservação do atum acredita que até 2012 o atum estará já extinto.

 

Pior que tudo isto: a Mitsubishi (sim, a marca de automóveis Mitsubishi) pretende, oficialmente, apanhar todo o atum ainda existente no mar, até o levar à extinção, e congela-lo para, depois, o vender a um preço exorbitante. (mais aqui:http://www.worldfishingtoday.com/news/default.asp?nyId=3387) Pensa melhor agora antes de comprares mais alguma coisa desta marca!

 

wwfbluefintunapanda.jpg

 

Será que eras capaz de comer um tigre ou um golfinho? Eu não era...

 

Pára para pensar. Age com consciência!

 

O que vais escolher para pôr na sandes agora? :)

assbettaportugal-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente já sabia que os japoneses vinham cá ao nosso mediterrâneo buscar o nosso atum para o sushi deles...

 

O que não sabia era essa da mitsubishi, e estou um bocado céptico, mas há doidos para tudo....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carne de golfinho...Sabe a galinha...Hmmmmm....Want!

 

PS: Isso não são alforrecas... São Nomuras, e são actualmente uma praga no Mar do Japão. São alimentam-se de plancton. As alforrecas são carnivoras...

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais