SUBSTRACTO SUPER BARATO


BernardoCosta

Recommended Posts

Bom diaa todos hoje fui a lojinha do chin~es e encontrei um substracto para plantas de vaso! Acho que também se pode colocar no aqua custou apenas 1 EURO 4 KG!!!!!! a embalagem diz o seguinte:

Matéria orgânica:30-40%

Azoto:0.6%

Fósforo:0.2%

Potássio:0.8%

Magnésio:0.15%

relação C/N:20

PH:6-7

 

 

Informações:

- É uma subtãncia composta por matéria orgânica, humus e turfa

-Não contém substâncais quimicas

 

 

 

o que acham? eu acho fantástico :D

Editado por BernardoCosta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom diaa todos hoje fui a lojinha do chin~es e encontrei um substracto para plantas de vaso! Acho que também se pode colocar no aqua custou apenas 1 EURO 4 KG!!!!!! a embalagem diz o seguinte:

Matéria orgânica:30-40%

Azoto:0.6%

Fósforo:0.2%

Potássio:0.8%

Magnésio:0.15%

relação C/N:20

PH:6-7

 

 

Informações:

- É uma subtãncia composta por matéria orgânica, humus e turfa

-Não contém substâncais quimicas

 

 

 

o que acham? eu acho fantástico

 

isso tens tb em grandes superficies como continentes, jumbos, etc....encontras isso em SUBSTRATOS PARA VASOS.

por isso não é novidade.

Agora o uso em Aquariofilia....desconheço...prefiro jogar pelo o Seguro!!!

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu também acho fantástico...

 

 

É uma má escolha para aquários, mas só custa 1€ 4Kg...

 

 

sempre podes utilizar em plantas de vaso, mas nem todas vão gostar...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se vais meter Sera Floredepot, ou lá como se chama o suposto substracto fertil da sera, mais vale não meteres nada lol! Lê bem o que diz lá no balde! Esse substracto só funciona nas primeiras 3 semanas da montagem, perdendo as suas capacidades ao fim desse tempo... O que quer dizer que quando as tuas plantas precisarem dele, já lá está muito pouco ou mesmo nada de util para elas... Se queres um substracto, mete alguma coisa da ADA, da JBL, ou da ELOS. Isso ou então vê os DIY presentes por aí no forum... Agora o substracto da SERA...Isso é dinheiro atirado fora=S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Sem me querer meter no assunto, descobri os videos deste senhor no YouTube e vou experimentar o método dele num cubo vodafone só para plantas.

Com terra (dirt) ele faz uma camada de lama no fundo do aquário e por cima põe o substrato inerte. O inerte tem de ter a mesma altura, ou mais, do que a camada inferior para fazer de tampão. Vejam vocês mesmos.

Cumps.

 

Site com tudo explicadinho

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

A utilização de terra como camada de fundo é um disparate a longo prazo. O facto de se tornar uma lama, e o facto de necessitar de camadas de substrato por cima a servirem de tampão a longo prazo vai resultar em areas anaerobias ou quase que são bastante prejudiciasi às raizes.

 

Uma das caracteristicas essenciais de um substrato é a capacidade de permitir um fluxo de agua minimo pelo seu seio, permitindo assim a oxigenação de todas as camadas de substrato.Dai a maior parte dos substratos comerciais ser sob a forma de grânulos, que permitem fluxo de água.

 

O facto de substratos compactos criarem zonas anaérobias é utilizado por exemplo no método do plenum em água salgada, e efectivamente criam-se zonas anaérobias onde se dá a redução de nitratos. Mas em água salgada não existem raizes de plantas, ou outra vida nestas camadas, excepto bactérias anaérobias.

 

Se realmente utilizam este método, verifiquem se conseguem observar raizes de plantas nestas zonas, e se sim, qual o seu estado comparativamente à parte das raizes que está em zonas oxigenadas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

 

Eu não tenho praticamente conhecimento nenhum em substratos, a não ser dos mais baratos...

 

Aqui fica o que uma camada de argila vermelha 4/5cm uma camada de terra vegetal 2/3cm areia de rio lavada, granítica(ph7)

4/5cm e co2 de extintor,4*39w t5, 2*1000k; 1*8500; 1*6500, mais ao menos, 9horas ligado dia...

 

Resultado...

gallery_49016_2567_135005.jpg

Desculpem a qualidade e o tamanho da foto :thumbdown2:

 

Advirto que só li o tópico na diagonal e mal "desculpa", também quero chamar a atenção para deixar bem claro

que as minhas plantas são de baixa manutenção..

Fica a teu critério estudar e encontrar um equilíbrio nutricional para as plantas que pretendes adquirir...

 

Espero ter contribuído para a hora de montares o teu aqua... E assim fica aqui uma ideia bem barata que se pode

encontrar em vários pontos de Portugal e não só...lol

 

Cpts

Pjsm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais