Iniciação nos bettas


Diogo607

Recommended Posts

Boas,

Estou bastante interessado em iniciar-me nos Bettas

Tenho um aquario de camarões que sinceramente já estou farto dele xD

O aqua tem ±39 cm de comprimento, 22 de largura e 36.5 de altura. O aqua é este http://www.sicce.com/prodottiDettaglio_eng.php/prodotto=moby-dick-25-l/idprodotto=23

Estou a pensar tirar a parte toda da tampa e meter um filtro de mochila e iluminação DIY aproveitando a ja existente.

 

A minha ideia é meter um vidro a meio, criando duas divisões, uma para o macho e outra para a femea.

O vidro teria que bloquear o contacto visual entre os dois

A agua dos dois lados seria a mesma, isto é, o vidro teria alguma passagem em cima (mas evitando haver contacto visual).

 

Perguntas

Se o macho decide fazer um ninho, visto que agua vai para os dois lados, correrei o risco de ser "fecundado" (nao sei se é a palavra correcta)

Se sim, o que é que faço com os mini Bettas? Ja li que tanto o Macho como a femea comem os filhos, o que faço? Meto num cubo vodafone? ou num aqua de 150l tematico do amazonas?!

Li num outro tópico uma pergunta que me deixou curioso. Esva-se a falar da reprodução de Betas e de repente um membro do forum pergunta "Quando é que dveo alimentar o macho" e a resposta foi algo do estilo "apos o 3 dia". o macho nao pode comer durante esta altura?! PORQUE?!

Editado por Diogo607
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Estou bastante interessado em iniciar-me nos Betas

Tenho um aquario de camarões que sinceramente já estou farto dele xD

O aqua tem ±39 cm de comprimento, 22 de largura e 36.5 de altura. O aqua é este http://www.sicce.com/prodottiDettaglio_eng.php/prodotto=moby-dick-25-l/idprodotto=23

Estou a pensar tirar a parte toda da tampa e meter um filtro de mochila e iluminação DIY aproveitando a ja existente.

 

A minha ideia é meter um vidro a meio, criando duas divisões, uma para o macho e outra para a femea.

O vidro teria que bloquear o contacto visual entre os dois

A agua dos dois lados seria a mesma, isto é, o vidro teria alguma passagem em cima (mas evitando haver contacto visual).

 

[b]Perguntas[/b]

Se o macho decide fazer um ninho, visto que agua vai para os dois lados, correrei o risco de ser "fecundado" (nao sei se é a palavra correcta)

Se sim, o que é que faço com os mini Betas? Ja li que tanto o Macho como a femea comem os filhos, o que faço? Meto num cubo vodafone? ou num aqua de 150l tematico do amazonas?!

Li num outro tópico uma pergunta que me deixou curioso. Esva-se a falar da reprodução de Betas e de repente um membro do forum pergunta "Quando é que dveo alimentar o macho" e a resposta foi algo do estilo "apos o 3 dia". o macho nao pode comer durante esta altura?! PORQUE?!

 

 

Olá boa noite,

 

Antes de mais bem vindo ao vicio dos bettas, o problema é começar. :smile2:

 

Não entendi bem mas vou tentar explicar, o macho faz o ninho, depois se não lhe juntares a fêmea não vai haver ovos fecundados, visto o macho não lhe dar o abraço nupcial, tal abraço que aperta a fêmea e ao mesmo tempo que saem são fecundados.

 

De qualquer modo se os juntares e derem o abraço, terás que retirar a fêmea mal acabem os abraços, o macho tiras 3 dias depois dos alevins nascerem.

 

Não deves alimentar o macho durante os dias que cuida dos pequenos para não correres o risco dele os comer (alevins/ovos).

 

Por isso antes de uma reprodução deve-se alimentar sempre bem o casal.

 

Abraço

Pedro Conceição

www.bettaportugal.com

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite,

 

Antes de mais bem vindo ao vicio dos bettas, o problema é começar. :smile2:

 

Não entendi bem mas vou tentar explicar, o macho faz o ninho, depois se não lhe juntares a fêmea não vai haver ovos fecundados, visto o macho não lhe dar o abraço nupcial, tal abraço que aperta a fêmea e ao mesmo tempo que saem são fecundados.

 

De qualquer modo se os juntares e derem o abraço, terás que retirar a fêmea mal acabem os abraços, o macho tiras 3 dias depois dos alevins nascerem.

 

Não deves alimentar o macho durante os dias que cuida dos pequenos para não correres o risco dele os comer (alevins/ovos).

 

Por isso antes de uma reprodução deve-se alimentar sempre bem o casal.

 

Abraço

Pedro Conceição

www.bettaportugal.com

 

 

Boas,

Obrigado pela explicação, ajudou-me a perceber a minha duvida :D

 

Vou tentar ser mais explicito em relaçao ao que pretendo fazer com o aquario.

1-Vou retirar toda a parte de cima do aqua deixando apenas vidro

2-Em vez do filtro original, quero meter um filtro de mochila.

3-Vou utilizar a estrutura das lampadas para criar uma calha DIY

4-Vou criar uma divisão a meio do aqua, que possa ser removivel e que impeça o contacto visual entre lados, num vai estar o macho e noutro a femea.

5-Como é apenas um filtro, a divisão vai ter que permitir que a agua de um dos lados passe para o outro.

 

Depois tiro o macho do seu aquario, posso po-lo no aqua de 150? tem cacatuoides.... haverá "porrada"?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, com a divisão de vidro, terás alguns problemas, como a impossibilidade de a removeres (Se a fixares) e a transparência. Também não vai ser fácil passar a água de um lado para o outro, se passar os bettas.

Se calhar uma rede ou uma armação de plástico era um melhor opção.

Tem só atenção à potência do filtro para não ser muito forte, que os bettas não gostam muito. A luz, também não vale a pena ser muito forte, que os bettas preferem águas mais escuras. Daí a inclusão de folhas de amendoeira da índia para escurecer a água (entre outros).

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esva-se a falar da reprodução de Betas e de repente um membro do forum pergunta "Quando é que dveo alimentar o macho" e a resposta foi algo do estilo "apos o 3 dia". o macho nao pode comer durante esta altura?! PORQUE?![/font]

 

Creio ter diso eu a dizer isto noutro topico aqui sobre reprodução de bettas.

O Pedro ja te disse o porquê de não alimentar, há outras razoes (na minha opiniao), como reduzir a amónia na agua resultante da digestão e dos restos de comida.

 

Em relação à divisória, sim é exequivel a tua ideia, mas no caso de reprodução depois precisarás de 3 espaços: Alevins, Macho, Femea.

assbettaportugal-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, com a divisão de vidro, terás alguns problemas, como a impossibilidade de a removeres (Se a fixares) e a transparência. Também não vai ser fácil passar a água de um lado para o outro, se passar os bettas.

Se calhar uma rede ou uma armação de plástico era um melhor opção.

Tem só atenção à potência do filtro para não ser muito forte, que os bettas não gostam muito. A luz, também não vale a pena ser muito forte, que os bettas preferem águas mais escuras. Daí a inclusão de folhas de amendoeira da índia para escurecer a água (entre outros).

 

Boas,

Tal como disse, se calhar fui pouco explicito, a divisão terá que ser removivel para quando for para acasalar e terá que bloquear o contacto visual entre os dois aquarios.

Em relação a passagem de agua pensei num pequeno corte na divisão na parte de cima/lateral que permitisse passar apenas agua. LOL eu entendo que possa ser tao dificil entender como para mim esta a ser explicar. Vou fazer o projecto e depois coloco aqui :)

Recomendas algum filtro? mesmo não sendo de mochila? eu sugeri este pois nao ocupa espaço quase nenhum dentro do aqua.

Em relação à luz, vou usar a mesma que tenho actualmente mas em vez de estar tipo tampa estará mais acima.

Obrigado pela resposta e peço desculpa por nao ser o mais claro x)

 

 

 

Creio ter diso eu a dizer isto noutro topico aqui sobre reprodução de bettas.

O Pedro ja te disse o porquê de não alimentar, há outras razoes (na minha opiniao), como reduzir a amónia na agua resultante da digestão e dos restos de comida.

 

Em relação à divisória, sim é exequivel a tua ideia, mas no caso de reprodução depois precisarás de 3 espaços: Alevins, Macho, Femea.

 

Lool talvez, andei pelo forum a investigar tudo o que pudesse :)

Será que um cubo vodafone dará para os alevins? ou para o macho?(visto ser este a sair e nao os alevins)

Editado por Diogo607
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim dá, mas seria melhor para ele se conseguisses que esse cubo tivesse agua quente e terias que fazer TPA's

 

Claro TPA's, agua quente e filtro.

Filtro em principio consigo arranjar, termostacto tao pequeno e que nao sei...

Ideias?

Editado por Diogo607
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ou poes um termostato nano de 25w ou poes o cubo por cima do comunitários, normalmente aquece a agua o suficiente.

 

Boas,

por cima, talvez nao dê....

onde e que se compram termostactos nano? nunca vi à venda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais