.:.: Shrimps In The Mesozoic Era :.:.


Recommended Posts

Tinha cá por casa material a mais e portanto resolvi fazer uma experiência muito lowtech.

Um aquário com camarões (CRS) e plantas de pouca exigencia (vamos ver se é assim tão pouca :eusathink: )

 

Setup:

 

:arrow: Nome : .:.: Shrimps In The Mesozoic Era :.:.

 

:arrow: Aquário: 60*35*40 O aquário tem apenas leva cerca de 40 litros

 

:arrow: Iluminação: 2 x 11W

 

:arrow: Filtragem: Fluval 2 plus com uma meia a tapar

 

:arrow: Aquecedor: até ao fim do verão não faz falta, quando o tempo ficar mais frio devo comprar um de 50w

 

:arrow: Substrato: Areia preta

 

:arrow: Decoração: Madeira que tinha cá por casa e moonstone com fetos e musgos

 

:arrow: Fertilização: Quase nada

 

:arrow: CO2: Não

 

Flora : Anubias barteri var. nana, Anubias barteri ''coffeefolia'', Anubias hastifolia, Vesicularia dubyana, Vesicularia ferriei 'Weeping', Microsorum pteropus " Narrow", Bolbitis heudelotti, e um bolbo de algo parecido com Nymphaea lotus (zenkeri)

 

Fauna:Caridina cantonensis sp. "Red"

 

IMG_0835-1.jpg

 

IMG_08441-1.jpg

 

IMG_0861-1.jpg

 

IMG_0862-1.jpg

 

IMG_0865-1.jpg

 

Os habitantes ainda não aparecem nas fotos porque estão a ser aclimatizados para entrar no aquário

Editado por PedroDionisio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente é preciso lata para postar 5 fotos nesta secção e nem uma ter um invertebrado :shocked028:

 

Uma vez que desconfio que vou andar dias sem os ver tirei umas fotos durante a aclimatização...

Isto de fotografar camarões num aquário com pouca luz e sem uma objectiva macro vai dar trabalho....

 

IMG_0916.jpg

 

IMG_0926.jpg

 

IMG_0948.jpg

 

IMG_0950.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei do aquário, simples e bem idealizado.

 

Não sou muito apologista desses substratos para CRS mas se tiveres sempre atento aos parâmetros consegues ter isso equilibrado, convem é ter em atenção o Ph e durezas da agua das tpa´s.

 

Outra observação, porque é que não enches o aquário todo?Podias aproveitar para ter mais volume de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Fabio pelo teu comentário, e já agora também obrigado pela leitura interessantíssima que tu e mais alguns colegas do fórum me proporcionaram.

 

Relativamente ao nível de agua foi uma opção por ter pouca luz, por causa da anubia hastifolia que precisa de ter as folhas fora da agua e para estar cheio ia ter que por apoios no centro do móvel o que ainda não vi forma estética para fazer. Agora para dizer verdade gosto de ver o aquário assim.

Quanto ao areão optei por este por ser estético, simples de sinfonar e não alterar os parâmetros havendo assim menos diferença na agua da tpa.

Se possível, explica-me os inconvenientes de ter aqui este areão para eu ponderar a sua alteração

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada, é para isso que cá estamos, para ajudar.

 

Pois se é por causa do móvel é compreensível ;) se for por causa da anubia, pergunto-te isso é um aquario dedicado a anubias ou a crs :)? Há que definir prioridades, as plantas que se desenrasquem.

 

Areão inerte não faz "tampão" como os substratos Amazónia entre outros, logo estas sempre à mercê das tpa's, se a tua agua de tpa for dura e ph alto é sempre um bico de obra conseguir equilibrar o aquario, podes muito bem ter o ph a 6,8 com esse areão, mas se o ph sobe por alguma razão para 7,5 é o suficiente para te matar a pequenada.Normalmente a taxa de sobrevivência dos pequenos é maior em aguas acidas e moles.Logo se um CRS tem uma esperança média de vida de 18 meses, ou os reproduzes ou vais ter de comprar mais :).

 

isto e já percebes como funcionam os substratos, o shirakura nunca usei, nem sei se é muito bom, mas é só para teres uma ideia.

Editado por Fábio Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande projecto gostei bastante depois posta umas fotos deles lá dentro. hehe eu sei que é dificil mas quando conseguires. Só uma pergunta quantos camarões é que tens?

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos vossos comentários

 

Fabio:

Obrigado pela dica... já tinha andado a ler sobre o assunto mas não conhecia esse link

 

warman98:

Só mandei vir 5 e já me arrependi, devia ter mandado vir logo 10

quanto a fotos, coloco já algumas tiradas no dia em que entraram no aquário

 

IMG_1031.jpg

 

IMG_1087.jpg

 

IMG_1089.jpg

 

IMG_1081.jpg

 

IMG_1078.jpg

 

Hoje andam desaparecidos, espero que por mudança para a roupa de verão :juggle:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Diogo e Rodrigo

As fotografias foram tiradas com a minha velhinha canon 400d, com uma objectiva antig. e um flash disparado por cima do aquário para compensar a falta de luz

Se o gosto pelos camarões continuar, bem que vou ter que investir quanto mais não seja em aneis para macro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Os camarões estão com boas cores e não é preciso ter um substrato xpto.

 

O essencial é manteres uma boa qualidade da água.

 

Os substratos inertes para mim tem uma grande vantagem, só tens que te preocupar com os parametros da água que fazes as tpa's.

 

Boa continuidade.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é bastante discutivel Sérgio...

 

Mas pronto cada um com a sua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Sergio e Fábio

Na verdade acredito que falam de duas formas diferentes de chegar a um mesmo fim.

A minha vivência diz-me que no mundo dos aquário s é preciso fazer bons planos e depois estar bem quieto à espera de ver resultados. Quando começo a mexer de mais o resultado é sempre asneira. Para já vou observando os poucos camarões que aqui tenho para tentar entender o que podia ter feito melhor

 

Estou a gostar muito de manter este aquário. Apenas tenho pena de não estar um pouco mais populado... Tudo a seu tempo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado Oscarino, estou a gostar bastante de manter este aquário e cada vez gosto mais destas pequenas criaturas

 

Infelizmente os 3 camarões mais pequenos que tinha morreram. Fiz alguns testes à agua e não vi qualquer problema (faltou ver a dureza, mas essa ca em casa nunca deu problemas).

Dentro de poucas semanas devo receber um reforço de 10 camarões e até lá vou controlar rigorosamente os parâmetros da agua.

 

:arrow: Adicionei Hydrocotyle leucocephala uma vez que é uma planta de caule que tem muita facilidade em captar nutrientes da coluna de agua ajudando assim a a manter a agua limpa

IMG_1339_1.jpg

 

:arrow: Um Otocinclus para ajudar a manter as folhas das anubias sem algas.

IMG_1212.jpg

 

:arrow: Os camarões têm crescido

IMG_1211.jpg

 

:arrow: As plantas também cresceram esta é a primeira folha de anubia coffeefolia a crescer no aquário

IMG_1344.jpg

Editado por PedroDionisio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentario Filipe

Tenho visto fotos muito melhores do que as minhas.... mas para quem não tem uma objectiva macro não me parecem mas

A maquina é o menos...é uma canon 400d,

a objectiva que uso para close up é uma objectiva manual dos anos 70 Carl Zeiss Jena Flecktogon MC35mm 2.4

Uso também um ou dois flashes externos yn 460II disparados pelos cactus V5

Gostava de comprar uma objectiva macro com autofocus mas não vai ser para tão cedo....

 

O mais importante é conheceres bem o material que tens disponivel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lindo está cada vez melhor o aquário e ainda bem que dás Hikari porque é sem duvida a melhore comida para peixes do mundo!

 

Parabéns e Abraço!

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a ambos pelos vossos comentários

 

Lindo está cada vez melhor o aquário e ainda bem que dás Hikari porque é sem duvida a melhore comida para peixes do mundo!

 

Ainda não posso dizer mais da Hikari do que o que já referi. Foi-me recomendada pelo meu amigo Emanuel Vasconcelos. Ainda usei muito pouco não consigo tirar conclusões.

Já experimentei muiiiiitas marcas até agora a que mais gostei foi a Tropical (só desta marca vou na 9ª referencia) esta Hikari de dia para dia vai ganhando pontos mas para dizer verdade so quero que a bicharada coma bem e tenha saude.....

 

 

que delicia de fotos, não me canso de as ver!! :)

esse tronco...muito bom..

 

Espero continuar a melhorar a minha fotografia... com mais uns €€€ a coisa acelerava mas entre fotografia, musica, aquários e comida (Adoro comer!!!! :Smile-PT: ) o € não estica...

Os troncos (2) já são velhinhos 2 têm sido muito úteis, tenho dificuldade é quando tento acrescentar troncos da mesma madeira porque as cores ficam muito diferentes...

 

Mal posso esperar por receber companhia para estes CRs....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais