Iluminação do aquario


Recommended Posts

Boas pessoal.

Tenho os seuintes aquarios com as seguintes caracteristicas. As imagens apresentadas são do inicio da sua construção.

- 50x25x29(altura)

- vou fazer Estimative index

- 14w de Luz

- flora: Lilaeopsis Brasiliensi

 

25042011067.jpg

 

 

- 50x25x29(altura)

- vou fazer Estimative index

- 14w de Luz

- flora: Heteranthera zosterifolia , Hygrophila difformis, Sagittaria subulata e Egeria densa.

 

 

02042011535.jpg

 

Ora eu quero aumentar a sua luminusidade. Posso comprar 4 lampadas de 15w e por nos 2 aquario(cada aquario leva 2 lampadas) ou entao posso por um balastro em cada um e uma plampada T5 ou PPL.

 

1ª duvida: se eu puser 2 lampadas economicas de 15w vou ficar com 30w e se comprar um balastro e uma lampada T5 de 30w(penso que nao existe de 30w mas vamos imaginar), a luminusidade da T5 vai ser muito maior. Então quer dizer que por exemplo 25w de T5 dá? ou que tenho que aumentar por exemplo para 35w as lampadas economicas?

 

2ª eu tenho uma calha de 50cm, tal como o aquario, e nao ha lampadas de 50cm,como é que posso fazer? penso que a PPL tem um tamanho mais pequeno, sera que posso usar da mesma forma que a T5?

 

Queria opiniões...

 

obrigado =)

Editado por diogoreis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

 

Podes alterar a calha e instalar lampadas PLL. Mais potencia em menos espaço!

 

Com uma calha de 50 cm, tens lampadas PLL com 36W que andam na casa dos 42cm de comprimento! No entanto, e preciso saber o que se anda a fazer para colocar uma relaçao de 1W/1L!

 

Em tempos coloquei na area DIY, uma transformaçao de uma calha da aquapor com lampada T5 por uma PLL. Da la uma vista de olhos! ;)

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ja fui dar uma vista de olhos a secçao DIY e ja nao esta la o meu post (muito antigo)!

 

No entanto, o que fiz, foi descascar a minha calha (Aquapor de 50cm) e instalar um balastro, uma lampada PLL e o respectivo suporte. O trabalho e facil de fazer, e o resultado e fantastico!

 

Julgo ser isso que andas a procura.

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola!obrigado pela resposta! =D talvez ate 36w era muito...ja me recomendaram ate por apenas 20w porque com 1w/l tem que se andar a podar todas as semanas...que achas? Tambem tenho outra duvida...sabendo que uma lampada com balastro dá mais luz que uma normal, imaginemos que o meu objectivo sao os tais 20w para o meu aquario. Se eu puzer uma lampada economica de 20w, passo a dizer k tenho 20w. E se tiver uma lampada de 20w com balastro? Digo tambem que tenho 20w? Nao faz sentido porque a de balastro dá mais luz...sera que se puzer uma de 15w com balastro digo que tenho por volta de 20w? Claro k nao se sabe nada de exacto mas penso que percebe a minha pergunta... Porque supostamente o objectivo d uma lampada com balastro é poupar porque aproveita mais a luz... ou afinal de contas tambem pode ser as lampadas economicas que nao sao os 20w reais , assim tenho que por uma lampada de 25w( imaginemos) e por isso é que as economicas gastamos mais luz, porque temos muitos watts para ter poucos reais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também gostava de saber se um balastro que esteja numa calha normal de uma casa em lampadas flourescentes T8, se posso adaptar em lampadas T5 ou mesmo PPL.

Editado por diogoreis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas diogo,

 

Tanto quanto sei as T5 só funcionam com balastros electrónicos, ao passo que a T8 funcionam tanto com balastros "normais" como com electrónicos, é pouco provavel que o balastro da lampada da tua cozinha sirva para T5 e também acho que os teus país não iam curtir muito a ideia,

 

Brincadeira á parte, se vais por T5 tem que ser balastro electrónico, se for T8 e melhor por electronico também pois para além de ser mais economico polonga a vida util da lampada,

 

cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

 

Estamos entao a falar em fazer um upgrade de 14W para 20W, num aqua de 30L !?!?

 

Acho que ja estamos a perder muito tempo! Se assim e, deixa a lampada que tens, e coloca material reflector no interior da calha. Assim, de uma forma simples e economica, consegues aumentar um pouco a luminosidade da tua calha e talvez ja cubra todas as tuas necessidades. ;)

 

Quanto aos balastros, ja te responderam.

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devo dizer que tenho um aquário igualzinho a esse e o problema não está só na potencia das lâmpadas...está mesmo na distribuição da luz. Mesmo forrando a calha com material reflecto, a luz concentra-se toda na zona central do aquário (devido á própria geometria da calha) e ao meteres plantas de fundo elas vão dobrar-se em direcção ao centro...

 

Cumprimentos

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devo dizer que tenho um aquário igualzinho a esse e o problema não está só na potencia das lâmpadas...está mesmo na distribuição da luz. Mesmo forrando a calha com material reflecto, a luz concentra-se toda na zona central do aquário (devido á própria geometria da calha) e ao meteres plantas de fundo elas vão dobrar-se em direcção ao centro...

 

Cumprimentos

 

pois, por acaso ja tinha reparado nisso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa,

 

Quanto a distribuição da luz, também tenho o mesmo problema, as plantas pendem todas na direção da luz ao centro do aqua, e para resolver estou a pensar retirar a tampa de origem que é em plastico e provocam bastantes areas de sombra e colocar tampas de vidro com uma calha por cima.

 

cumps.

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas então como é que devo fazer? por uma especie de uma caixa em cima do aquario com o mesmo comprimento e largura e por as lampadas la e assim a luz propaga-se pelo aquario todo..?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alguem?

 

aponto mais uma duvida.

neste topico:

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=72060

 

O rapaz fez uma caixinha do mesmo tamanho da calha original mas so que o formato da caixa é diferente. A original faz tipo um triangulo, esta diy é um paralelipipedo....será que desta forma a luz ja é igualmente espalhada pelo aquario?

Editado por diogoreis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os teus aquas parecem ser da aquapor em que a tampa é composta por duas partes de plastico preto uma na parte a frente outra atras e no meio uma zona livre onde encaixa a calha, se a tua calha não tem um angulo suficiente para todo o aqua apesar de iluminar bem o fundo tem sonas de "sombra" a meia altura e ainda mais nos niveis superiores, a solução passa por substituires essas tampas por um material trasparente tipo vidro ou acrilico e improvisares um suportes para elevar a calha e assim com o mesmo angulo teres menos areas de "sombra", é certo que a maior altura iria diminuir a eficasia da luz mas visto tu quereres aumentar a potençia, isso isso não ia ter influencia,

 

não sei qual o material da calha, mas se for de metal podias dar um cortes nos vertices de ambos os topos e dobrar um pouco para fora as laterais da calha para fazer aba e abrir o angulo,

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aquario está mesmo sem tampa, está apenas com a calha por cima do aquario apoiado nele.

penso que o problema é estar muito perto, ora se esta muito perto, está praticamente em cima de algumas plantas e estas vao criar sombra para outras. Tambem como as lampadas estão muito proximas, existe um ponto muito mais forte e as plantas vão-no seguir. Se a calha estiver mais em cima, nao haverá ponto forte e a luz vai estar muito mais dispersa. por isso é que diso que afastar a calha que deverá resultar, mas precisava de mais opiniões.

 

Tenho outra duvida.

É melhor usar varias lampadas mais fracas ou usar menos lampadas mais fortes?

por exemplo usar 3 lampadas de 10w ou 1 lampada de 30w?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma calha para esse aquário DIY baseia-se em dois tipos: numa calha central do género da que tens original mas com ângulos para distribuição da luz ou numa calha em formato de caixa com as dimensões do aquário onde podes colocar as lampadas que achares melhor para o qwue vais "criar" (compras o balastro, os suportes, fio, ...Existem aqui vários tópicos no fórum que explicam como a fazer e alternativas de montagem). Se queres ter um plantado a regra de 1w/L é a base (digamos, para plantas um pouco mais exigentes)...

 

A calha que estou a desenvolver para um aquário igual a esse baseia-se na segunda hipotese que apresentei mas vai ficar suspensa. Contém 2 lampadas T8 de 15w cada, quanto aos espectros ainda estou a pesquisar quais os que vou usar.

 

No entanto pensa bem, como já foi dito secalhar daqui por uns tempos vais fartar-te dos 30L e vais passar a um maior e vais pensar que perdeste tempo. No meu caso estou a desenvolver a calha porque não tenho mesmo espaço para um aquário maior e é a única forma de ir "treinando" os plantados e a Bricolage XD.

 

Cumprimentos ;)

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

obrigado pela ajuda =)

posso apenas entao pegar num reflector e dentro da calha ooriginal por algulos diferentes da reflecção, ou seja:

 

09052011139.jpg

 

 

a minha unica duvida é se a iluminação nao vai ficar muito concentrada neste espaço, ou seja, tenho medo de ao por os reflectores, que a luz seja apenas reflectida para a parte de baixo da calha e se assim acontecer, a parte de traz e a da frente ficam com pouca iluminação. Sera que este angulo é bom? como poderei ver?

Editado por diogoreis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

acho que esse angulo assim fica muito fechado, o que tinha sugerido era para abrires mais de forma a abranger uma superficie maior, o idial seria conseguires por um angulo na parte de tras da calha igual ao da frente, mão há necessidade de consentrar a luz pois vais ficar com 1W/lt, mas sim espalhar de forma mais uniforme possivel pela superficie da agua para eleminar as "sombras",

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok...

-Se eu fizer a calha com madeira, qual tem que ser? por exemplo MDF não pode ser porque se apanhar agua, incha logo...

-A madeira que eu poderei usar, depois tenho que cobrir a madeira com alguma coisa? tipo por exemplo verniz, tinta...porque pode fazer mal a madeira estar em contacto com a agua ou então com a evaporaçao..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo,

antes de te preocupar com a humidade na madeira deves pensar na humidade no material electrico e não faças como o outro que usou uniões electricas como casquilhos numas T5 sai barato mas pode um dia sair bem caro,

 

acho muito fixe mesmo quereres fazer a tua propria calha gostava de te poder aconselhar uma madeira mas infelizmente não sei, mas se não confias no pinho envernisado sempre podes perder a vergonha e dar uma volta pelos contentores do lixo e procurar madeira em moveis antigos que são mais duras e resistentes,

 

já vi muitas diy de tampas de aquario tipo os da aquatlantis feitas em madeira e quem fez não falava no tipo de madeira mas todos falavam em veniz maritimo

 

eu acho que o importante é protegeres o interir da calha das humidadespodes fazer isso cobrindo a parte de baixo com um vidro , acrilico ou ate mesmo um plastico trasluçido, não te esqueças da ventilação que é bastante importante para evitar sobreaquecimentos fazendo umas ranhuras nas partes superiores,

 

mas fixe mesmo era se soubesses trabalhar metal e fazer a calha apartir de chapa,

 

aplica-te ai e quem sabe qualquer dia tornas-te no Ramirezi dos Açores,

 

cumprimentos

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda =)

Olha mas imagina entao que vou fazer uma calha tipo paralelipipedo, e que na parte de dentro forro com reflectores. Como é que eu sei qual a inclinação do reflector devo por no canto da calha? tipo, no desenho que pus aqui, com a inclinação do reflector, tenho que saber bem qual a inclinaçãode maneira que dê nas plantas e não reflicta para a parede do aquario... secalhar fazer uma calha em madeira e fazer tudo, vai custar mais que comprar uma nova lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,

 

se queres iluminar bem toda a coluna de agua enevitavelmente irás iluminar também as paredes do aqua,

 

se fizeres um paralelipipedo vais ficar com um angulo inferior ao que já tens, o ideal seria copiares o angulo mais aberto da calha de origem e reproduzir-lo tanto a frente como a traz e depois jogar com a altura de suporte para ajustar a incidencia,

 

ficar mais caro? podes aproveitar a parte electrica da tua actual calha, senão aproveitas o material que disseste ter por ai, a madeira podes fazer com sobras que por ai tenhas ou encomtradas no lixo, o que estou a ver custar-te algum gito é o vernis maritimo, fita de aluminio e um vidro para a parte de baixo da calha se não encontrares nenhum que possas reutilizar, agora tu é que sabes faz bem as contas e pondera bem antes de investires em qualquer das opções.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.