O meu plano de Fertilização


D-Backs

Recommended Posts

Após alguns meses a pesquisar, a ler aqui e ali, e a fazer perguntas, acabei por decidir iniciar-me em fertilizações. Recomendado pelo lojista da loja de animais onde mais vezes vou e pelo meu primo, que já tem uns bons 10 anos de aquariofilia, escolhi a gama da Seachem.

 

À falta de planos de fertilização neste Forum, e como, pelos vistos há pouca gente a pronunciar-se sobre os fertilizantes da Seachem, acabei por fazer dois planos de fertilização com os produtos que adquiri:

- Flourish Trace - micro nutrientes

- Flourish Excel - carbono liquido (desempenha aproximadamente a funcao do CO2)

- Flourish Nitrogen - Nitratos NO3

- Flourish Phosphorus - Fosfatos PO4

- Flourish Potassium - Potassio K

 

Para calcular as doses, considerei os cerca de 80 L do meu aquário comunitário (80x30x35) = 96 brutos. O fotoperíodo é de 8h com 2 PL de 36w (72w) de 7200k. Da quase 1w/l ou talvez ate de esse valor, visto que ate pode ser que tenha menos de 80 L no aquario.

Como não quero ter de intervir no aquário diariamente, estes planos têm ambos 3 dias/semana (Segundas, Quintas e Sábados) em que não acrescento qualquer produto à água.

 

O primeiro plano segue as indicações que estão no site e nos rótulos dos referidos produtos (está apenas idealizado e não testado):

 

Domingo: Troca Parcial de Água de 15 L acondicionada com Nutrafin Aqua Plus

- 1,25 mL Nitrogen

- 2 mL Excel

 

Terça:

- 3 mL Potassium

- 2mL Excel

 

Quarta:

- 1,25 mL Nitrogen

- 2,5 mL Phosphorus

- 2,5 mL Trace

 

Sexta:

- 2,5 mL Trace

- 3 mL Potassium

- 2 mL Excel

 

Gostava que quem entende da matéria desse opiniões sobre este plano. Quanto a mim parece-me ser bastante exagerado no sentido em que, se o seguir, se acabam os produtos em dois tempos! Daí ter elaborado um plano mais moderado que tem resultado mas que não sei se é o ideal para as plantas (estão a crescer saudáveis mas segundo Tom Barr, há proporções a seguir entre as quantidades de NPK)...

 

Domingo: Troca Parcial de Água de 10 L acondicionada com Nutrafin Aqua Plus

- 1 mL Nitrogen (em vez de 1,25)

- 2 mL Excel

 

Terça:

- 1 mL Potassium (em vez de 3)

- 3 mL Excel (em vez de 2: aqui fertilizo mais porque faço um intervalo de 2dias sem Excel)

 

Quarta:

- Nitrogen

- 1 mL Phosphorus

- 5 mL Trace (tudo de uma vez, enquanto que no outro plano divido a quantidade por 2x/semana)

 

Sexta:

- Trace

- Potassium

- 2 mL Excel.

 

Nesta fase inicial de fertilizações, como podem constatar, estou a "subdosear": primeiro porque estou sem forma de medir os Nitratos e os Fosfatos, visto ter perdido os folhetos que indicam o valor consoante a cor da solucao. Mas ultimamente tenho-me questionado sobre este doseamento, justamente por causa da relação que deve existir entre as quantidades de macros NPK: "A relação de NPK deve ser proporcional de NO3:5 PO4: 0.5 e K:10 ou NO3:10 PO4:1 e K:20", como vem indicado no Topico "Dicas Para Compreender um Aquario Plantado". :alberteinstein:

 

O que pretendo agora fazer, assim que voltar a poder medir os parametros da agua, e um plano que combine poupanca e eficacia, caso seja possivel. Primeiro porque nao sei se os valores que a Seachem recomenda tem em conta o Metodo Estimativo ou quaisquer proporcoes de dosagem entre Nitratos, Fosfatos e Potassio, e segundo porque quero conhecer melhor a quimica do meu aquario em termos de consumos e, de preferencia, sem ter de gastar rios de fertilizantes.

 

 

Gostava de ouvir as vossas opinioes sobre este assunto... Criei este topico para todos os que utilizam a Seachem, e tambem para ajudar quem, como eu, e meticuloso com estas questoes!

 

Cumps.

D-Backs

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém sabe se os Flourish N, P e K da Seachem seguem as proporções recomendadas entre os macros em relação às doses que indicam nos rótulos?

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas D-Backs,

Quanto a mim parece-me ser bastante exagerado no sentido em que, se o seguir, se acabam os produtos em dois tempos!

 

O consumo dos fertilizantes vai depender da quantidade de plantas e espécies que mantém ou pretende manter, mas com 80L e 2 PL de 36w (72w), o plano da seachem em conjunto com substrato fértil parece-me bom mas como é óbvio com o esgotar dos nutrientes do substrato e aumento da massa vegetal será necessário adicionar mais fertilizante, para ter uma ideia em 80L 1ml de seachem nitrogem adiciona 0,95ppm aprox. de azoto, 1ml de seachem Phosphorus adiciona 0,06ppm aprox. de fosfato, 1ml de seachem Potassium adiciona 0,57ppm aprox. de potássio, logo olhando o plano da seachem não me parece de todo exagerado, muito pelo contrario porque se fizermos as contas são doses bastante controladas.

Se o que pretende é poupar nos fertilizantes e quer continuar com seachem o melhor seria optar por plantas menos exigentes em iluminação e manter apenas 1 das lâmpadas ligada, com isso possivelmente já pode usar menos fertilizante.

 

Cumprimentos, Luís.

Editado por luismoniz
Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais