Troca de vivos de um aqua para outro


Recommended Posts

Boas amigos,

 

sou recente aqui no forum, ainda nem percebi lá muito bem como se colocam fotos, por isso vou tentar descrever por palavras:

Tenho um aqua de 1m com 125l com Malawi, e um Comunitário plantado estilo amazónico de 1,20m com 264l... a minha intenção é troca os vivos de um com o outro, ou seja passar o Comunitário para 1m e o Malawi para o 1,20m...

Motivo: os Malawis já são muitos e começam a ficar "apertados" enquanto que os peixes q tenho no comunitário cabem perfeitamente no de 1m e ainda dá pa por mais...

Como o fazer? é a minha questão... a minha ideia foi colocar aqui um post a pedir um aqua emprestado por uma semana talvez, mas como duvido q alguem o emprete coloco esta minha questão para ver se há outra soluçao!

 

aguardo sugestões...

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu nas minhas trocas usei uma daquelas caixas de plástico/PVC com rodinhas :DDDDDD. Das que levam cerca de 60-80 Litros. Tirei o Aquecedor e filtro e pus lá depois tirei os peixes de um dos Aquas e limpei-o. Depois já tens um Aqua Limpo e transferes o outro usas a água que tens e repões como se fosse uma TPA, ao mudares os filtros e grande parte da água está pronto ;)

 

Já vi que também és de Mafra, eheheh

 

Cumpts

Jaime

Editado por pintas1977
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

concordo a caixa e a melhor opçao eu tambem as uso aquecedor filtro e agua do aqua e eles aguentam umas horas enquanto preparas tudo para a mudança

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca usei baldes nem bidões para mudanças de um aquario para o outro.

Mudanças desse tipo, é com a banheira mesmo.

Bem lavadinha para não ter cabelos nem espumas, água quente com fartura para lavar a banheira com as mãos, esvaziar, lavar novamente, esvaziar, e água do áquario lá pra dentro, bombas, filtros, peixes, plantas, termostatos...

Já cheguei a deixar os peixes e as plantas de um dia para o outro na banheira, enquanto colocava substrato fértil debaixo do areão e nada de peixes mortos. Com as plantas a fazer-lhes companhia, até comida lhes dava na banheira e eles comiam, como se nada fosse.

Depois, é ir retirando água da banheira até o aqua ficar com uma boa altura de água, colocar as pedras, troncos, plantas, peixes, termostatos, filtros, bombas e acabar de encher o aquario com água nova.

Fica assim a modos que uma TPA generosa. Se colocava água demais, punha um anti-cloro, ou lá como raio se chama aquele liquido azul que tem nas lojas de aquariofilia...

 

É claro que isto não dá para fazer se o dono da banheira for porquito e não a lavar periodicamente, deixar acumular "sarro" na banheira, nas torneiras, nas paredes... :doofywave:

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom bom era tu colocares aqui mais informação sobre os aquas a saber:

ph,kh,gh e outros acabados em h :roflroll2: ;

fauna e flora existentes em cada um;

substratos, filtragens, temperaturas, etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu quando faço mudanças desse tipo e sendo malawis não há muitos problemas no que toca a adaptação e criação de territorios, piores são certos ciclideos americanos. o mais dificil vai ser apanhar os peixes, malawis é dose.

 

  1. antes da mudança igualava as temperaturas dos dois aquarios, deixava assim um dia ou dois.
  2. removia 50% (ou mais dependendo dos baldes que tens) da água de cada aquário e reservar.
  3. depois tirar os peixes de cada aquário na respectiva água reservada.
  4. depois tirar a água reservada de cada contentor e colocar a água no outro aquario. ou seja, 50% da água do aquario do comunitario ia para o malawi e vice-versa.
  5. depois fazia uma pequena adapção dos peixes ao aquario final com aguas misturadas no contentor onde eles estão.
  6. depois ao fim de 3 dias é que me preocuparia em corrigir o pH do Malawi com recurso a metodos totalmente naturais e no comunitario a mesma coisa. não aconselho o uso de buffers ou outro metodo que altere o pH de forma radical. A não ser noutro caso com uma situação e método especificos, com um pH especifico e desejo de manter esse pH

por ultimo os peixes não são todos iguais, é melhor saberes as especificidades de cada espécie/género.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.